Seguidores

domingo, 16 de dezembro de 2018

PARA COMPRAR LIVROS SOBRE CANGAÇO...

Por José Mendes Pereira

Para adquirir livros sobre "Cangaço" entre em contato com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO DE DEUS DORMIRÁ EM PRESÍDIO, EM APARECIDA DE GOIÂNIA

FOTO RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Médium ficará em cela individual, devido à idade e pela natureza sexual das acusações. Transferência será após “longo” interrogatório

Por MANOELA ALBUQUERQUE E LUÍSA GUIMARÃES


Enviadas especiais à Goiânia (GO) – A Polícia Civil de Goiás informou que o médium João de Deus será transferido ainda na noite deste domingo (16/12) e passará a noite em um presídio. Ele ficará em uma cela individual no Complexo Penitenciário de Aparecida de Goiânia (GO), na região metropolitana da capital.

A transferência deve ocorrer assim que for concluído o interrogatório do acusado na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Goiânia, para onde o líder espírita foi levado após se entregar à polícia. A rendição ocorreu por volta das 16h30 e a chegada ao local do interrogatório, às 17h55. Antes de adentrar o presídio, João de Deus será ainda submetido a exame de corpo de delito, no Instituto Médico Legal (IML).

Segundo o delegado-chefe da Polícia Civil de Goiás, a previsão é de que seja um interrogatório “longo e detalhado”. Força-tarefa do Ministério Público de Goias (MPGO) recebeu 335 denúncias contra João de Deus desde o último dia 12. São relatos de abuso sexual supostamente praticados pelo médium contra brasileiras – do DF e 13 estados – e estrangeiras – de seis países.

O inquérito instaurado pela Polícia Civil vai priorizar a elucidação desses casos, mas a corporação também se debruçará sobre possíveis práticas de fraude, extorsão e crimes correlatos que possam ter sido cometidos por João de Deus.

https://www.metropoles.com/brasil/joao-de-deus-dormira-em-presidio-em-aparecida-de-goiania?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAIS DO FEIJÃO DE CORDA COM CARNE DE BODE

*Rangel Alves da Costa

No intuito de publicação em jornal impresso, o texto foi acrescido e agora republicado, mas continuando com a mesma gostosura, aroma e sabor. E uma vontade danada de querer fazer bolo de feijão, molhar na pimenta e mastigar sem pressa nem medo de engordar. Segue, então.
Não sei por qual motivo ou mistério, mas a verdade é que logo cedinho me veio um cheiro perfumado e temperado de feijão verde de corda com carne de bode. E no cheiro da panela fervendo, da comida pronta, daquele tempero autenticamente sertanejo, também uma vontade danada de comer.
Que coisa mais estranha, aprazível e apetitosa. Mulher grávida é que de repente inventa de estar sentindo esses cheiros e logo vem com inesperados desejos. Belânio de Queremilda se viu feito doido quando em meio a madrugado a mulher grávida desejou comer sopa de cabelo de boneca de milho. Ele então disse que ia à roça e nunca mais voltou.
Tais coisas acontecem, é verdade. Mas comigo foi coisa de estranhar mesmo. Dependendo da fome, até que seria normal sentir cheiro de cuscuz, de tripa, de café, mas por que logo de feijão de corda com carne de bode, como alimentos únicos e inseparáveis naquele momento? E tão cedo era que ninguém da vizinhança poderia estar preparando aquele tipo de comida. Feijão de corda cozinha rápido, carne de bode não demora muito para ficar no ponto de comer e se lambuzar.
O problema era o cheiro, o aroma temperado tanto do feijão como da carne. Era como se eu estivesse numa cozinha e já destampando a panela para sentir pelo ar aquela quentura balsâmica subindo e subindo, sendo completamente tomado pelo prazeroso perfume sertanejo. Um cheiro verdoso, temperado, apetitoso. O outro cheiro oloroso, acentuado pelos temperos, enchendo a boca de água e o estômago desejoso de saborear.
Já imaginaram: feijão de corda verdinho, novinho, preparado no tomate e cebola e recebendo um pouco de coentro já em ponto de ser servido. Já imaginaram: uma carne de bode carnudo, recém-chegada da banca da feira, lavada e bem lavada, cortada e colocada na panela com todos os temperos existentes na cozinha sertaneja. Colorau, tempero, alho, cebola, pimentão, tomate, e mais e mais. E depois deixar que o fogão de lenha ou a gás cuide do resto.



Tanto o feijão de corda como a carne de bode é de cheiro inconfundível quando está cozinhando, e também depois de pronto para ser servido. Fácil demais comprovar. Basta levantar a tampa da panela uns dois minutos depois de o fogo já estar desligado. A pessoa come ali mesmo, só com o cheiro, sem precisar de prato, garfo, colher, nada. Muita gente até despeja numa xícara o caldo ralo do feijão e bebe de se fartar. Com tiquinho de farinha também desce bem.
 Mas naquela hora da manhã - bem antes das oito - era como se eu estivesse à mesa e tendo um prato já devidamente preparado com tais iguarias. E mais: com um tiquinho de pimenta ao lado para molhar e dar um sabor mais picante ao feijão. A pimenta, aliás, faz parte desse trio de gulodice: não há feijão de corda com bode sem que o molho de pimenta esteja intrometido. Para muitos, o verdadeiro sabor vem do caldo da pimenta logo ao lado.
O sertão conhece muito bem essa história. Os de mais idade (e talvez alguns jovens) algum dia já experimentaram o feijão de corda comido em bolo. O prato é preparado normalmente, com feijão, farinha e carne, mas ao invés do garfo ou colher, a pessoa mete a mão no prato e começa a amassar a comida até formar um bolo. Depois é só levar o bolo de feijão à tigelinha de pimenta amassada no caldo do próprio bode e comer. A coisa melhor do mundo.
Realmente, comida da terra, quando sertaneja mesmo de nascença, jamais deveria ser saboreada através de garfo, faca ou colher. Na mão mesmo, fazendo bolo, passando no caldo da pimenta e comendo. Por isso que o Velho Titó antes da assentada mandava preparar a rede na varanda. Fartava-se no feijão de corda com bode e pimenta, depois mordia um pedaço de rapadura e ia sonhar comendo mais na rede logo adiante.
Sim, mas voltando ao cheiro sentido esta manhã e o meu desejo crescente de comer feijão de corda com carne de bode, peço apenas que me convidem para um simples regabofe no próximo final de semana, a partir de sexta. Não precisa nem garfo, faca ou colher. Já sabem por que.
Já sinto cheiro de sertão, de comida de feira, de regabofe sem igual. Para os apreciadores de uma cachacinha com raiz de pau, nada melhor que molhar o bico antes de encher o prato. E comer de se fartar. Uma coisa tão simples, pois apenas feijão verde, carne de bode e pimenta, mas o mais apreciado dos pratos.
Talvez Belânio de Queremilda não fugisse da casa caso a esposa grávida lhe pedisse uma comida autenticamente sertaneja. Mesmo no meio da noite ou madrugada, certeza de ele ir certeiro e prazeroso atrás de uma buchada, de um sarapatel, de um mocotó, mas principalmente de feijão de corda com carne de bode.
E duvido que ele não comesse muito mais que ela..

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A "LEI DO MAIS VALENTE".

Por Valdir José Nogueira (pesquisador/escritor)


Bom no gatilho, o bravo sargento belmontense Sinhozinho Alencar (José Alencar de Carvalho Pires) foi um marco entre aqueles que combateram o banditismo no sertão pernambucano, no tempo do cangaço. A foto do ano de 1919 mostra Sinhozinho ladeado por duas irmãs: Raquel Leonelina Pires de Alencar (Sinhazinha) e Ana da Assunção Pires (Iaiá).


OBS: Foi ele, com poucos soldados, que resistiu ao ataque do Grupo de Lampião à cidade de Belmonte, em que assassinaram o Coronel Luiz Gonzaga Ferraz ( 1922 )... adendo por Volta Seca...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2119310954795289&set=a.144216698971401&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO DE DEUS SE ENTREGA EM ENCRUZILHADA DE ABADIÂNIA

FILIPE CARDOSO/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

Negociação foi feita entre advogado e Polícia Civil. Rendição ocorreu pouco após às 16h - Brasil.



Pouco depois das 16h deste domingo (16/12), João de Deus se entregou às autoridades goianas. A defesa do médium negociava a rendição dele com a Polícia Civil de Goiás desde sexta-feira (14/12), quando a Justiça do Estado expediu mandado de prisão contra João de Deus. Ele é acusado de abusar sexualmente de centenas de mulheres – alguns atos teriam acontecidos há mais de 20 anos.

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2018/12/08/mulheres-relatam-abusos-sexuais-do-medium-joao-de-deus-em-atendimentos-espirituais.ghtml

A apresentação teria sido feita numa encruzilhada de estrada de terra na BR-060, em Abadiânia (GO), e o médium estaria sendo levado para a detenção em Goiânia. Mas nem a defesa do acusado nem a polícia forneceram ainda mais detalhes.

O Ministério Público e a Justiça goiana consideravam o médium foragido desde sábado (15), já que a ordem de prisão fora expedida na véspera. Para a Polícia Civil do Estado, contudo, ainda estava no prazo para ele se render espontaneamente.

https://www.metropoles.com/brasil/joao-de-deus-se-entrega-em-encruzilhada-de-abadiania?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2018/12/08/mulheres-relatam-abusos-sexuais-do-medium-joao-de-deus-em-atendimentos-espirituais.ghtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DESCANSE EM PAZ, MAYARA RODRIGUES


Por Júnior Almeida

Vínhamos acompanhando a luta dessa menina pela vida. Lutou até o fim com garra e determinação, mas hoje ficamos sabendo que ela perdeu a peleja com sua doença. 

Soubemos outro dia que ela em suas idas a hospitais deu conselhos a quem tinha uma vida inteira pela frente e não queria viver. 

Que Deus a acolha em Sua Morada e que conforte toda a sua família!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1785677548210743&set=a.103552366423278&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


Adquira esta maravilhosa obra através deste e-mail:  franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ OS OBJETOS DE LAMPIÃO PESAVAM EM TORNO DE 29 QUILOS


Por José Mendes Pereira

A gente pensa que a finalidade dos cangaceiros era somente roubar, matar, destruir tudo que via pela frente, mas o mais importante para eles era andar bem vestido, numa elegância além de cangaceiros, na intenção de serem reconhecidos por onde passavam. 

O próprio "cangaço entre aspas" era exigente e queria que os integrantes se vestissem bem. O cangaço não era um movimento sem lei e sem código, muito embora nada era registrado em papel para ser cumprido, mas as leis eram rigorosas, e ai daquele ou daquela que fugisse um pouco delas.

Muitos acham que o cangaço era mar de rosas, mas nem tudo, principalmente quando a maioria das viagens era feita a pé. Imagina bem um cangaceiro ferido naquelas matas e os outros teriam que conduzi-lo para um lugar distante transportado sobre ombros de outros que naquele momento gozavam saúde. 

Afirmam os escritores e pesquisadores que foram e são responsáveis pela montagem do dominó cangaceiro que certa vez Lampião pesou o seu equipamento e o resultado foram 29 quilos que ele carregava sobre os ombros.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LAMPIÃO - A ANÁLISE DE POEIRAS EM CRIMINALÍSTICA


Esse artigo 

"Lampião/ a Analise de Poeiras em Criminalística" da publicação "Enciclopédia da Luta Contra o Crime" com textos de diversos autores traz no fascículo de número 60 o texto de John Merionès Shawi onde encontramos algumas informações divergentes com a maioria dos autores e pesquisadores, mas que é um razoável em seu conteúdo. Foi lançada no ano de 1974 pela Abril Cultural e constitui-se de seis volumes.LAMPIÃO - Por John Merionès Shawi


Assassinando um inimigo no Ceará, sua terra natal, Antônio Alves Feitosa fugiu para Pernambuco com seu filho José e se estabeleceu no povoado de Carqueija. Com a morte de Antônio, José trocou seu sobrenome marcado pelo crime do pai e adotou o de Ferreira da Silva. Casou-se com Maria Lopes e mudou-se para uma fazenda que comprou em Ingazeira. Teve nove filhos: Antônio, Livino, Virgulino, Virtuosa, João, Angélica, Maria, Ezequiel e Amélia. Embora desejasse acima de tudo paz e tranquilidade, José Ferreira da Silva não pôde deixar de se aliar a uma grande família, os Pereira. Seu vizinho, José Saturnino, pertencia ao clã dos Nogueira, aliados dos Carvalho. Ferreira da Silva e Saturnino desejavam manter boas relações, mas, como seus "patrões" se encontrassem num conflito encarniçado, suas relações só podiam se deteriorar.

Por causa de algumas cabras — furtadas diziam uns, perdidas diziam outros — as duas famílias passaram das ofensas à linguagem dos fuzis. Antônio, o filho mais velho de José, é ferido. Para evitar a continuação da violência, os Ferreira da Silva deixam a fazenda e mudam-se para outra propriedade que possuem, em Nazaré. Mas o ciclo de violência fora iniciado. Os Saturnino passam a perseguir os Ferreira da Silva. Depois de três horas de cerco, os Saturnino são rechaçados, sofrendo uma baixa. José muda-se de novo ajudando a incendiar a fazenda de uma família rival, Lampião e seu irmão Livino tornaram-se marginais.

Com sua família e se instala em Olho d'Água, a 46 quilômetros de Mata Grande, em Alagoas. Seu obstinado pacifismo não basta, porém, para afastá-lo da luta entre famílias. Seu primo, Antônio Matilde, é agredido pelos Saturnino e envia uma mensagem a Livino e Virgulino, dois dos filhos de José Ferreira da Silva, pedindo-lhes que o ajudem na vingança. Antônio Matilde forma um grupo de quinze homens que vai queimar a fazenda Pedreira, pertencente a José Saturnino. Em Mata Grande, Antônio Matilde, Livino e Virgulino passam a ser procurados pela polícia e decidem dar uma lição a um delegado, dócil aos Carvalho: espancam-no e destroem sua casa. Em seguida, partem para Pernambuco. José Ferreira da Silva também realiza uma nova migração — sua última tentativa para preservar seus filhos do cangaço. 

Sua mulher morre de exaustão, na estrada, e dez dias depois o próprio José Ferreira da Silva cai, vítima do ataque de uma volante à sua casa. Assim que recebem a notícia, seus três filhos mais velhos voltam para Alagoas. Embora mais moço do que Antônio e Livino, Virgulino assume a chefia da família e distribui as responsabilidades: — João, você cuidará de nossas quatro irmãs e do pequeno Ezequiel. Vá para longe daqui, procure um lugar onde possa viver em paz ... Em seguida, traça a linha de conduta dos mais velhos: 

— Nós perdemos tudo. Só nos resta matar, até a morte. 

O ano era o de 1919 e Virgulino tinha 21 anos de idade. Em 1920, os três irmãos entram para o bando de Sinhô Pereira e Luís Padre, que dá caça aos Carvalho, aos Nogueira e aos Saturnino. Depois do primeiro confronto mais sério, Virgulino conta a seus companheiros: 

— Durante o tiroteio contra a volante, meu fuzil iluminava a noite como se fosse um lampião. Luís Padre acha muita graça nessa comparação e dá a Virgulino Ferreira da Silva a alcunha pela qual ficou conhecido: Lampião. Durante dois anos, o bando de Sinhô Pereira pilhou os Estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará. No correr dos ataques, das emboscadas e das retiradas, Lampião revelou-se um estrategista e um combatente excepcional. Ao resolver deixar o cangaço e recomeçar a vida longe dali, foi a Lampião que Sinhô entregou a chefia do bando. A seu sucessor, confiou também duas missões, duas vinganças que não pôde realizar. Lampião resolveu cumprir suas promessas sem demora. 

Luís Gonzaga, prefeito do município de Belmonte, é a primeira vítima. À frente de seus homens, Lampião invade o lugar — um povoado importante — e cerca a prefeitura. Aterrorizado, o prefeito prefere se jogar pela janela a cair vivo nas mãos dos cangaceiros. Ateando fogo às roupas e arquivos encontrados na casa, Lampião lança ao braseiro o corpo do suicida. 

A segunda vítima marcada, João Nogueira, prefere fugir. Enquanto procura sua pista, Virgulino mata-lhe o pai e alguns outros membros da família. Consequência imediata: os Nogueira e seus aliados se alistam na polícia de Pernambuco. Tendo cumprido sua palavra, Lampião iria, daquele momento em diante, impor sua própria lei ao sertão. 

VINGANÇA PARA TODOS 

Todo aquele que se opõe vitoriosamente aos poderosos, mesmo quando sua motivação não é das mais exemplares, torna-se rapidamente um herói aos olhos das massas miseráveis e oprimidas. Entrando no cangaço por um desejo de vingança pessoal, Lampião passou a simbolizar rapidamente as esperanças dos pobres do sertão. Através das proezas do "capitão", os oprimidos viviam um sonho de liberdade e de justiça que os cangaceiros não expressavam conscientemente. Lampião considerava sua revolta como o resultado amargo das circunstâncias; era mais um bandido de honra do que um bandido social. Havia nele mais aristocracia do que rebelião: comportava-se como um príncipe fora-da-lei, não como um revolucionário. Mas a lenda não se embaraça com muitas sutilezas nem se perde na penumbra da psicologia. Se Lampião se mostra corajoso, generoso, tira dos ricos para dar aos pobres, ele é o campeão do povo. Tremia-se ante o relato de suas crueldades, esqueciam-se os seus laços com alguns coronéis: era melhor ignorar as suas sombras e acalentar o coração à sua luz. "Onde vive o Lampião, a minhoca fica corajosa, o macaco enfrenta a onça, o carneiro não é carneiro."

Ao chegar à localidade de Princesa, na Paraíba, o "capitão" é aclamado e festejado, pois acaba de dizimar a família Dantas, que há muito tempo oprimia e humilhava a população local. Um dos sobreviventes da família Dantas entra para a polícia a fim de se vingar do bandido. Toma-se o sargento Quelé, um dos mais determinados adversários de Lampião. 

Em 1923, descobrindo um dos informantes do "capitão", Quelé o torturou até que ele revelasse o esconderijo do cangaceiro na caatinga. Depois, aproximou-se silenciosamente do lugar, cercado de uma barreira de arbustos espinhosos e, subitamente, desencadeou nutrida fuzilaria. Surpreendido, Lampião ordenou imediatamente a retirada, sem barulho. Não encontrando resistência, os soldados diminuíram o fogo. Nesse instante, os cangaceiros fizeram meia-volta, surgiram do cerrado e lançaram-se sobre os soldados numa carga terrível, berrando, cantando e xingando os adversários a plenos pulmões. Esse contra-ataque, de uma violência inacreditável, colocou os soldados em debandada. 

Mas Lampião ficou ferido no decorrer dessa luta; um de seus homens o carregou às costas durante a interminável caminhada que se seguiu pela caatinga. Em 1924, Lampião dá a impressão de ser onipresente. Surge na Paraíba e saqueia a povoação de Souza. É visto em todo o Estado de Pernambuco e enfrenta as volantes várias vezes. Executa algumas vinganças e reabastece-se em diversas localidades. Ele e seu bando se deslocam quase sempre a pé, dada a excepcional resistência dos cangaceiros. 


(1) Lampião e sua fiel companheira, Maria Bonita. A jovem tinha apenas 19 anos e vivia com um sapateiro chamado Zé do Nenen, quando encontrou o bandido. Segundo a lenda, ela imediatamente se dispôs a segui-lo por toda parte e até o fim da vida. (2) Padre Cícero Romão Batista, personalidade de forte ascendência sobre as populações nordestinas. (3) Maria Bonita, num raro momento de tranquilidade. 


Cangaceiro Corisco, considerado como o braço direito de Lampião, com sua mulher, Dadá. 

EPISÓDIOS

Sempre vitorioso, a lenda do "capitão" se firmou em todo o sertão e lhe conferiu um poder real. Alguns episódios o provam e permitem traçar o retrato do bandido. Ferido no olho por um galho de espinhos, Lampião encontra pouco depois um jovem médico do Rio de Janeiro, a caminho de seu novo posto. Eis o que se passou, segundo Pássaro Preto, um dos "cabras" de Virgulino: 

— O moço empalideceu; pensou que Lampião quisesse matar alguém formado pela universidade a fim de aumentar o rol de seus feitos. Suplicou ao cangaceiro que o poupasse, que era o único arrimo de uma velha mãe e de muitas irmãs. Lampião sossegou-o, dizendo: "Não tenha medo, doutor, o senhor está são e salvo. O senhor vai apenas desaparecer por uma semana; preciso do senhor para tratar do meu olho machucado. Vamos nos refugiar na serra que pode ver no horizonte. Conheço ali algumas cavernas que são verdadeiras casas". O médico foi forçado a acompanhar o bando. Ele levava remédios na sua bagagem e pôde tratar do ferimento. Cinco dias depois a infecção cedera quase que completamente e Virgulino resolveu libertar o jovem médico. Deu-lhe 4 contos de réis em pagamento pelo trabalho e conduziu-o até a estrada. Ao se despedir, perguntou onde pensava se estabelecer e prometeu: "Siga o seu caminho sem medo, doutor. Prometo-lhe que durante muito tempo não haverá outro médico nas suas paragens. O senhor será o único ali e ganhará muito dinheiro ..." 

De fato, Lampião fez tantas ameaças que nenhum outro médico ousou se estabelecer na região, e o médico conseguiu formar uma grande clientela. Lampião também se impunha aos outros bandos de cangaceiros que operavam no sertão. Em 1925, o "capitão" e seus homens entram na aldeia de Custódia, reclamando dinheiro e remédios. Contente com a acolhida da população, Lampião redige uma carta em que declara colocar o povoado sob a sua proteção. E diz ao farmacêutico: 

— Se outros cangaceiros aparecerem por aqui, o senhor só precisa mostrar este bilhete que estará são e salvo. O poder de Lampião viu-se subitamente confirmado pelas autoridades do Estado. Depois de Custódia, o bandido ocupou em quinze dias três povoados. De Rio Branco — sua última conquista — telegrafou ao governador de Pernambuco, ameaçando cercar Recife se os destacamentos policiais continuassem no seu encalço. O governador assustou-se e mandou suspender a perseguição. Lampião não teve problemas para tomar as vilas de Granito, Leopoldina e Cabrobó.

O CAMINHO CAÓTICO 

Entretanto, a despeito de sua popularidade e de seu poder de fogo, o "capitão" não procura estruturar sua revolta e lhe dar urna expressão reivindicativa. Nunca tenta organizar as massas que lhe são espontaneamente favoráveis. Lampião é um bandido, um excepcional comandante, mas incapaz de imaginar seu papel, em termos de poder. Entre ele e Pancho Villa existe a distância infinita de uma revolução mental. Nos dois casos, o sentido da honra e o desejo de vingança moldaram o destino, mas por caminhos opostos. Enquanto Villa participa da transformação da realidade social mexicana, Lampião, bandoleiro glorioso e solitário, não compreende nada dos problemas e movimentos da sociedade brasileira. A vida de Lampião não passa de uma sucessão de combates, fugas, atos cruéis ou nobres, sem que nunca ele tenha pensado em unificar, dar um sentido a essas ações. Virgulino não domina o seu destino — sofre-o; sabe defender-se maravilhosamente, mas é cego. Além disso, periodicamente sonha com a respeitabilidade, ser reconhecido e acatado pelas autoridades, servi-las se preciso. Vários episódios ilustram esse desejo de reintegração social — são como encruzilhadas no caminho caótico do bandido. 

Em fins de 1925, chefiando trinta cangaceiros, Lampião assalta a fazenda de Vicente Moreira, que se encontra sozinho. O fazendeiro se defende bravamente por todos os lados e os bandidos não conseguem vencê-lo. — Vicente Moreira, cabra da peste, você devia morrer hoje. Mas você é muito valente; não se deve matar um homem como você. Saia de casa, façamos as pazes — grita Lampião. Os dois homens parlamentam longamente e entram num acordo. O "capitão" promete não atacar mais nem Moreira nem seus parentes, particularmente José Saturnino, seu mais velho inimigo. E cumpre a palavra. Pouco tempo depois disso, ocupa a cidade de Flores, mata o chefe da família Teotônio, que o denunciara à polícia, e, em seguida, resolve se refugiar na casa de José Jósimo, um de seus amigos coronéis. 

Na estrada de São João dos Leites, o bando é atacado por uma volante da polícia. Os cangaceiros conseguem escapar, mas Livino, um dos irmãos do "capitão", cai morto e os soldados ficam com o seu corpo. "A perda do irmão afetou muito a Lampião; ele ficou muito triste e deixou crescer o cabelo e a barba em sinal de luto." Depois desse revés, o bandido comprou uma fazenda na localidade de Barreiros, perto de Vila Bela, Estado de Pernambuco, onde pretendia viver em paz. E — estranha ingenuidade — enviou uma mensagem ao governador na qual lhe propunha dividir Pernambuco em duas partes: o governador reinaria nas regiões costeiras, enquanto Lampião dominaria o sertão . A absurda iniciativa demonstra o temperamento feudal do cangaceiro.

UM RICO TURISTA 

O ano de 1927 começou de modo dramático. Antônio, o irmão mais velho, foi morto por um tiro de fuzil disparado durante um jogo. Lampião sentiu profundamente o acidente. Fechou-se durante seis meses no vale do Pajeú e chamou para junto de si seu irmão caçula Ezequiel, então com quinze anos. O rapaz revelou-se um atirador de espantosa habilidade e Lampião lhe deu o apelido de "Ponto Fino". Com ele e uns cinqüenta "cabras", resolveu assaltar a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Era uma empreitada insensata, sobretudo porque o cangaceiro anunciara a sua chegada. Antes de atingir Mossoró, incendiou algumas aldeias, pensando apavorar assim os habitantes da cidade, para tomá-la sem luta. Errou no cálculo: tendo tido tempo de avaliar a força do bando de assaltantes, o chefe da polícia organizou a defesa da cidade e, em conseqüência, Lampião e seus homens foram repelidos. Essa derrota fez renascer suas hesitações: como abandonar o cangaço? Refugiou-se no Ceará até o fim do ano. Como a polícia estivesse no seu encalço, dispersou seu bando e partiu para o norte da Bahia, onde foi acolhido pelo coronel Petronilho, o mais rico fazendeiro-da região, que o ajudou o melhor que pôde. Lampião foi encarregado de cuidar do gado solto nos grandes pastos de uma das suas fazendas, Gangorra. "A regeneração de Lampião foi com-pleta. Durante um ano viveu tranqüilamente. Soube conquistar a simpatia de quase todos os moradores dos arredores. Tratava-os com grande amabilidade e gastava prodigamente todo o dinheiro que havia juntado. Depois, passou seis meses na fazenda Três Barras. Levava uma vida de turista rico. Muitos bandidos da região resolveram viver perto dele: Corisco, Antônio de Ingrácia e outros, atraídos pela divertida vida que se levava ao lado do 'capitão'. Mais de cem homens e mulheres moravam então na fazenda. Sua palavra era lei. Ele se tornara uma autoridade na região. Periodicamente ia até a cidade próxima, Jeremoabo, onde conversava com o prefeito, o juiz, o delegado de polícia." (Optato Gueiros: Lampião.) Entretanto, as volantes vindas de Pernambuco continuavam a vigiar as idas e vindas do cangaceiro. Muitos de seus elementos tinham contas pessoais a ajustar com Lampião e não estavam dispostos a desistir dos seus intentos de vingança.

SÓ O DIABO PODE RESISTIR 

A perseguição, às vezes, colabora com o acaso. Voltando de Jeremoabo a Gangorra, o "capitão" notou que era seguido por uma volante. Com seus companheiros, desapareceu na caatinga, reaparecendo depois no distrito rural de Santa Brígida, na fazenda Malhada do Caiçara. O proprietário do lugar, João Casé, e sua mulher, Maria Déia, tinham uma filha de 19 anos, alcunhada de Maria Bonita por causa de sua beleza. Maria vivia com um sapateiro, Zé do Nenen, sem que o casamento tivesse sido legalmente celebrado. A moça confiara a Luís Pedro, um dos amigos do cangaceiro, que amava Lampião, embora jamais o tivesse visto. Luís Pedro pintou ao capitão um retrato entusiasta de Maria: " 'Compadre, essa mulher tem olhos extraordinários, seus olhos viram a cabeça das pessoas. Tudo nela é atraente. Só o diabo pode resistir à sedução dos gestos e das palavras de Maria.' 

Embora desconfiado, Lampião concordou em acompanhar o amigo até a casa do sapateiro. Segundo o cangaceiro Cambaio, a cena foi assim: Maria Bonita abriu a porta e reconheceu imediatamente aquele que elegera. Disse então em voz alta: 'É ele quem eu amo ... Você quer me levar ou quer que eu o siga?' Como quiser, Maria; eu quero tudo o que você quiser. Se quiser viver definitivamente comigo vamos.' Maria entrou no quarto. Quando saiu, vestia uma capa e trazia duas bolsas: apresentava-se um pouco à moda dos cangaceiros. Voltando-se para o marido, que ficara petrificado num canto da sala, ela lhe disse simplesmente: 'Adeus Zé'. E desapareceu atrás do homem que amava". (Optato Gueiros, op. cit.) Essa versão do "encontro" possui a beleza e a simplicidade das lendas populares. Contudo, um ponto foi confirmado pelos pais da moça, que sobreviveram: ela realmente se comprometera a seguir Lampião antes de tê-lo conhecido. Maria Bonita se conservaria fiel ao herói de seus sonhos durante dez anos.

Por seu lado, Lampião devotou-lhe constante paixão. Em conseqüência de uma desavença com seu protetor, o coronel Petronilho (questão de partilha do gado), o bandido retomou o caminho do sertão. Seu grupo abrangia agora diversas mulheres, o que o distinguia de todos os outros bandos do nordeste brasileiro, assim como de todos os outros bandos da história do banditismo rural. O papel das mulheres limitava-se a serviços domésticos; não usavam fuzis nem participavam dos combates. Para se vingar do coronel Petronilho, o "capitão" incendiou a fazenda Gangorra e depois se retirou para o Raso da Catarina, espécie de deserto recoberto de arbustos espinhosos, sem uma gota de água em toda a sua enorme extensão. As volantes não ousavam penetrar nesse inferno. Lampião conhecia a região como a palma da mão e ali se sentia na mais completa segurança. 

De 1930 a 1932 o cangaceiro permaneceu no meio do seu deserto, juntamente com Maria Bonita, Corisco e sua mulher Dadá, o jovem Volta Seca, seu irmão caçula Ezequiel e alguns "cabras". Limitava-se a algumas expedições às povoações vizinhas, para se reabastecer. "Em 1932, porém, os governadores da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco resolveram unir esforços para perseguir o bandido. Os destacamentos policiais dos vários Estados foram reunidos num só contingente e seu comando entregue a oficiais do exército." (Nonato Masson, A Aventura Sangrenta do Cangaço.) 

Os habitantes da caatinga foram levados para a cidade de Jeremoabo: o governo estava resolvido a empregar os grandes meios. Contudo, embora avisado por seus infor-mantes, Lampião não pensou que os soldados tivessem a coragem de penetrar no Raso da Catarina. Sete de dezembro de 1932, 10 horas da manhã: "Lampião estava no interior de uma caverna, em plena serra do Chico, no meio do Raso do Catarina. As mulheres preparavam a comida; os homens tratavam de esmagar crauás e gravatás a fim de obter água. Subitamente a fuzilaria ecoou na caverna, e os cangaceiros, tomados de surpresa, não puderam resistir. Alguns foram mortos, outros feridos. Lampião, levando Maria Bonita às costas, fugiu pelo fundo da grota. Corisco, Volta Seca, Dadá e alguns outros seguiram-no. Mas não puderam carregar nada consigo. Ao entrar no refúgio, os soldados ali encontram armas, muita munição, chapéus de couro, bolsas, sandálias, objetos de ouro e prata. Terminado o mistério da inexpugnabilidade do Raso da Catarina, Lampião nunca mais voltou para lá". (Nonato Masson, op. cit.) Depois dessa fuga miraculosa, Maria Bonita convenceu Lampião de que era tempo de comprar uma fazenda para nela viver em paz. Ezequiel fora morto num combate recente e o cangaceiro não enxergava mais do olho direito, ferido por um espinho. Lampião, contudo, não pensava em se recolher a uma existência difícil; depois de refletir, concebeu um engenhoso plano de rapina.


Com suas roupas características e suas armas, quinze dos companheiros de Lampião posam para o fotógrafo. No centro do grupo, vê-se a jovem Dulce, mulher do cangaceiro Criança. 

O HOMEM DE NEGÓCIOS 

Lampião convocou seus homens, dispersos pelas diversas regiões do nordeste; eram cerca de noventa. Dividiu-os em pequenos grupos de seis homens, sob a direção de um chefe. Este tinha o direito de escolher a região em que preferia operar. Quanto ao chefe supremo, instalou-se nas grotas da fazenda Angicos, de propriedade de um amigo, onde estabeleceu um verdadeiro quartel-general. "Os pequenos bandos atacariam fazendas e povoados, às vezes muito afastados da fazenda Angicos, que ficava no Estado de Sergipe. Antes de partir, recebiam de Lampião todas as instruções necessárias para o êxito de seu 'trabalho'. Em seu esconderijo de Angicos, Lampião só conservava oito 'cabras', seus guarda-costas. Eles vigiavam a 'fortaleza' do chefe, em que moravam Maria Bonita e as outras mulheres. 

Lampião quase nunca saía do seu acampamento. Ali recebia carregamentos de munição, comprada a 1 000' réis por bala e revendida a seus tenentes a 10 000 réis." (Optato Gueiros, op. cit.) Esse comércio florescente permitia ao chefe não participar das ações e viver como um rico fazendeiro. Os anos passaram sem problemas nem perigos especiais. Em 1937, um boato percorreu o sertão: Lampião morrera já havia algum tempo, vítima de tuberculose. Tanto os cúmplices do bandido como a polícia sabiam que a notícia não tinha fundamento e que, pelo contrário, Lampião continuava a preparar seus homens para os assaltos que não comandava mais. "Em junho de 1938, o cabo João Bezerra ( ...) prendeu o comerciante Pedro Cândido, na cidade de Piranhas, Estado de Alagoas; o cabo suspeitava há tempos de que Pedro Cândido tinha negócios com Lampião. Torturado, Pedro Cândido confessou tudo, revelando que todas as semanas ia ao lugar onde Lampião e seus homens se escondiam. “E ali ficava, às vezes, muitos dias.” (N. Masson, op. cit.) Os soldados, porém, não tinham coragem de atacar o esconderijo do cangaceiro e o cabo imaginou um ardil que tinha a imensa vantagem de só expor Pedro Cândido: deu-lhe um frasco de veneno e a missão de vertê-lo no café dos bandidos. Quando, em 29 de julho de 1938, os soldados assaltaram as grotas de Angicos, puderam atirar à vontade, sem temer resposta. Lampião e seus companheiros já estavam mortos. A polícia limitou-se a simular o combate, pilhar a caverna, despojar os cadáveres do dinheiro que levavam em seus cinturões e, por fim, como epílogo dessa cena macabra, decapitar os cangaceiros e colocar suas cabeças em baldes de sal.

Este material eu adquiri no blog do pesquisador Raul Meneleu Mascarenhas.

http://meneleu.blogspot.com/2016/02/lampiao-analise-de-poeiras-em.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAZÉ DE IRACEMA, O VOO DA GAIVOTA


Por Rangel Alves da Costa

Noite de sábado triste para Poço Redondo. A notícia do adeus terreno da querida Mazé de Iracema, deixa o sertão inteiro enlutado e entristecido. 


A companheira fiel e dedicada de Manezinho França, a querida mãe de muitos filhos e netos, a amiga do povo de Poço Redondo, a bondosa irmã, a fiel servidora da igreja católica, a voz entoando rezas e cantos religiosos, a gaivota de Padre Mário, a nossa Mazé. 


Que voo mais triste, mas voo em direção aos céus e aos braços do Senhor!


https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com