Seguidores

domingo, 9 de maio de 2021

AS AUTORIDADES POLÍTICAS NÃO MISTURAM PODERES COM CANGAÇO, E ASSIM ALGUNS BRASILEIROS CONTINUAM DUVIDANDO SOBRE O LOCAL DA MORTE DE LAMPIÃO

 Por José Mendes Pereira

A gente que estuda cangaço e acompanha os bons trabalhos dos escritores, pesquisadores e cineastas fica meio sem rumo, quando se espera qualquer dia desse, uma confirmção de um futuro "DNA" da ossada do Lampião de Buritis em Minas Gerais, para se ter um resultado positivo ou negativo, sobre a dúvida do suposto Lampião de Serra Talhada ter falecido natualmente naquele Estado. 

Lampião de Buritis e Lampião de Serra Talhada - Pernambuco.

Lógico que nós estudantes do cangaço não temos dúvidas, mas o que queremos é provar ao povo brasileiro e outras nações, que Lampião perdeu sua vida na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe. Este sonho que todos os estudiosos do cangaço esperam, já se nota que nunca será concretizado, porque os donos do poder público, não têm o mínimo interesse de ser realizado uma análise através do "DNA", na ossada do Lampião de Buritis, que se encontra em terras mineiras. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Pena em Buritis

O tempo vai passando apressadamente e serão perdidos os restos mortais do Lampião de Buritis. A própria cidade de Serra Talhada deveria se mobilizar para confirmar dúvidas que estão em nossas mentes sobre este assunto, já que o rei Lampião nasceu em suas terras. O dicifil será fácil. É só querer. Basta a prefeita de lá nomear uma equipe de pessoas que conhece profundamente, no que diz respeito ao estudo do "DNA!", e mandar para Buritis em Minas Gerais


Ou será necessário que todos os estudiosos do cangaço se unam, reúnam-se e vão até à presença da atual prefeita chamada Márcia Conrado de Lorena e Sá (PT, e me parece ser neta do ex-prefeito de Serra Talhada Juarez Conrado de Lorena e Sá, a  aquele que em junho de 1971 entrevistou o ex-cangaceiro Sinhô Pereira, em Serra Talhada .


A jovem prefeita eleita iniciou a sua administração na cidade de Serra Talhada neste ano de 2021, e só deixará o cargo no ano de 2024, quando novas eleições serão feitas com novos candidatos, e quem for eleito, irá dirigir os destinos de Serra Talhada por mais quatro anos. Se a prefeita em exercício fizer um bom trabalho, com certeza, não haverá dúvida, será reeleita.

Luiz Conrado de Lorena e Sá

Para uma prefeitura municipal rica como é o caso da cidade de Serra Talhada, as despesas não representarão prejuízos para o município, muito menos para a sua população, vez que ela dispõe de dinheiro. 

Márcia Conrado de Lorena e Sá

Faz jovem prefeita, o que é necessário para mostrar ao povo do Brasil e do mundo, quem realmente está correto sobre o local de falecimento do rei do cangaço. O povo e os estudiosos esperam uma atitude da jovem, no sentido de tirar toda esta dúvida que está na mente de alguns brasileiros. Para os que moram em Serra Talhada sentirão a verdade prevalecendo no meio de todos. 


O saudoso cineasta e escritor José Geraldo Aguiar deixou bem claro em seu livro "Lampião, o Invencível. Duas Vidas, Duas Mortes. O Outro Lado da Moeda", o cemitério em que foi sepultado o suposto Lampião do Nordeste, o local, o dia, mês e ano da sua morte, o nome da esposa, de um filho, de uma filha... 

Para isso, talvez, não sei, nem seria necessário violar túmulo do Lampião em estudo, e sim, encontrar a filha do suposto cangaceiro, e fazer as coletas necessárias para um possível "DNA", e quem sabe, as despesas seriam reduzidas o máximo.

Vamos lá jovem prefeita, vamos acabar com esta dúvida sobre o local da morte do seu conterrâneo, e dizer ao seu povo que a verdade apareceu, ou quem sabe, a mentira deixou de prevalecer. E isso é o que nós admiradores do tema cangaço esperamos um dia do poder público de Serra Talhada. 

Clique no link abaixo e conheça a cidade de Serra Talhada a capital do cangaço onde nasceu o afamado capitão Lampião:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_Talhada

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FLORA NOVAIS, O CORONEL EPAMINONDAS E A RAINHA DO CANGAÇO MARIA BONITA ABAIXO

 

Fonte: facebook - Pág.: Sergio RobertoLampião, Cangaço e Nordeste

Flora Novais e o coronel Epaminondas, chefe politico de Cabrobó, no Estado de Pernambuco,  recebeu Virgolino Ferreira da Silva, o famoso bandoleiro do sertão Nordestino Lampião e seu grupo. 

Fonte: facebook - pág.:Trabalho do profissional Sérgio Roberto

Se a nossa rainha do cangaço Maria Deia do afamado capitão Lampião era Bonita em preto e branco, agora ficou mais bonita ainda com os seus detalhes coloridos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com  

“PAJEÚ EM CHAMAS: O CANGAÇO E OS PEREIRAS”

 

Recebi hoje do Francisco Pereira Lima (Professor Pereira) lá da cidade de Cajazeiras no Estado da Paraíba uma excelente obra com o título "PAJEÚ EM CHAMAS O CANGAÇO E OS PEREIRAS - Conversando com o Sinhô Pereira" de autoria do escritor Helvécio Neves Feitosa. Obrigado grande professor Pereira, estarei sempre a sua disposição.


O livro de sua autoria “Pajeú em Chamas: o Cangaço e os Pereiras”. A solenidade de lançamento aconteceu no Auditório da Escola Estadual de Educação profissional Joaquim Filomeno Noronha e contou com a participação de centenas de pessoas que ao final do evento adquiriram a publicação autografada. Na mesma ocasião, também foi lançado o livro “Sertões do Nordeste I”, obra de autoria do cratense Heitor Feitosa Macêdo, que é familiar de Helvécio Neves e tem profundas raízes com a família Feitosa de Parambu.

PAJEÚ EM CHAMAS 

Com 608 páginas, o trabalho literário conta a saga da família Pereira, cita importantes episódios da história do cangaço nordestino, desde as suas origens mais remotas, desvendando a vida de um mito deste mesmo cangaço, Sinhô Pereira e faz a genealogia de sua família a partir do seu avô, Crispim Pereira de Araújo ou Ioiô Maroto, primo e amigo do temível Sinhô Pereira.

A partir de uma encrenca surgida entre os Pereiras com uma outra família, os Carvalhos, foi então que o Pajeú entrou em chamas. Gerações sucessivas das duas famílias foram crescendo e pegando em armas.

Pajeú em Chamas: O Cangaço e os Pereiras põe a roda da história social do Nordeste brasileiro em movimento sobre homens rudes e valentes em meio às asperezas da caatinga, impondo uma justiça a seus modos, nos séculos XIX e XX.

Helvécio Neves Feitosa, autor dessa grande obra, nascido nos Inhamuns no Ceará, é médico, professor universitário e Doutor em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal), além de poeta, escritor e folclorista. É bisneto de Antônio Cassiano Pereira da Silva, prefeito de São José do Belmonte em 1893 e dono da fazenda Baixio.

Sertões do Nordeste I

É o primeiro volume de uma série que trata dos Sertões do Nordeste. Procura analisar fatos relacionados à sociedade alocada no espaço em que se desenvolveu o ciclo econômico do gado, a partir de novas fontes, na maioria, inéditas.

Não se trata da monumentalização da história de matutos e sertanejos, mas da utilização de uma ótica sustentada em elementos esclarecedores capaz de descontrair algumas das versões oficiais acerca de determinados episódios perpassados nos rincões nordestinos.
Tentando se afastar do maniqueísmo e do preconceito para com o regional, o autor inicia seus estudos a partir de dois desses sertões, os Inhmauns e os Cariris Novos, no estado do Ceará, sendo que, ao longo de nove artigos, reunidos à feição de uma miscelânea, desenvolve importantes temas, tentando esclarecer alguns pontos intrincados da história dessa gente interiorana.

É ressaltado a importância da visão do sertão pelo sertanejo, sem a superficialidade e generalidade com que esta parte do território vem sendo freqüentemente interpretada pelos olhares alheios, tanto de suas próprias capitais quanto dos grandes centros econômicos do País.

Após a apresentação das obras literárias, a palavra foi facultada aos presentes, em seguida, houve a sessão de autógrafos dos autores.

Quem interessar adquirir esta obra é só entrar em contato com o professor Pereira através deste e-mail: franpelima@bol.com.br
Tudo é muito rápido, e ele entregará em qualquer parte do Brasil.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NAZARÉ E SUAS HISTÓRIAS

 https://www.youtube.com/watch?v=I0h8A3rRHfw&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nossos quatro amigos nazarenos contam como era Nazaré no passado, algumas características dos seus antepassados, falam também da polêmica do suposto Ezequiel que apareceu por lá nos anos 80 e também do peso do que era a palavra dada entre um nazareno e um Ferreira. Tudo isso e muito mais. 

Link deste vídeo: https://youtu.be/I0h8A3rRHfw

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - PERGUNTAS E RESPOSTAS - 39

 Por Aderbal Nogueira 
https://www.youtube.com/watch?v=JmwihjwU1Kk&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POR ONDE ANDA LÍLIAN DA DUPLA DE CANTORES LENO E LÍLIAN?

Sílvia Lílian Barrie Knapp mais conhecida como Lilian (Rio de Janeiro30 de março de 1948) é uma cantora e compositora brasileira que fez parte da dupla Leno e Lílian.[1]

História

Começou a carreira em 1965 na dupla Leno e Lílian, fazendo muito sucesso com Leno até o fim da dupla em 1967. Ficou alheia ao mundo artístico até voltar com Leno em 1972, encerrando a parceria novamente em 1974 quando saiu em carreira solo.[2]

Os principais sucessos são "Pobre Menina" (da dupla Leno e Lílian), "Devolva-me" (regravada por Adriana Calcanhotto) e "Sou Rebelde" (sucesso na carreira solo[3]). Esta última é uma regravação em português do hit "Soy Rebelde" da cantora anglo-espanhola Jeanette. A versão foi escrita por Paulo Coelho a pedido de Roberto Livi, que apostou no sucesso do cover e fez com que Lilian apresentasse a canção usando minissaia e fazendo cara de "menina ingênua", de modo a cativar o público.[3]

O álbum mais recente lançado por Lílian é Lílian Knapp, de 2001.

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADlian_Knapp

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A CAÇA AOS COITEIROS E O ENCONTRO COM O CANGACEIRO ÂNGELO ROQUE.

https://www.youtube.com/watch?v=GroJF-ONa4k&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Cangaçologia

Um depoimento que está sendo exibido pela primeira vez. Inédito. Exclusivo. Onde José Mutti de Almeida "Mutti" ex-comandante de Volante baiana, fala a respeito da "caça" aos coiteiros no sertão baiano e o encontro de sua tropa com o cruel cangaceiro Ângelo Roque o vulgo "Labareda". Em breve apresentarei outras partes desse fantástico depoimento de José Mutti de Almeida, onde ele aborda outros assuntos a respeito do cangaço e de sua luta contra o cangaceirismo. 

Imperdível. Cortesia: Rubens Antônio da Silva Filho. Cortesia: Rubens Antonio

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RELATO DO CANGACEIRO MORENO - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Cangaço em Foco

https://www.youtube.com/watch?v=-v73naSSgIQ&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

CANGAÇO EM FOCO

RELATO DO CANGACEIRO MORENO - CANAL CANGAÇO EM FOCO 🤠🌵 extraído do documentário Rede Minas. Pesquisador: Getúlio Moura.

Música neste vídeo

Saiba mais

Ouça músicas sem anúncios com o YouTube Premium

Música

Metro

Artista

Reminiscor

Álbum

Reflections

Licenciado para o YouTube por

NDA Sound (em nome de VL records); IRICOM e 2 associações de direitos musicais

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO "MORENO" (ANTÔNIO IGNÁCIO DA SILVA) EM ENTREVISTA À REDE RECORD (MINAS GERAIS).

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=biQEQTcGWMs&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Cangaçologia

Entrevista concedida pelo ex-cangaceiro Moreno (Antônio Ignácio da Silva) antigo integrante do bando de Lampião à Rede Record (Minas Gerais) durante uma internação na Santa Casa de Belo Horizonte/MG. Embora haja alguns equívocos por parte dos jornalistas em relação a nomes e fatos históricos, não deixa de ser um valoroso documento histórico devido a imagem e o depoimento/histórias contadas pelo antigo "Cabra" de Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 


92 ANOS DO ATAQUE DE LAMPIÃO A MOSSORÓ - PARTE II

Por Na História
https://www.youtube.com/watch?v=Flylyncb38k&ab_channel=NaHist%C3%B3ria

A saga de Mossoró contra o bando de cangaceiros chefiados por Lampião - Parte II, que em 13 de junho de 1927 tetou atacar a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Exibido no Programa Por Dentro da História, com Geraldo Maia, na Nossa TV de Mossoró/RN.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM MATOU DELMIRO GOUVEIA?

 Por José Mendes Pereira

Você que gosta de ler histórias sobre a vida do coronel Delmiro Gouveia não pode ficar sem este livro. Um excelente trabalho de pesquisas sérias. O seu autor Gilmar Teixeira tem lugar garantido no mundo da publicação  deste e outros temas, 

Para adquiri-lo, dê um pulinho lá em Cajazeiras no Estado da Paraíba e entre em contato com o professor Pereira, através deste e-mail.

franpelima@bol.com.br 

Ou ainda diretamente com o autor acessando o seu e-mail: 

gilmar.ts@hotmail.com

Você não pode ficar sem ele.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com