Seguidores

domingo, 14 de setembro de 2025

QUEM FALOU A VERDADE, O CANGACEIRO VILA NOVA, O SEU PARCEIRO BALÃO, OU O VOLANTE MANÉ VEIO?

 Por José Mendes Pereira


No dia 14 de novembro de 1938, Iziano Ferreira Lima, o afamado cangaceiro VILA NOVA, afirmou ao “Jornal A Noite”, que estava na Grota do Angico )em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe), no momento do ataque das volantes ao grupo de Lampião, na madrugada de 28 de julho de 1938. Vejam o que ele fala:


“ – Escapei pela misericórdia de Deus, afirma. Vi quando o CHEFE (o chefe que ele se refere é Lampião) caiu se estrebuchando pelas forças do tenente Ferreira. 

Cangaceiro Luiz Pedro

Meu padrinho Luiz Pedro caiu ferido nos meus pés. Pediu que o matasse, logo. O que fiz, foi apanhar o seu mosquetão e fugir para as bandas do riacho onde o fogo era menor. 

O cangaceiro Zé Sereno

Depois da fuga fui me esconder na Fazenda Cuiabá, onde me encontrei com ZÉ SERENO, e outros que puderam fugir do cerco. Ali soubemos que junto com o capitão, tinha morrido mais 11 cabras, inclusive D. Maria Bonita”. 

Ele fala que junto com o capitão, morreram 11 cabras. Verdade, lógico que lá morreram 11 cangaceiros, mais o volante Adrião Pedro de Souza.

Adrião Pedro de Souza é o último da esquerda - A imagem pertence ao professor, escritor e pesquisador do cangaço Antônio Vilela.

Já o amigo Guilherme Alves, o ex-cangaceiro apelidado na Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia por Balão, afirmou à “Revista Realidade” em novembro do ano de 1973, sobre o famoso cangaceiro Luiz Pedro o seguinte:

O cangaceiro Balão - fonte pesquisada - http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/08/cangaceiro-balao-sensacional-entrevista.html

Luís Pedro ainda gritou: "Vamos pegar o dinheiro e o ouro na barraca de Lampião". Não conseguiu, caiu atingido por uma rajada. Corri até ele, peguei seu mosquetão e, com Zé Sereno, consegui furar o cerco. Tive a impressão de que a metralhadora enguiçou no momento exato. Para mim foi Deus.

https://lampiaoaceso.blogspot.com/2010/09/os-brinquedinhos-que-mataram-lampiao.html

As duas entrevistas destes dois cangaceiros, cedidas aos Jornais A Noite e à Revista Realidade ficam meio confusas, que cabe aqui esta pergunta? 

O cangaceiro Luís Pedro carregava dois mosquetões no momento em que tentava fugir do cerco policial? 

O cangaceiro Vila Nova disse que pegou o mosquetão do Luís Pedro e deu no pé. O Balão também afirma a mesma coisa.

Também as duas afirmativas deles deixam novamente confuso sobre a morte de Luís Pedro. Por quê?

Volante Mané Veio que segundo ele, assassinou o cangaceiro Luíz Pedro

O volante Mané Veio, disse aos pesquisadores e repórteres, que foi ele quem assassinou o cangaceiro Luís Pedro, e pelo que ele diz, levou um bom tempo para matá-lo. Saiu perseguindo, perseguindo entre pedras e ele tentando salvar a sua vida, mas finalmente o assassinou.

Não sou nenhuma autoridade no que diz respeito a cangaço, mas acho que quem falou a verdade, foi o volante Mané Veio, que depois da chacina aos cangaceiros, foi comprovado por ter se apossado das riquezas do cangaceiro. 

O tenente João Bezerra exigiu que ele colocasse os bens do cangaceiro no monte já recolhido dos outros marginais, mas ele bateu forte dizendo que tudo era dele, e infeliz seria aquele que o enfrentasse para tomar. Com esta ameaça, ninguém se atreveu em atacá-lo. 


Sobre a morte do cangaceiro Luís Pedro você poderá ler em ”Lampião Além da Versão Mentiras e Mistério de Angico”, escrito por Alcino Alves Costa.

ALERTA AOS NOSSOS LEITORES.

Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas, desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional, você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão.
 
Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância.

http://blogdomendesemendes.blogpsot.com

HISTORIADOR CONTA QUEM FOI ANTONIO SILVINO, UM DOS MAIS FAMOSOS CHEFES DO CANGAÇO.

  Por EBC na Rede

https://www.youtube.com/watch?v=ad6n91wbNrE

O Cangaço teve muitos outros "heróis" além de Lampião. O historiador Frederico de Mello narra histórias de Antonio Silvino, um dos mais famosos chefes de bando. Ele entrou no movimento junto com o irmão para vingar a morte do pai, também bandoleiro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO SOBRE CANGAÇO ADQUIRA LOGO O SEU.

 

O cientista cearense de Lavras da Mangabeira Melquiades Pinto Paiva, publicou entre 2001 e 2008 uma coleção de 5 exemplares com o titulo "Bibliografia Comentada do Cangaço. 

Em 2011 resolveu reunir os 5 volumes, com mais outros apontamentos, num único Volume, com o titulo" CANGAÇO: uma ampla bibliografia comentada", com 390 páginas, capa dura, papel especial, edição de luxo, Editora IMEPH. 

Este trabalho contém o comentário sério e fundamentado de 200 livros, 55 Revistas, 200 artigos de jornais, 140 cordéis e 12 filmes e documentários. 

Livro da mais alta importância para quem deseja fazer um estudo sistemático do fenômeno do Cangaço e formar uma boa biblioteca sobre este tema. Quem desejar adquirir este e outros livros: 

franpelima@bol.com.br - 
Whatsapp: 83 9 9911 8286, 
além de mensagem no face.

ALERTA AOS NOSSOS LEITORES.

Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas, desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional, você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão.
 
Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogpsot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONTAGEM REGRESSIVA PARA 42ª EXPO BACIA LEITEIRA EM BATALHA, ALAGOAS.

 Por BCCOM Assessoria de Comunicação

WhatsApp Image 2025-09-03 at 17.54.35

Confira programação completa dos cinco dias de exposição

Começou a contagem regressiva para mais uma edição da Expo Bacia Leiteira, a maior exposição do leite do Norte e Nordeste. Já na sua 42ª edição, acontece em Batalha, Alagoas, no Parque Mair Amaral, de 10 a 14 de setembro. Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite em Alagoas, em especial na região da bacia leiteira, o evento conta com uma programação recheada, voltada para o cooperativismo, a capacitação e o incentivo à produção dos agricultores alagoanos.

“Já estamos aqui no Parque Mair Amaral, nos preparativos para a 42ª Expo Bacia Leiteira.  A presença confirmada já do governador Paulo Dantas e diversas autoridades.  Eu recebi uma informação muito importante do secretário de Agricultura, Matias Amorim, e já foram cadastrados mais de 400 animais”, relata o prefeito de Batalha, Wagney Dantas.

Durante cinco dias, o Parque Mair Amaral será palco de rodas de conversa, homenagens, cursos técnicos, palestras, rodadas de crédito, de julgamento de animais e do tradicional Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar, tudo conduzido e organizado por instituições federais e órgãos oficiais, dentre as quais estão o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-AL) e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seagri-AL). A exposição contará com a presença de estudantes, técnicos, empresários e do pequeno e médio produtor.

“É uma exposição que é regional. Então existe sempre a participação de todos os municípios da Bacia Leiteira. Também vêm animais de Sergipe, Pernambuco, Maceió e toda a região. Tem o torneio leiteiro, que em Batalha aqui é específico da agricultura familiar. Eu considero essa a maior exposição agropecuária de Alagoas, porque é uma exposição muito abrangente, onde vem do pequeno produtor ao grande produtor.”, declarou o secretário de agricultura de Batalha, Matias Amorim.

A programação completa já está disponível no Instagram oficial da exposição, @expobacialeiteira. A entrada para a 42ª Expo Bacia Leiteira é gratuita e o evento, aberto para todos os públicos.

Atenciosamente,

BCCOM Comunicação

Assessoria de Imprensa
82 3326.3839 | 82 8802.0271
bccom1@uol.com.br

Enviado por: BCCOM Assessoria de Comunicação

http:blogdomendesemendes.blogspot.com

 

REVENDO - UM ANO PARA NÃO SE ESQUECER ! VIVA 2015 E QUE VENHA 2016...

 Por Manoel Severo


O ano de 2015 foi sem dúvidas muito especial, definimos mais uma vez uma agenda intensa de atividades e em todas elas a marca inegável do trabalho em equipe e da firme disposição da integração da verdadeira alma nordestina. O Cariri Cangaço; esse empreendimento que tem a cara do sertão, une a cada ano, o Brasil da tez queimada pelo sol da caatinga na direção do fortalecimento de nossa memória e inigualável história.

Já somamos 5 estados; Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe; somos 16 municípios unidos ao sentimento de perpetuar o que temos de mais precioso. O Cariri Cangaço assume a cada ano o desafio de se reinventar, com ousadia e muito trabalho chegar a todos os recantos de nosso Brasil, aqui nosso principal combustível é o entusiasmo e a certeza de que vale a pena, e como vale !

Casarão de Patos de Irerê

A Emblemática Princesa Isabel...

Já havia muito tempo que planejávamos chegar a Princesa Isabel e a São José de Princesa, com sua emblemática Patos de Irerê, na querida Paraíba. As sagas de Zé Pereira, Marcolino Diniz, Xanduzinha, Quelé, enfim; não poderiam ficar fora de nosso Cariri Cangaço, pelo imenso significado que possuem para a historiografia da temática e para a própria história do Brasil..


Os primeiros contatos foram feitos através do amigo Carmelo Mandu que acabou proporcionando um momento precioso entre os organizadores do Cariri Cangaço; curador Manoel Severo e os Conselheiros Narciso Dias e Jorge Remígio e ainda o assessor Heldemar Garcia e Jair Tavares na residência do querido João Mandu, onde os contatos com Socorro Mandu e Emmanuel Arruda foram definitivos juntamente com a visita maravilhosa a Patos de Irerê com João Antas, para realizarmos o sonho chamado Cariri Cangaço Princesa 2015.

Depois recebemos a visita do prefeito de Princesa Isabel, Dominguinhos em Juazeiro do Norte ao lado dos secretários Valmir Pereira e Emmanuel Arruda, quando ao lado de Pedro Barbosa começamos a definir o formato do grande evento. Ali foi também definitivo o apoio de São José de Princesa com Rúbia Matuto e toda a comunidade de Patos de Irerê. Marcamos a data: O Cariri Cangaço Princesa 2015 seria no período de aniversário da cidade, 19 a 21 de março.


Não teria palavras para definir o grande significado do Cariri Cangaço Princesa, não só pelo público espetacular, com mais de 500 pessoas na noite de abertura e nos seguidos momento da agenda. Testemunhar a família princesense unida para contar a sua própria história não teve preço. Em Patos de Irerê, terras de São José de Princesa, do Coronel Marçal e pouso de Marcolino e Xanduzinha, território livre da guerra de princesa e dos memoráveis combates de trinta, a festa foi simplesmente espetacular; tendo a frente Rúbia Matuto e João Antas. Presença de amigos de todo o Brasil; mais de 100 pesquisadores invadiram a Paraíba num dos mais emblemáticos Cariri Cangaço de todos os tempos.

Poderia passar o dia inteiro citando e agradecendo a tantos e tantos amigos e valorosos colaboradores; mas não poderia esquecer da grande família Cariri Cangaço de Princesa e São José: Dominguinhos, Emmanuel Arruda, Valmir Pereira, Thiago Pereira, Sabrina Barbosa, os queridos amigos da família Mandu; Carmelo, Socorro, Pacelli, Marcelo, Sandro e os talentosos artistas do Abolição, além dos estimados Rosane e Roberto Gonçalves, Fábio Arruda e tantos outros como o impagável Paulo Mariano, o sensacional João Antas, Damião, Josefa e o povo querido de Patos, sem falar na espetacular Rúbia Matuto. Vocês foram os grandes responsáveis por tudo isso: Inesquecível Cariri Cangaço Princesa 2015!

Veja tudo visitando em nossa aba superior no ícone:
http://cariricangaco.blogspot.com.br/p/princesa-isabel.html

Piranhas, Alagoas

A Belíssima Piranhas...

Desde o ano de 2013, ainda no começo de nossas iniciativas com as Avante-Premiere na direção de alcançar outros públicos além do estado do Ceará; Piranhas através de nosso Conselheiro, talentoso pesquisador e turismólogo Jairo Luiz se apresentou como uma das mais espetaculares empreitadas com a Marca Cariri Cangaço. Na mais bela cidade ribeirinha do Brasil, às margens do Velho Chico, foi possível realizar um evento único que une qualidade, responsabilidade e uma beleza incomum, nascia o Cariri Cangaço Piranhas, no estado das Alagoas, já em sua terceira edição !


A tradição piranhense e seu legado dentro da historiografia do cangaço se consolidou de forma efetiva neste ano de 2015. Sob a batuta espetacular e um trabalho primoroso de Patricia Brasil, Celsinho Rodrigues e toda a equipe da municipalidade e demais parceiros, realizamos entre os dias 25 e 28 de julho uma edição para não ser esquecida. Uma surpreendente caravana de mais de 200 pesquisadores de todo o Brasil marcaram presença em terras alagoanas para vivenciar toda a magia de mais um Cariri Cangaço Piranhas.

A essa edição do Cariri Cangaço Piranhas 2015 tivemos a adesão de mais um estado; Sergipe com Poço Redondo; terra do inesquecível Alcino Alves Costa. Poço Redondo veio se somar ao evento trazendo o toque da homenagem especial ao querido Decano Caipira com a inauguração de Avenida e do Memorial Alcino Alves Costa, tendo a frente Rangel Alves da Costa e o casal, Conselheiro Cariri Cangaço, Archimedes Marques e Elane Marques, além da família do homenageado, numa recepção inesquecível, tendo a frente a querida Lena. 


Piranhas definitivamente firmou sua posição no Brasil como sede de um dos eventos mais qualificados sobre o tema cangaço no país. O Cuidado com toda a programação, o elenco de conferencistas, os temas, as visitas e todo o zelo dos organizadores com os mais de 200 convidados, tendo a frente o grande Celsinho Rodrigues, fizeram do Cariri Cangaço Piranhas 2015 um evento espetacular. Tivemos no total um público de mais mil pessoas em nosso Cariri Cangaço Piranhas, sensacional!


Não não poderíamos deixar de agradecer aos queridos amigos da Família Cariri Cangaço de toda Piranhas... Celsinho Rodrigues, Patrícia Brasil, Jaqueline Rodrigues; prefeito Manoel Brasiliano, estimado deputado Inácio Loiola e dona Chatia, Secretária Melina Freitas, amigos Reginaldo Rodrigues, Petrúcio Rodrigues, Cacau, Francisco e Washington Correa, e as presenças mais que honrosas de Seu Celso Rodrigues e o casal querido Paulo Britto e Ane Ranzan e toda família Piranhense.

Veja tudo visitando em nossa aba superior no ícone:
http://cariricangaco.blogspot.com.br/p/piranhas.html


No Ceará tem disso sim...

E em nossa quinta edição em terras cearenses, mais uma vez a festa e o calor alencarinos, se fizeram presentes com destaque para as espetaculares Lavras da Mangabeira e Missão Velha. Crato e Juazeiro do Norte completaram as honras da casa, encerrando a Agenda Cariri Cangaço 2015. 

Desta vez um recorte especial sobre o personagem emblemático que foi Padre Cícero Romão Batista. Em Lavras da Mangabeira, sob a sombras das árvores e com uma platéia mais que especial tivemos o "Pacto dos Coronéis" e depois em dois momentos em Juazeiro do Norte a figura do Santo Padre, com o "Muro do Valado" na serra do Horto e "As várias Faces do Santo do Juazeiro" no memorial que leva seu nome, sem dúvidas foram momentos marcantes para a grande festa que foi o grande Ano V.

 Edição de Luxo , Ano V , Cariri Cangaço em terras cearenses para não se esquecer...

Na bela RFFSA em Crato a magia de "Os Últimos Cangaceiros" trouxe ao debate o papel da sétima arte com direito a revelações maravilhosas da querida Neli Conceição, filha de Moreno e Durvinha em noite memorável e abertura no berço do Cariri Cangaço com Wolney Oliveira.

Lavras da Mangabeira em sua primeira realização dentro da Edição Oficial; anteriormente havia feito duas avante-première em 2013 e 2014; e Missão Velha, presente em todas as nossas edições foram simplesmente sensacionais e dessa vez, Missão Velha com as homenagens marcantes aos coronéis do cariri, com destaque para Quinco Vasques, Cel Santana e o Edson Olegário, mostrou a força das família caririenses. 

 Grande Família Cariri Cangaço vinda de todos os cantos do Brasil... Avante !

O Edição de Luxo - Ano V, com o envolvimento dos organizadores tendo a frente Cristina Couto em Lavras e Bosco André em Missão Velha tornaram suas programações simplesmente momentos para não se esquecer, aqui tivemos a estréia de quatro novos conferencistas que honraram sobre maneira a família Cariri Cangaço: Urbano Silva, Heitor Feitosa Macedo, Emerson Monteiro e Lailson Feitosa, sejam bem vindos! Nos resta agradecer; muito obrigado aos queridos amigos de nosso amado Cariri; Cristina Couto, estimado Tavinho; Ruy Gabriel, Cícera, Cecília e toda a equipe de Lavras; Bosco André, Tardiny, amigo Cicero Macedo, Niltim, Dr Cícero Landim, grande Antonio Edson Olegário.

Outro ponto marcante de nossa Edição de Luxo foi a posse no novo Conselho Cariri Cangaço , uma plêiade de verdadeiros gigantes, talentosos e apaixonados pelo seu chão e por sua história. O Cariri Cangaço tem a honra de ter dentre seus Conselheiros, homens e mulheres que dignificam a Alma Nordestina...A eles e a toda família Cariri Cangaço desta grande Nação chamada Brasil, a nossa enorme gratidão.


Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço 2015/2017

Napoleão Tavares Neves, Barbalha CE
Juliana Pereira, Quixadá CE
Ivanildo Silveira, Natal RN
Ângelo Osmiro, Fortaleza CE
Honório de Medeiros, Natal RN
Narciso Dias, João Pessoa PB
Sousa Neto, Barro CE
Gerado Ferraz, Recife PE
Wescley Rodrigues, Sousa PB
Ana Lúcia Granja, Petrolina PE
Kiko Monteiro, Lagarto SE
João de Sousa Lima, Paulo Afonso BA
Archimedes Marques, Aracaju SE
Rostand Medeiros, Natal RN
Aderbal Nogueira, Fortaleza CE
José Cícero Silva, Aurora CE
Antônio Vilela, Garanhuns PE
Bosco André, Missão Velha CE
Múcio Procópio, Natal RN
Paulo Gastão, Mossoró RN
Kydelmir Dantas , Mossoró RN
Cristina Couto, Lavras da Mangabeira CE
Jorge Remígio, Custódia PE
Professor Pereira, Cajazeiras PB
Leandro Cardoso, Teresina PI

Só nos resta ressaltar o extraordinário trabalho e apoio dos Grupos de Estudo do Cangaço, parceiros de todas as horas, companheiros de jornada e sem dúvidas baluartes na defesa e manutenção de nossa memória. O Cariri Cangaço tem a honra de ter como "irmãos" nesta jornada a SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço,
o GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e
GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço.


Vamos em frente, muito obrigado 2015 
Então que venha o iluminado 2016.

Cariri Cangaço, Onde o Brasil de Alma Nordestina se Encontra!
Manoel Severo Barbosa

https://cariricangaco.blogspot.com/2015/12/um-ano-para-nao-se-esquecer-viva-2015-e.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARIRI CANGAÇO RECIFE 2025 OFICIAL

Por Manoel Severo

  

 PROGRAMAÇÃO OFICIAL - CARIRI CANGAÇO RECIFE
Pernambuco - Nordeste do Brasil

18 SETEMBRO 25 QUINTA

NOITE SOLENE FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO
ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS
Avenida Rui Barbosa, 1596 - Graças - Recife PE

19h Formação da Mesa Solene de Abertura

RAQUEL TEIXEIRA LYRA LUCENA - Governadora do Estado de Pernambuco
MANOEL SEVERO BARBOSA - Curador Cariri Cangaço
FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO - Pesquisador e escritor
ERIVELTON DE FRANÇA - Presidente da Comissão Organizadora
KAIO MANIÇOBA - Secretário do Turismo e Lazer do estado de Pernambuco
CACAU DE PAULA - Secretária de Cultura de Pernambuco
CEL. IVANILDO CESAR T. DE MEDEIROS- Comandante Geral da Policia Militar
LOURIVAL DE HOLANDA BARROS - Pres. da Academia Pernambucana de Letras
RINALDO CARVALHO BARBOSA Museu do Estado de Pernambuco
WESCLEY RODRIGUES DUTRA- SBEC Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço
ARCHIMEDES MARQUES- Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço
LEONARDO GOMINHO - Academia Brasileira de Estudos do Sertão Nordestino
WASTERLAND FERREIRA GECAPE Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco
BISMARCK MARTINS - Presidente do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço
ANITA PAIXÃO - Presidente do Grupo Sergipano de Estudos do Cangaço

19h20 Hino Nacional 
Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco
BANDA DE MUSICA CAPITÃO ZUZINHA

 19h15 - Entrada do Estandarte 15 Anos do Cariri Cangaço 
Conselheira Cariri Cangaço CÉLIA MARIA PARAHYBANA 

20h - Fala das Autoridades

20h30 Entrega da Comenda "Personalidade Eterna do Sertão" 
FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO
Entregue pela Conselheira LUMA HOLLANDA

Palavras pelo Homenageado

20h40 - Entrega de Comendas "Mérito Cultural Cariri Cangaço"
MANOEL SEVERO - Curador do Cariri Cangaço

1. RAQUEL TEIXEIRA LYRA LUCENA  
Governadora do Estado de Pernambuco
2. PRISCILA KRAUSE BRANCO  
Vice-governadora do Estado de Pernambuco
3. KAIO CÉSAR DE MOURA MANIÇOBA NOVAES FERRAZ  
Secretário do Turismo e Lazer de Pernambuco
4. MARIA CLÁUDIA DUBEX DE PAULA FIGUEIREDO BATISTA 
CACAU DE PAULA Secretária da Cultura de Pernambuco
5. CIDA PEDROSA 
Vereadora, Poeta e Escritora
6. LAMARTINE DE ANDRADE LIMA
Oficial médico da Marinha, professor, pesquisador e escritor
7. MARILOURDES FERRAZ
Jornalista, pesquisadora e escritora
8. MIGUEL MEIRA DE VASCONCELOS
Pesquisador e Editor
9. MARGARIDA DE OLIVEIRA CANTARELLI
Desembargadora, jurista, professora, escritora
10. ANA CELY FERRAZ
Produtora Cultural
11. CAPITÃO ARLINDO ROCHA, in memorian
 Edivanete Bione Rocha

Palavras pela representante dos Homenageados

21h - Entrega às Instituições "Mérito Cultural Cariri Cangaço"
MANOEL SEVERO - Curador do Cariri Cangaço

1. PMPE - POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO
Coronel Ivanildo Cesar Torres de Medeiros
2. IAHGP - INSTITUTO ARQUEOLÓGICO HISTORICO GEOGRAFICO PERNAMBUCANO
George Felix Cabral de Sousa
3. CEHM - CENTRO DE ESTUDOS DE HISTORIA MUNICIPAL
Elisabeth Meneses Gomes Silva
4. GECAPE - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DE PERNAMBUCO
Wasterland Ferreira
5. IHO - INSTITUTO HISTÓRICO DE OLINDA
Severino Vicente da Silva
6. MUSEU DA POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO
1º Sargento Leandro Cleiton Breyner 
7. APL - ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS
Lourival de Holanda Barros
8. MEPE - MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Rinaldo Carvalho Barbosa

Palavras pelo representante das Instituições Homenageadas

 21h15 - Posse Conselho Cariri Cangaço

Encerramento


19 SETEMBRO 25 SEXTA

MANHÃ

8h MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Avenida Rui Barbosa,960  Graças - Recife PE
Conferências

Exposição Operacional
BEPI-PMPE - Batalhão Especializado de Polícia do Interior

8h30 DENNIS RICHARD MOCOCK
As Armas do Cangaço

9h15 CLAUDIO AGUIAR
Movimentos Sociais Assistêmicos: O Caso de Caldeirão

10h JOSÉ MARCELO FERREIRA FILHO
O Cangaço e a Questão Ambiental no Semiárido

10h45 EVANDRO DUARTE DE SÁ 
A Saga do Cangaceiro Cabeleira

*

11h30 BISMARCK MARTINS DE OLIVEIRA
Lançamento "Cangaceiros de Antônio Silvino, o "Rifle de ouro" de A a Z

TARDE

14h MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Avenida Rui Barbosa,960  Graças - Recife PE
Conferências e Lançamentos

14h30 SAULO DE TARCIO DUARTE DE LIMA
Lançamento "Memória da Pedra Bonita do Reino" 

*

14h45 MARCOS ROBERTO NUNES
Os Poetas do Alto Pajeú: Itapetim, Berço Imortal da Poesia

15h25 ANA MARIA CÉSAR
Três Homens Chamados João
 
16h GEORGE FELIX CABRAL DE SOUSA
Pernambuco Libertário

16h40 DIRCEU SALVIANO MARQUES MARROQUIM
1824 - A Confederação do Equador

17h20. JOAQUIM PEREIRA
A Via Crucies de Anayde Beiriz, com base no Processo Judicial

*

18h FABIANA AGRA
Lançamento "O Sertão em Chamas: Lampião e Prestes em 1926" 

18h15 MANOEL SEVERO
Lançamento "Sinho Pereira e Luiz Padre: Na Rota do Cangaço"
de Jose Alves Sobrinho, in memorian


NOITE LIVRE


20 SETEMBRO 25 SÁBADO

MANHÃ

8h30 QUARTEL DO DERBY
Comando Geral da Policia Militar de Pernambuco
Rua do Derby, Derby - Recife PE

9h Visita Técnica 
MUSEU DA POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO

9h50 Entrega de Comenda Mérito Cultural Cariri Cangaço

1. CORONEL PM MARCUS VINICIUS RIBEIRO DE OLIVEIRA
Chefe da Assessoria de Comunicação Social da PMPE 
2. MAJOR PM GABRIELA ALMEIDA FRAZÃO MACIEL
Chefe do Cerimonial da Assessoria de Comunicação Social da PMPE 
3. 1º SARGENTO PM LEANDRO CLEITON BRAYNER
Gerente e Historiador do Museu da PMPE
4. 2º SARGENTO PM CÍCERO BATISTA DA SILVA
  Curador do Museu da PMPE
5. CABO ANDERSON JOSÉ DA SILVA
Historiador do Museu da PMPE

10h Roda de Conversa no Quartel do Derby
 MARILOURDES FERRAZ
Memórias de "O Canto da Acauã"

TARDE

14h MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Avenida Rui Barbosa,960  Graças - Recife PE
Conferências e Lançamento

14h30 LUIZ RUBEN BONFIM
Lançamento: "Lampião: seu perseguidores e o jornalismo desvirtuado 1935"

*

14h45 IGOR CARDOSO
A Hecatombe de Garanhuns

15h30 TEN. CEL. ALESSANDRO LOPES BEZERRA
 Comandante do BEPI- PMPE - Batalhão Especializado de Polícia do Interior
"A História do BEPI e a Importância das Técnicas de Rastreamento em Ações no Bioma Caatinga"

16h10 ANDRÉ CARNEIRO DE ALBUQUERQUE
Conferência e Lançamento de os Capitães do Fim do Mundo.
Tropas Volantes: A Guerra Irregular no Sertão e as Lições que ainda Ecoam


16h50 ERIVELTON DE FRANÇA & DIANA RODRIGUES
Padre Ibiapina, o Apóstolo de Sertão

NOITE

18h MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Avenida Rui Barbosa,960  Graças - Recife PE
18h15 Grande Lançamento

FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO
LANÇAMENTO NOVA EDIÇÃO
" Benjamin Abrahão: Entre Padre Cícero e Lampião "
CEPE - Companhia Editora de Pernambuco

Encerramento


21 SETEMBRO 25 DOMINGO

MANHÃ

8h Saída para Roteiro Histórico pelas Ruas do Recife 

Concentração no Instituto Arqueológico Histórico Geográfico Pernambucano
Teatro do Parque
Casa de Clarice Lispector
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Vista
Sobrado de Joaquim Nabuco
Ponte de Ferro
Confeitaria Glória
Casa de Detenção - Casa da Cultura
Cais do Sertão

Encerramento

Comissão Organizadora
Presidente: ERIVELTON DE FRANÇA
Vice: ANA GLEIDE LEAL
Membros:
JOAQUIM PEREIRA
LUMA HOLLANDA
JOSÉ AILTON MATTOS
JORGE REMÍGIO
ANINHA FERRAZ
TAILENE NOGUEIRA BARROS



https://cariricangaco.blogspot.com/2025/09/cariri-cangaco-recife-2025-oficial.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com