Seguidores

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

NOTA DE AGRADECIMENTO E ESCLARECIMENTO

Por Antonio José de Oliveira - da cidade de Serrinha-Bahia

Agradeço cordialmente ao estimado colega de pesquisa, professor José Mendes Pereira da Cidade de Mossoró, e demais pesquisadores da Saga do Cangaço, pelas muitas pesquisas que me foram oportunizadas nesse âmbito específico, e até mesmo abrindo o leque em outras direções, as quais me proporcionaram conhecimento, estímulo e boas amizades para um trabalho que iniciei há 14 anos de com a intenção de elaborar um livro sobre o cangaço.

Procurei estudar as razões que levaram centenas de jovens sertanejos a deixarem seus lares e ingressarem num modo de vida tão perigoso.

Antonio José de Oliveira, Dr. Archimedes Marques e Guilherme Machado.

Nos primeiros meses, escrevi aproximadamente cem páginas; dei uma pausa para mergulhar de cabeça nos milhares de textos escritos por experientes autores que buscam intensamente na pesquisa de campo e bibliográfica as mais confiáveis informações. Eu, porém, depois dos meus setenta e três anos, não tenho fôlego suficiente para mergulhar nas terras de sete Estados em busca de informações para a concretização do meu objetivo, principalmente após ler um dos melhores livros sobre o cangaço, LAMPIÃO - A RAPOSA DAS CAATINGAS, de autoria de José Bezerra Lima Irmão.

Tudo, e muito mais que eu iria escrever, está registrado no referido livro. Sei que não teria como alcançar um quarto das informações de um livro de setecentas e trinta e seis páginas elaboradas por alguém que passou onze anos pesquisando de cidade em cidade; de povoado em povoado; de fazenda em fazenda, da Bahia ao Ceará. Acredito que, ao ler as milhares de informações, eu passaria a ser praticamente um copista. Informar o que já existe, é preferível o leitor buscar no original.

São centenas de livros escritos sobre o cangaço, e sei que os experientes escritores ainda têm o que escrever sobre o assunto, mas, necessário se faz a junção da pesquisa de campo, à bibliográfica.

Evidencio ainda que, todo material arquivado no computador, disponibilizo aos amigos que desejarem escrever sobre o tema CANGAÇO.

Agradecido pela compreensão dos amigos.

Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Antonio José de Oliveira é pesquisador do cangaço lá da cidade de Serrinha, no Estado da Bahia, e é vizinho do historiador e pesquisador do cangaço Guilherme Machado Historiador Pesquisador.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VENDO E ACHANDO BOM

 Clerisvaldo B. Chagas, 29 de janeiro de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3005;

Início de janeiro de Ano Novo, fomos a Maceió fazendo um tour por algumas cidades sertanejas Santana-Arapiraca. Queríamos também apreciar o gigantesco trabalho de duplicação Maceió-Delmiro Gouveia, pelas ALs. Pegamos o trecho Olho d’Água das Flores, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, entrando nessas cidades, recordando o passado e vendo a evolução física até o presente momento. Uma viagem com a metade da família e uma intensa alegria em está novamente na estrada. Ah! Quando será que Maceió-Santana do Ipanema, pela BR-316 também será duplicada? Deixamos a região sertaneja após o meio-dia ao ultrapassarmos a cidade de Jaramataia. Calor intenso.

JACARÉ NA PRAÇA DA CIDADE DE JACARÉ DOS HOMENS. (FOTO: SANDRO TORRES).

A duplicação ainda estava em obras, mas só o fato de rodar sem contramão, já era uma vitória supimpa para o usuário. E em Arapiraca fomos degustar o almoço de outra parte da família em um dos bairros da “Dona do Agreste”. Festas de encontro e pé na tábua novamente. Não podíamos passar em branco sem provar as guloseimas do povoado Pé Leve: bolo de macaxeira, pé-de-moleque na palha da bananeira, grude e alfinim cuja nota foi a máxima quando avaliados por todos. Chegamos à capital pegando um trânsito imenso desde a Ponte Divaldo Suruagy. Uma chuva fina passou a refrescar, mas também a contribuir com a lentidão do trânsito em todo o trajeto até a Jatiúca. Desistimos e voltamos rumo ao Comércio e fomos pegar o movimento muito melhor e organizado da Fernandes Lima, buscando a Serraria.

Chegamos em casa enfadados, porém, satisfeitos pelo dia grande, diferente e altamente inspirador. Era a hora mais apropriada para homenagearmos o Pé Leve com a barriga e complementarmos com várias amostras de café de uma bela coleção. Ah! Meus amigos e amigas, o que está faltando agora é outra viagem dessa em sentido Santana do Ipanema /Alto Sertão do Canapi, Inhapi, Mata Grande, Pariconha, Água Branca e Delmiro Gouveia, rumo a Olho d’Água do Casado e Piranhas... Porque rodar pelos sertões de Alagoas, é um prazer dobrado e amoroso.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RARÍSSIMAS FOTOGRAFIAS DO CANGAÇO...

Por Helton Araújo.

 Pessoal, bom dia!

Passando aqui para me desculpar por um erro que cometi no vídeo das fotos raras do cangaço. Neste, eu informei que a foto que está aí na postagem era da baronesa de Água Branca, até marquei um personagem como sendo ela, ERRO GRAVÍSSIMO, pois trata-se de um HOMEM e não uma mulher, além do mais, era um dos filhos da baronesa que foi padre.
No vídeo digo que quem me passou a foto foi Robério Santos e de fato foi, mas deixo claro que o erro nada tem a haver com ele e sim única e exclusivamente da minha parte.
Espero que entendam e me desculpem por essa falha. Então fica aqui a ratificação NÃO É A BARONESA E SIM UM DE SEUS FILHOS !
Agradeço aos que me alertaram do erro.
Segue o link do vídeo abaixo
👇

http://blogdomendesemendesa.blogspot.com

CORONEL...

Por Adelson Mota

 O jovem Manoel Oliveira Figueiredo, que levou o bilhetes de, Lampião para o Coronel Antônio de Souza Benta, Cel Benta, fato ocorrido na fazenda Cercado, do Capitão, Abilino Reis da Silva, em 06/07/1929 em Morro do Chapéu, Bahia.





https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BATISMO DE LAMPIÃO:

Por Paulo Dias Pereira

LAMPIÃO FOI BATIZADO NESSA CAPELA BOM JESUS DOS AFLITOS, NO POVOADO SÃO FRANCISCO, DISTRITO DE VILA BELA (ATUAL SERRA TALHADA-PE), EM 2 DE SETEMBRO DE 1898, MESMO ANO QUE NASCEU. 

FOI BATIZADO PELO PADRE JOAQUIM ANTONIO DE SIQUEIRA TORRES (PADRE QUINCA), FILHO DO BARÃO DE ÁGUA BRANCA, ALAGOAS. MESMO NOME DO PAI, O PADRE QUINCA SÓ ERA FILHO DO BARÃO, SENDO ENTEADO DA BARONESA DE ÁGUA BRANCA-AL, JOANA DE SIQUEIRA TORRES, QUE NO FUTURO VIRGULINO FERREIRA REALIZOU SEU PRIMEIRO ASSALTO CINEMATOGRÁFICO. 

SEUS PADRINHOS DE BATISMO FORAM SEUS TIOS MATERNOS, MANOEL LOPES E MARIA JOSE DA SOLEDADE. HOJE O POVOADO SÃO FRANCISCO ESTÁ SUBMERSO PELAS ÁGUAS DA BARRAGEM DE SERRINHA.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com