Seguidores

terça-feira, 15 de março de 2011





Chiquinha Gonzaga
Foto de: paulostudio2002.com 
 
                A redação do Jornal  "Diário de Pernambuco"  anunciou hoje, dia 15 de Março de 2011, que a cantora e compositora  Francisca Januário dos Santos, Chiquinha Gonzaga, irmã do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, primeira mulher a tocar os oito baixos, faleceu  esta madrugada, aos 85 anos de idade, no Hospital Moacir do Carmo, em Duque de Caxias (RJ).
 
             Segundo a família, ela sofria de Mal de Alzheimer e vinha sofrendo com complicações nos últimos nove mesesChiquinha Gonzaga era  a última dos 10 irmãos de Luiz Gonzaga que ainda viva, lutava contra o Alzheimer.
 
Morre Chiquinha Gonzaga, irmã do Rei do Baião, primeira mulher a tocar os oito baixos Imagem: Ricardo Fernandes/DP/D.A. Press
Imagem: Ricardo Fernandes/DP/D.A. Press
dpnet.com.br
 
               Residia  na cidade de Santa Cruz da Serra, no Estado do Rio de Janeiro. Ela passou mal e foi levada ao  hospital com quadro de pneumonia e infecção urinária, onde veio a falecer por volta das 5h. O corpo deve ser transferido para o Recife, já que a maior parte dos seus familiares é pernambucana.
 
             Chiquinha Gonzaga dividia o  nome artístico com a pianista e compositora brasileira. Chiquinha, a forrozeira sempre batalhou  para manter viva a alma musical da família, principalmente  do maior compositor e representante da cultura nordestina, o seu irmão Luiz Gonzaga.

Foto de: Jailsonmanoel.blogspot.com

                  Com o Gonzagão, ela aprendeu o baião e o xaxado, e tinha plena certeza que  a fama não cai do céu, tem que fazer  sacrifício. Ela teve que se virar sozinha para firmar o nome que carrega.

              Ela foi a primeira  mulher a tocar os oito baixos, tendo recebido  a admiração do cantor e compositor  Gilberto Gil. Ela deu continuidade à tradição familiar, principalmente do pai.

            "É preciso manter a tradição de meu pai Januário, o maior sanfoneiro que o Nordeste já teve", disse ela, que não deixou de cantar os versos que tanto gostava.

"Luiz, respeita Januário
Luiz, respeita Januário
Luiz, tu pode ser famoso
Mas teu pai é mais tinhoso
E com ele ninguém vai, Luiz
Respeita os oito baixo do teu pai".
            
             O sepultamento de Chiquinha Gonzaga será realizado na tarde desta quarta-feira (16), no mausoléu da família, no Cemitério Tanque do Anil, no Rio de Janeiro.

 

Morros e a "Gruta de Lampião"

            Por esse local cercado pelas águas do Rio Jaguaribe a memória local registra que até Lampião pediu passagem.
 
 
             Oportunizando aos banhistas uma linda paisagem com águas correntes, uma ilha de pedras, algumas grutas submersas e várias outras expostas completam a beleza da natureza do lugar rochoso de maciços antigos.
 
 
              Quem vai aos Morros, não perde a oportunidade de saltar na água direto de uma oiticica de 20 metros.
 
 
Lampião
                
                Segundo a história local, Lampião e seu bando, fugidos de uma batalha em Mossoró (RN), passaram por uma gruta nos Morros, que até hoje é conhecida por “Gruta de Lampião”.

 
Morros
 
               Situados à margem direita do Córrego de Areia – um braço do rio Jaguaribe – as formações rochosas designadas como Morros e, que dão nome à comunidade próxima, forma um ponto turístico de Limoeiro do Norte. Estas elevações rochosas estão localizadas ao sul do município, na zona rural, tendo como comunidades vizinhas Quixaba, Córrego de Areia e Socorro.
 
               Para chegar até lá, pode-se deslocar de qualquer rua do centro da cidade em direção ao Sítio Socorro ou Pitombeira, por estradas vicinais.
A travessia do rio é feita através de uma val, ou então a nado, pois a profundidade chega em alguns pontos a altura do pescoço para pessoas do porte de 1,70m. Segue, depois por trilha entre campos plantados de feijão e outras culturas. O lugar encontra-se bastante ressecado após a estação chuvosa, pois se encontra no semi-árido nordestino. Mas os montes aparecem imponentes e dominam a paisagem.
 
Foto de : jfce.jus.br
Vista do edifício sede da Subseção da Justiça Federal em Limoeiro
 
              Ao chegar ao sopé do morro podemos observar que há vegetação rasteira e até árvores de pequeno e médio porte entre as rochas que o constituem. A subida não oferece muita resistência, mas deve-se ter o cuidado de não tocar nos ramos de urtiga e escorregar nas folhas secas entre os pedriscos soltos. Há uma variedade de plantas espinhosas, entre elas: malícia, xerófitas, macambiras, etc.
 
limoeirodonorte.blogspot.com
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte
Foto de: Alex Chaves Monteiro
Um lindo projeto
 
            Ao chegar ao topo podemos observar uma parte do Vale Jaguaribano, avistando o centro de Limoeiro do Norte e, ao longe, Tabuleiro do Norte. Várias e enormes pedras parecem ter sido colocadas ali propositadamente, intrigantemente é perfeito o encaixe entre elas.
 
              Há uma caverna sob as rochas, que segundo alguns, o bando de Lampião esteve acampado, em 1927. Prática que ainda se faz entre banhistas, escassos ali na região.
 
Foto de: embaixada-portugal-brasil.blogspot.com
Limoeiro do Norte, Ceará - Igreja Matriz. Espinho
 
             Pode-se ver ainda o descaso que a população tem com a preservação do meio ambiente, pois encontramos lixo, marcas de fogueira e o pior, a pichação de nomes de pessoas nas pedras (em diferentes épocas) descaracterizando a natureza do lugar.
 
Texto: Marcelo Giovanni

Tsunami do Japão em 11 de Março de 2011

Veja o vídeo

Uma destruição da natureza

 
Notícias Internacionais
 
             Uma equipa de pessoas que ajuda na busca de sobreviventes, no massacre da natureza ao Japão,  que abalou o país na sexta-feira conseguiu resgatar dos escombros  uma mulher de 70 anos de idade, na cidade de Otsuchi, anunciou a televisão NHK.
            Foi detectado na manhã desta terça-feira em Tóquio um nível de radioatividade levemente superior ao normal, segundo as autoridades locais, que descartam, no entanto, qualquer risco para a saúde humana.
 
 
A bola.PT