Seguidores

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

LAMPIÃO – O TIRO FATAL DISPARADO POR SANDES – O GALEGUINHO

Por João Costa

Amanhece na Grota Angico em 28 de julho de 1938; a chuva havia sessado, as orações matinais concluídas, o café da manhã servido enquanto alguns cangaceiros ainda dormem – a aurora encontra o capitão Virgulino Ferreira já de pé, saboreando café de punhal na cintura, fuzil ao lado à disposição.

Ao mesmo tempo, subindo riacho seco de Angico, na linha avançada da Volante de tenente João Bezerra está o aspirante Ferreira; militar obstinado e linha-dura; um pouco atrás, o delator Pedro de Cândido e o soldado Sebastião Vieira Sandes, ou Santo – os únicos na numerosa volante que conheciam pessoalmente Lampião.

E um detalhe desconhecido por muitos: Cândido segue Sandes pari passu amarrado ao próprio Sandes.

Cândido, por ser coiteiro da máxima confiabilidade de Virgulino e Sandes por ter sido cangaceiro que gozara da confiança do casal Virgulino-Maria Bonita, tratado intimamente por “Galeguinho”, artesão em couro que dividia com o capitão horas intermináveis no manejo de uma máquina Singer, mas agora soldado volante e atirador de escol.

“Ocupada a posição, a um sinal do aspirante, Pedro de Cândido se aproxima da borda do penhasco e recua de repente, branco como papel: avistara Lampião logo abaixo, em frente de uma pedra pontuda”.

O até então, “Rei do Cangaço está a menos de oito metros de distância, em pé, inteiramente equipado, salvo pelo chapéu e pela cartucheira de ombro”, narra Frederico Pernambucano de Melo, em seu livro “Apagando Lampião”.

E segue narrando em detalhes:

“o coiteiro Pedro de Cândido olha para Santo; por meio de gestos e de movimentos de boca, Santo confirma a identificação para o aspirante (Ferreira) que, em resposta, “olha para Santo e molega o dedo indicador na direção de Pedro”; era a senha para que este também fosse eliminado".

Os demais soldados da volante que subiam o riacho estavam distante e o cerco planejado pelo tenente Bezerra e Ferreira ainda não se concretizara.

Mas na guerra as oportunidades surgem, não dá tempo para “arrodeios” nem vacilações, especialmente quando se trata de emboscada, do fator surpresa e da dimensão do inimigo.

Em cima da grota o aspirante Ferreira, o militar responsável pelo manejo da famosa metralhadora Bergman já está bem posicionado, mas ele também sabe que metralhadoras são pesadas e não apropriadas para tiro de ponto e uma rajada poderia “botar a caçada a perder”.

O historiador narra que o aspirante Ferreira abdicou de apertar o gatilho. Em vez disso, faz gestos para que Sandes se aproximasse. Mas por que Sandes?

Porque era o franco-atirador da volante, habilidoso no manejo do fuzil Mauser alemão modelo 1908, calibre 7mm, cano extralongo, balas novíssimas, ano 1932 e, claro, conhecia pessoalmente Virgulino.

Sandes toma posição de tiro.

Lá embaixo, Lampião leva à boca sua caneca com café, e é nesse exato o instante do disparo fatal, de cima para baixo.

Pou!

O ex-amigo, ex-coiteiro, ex-cangaceiro, carinhosamente chamado por Maria Bonita, de Galeguinho, e agora soldado de volante, Sebastião Vieira Sande – o soldado Santo, põe um ponto final na longa trajetória do bandoleiro mais famoso do Brasil.

- “Foi uma queda desconjuntada do corpo; queda de quem cai para não levantar mais”, relatou Sandes muitos anos depois a Frederico Pernambucano.

“Foi um tiro solitário, certeiro e a uma distância menos de 8 metros”, acrescentou.

Nos segundos seguintes o inferno desabou sobre a Grota de Angico. Agora, chovia balas sobre os cangaceiros – que tiveram poucas chances de organizar um contra-ataque, restando a debandada geral debaixo de nuvens de fumaça da munição detonada e não da névoa do amanhecer.

Após o tiro fatal em Lampião, o soldado Sandes se desamarra de Cândido e faz um gesto inesperado.

- Foge, desgraçado!

Mesmo tendo recebido ordens do aspirante Ferreira para matar o coiteiro ali mesmo, Pedro de Cândido ganha um sopro de vida.

Mas os admiradores do cangaço podem ficar com outra versão dos acontecimentos – a do sargento Antônio Honorato da Silva, o Noratinho.

Ao Jornal Diário de Pernambuco de 2 de agosto de 1938, Noratinho deu a sua versão numa narrativa elaborada. Disse ele:

“Vi Lampião se erguer, apresentando na face a expressão de um enorme pavor. Levei o fuzil ao rosto. Mirei bem. A mulher do bandoleiro, nesse instante, estendeu os braços pedindo clemência. Fiz fogo e o chefe dos cangaceiros baqueou. Acompanhei sua queda com dois tiros”.

O sargento Honorato nunca vira antes Lampião nem de longe nem de perto. Pano rápido.

Acesse: blogdojoaocosta.com.br @joaososuacosta

Fonte: Apagando o Lampião – Vida e morte do Reio do Cangaço, de Frederico Pernambucano do Mello.

Foto1. Sandes (acervo de Frederico P. de Mello) 2. Pedro de Cândido no destaque, de volta a Angico.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/user/100003883872368

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAMOS PRESTIGIAR O TRABALHO DO JOSÉ MÁRCIO DA SILVA,

 Por Jose Irari


Lançamento de Livro. 

Novo inquilino chegando. 

Este promete matéria boa. 

Já adquiri o meu através do amigo Adriano Carvalho. 

Vamos prestigiar.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/posts/3478689062242253?notif_id=1614116563865099&notif_t=wall&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS

Clerisvaldo B, Chagas, 23 de fevereiro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.475

Visitando a região de Coruripe e Piaçabuçu, fomos nos deliciando com a mudança de cenário. Ficou para trás o nosso Sertão de rios secos, serrotes e mandacarus. Surgiram diante de nós o rio São Francisco, praias encantadoras e coqueirais dominando o mundo. Culinária deferente e recepção fraterna, vão aumentando o desejo de esticar o passeio por mais uma quinzena. Não gostaríamos de arranjar uma briga, tal o alto número de homens nas ruas conduzindo longos facões de arrasto. No Sertão só quem anda assim, com essa liberdade armada é o carreiro, condutor de carro de boi. Mas, no trecho em que estávamos, amigos e amigas, a sobrevivência dos nativos está diretamente ligada ao coco-da-baía. O facão é ferramenta de trabalho no alto dos coqueirais.

Ligados na paisagem, no povo e nos costumes, apreciávamos o movimento de pessoas sob os esguios coqueiros praianos, quando uma senhora passou comentando com outra sobre a carestia do lugar: “Aqui, minha ‘fia’, foi onde Judas perdeu as botas!”. “Eita, meu Deus! – pensamos – se foi ali, que o Judas perdeu as botas, imaginem, então, o que ele deve ter perdido em Santana do Ipanema, a Capital da Carestia!”. E essa carestia em Santana já era apontada desde a década de 20, tornou-se tradição e continua apavorando a dona-de-casa que procura a feira livre em busca de hortifrutigranjeiros. A falta de produção da terra, acostumada com outros cultivares, permite à morte na faca cega das senhoras santanenses que procuram fazer milagres na compra desses produtos importados de Pernambuco e Sergipe.

Infelizmente uma Central de Abastecimento anunciada pelo, então, prefeito Nenoí Pinto, não chegou a ser concretizada. Daí para cá, ninguém mais ousou retirar a pedra de cima do assunto. Além dos preços absurdos, são comentadas também a qualidade dos produtos que em muitos casos se supõe que o destino seria o lixo. A cidade e região precisam de algo semelhante a uma CEASA para derrubar os preços agressivos e a qualidade murcha das ofertas de restolhos. Não importa de onde parta a iniciativa, governamental ou privada, seria um largo passo na devolução das botas do Judas, das roupas e das pragas dessa tradição abusiva que engole o consumidor santanense. 

Xô! Xô! Xô! Ideias cansadas, obsoletas, medievais. Não queremos vender graxa para as botas do Judas!

FEIRA LIVRE NA CHUVA DE SANTANA (FOTO: B. CHAGAS/ARQUIVO).

 http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/02/onde-judas-perdeu-as-botas-clerisvaldo.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O DESEMBESTO DAS VOLANTES - CONTOS DO CANGAÇO - CANGACEIRO LAMPIÃO

 https://youtu.be/4z6lcFwt7lk

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSÉ ROBERTO FOI UM CANTOR FAMOSO DO BRASIL. FALECEU AINDA NOVO.

 https://www.youtube.com/watch?v=Jlsw4pLIPQo&ab_channel=ViajandoaoPassado

MARIA JOVINA E A TRAIÇÃO AO CANGACEIRO PANCADA

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=tjWJ8AsXp5A&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

DICAS DE LIVROS SOBRE O CANGAÇO. 

Nossa livraria https://jflavioneres-nph-livraria.fre...​ 

Lampião e Maria Bonita: Uma história de amor entre balas https://amzn.to/35cf7Oo​ Lampião. Herói ou Bandido? https://amzn.to/31gQj6O​ Lampião, as mulheres e o Cangaço https://amzn.to/31dFtOL​ O Cabeleira: 155 https://amzn.to/2H0jTXu​ Assim Morreu Lampião https://amzn.to/2IHhCAP​ A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/3lWeAXB​ O covil do diabo https://amzn.to/3k9jaBx​ De olho em lampião https://amzn.to/37i9ukG​ Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K​ Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim​ O Governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv​ Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf​ Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY​ Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM​ A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/36VCBIC​ CONHEÇA O CANAL ROSINHA VIDA MINHA ACESSANDO O LINK ABAIXO: https://www.youtube.com/channel/UCE32...

CONHEÇA O CANAL DO Pr. FLÁVIO NERES ACESSANDO O LINK ABAIXO: https://www.youtube.com/channel/UCuM7...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASA DO PRIMEIRO INIMIGO DO CANGACEIRO ANTÔNIO SILVINO O "RIFLE DE OURO".

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=rICpt2FtnTw&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

O vídeo mostra a antiga casa que pertenceu a Desidério Ramos, um dos autores do assassinato do afamado valentão "Batistão", pai do não menos afamado cangaceiro Antônio Silvino o "Rifle de Ouro". A casa apresentada nesse documentário foi palco das primeiras desavenças envolvendo a família Ramos e Batistão. Uma intriga que trouxe inúmeras mortes e derramamentos de sangue para os sertões. A busca por vingança impetrada por Antônio Silvino contra seus inimigos e sua luta contra as autoridades, trouxe a intranquilidade, o medo e o terror à população sertaneja e fez com quê seu nome atingisse grande proporção em meio ao cangaceirismo/banditismo da época, chegando a inclusive a ser rotulado pelos jornais da época como o "Governador do Sertão". Apontado na história como o mais famoso cangaceiro antes da chegada de Lampião. 

Geraldo Antônio de Souza Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O PRELÚDIO DE ANTÔNIO SILVINO - CONTOS DO CANGAÇO - CANGACEIRO LAMPIÃO

 Por Contos do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=Nq6aFJBqWVI&feature=share&fbclid=IwAR0SyT3Tw2VI6mK9ycPJZ2g0ZQOL2GhciP_nozTa96LjibnFzqyZkC_0aLs&ab_channel=ContosdoCanga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DAVID GOMES JURUBEBA. SÉRIE: OS GRANDES INIMIGOS DE LAMPIÃO. RESUMO BIOGRÁFICO.

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=jY0h3uIxqxA&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

David Gomes Jurubeba ou simplesmente Davi Jurubeba como era conhecido, foi um dos maiores inimigos de Lampião de toda sua trajetória na vida da canga. Entre parentes e amigos, foram dezessete o total eliminado por Lampião e seus seguidores, entre eles o irmão Olímpio Gomes Jurubeba, morto em seus braços por um tiro disparado durante um confronto entre o bando de Lampião e os Nazarenos do qual fazia parte. Fato que ficou conhecido como o "Fogo das Baixas". Conheçam um pouco da biografia desse singular personagem da história cangaceira. 

Forte abraço, Cabroeira! Geraldo Antônio de Souza Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - PESQUISADORES UNIDOS PELA VIDA

 Por Aderbal Nogueira

Cangaço - Pesquisadores unidos pela vida Um mensagem dos colegas pesquisadores a todos aqueles que acompanham as histórias do cangaço. Link do vídeo: https://youtu.be/eypYULNtwvA

https://youtu.be/eypYULNtwvA

https://www.youtube.com/watch?fbclid=IwAR2KQIhn6EuqsRMhX046h8Scu0I3wkfMz_3RoSp907kAsafwdPjlIIMuc4o&v=eypYULNtwvA&feature=youtu.be&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com