Seguidores

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bumba-meu- boi da Liara

Por: Gilmar de Carvalho

BUMBA-MEU-BOI DA LIARA

Poucas vezes um artista cearense enfrentou uma tarefa tão complicada e desafiadora instigante como a que se propôs Liara ao dar forma ao seu “bumba-meu-boi”.

Só os dotados de muita competência, determinação e fôlego para o trabalho (também braçal) podem chegar a este conjunto que ela ofereceu à nossa fruição.

A proposta de Liara começa a ser importante pela escolha da cerâmica como suporte. A argila se deixa domar e ganha formas fortes, rebuscadas, delicadas, e poéticas, por meio de suas mãos firmes e ágeis.
Diz a tradição que Deus teria modelado o homem do barro, antes de lhe soprar a vida. Certo é que a cerâmica se inscreve como das formas mais ancestrais de expressão, está presente em praticamente todas as culturas, e veio a ser o material ideal para a modelagem do bumba-meu-boi.

Estamos diante de outra manifestação muito antiga. O reisado cristaliza uma representação que, antes de ser arte, foi ritual. É uma manifestação anímica e Liara domina como poucos este universo mítico e estético.

O bumba-meu-boi é dos folguedos presentes em praticamente todos os Estados brasileiros. Conta, em poucas palavras, a saga de uma rês morta para atender ao desejo da mulher do vaqueiro que estava grávida. A partir daí, entram bichos, se encena um entrecho dramático, se dança, o boi ressuscita e são renovadas as promessas de que ele voltará no próximo ano.

Em boa parte do Brasil, faz parte dos festejos do ciclo natalino. No Maranhão, no entanto, se inclui no calendário das celebrações juninas.

Liara pesquisou muito para nos dar este conjunto. Foi ao Maranhão, vasculhou o interior do Ceará, visitou Pernambuco, e obteve mais referências no Rio de Janeiro.

O bumba-meu-boi foi mostrado em muitos espaços, de vários Estados, e obteve uma aprovação da crítica especializada, ganhou espaço nas publicações voltadas para a arte e a cultura, e se inscreveu como referência no campo da escultura em cerâmica com uma “pegada” tradicional.

O diferencial é que Liara faz a tradição dialogar com outras vertentes, com elementos da história da cultura e com diferentes tendências artísticas. O resultado é rico e a aquisição deste conjunto valorizará qualquer acervo de arte brasileiro ou estrangeiro que queira contar com uma releitura atenta, sensível, e valorativa do bumba-meu-boi e de seus brincantes, no contexto da cultura brasileira, que não deixa de ter suas antenas voltadas para todo o mundo.

Gilmar de Carvalho
Jornalista, Professor da Universidade Federal do Ceará
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo
Estudioso das relações da Comunicação com a Cultura

Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

Faça uma visitinha ao blog: "FATOS E FOTOS" para você ler as crônicas e poesias dos escritores: Rangel Alves da Costa e Clerisvaldo B. Chagas

http://sednemmendes.blogspot.com

Extra - Procura-se


Francisco Batista nasceu na cidade de João Câmara, mas foi criado em Parazinho, também no Rio Grande do Norte. Ele é filho de Filomena Batista e Antonio Firmino Carlos. Seus irmãos são: Manoel Batista, Luiz Batista, Cícero Batista, Gideão Batista e Lourdes Batista. 

Após a morte do seu pai, sua mãe casou-se com seu tio Argemiro Chaves e tiveram mais filhos, sendo eles: Alvino Chaves Batista, Arnaldo Chaves Batista e Raimunda Chaves Batista. Estes últimos foram criados em Angico Velho. 

Francisco  Batista não vê seus familiares a mais de 60 anos. Hoje Francisco Batista mora em Cuiabá. 

Se alguém souber aonde se encontra os seus irmãos, entrar em contato com  os telefones: (065)92725022 / (065) 92862585, falar com Neusa, ou mesmo através deste email facebook tatianny_motta@hotmail.com.

Caso contrário, entrar em contato com: 

josemendesp58@hotmail.com, 
josemendesp58@gmail.com 
ou ainda através deste blog. 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Centenário do Rei do Baião na II FLiQ Natal


Centenário de Luiz Gonzaga vai ser comemorado na II FLiQ 

O ano de 2012 marca uma importante data na história da música brasileira: o Centenário de Luiz Gonzaga, que nasceu em 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu/PE. Dono de uma voz e de composições inconfundíveis, o eterno Rei do Baião não poderia deixar de ser homenageado na II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal - FLiQ.

Na noite da sexta-feira, 26, o Auditório, da FLiQ receberá os convidados Múcio Procópio e Kydelmir Dantas para um bate papo. Múcio é pesquisador e palestrante sobre Música Popular Brasileira; e Kydelmir é pesquisador, cordelista, integrante de várias instituições culturais do RN e está lançando o livro “Luiz Gonzaga e o Rio Grande do Norte.”

Eles falarão sobre a trajetória de Luiz Gonzaga e do legado que ele deixou à nossa sociedade, a relação do cantor com o estado do RN e tantas outras curiosidades serão abordadas na II FLiQ. A mesa começará às 18h30min, na sexta-feira, e terá a duração de 1h.

O Circuito Potiguar do Livro, ao longo do ano, preocupou-se em enfatizar o Centenário de Luiz Gonzaga. De forma que o público tivesse a oportunidade de conhecer, admirar e trocar experiências com os estudiosos da obra cultural do artista.

Atenciosamente,
Bethânia Lima
Assistente de Eventos
84. 3201-0501 / 3212-5553

...A lógica do vento
O caos do pensamento
A paz na solidão
A órbita do tempo
A pausa do retrato
A voz da intuição
A curva do universo
A fórmula do acaso
O alcance da promessa
O salto do desejo
O agora e o infinito
Só o que me interessa...
Lenine


Bethânia Lima
Assistente de Eventos
84. 3201-0501 / 3212-5553

Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

Rádio Gonzagão



Caros amigos,

Já está no ar a Rádio Gonzagão, o dia todo tocando os sucessos do Rei do Baião!

O link da rádio é:

http://radiogonzagao.com.br/

Zé Nobre
Museu Fonográfico Luiz Gonzaga
Campina Grande - PB


Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

Diretor Breno Silveira fala de seu novo filme sobre Luiz Gonzaga e Gonzaguinha


Breno Silveira

Responsável por “Dois Filhos de Francisco”, um dos grandes sucessos do cinema nacional recente, o diretor Breno Silveira está prestes a lançar seu novo longa. “Gonzaga – De Pai Pra Filho“, que estreia no circuito nacional no dia 26 deste mês é uma cinebiografia do rei do baião Luiz Gonzaga focada no relacionamento com seu filho Gonzaguinha.

Uma das grandes apostas do cinema brasileiro atual, o filme renderá também uma série de televisão. Em entrevista à Rádio UOL, Breno Silveira falou sobre sua motivação, a adaptação para a tevê e um pouco mais sobre os protagonistas do filme.

Em vídeo exclusivo, o diretor fala sobre o filme:


Relembre os grandes sucessos do Rei do Baião e aproveite para ouvir outras vozes do Nordeste na Rádio UOL.

Tags: breno silveira, dois filhos de francisco, gonzaga de pai para filho, gonzaguinha, luiz gonzaga

http://radiouol.blogosfera.uol.com.br/2012/10/08/breno-silveira-conversa-com-a-radio-uol-sobre-gonzaga-de-pai-pra-filho/ 

Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço:
 Kydelmir Dantas