Seguidores

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

"OLHARES SOBRE ANTÔNIO CONSELHEIRO -NOVAS ESCRITAS DE R(E)EXISTÊNCIA" NA FLIACE 2019

Bruno Paulino, Renato Pessoa e Manoel Severo
o
Aconteceu na noite última sexta-feira, 29 de novembro de 2019, o lançamento seguido de debate, do livro "Olhares sobre Antônio Conselheiro -  Novas escritas de r(e)existência", obra organizada por Bruno Paulino, Pedro Igor e Manoel Severo Barbosa e uma produção do Cariri Cangaço e da AquiLetras. O livro possui prefácio da escritora Grecianny Cordeiro e apresentação de Ricardo Machado. O lançamento  e debate aconteceu dentro da programação da FLIACE , Feira Literária da ACE - Associação Cearense de Escritores, em Fortaleza.
o
 Manoel Severo 
Bruno Paulino, Renato Pessoa e Manoel Severo
o
O livro foi apresentado pelo escritor Bruno Paulino e pelo curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo com mediação do escritor Renato Pessoa. A obra é resultado do concurso literário patrocinado pelo Cariri Cangaço, AquiLetras e Fundação Canudos, por ocasião da realização do Cariri Cangaço Quixeramobim ainda em maio de 2019. Manoel Severo esclarece: "Uma das grandes e curiosas indagações que tínhamos naquela época era justamente como a atual Quixeramobim se relacionava com a figura histórica de seu filho mais famoso, como as novas gerações; os meninos e meninas, as escolas, os professores, a comunidade em geral, via e sentia a presença e o legado desse imenso ícone da história sertaneja do Brasil". Dessa forma surgiu a ideia do concurso que resultou em livro contendo os textos vencedores.
o
 Público presente à FLIACE
Bruno Paulino, Renato Pessoa e Manoel Severo
Shopping Benfica recebe a IV FLIACE
Silas Falcão e Manoel Severo
o
Para o escritor Bruno Paulino, "foi fantástica a participação dos alunos de Quixeramobim, uma adesão extraordinária e o mais bacana foi o resultado; textos com muita qualidade e uma lucidez que nos surpreendeu." Os autores; naturalmente vencedores do concurso literário, alunos e alunos da rede pública e privada de Quixeramobim são; Yarley de Sousa Leitão,  Vitória Barros, Jayane Carneiro Andrade,  Ana Luiza Almeida Sampaio, Lucas Medeiros , Gabrielly Pereira , Vitória de Sousa Silva, Vitória Holanda de Andrade , Johelen Amâncio , Andressa de Sousa Nogueira, Dávila Roberta, Damares Alves, Melissa Belisário, Flávio Pereira da Silva, Mel Anny Paiva, Maria Emanoeli , Hillary Barbosa e Kalyne Ribeiro. A Capa é de autoria de Matheus Rayner, Debora e Victor, alunos da Escola Humberto Bezerra.
o
o
Renato Pessoa, Ingrid Rebouças e Bruno Paulino
Paulo de Tarso e Manoel Severo
Manoel Severo e Pedro Sampaio
Gevandir e Manoel Severo
o
E para a escritora Grecianny Cordeiro, da Academia Cearense de Letras em seu prefácio: "Antônio Conselheiro deixou um legado que inspirou e ainda inspira diversas gerações. É um símbolo de resistência à opressão, às injustiças sociais, à política de institucionalização da miséria e do medo, exemplo e orgulho para os jovens de Quixeramobim, que expressaram os mais belos sentimentos e suas recorrentes angústias por meio dos textos inteligentes e ricos que integram a presente obra. Canudos resiste e vive em cada um de nós que sonha com um mundo melhor, onde possa reinar a decência, a honestidade, o respeito ao próximo, a solidariedade, a esperança e a fé."
Manoel Severo e Ingrid Rebouças

 Manoel Severo, Terciana Martins e Bruno Paulino
Pedro Sampaio de Marcelo Leal
Eudismar Mendes, Manoel Severo e Bruno Paulino
o

Para o curador da FLIACE, Silas Falcão: "Foram quatro meses elaborando uma programação múltipla com sessenta horas de muitas atividades nos cinco dias do evento, com 108 pessoas mobilizando as várias e múltiplas linguagens da programação, grandes nomes da literatura cearense estiveram em nosso palco e outros escritores e escritoras ainda anônimas, mostraram suas literaturas criativas. Tivemos como ponto alto nossa patronesse: A Mestra da Cultura e Pajé Raimunda Tapeba".
Mestra da Cultura e Pajé Raimunda Tapeba, recebe homenagem na FLIACE
o

Diego Barbosa em reportagem do Diário Nordeste nos traz:"Foi dentro da mata, junto ao verde, que Raimunda Rodrigues Teixeira cresceu. À época da mocidade, banhava-se no rio limpo, caçava caranguejo para comer e ornava a cabeça com coloridos penachos. Era também ali, no seio da natureza, que ela ouvia e contava histórias. Primeiro, num movimento de conhecer as próprias origens; e depois, com a missão de repassá-las às novas gerações, perpetuando as leituras dos povos da terra sobre a vida, o meio e o mundo.A força com a qual expressava saberes logo traduziu-se em reconhecimento: tornou-lhe a primeira mulher a ocupar o papel de pajé numa etnia indígena no Ceará. Fez-lhe igualmente Raimunda Tapeba, Mestra da Cultura e líder de uma comunidade estimada em oito mil habitantes. Vivem às margens do rio Ceará, em Caucaia, e têm a memória, os costumes e as lendas, passadas de geração em geração, como armas para preservar aquilo de mais precioso: a ancestralidade. É sobretudo essa sabedoria dos livros vivos que ganhará destaque na IV Festa Literária da Associação Cearense de Escritores (FliAce) no Shopping Benfica. A ação elege como patronesse desta edição exatamente Raimunda Tapeba – que ontem completou 75 anos de idade – e, consequentemente, toda a herança milenar carregada no semblante ativo, forte e inspirador. 

 Pedro Sampaio, Manoel Severo e Nonato Araujo
 Manoel Severo e Nonato Araujo
Gevandir, Manoel Severo e Bruno Paulino

Lançamento de "Olhares sobre Antônio Conselheiro"
IV FLIACE , Shopping Benfica
29 de Novembro de 2019, Fortaleza-CE

COMPRAR LIVRO SOBRE CANGAÇO ADQUIRA COM O JOÃO DE SOUSA LIMA



Pra conhecer um pouco mais das histórias do cangaço, adquira livros aqui: supermercado Suprave e hotel Belvedere e San Marino..., ou direto com o autor: 75-988074138 ou joaoarquivo44@bol.com.br


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTES DE ANUNCIAR O MAIS NOVO DOCUMENTÁRIO DO CANAL "CANGAÇOLOGIA"...


Por Geraldo Antônio De Souza Júnior

... eu gostaria de agradecer aos amigos (Escritores / Pesquisadores) que me deram a devida atenção e atenderam o meu chamado para juntos participarmos desse mais novo projeto do canal.

O documentário "OS GRANDES CRIMES DE LAMPIÃO" será apresentado em capítulos e contará com a participação (Depoimentos) de vários especialistas e estudiosos do tema cangaço e relacionados, onde cada um falará de um assunto dentro da sua especialidade ou conhecimento.

A primeira parte conta com a participação dos meus amigos: Moa AssumpçãoRubens AntonioMabel NogueiraSandro Lee e Luiz Ruben F. A. Bonfim, que engrandeceram o trabalho e deram um show de conhecimento histórico.

Tenho certeza de que esse documentário alcançará o espaço e o reconhecimento esperado.

Em breve publicarei no canal a continuação da série "OS GRANDES CRIMES DE LAMPIÃO", que terá a participação de outras "feras" do assunto.

Em breve.

Não esqueçam de deixar seus comentários, críticas e sugestões.
Meus agradecimentos.

Geraldo Antônio De Souza Júnior


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO, HITLLER E ZÉ BAIANO

Por Verluce Ferraz
https://www.youtube.com/watch?v=hdHsLL7iQMw&feature=share&fbclid=IwAR3zZmXWSoynEMpQ5QLOrwcxK1zvPAFCCxC3seo-TduebpqpMKvWaR9RBsc

Neste vídeo podemos apreciar maiores detalhes das ações dos cangaceiros que agiam nos Sertões do Nordeste; mais precisamente na cidade de Floresta do Navio, lugar de Nazaré do Pico (Vila Santa). 

Como os cangaceiros usavam de suas atrocidades para ferrar mulheres, castrar homens, matar e incendiar casas com as famílias (crianças, jovens e idosos) - depois iam fazer festas e praticar orgias - Grupos de saqueadores que não tinham paradeiro, moravam por entre os matos e grotas; última morada de Virgulino, o Lampião - que foi morto na Grota de Angico-SE.

Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MONARCA SELVAGEM DOS SERTÕES


“Não sou cangaceiro por maldade minha, mas pela maldade dos outros” Disse Lampião quando foi entrevistado pelo jornalista José Alves Feitosa do Jornal “A NOITE”, de Recife-PE. Essa entrevista foi publicada pelo Jornal Cearense “O POVO”, no dia 04 de junho de 1928. Lá se vão 80 anos.

Claro que eu não poderia deixar esse fato histórico passar desapercebido aqui no Cultura Nordestina, então, fiz questão de reproduzir fielmente essa relíquia para vocês!

Vale à pena ressaltar na entrevista, o estilo do português da época e o modo de vida do cangaceiro mais famoso de todos os tempos.

Confira o arquivo original que foi publicado no Jornal O POVO.

Episódios romanescos da vida do quadrilheiro famoso

A reportagem de profunda sensação, que hoje inserimos, vai proporcionar aos leitores do Jornal A NOITE a oportunidade de ouvir a palavra de um quadrilheiro famoso, terror das polícias e flagelo das populações sertanejas.

Os dados e as informações sobre que escrevemos nesta reportagem, foram colhidos do próprio Lampião pelo senhor José Alves Feitosa, que há semanas, no alto sertão, com ele conversou demoradamente.

Oferecendo à A NOITE essas notas interessantíssimas, o Sr. Feitosa, ofertando-las, nós, aos nossos gentilíssimos leitores, a quem não queremos mais poupar o prazer curioso de sentir um bocado da psicologia pitoresca e da vida romanesca do jaguar terrível dos sertões.

No pé da serra

Caia sobre o crepúsculo sobre o escampado árido e esbrazeado daquele recanto sertanejo do estado do Ceará, ao pé da serra do Araripe: o engenho de rapadura Boa-Vista, a cinco léguas da cidade de Missão Velha, quando o Sr. José Alves Feitosa ali chegou.

Um crepúsculo doloroso, sertanejo, manchando a paisagem de sombras e difundindo uma melancolia por tudo... Gentis e acolhedores, os senhores de engenho o receberam, prodigolisando-lhe o conforto de uma hospedagem, onde ele repousaria de uma viagem exaustiva.

Ali foi que se aproximou de Lampião. Este assomara, à porta, desarmado, fitando o recém-chegado, que o interpelou logo:

- É o Capitão Virgulino Ferreira?

- As suas ordens.

- Já o conhecia através de fotografias.

- Há! Foram esses retratos, de que o Sr. fala, que me inutilizaram. Se não tivesse deixado fotografar-me, seria desconhecido e já poderia ter desaparecido, sumindo-me no mundo, indo-me para longe, ganhar a vida tranquilamente, sem atribulação dessa angústia constante de ser perseguido...

- E o senhor é perseguido? Dizem na capital que a polícia...

- ... Não persegue porque sou amigo dos oficiais. É verdade, mas ainda assim, as traições, o Sr. compreende. No ano passado, Isaias Arruda, meu grande amigo, político cearense, surpreendeu-me numa localidade deste estado com um cerco policial terrível, de que me livrei não sei como. 
Estas causas são o que magoam... Uma traição, o diabo! Gosto dos oficiais e odeio os chefes de polícia. Não é verdade que eu haja emboscado, para matar ao Dr. Eurico de Souza Leão. Ignorava que esse chefe de polícia viajava, naquele tempo, pelo sertão. Se soubesse, com franqueza eu teria aventurado...

- Como foi assassinado o seu irmão?

- É invenção, ele não foi morto. Está são, vivo e bolindo. Aquilo foi brincadeira só pra atrapalhar.

- E Sabino?

- A mesma coisa. Está vivo no Riacho do Navio, á frente de alguns homens. Vou encontrar-me agora com ele.

- Disse-me a pouco que se pudesse abandonaria o cangaço...

- Sim, porque eu não vivo a vida do cangaço por maldade minha. É pela maldade dos outros, dos homens que não tem a coragem de lutar corpo a corpo como eu e vão matando a gente na sombra, nas tocaias covardes. 
Tenho que vingar a morte dos meus pais. Era meninote quando os mataram. Bebi o sangue que jorrava do peito de minha mãe e, beijando-lhe a boca fria e morta, jurei vingá-la. É por isso que de rifle às costas, cruzando as estradas do sertão, deixo um rastro sangrento na procura dos assassinos de meus pais.

Adendo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"O que Lampião falou sobre a morte da sua mãe não é verdade. Segundo os escritores e pesquisadores dona Maria Sulena da Purificação não foi assassinada por ninguém. Devido as pressões contra seus filhos e contra o patriarca da família o José Ferreira da Silva, ela não suportando enfartou e faleceu". 

Continua Lampião: - Não ficou no assassinato de meu pai e de minha mãe, a maldade dos homens, a quem deve a sociedade responsabilizar pelos seus crimes. Os meus inimigos, que não tem coragem de matar-me, assassinaram cruelmente os meus parentes, como há pouco mataram uma tia minha e duas irmãs. É por isso que sou cangaceiro. Não sei quando hei de deixar os horrores desta vida, onde o maior encanto, a maior beleza seria extinguir a maldade daqueles que roubaram a vida de minha mãe, de meu pai e de minhas irmãs.

Adendo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"Mortes das suas irmãs eu nunca ouvi falar que algumas delas foram assassinadas. Mas isso será comprovado com os escritores". - 

Lembrando que eu não estou dizendo que não é real, apenas nunca tomei conhecimento.

Dizendo isso Lampião afastou-se tomando o chapéu. Despediu-se de nosso informante. À porta, um seu companheiro o arreou, isto é, entregou-lhe as cartucheiras e o mosquetão, um fuzil Mauser cortado na extremidade do cano.

Apertando as mãos hospitaleiras de Rosendo, o dono da rústica engenhoca, o monarca sanguinolento dos sertões, tomou as estradas poeirentas para as incertezas de seu destino.

Diante da narrativa de Lampião cheia de episódios romanescos e impressionantes como aquele em que há a cena comovente e soberba do juramento sobre a boca morta de uma mãe, quem ousará atirar a primeira pedra sobre o quadrilheiro imortalizado nas crônicas sangrentas do sertão?

A vida...


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO GOMES DE LIRA

Por Aderbal Nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRISÃO DO FAMOSO CANGACEIRO JARARACA

Por Detectorismo e História


Local em que ficou preso o cangaceiro Jararaca, do bando de Lampião, em 1927, logo após o ataque a cidade de Mossoró.

Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TEXTO QUE ESTÁ NO MEMORIAL DO PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA AO LADO DA SUA ESTÁTUA EM JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ

Do acervo de Michel Deolindo


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO GATO APROXIMANDO-SE DE SUA MORTE



Foi no mês de setembro de 1936 quando a volante comandada por João Bezerra cercava e trocava tiros com o grupo de Gato que se encontrava acoitado na Fazenda Picos nas proximidades de Piranhas no Estado de Alagoas. Foi quando sua mulher de nome Inacinha foi baleada e presa.

Nesse evento onde fomos visitar o local, foi um dos melhores do CARIRI CANGAÇO. 

Piranhas, ano 2015.




Foi no mês de setembro de 1936 Quando a volante comandada Por João bezerra cercava e trocava tiros com o grupo de gato que se encontravam acoitados na fazenda picos nas proximidades de piranhas no estado de alagoas. Foi quando sua mulher, de nome Inacinha foi baleada e presa.

Categoria


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A QUILOMBOLA DONA JOANA NOS SEUS 108 ANOS DE IDADE


Por Manoel Belarmino Belarmino

Na tarde de hoje, 30 de novembro, dia da tradicional novena de Dona Zefa da Guia, no Quilombo Serra da Guia, eu me encontrei com Dona Joana Celestino dos Santos. Dona Joana nasceu e criou-se na Guia. Viu, na sua mocidade, transcorrer todo o tempo do Cangaço em Sergipe. Viu também os seus dois irmãos João Celestino dos Santos(o cangaceiro Ponto Fino II) e José Celestino dos Santos (o cangaceiro Quina Quina).

Dona Joana é filha de João Celestino, o João da Guia, um dos remanescentes históricos do Quilombo Serra da Guia.

Além dos dois filhos de João da Guia, Jonas Celestino (Ponto Fino II) e José Celestino (Quina Quina), mais 8 filhos do Quilombola Serra da Guia e parentes dos dois cangaceiros aqui citados também entraram no Cangaço. Eis os nomes: Moeda (João de João Rosa); Alecrim (Zé Rosa); Sabonete (Manoel Rosa); Borboleta (João Rosa); Zumbi (Angelino); Cravo Rocho (Sarapião); Cajarana (Francisco, "Chico de Inácio"); Azulão (Luís).

Dona Joana Celestino, a filha de João da Guia, hoje reside na Santa Brigida do Beato Pedro Batista. E mesmo com os seus 108 anos bem vividos, como sempre, não perde uma novena no seu lugar de nascimento. E hoje não foi diferente. Lá estava Dona Joana na casa de Dona Zefa da Guia. E tive a honra de tirar aquele retrato com a Dona Joana, a quilombola e sertaneja de tantas histórias.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSOR DE PETROLINA LANÇA LIVRO SOBRE FATOS MARCANTES DA VIDA DO "'REI DO CANGAÇO" NESTA SEGUNDA

Por Biafra Rocha

Os admiradores da história popular nordestina e da trajetória do "Rei do Cangaço" Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) terão a chance de conhecer detalhes sobre a vida do cangaceiro mais temido e admirado do país. É que nesta segunda-feira (2), o professor da rede Municipal de Petrolina e escritor, Hélio de Araújo, lançará seu mais novo livro "Assombros de Lampião". A obra relata os momentos mais importantes da vida de Lampião e os principais combates travados entre seu grupo de cangaceiros e as forças policiais volantes, ocorridos em sete estados nordestinos.

"Gosto muito dos personagens do Nordeste e acho que temos três ícones importantes. São eles: Padre Cicero, Antônio Conselheiro e Lampião. Dentre as minhas produções, já existe um livro sobre Antônio Conselheiro e sua trajetória na região de Canudos e agora é o momento de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. É uma história rica, resultado de cerca de um ano de pesquisa sobre fatos marcantes desse personagem da nossa história", destaca o autor.

Essa é a 6ª obra lançada pelo educador. Seu primeiro trabalho foi o livro "Andanças", em 1999. Um relato pessoal a partir do acidente que o deixou tetraplégico, quando conduzia uma motocicleta alcoolizado. O autor aborda o tratamento de reabilitação, saída do isolamento social, entrada na universidade, conquista do emprego, casamento e filhos, tudo intercalado por episódios engraçados.

Hélio de Araújo nasceu em Tamboara-PR, tem 57 anos, têm suas raízes no interior do município de Casa Nova-BA, e atualmente faz parte da equipe do Núcleo de Apoio Psicopedagógico às Pessoas com Deficiência (NAPPNE), ligado à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina. "Assombros de Lampião" será lançado na próxima segunda-feira (2), às 19 horas, no Curso Meta, localizado na Avenida da Integração, 140, Vila Eduardo, em Petrolina - PE.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO REFERINDO-SE A PADRE CÍCERO EM ENTREVISTA

Do acervo do Michel Deolindo



http://blogdomendesemendes.blogspot.com