Seguidores

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

CONTEÚDO ESPECIAL LIVRO


Por Francisco de Paula Melo Aguiar

É substantivo masculino
Coleção de folhas de papel
Impressas ou não, existindo
Objeto de cultura, granel.

É obra literária...
Artística, outra ou científica
Periódica ou não documentária.
Erudita ou não, elogio e crítica.

Folhas reunidas em cadernos
Dorsos unidos por cola
Costura e outros elos
“Líber” de casca e nó, escola.

Em branco...
Manuscrito, impresso
Imagens de glória ou pranto
História sem fim, progresso.

Protegido por capa
Presente em todo lugar
Grossa ou fina e sobrecapa
É prá ler e estudar.

Do latim, “volvere”
Fazer girar, enrolar
Serve para tudo, “educere”
Objeto que fala sem falar.

Na Idade Média
Origem do pergaminho
De pele de ovelha, comédia
Duas folhas,” ninio”.

De três folhas, “trinio”
De quatro folhas, “quartenio”
História de poder e declínio
Origem do termo caderno.

Com Johann Gutenberg, endereço
Dos primeiros livros, incunábulos
Do latim “cuna”, berço
Vernáculo nacional, vocábulos.

A Bíblia de Gutenberg
Ou Bíblia de Mazarin
Luz da religiosidade, enxergue
Livro sagrado sem fim.

Enviado pelo escritor Francisco de Paula Melo Aguiar

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC: MÉDICOS TIRAM DÚVIDAS SOBRE A DOENÇA

 FERNANDO BRAGA/METRÓPOLES CONTEÚDO ESPECIAL

Popularmente conhecida como derrame, a enfermidade mata uma pessoa a cada seis segundos ao redor do mundo.


No Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), oMetrópoles e o Hospital Santa Lúcia realizam um encontro com especialistas para discutir sintomas, formas de prevenção e tratamentos. O bate-papo é mediado pela editora-executiva do Metrópoles, Priscilla Borges e conta com a participação do neurologista Cláudio Roberto Carneiro, coordenador de Neurologia do Hospital Santa Lúcia, e do neurocirugião endovascular Victor Hugo Espíndola, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Todos os anos, 17 milhões de pessoas são atingidas pela enfermidade em todo o mundo. Somente no Brasil, o Ministério da Saúde estima que o problema cause 68 mil mortes por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada seis pessoas terá um acidente vascular cerebral em sua vida.

O AVC, popularmente conhecida como derrame, já é a segunda maior causa de mortes de pessoas acima dos 60 anos. No entanto, o que tem chamado mesmo a atenção dos especialistas é que a doença também tem atingido cada vez mais a população jovem: é a 5ª maior causa de mortes provocadas na faixa dos 15 aos 59 anos.

MAIS SOBRE O ASSUNTO


O estresse pode ser um dos principais fatores para o aumento da doença entre a população mais jovem. “As comodidades como o uso constante do carro, do controle remoto e o fast food, por exemplo, também favorecem o agravamento dos riscos de AVC”, explica o médico neurologista do Hospital Santa Lúcia, Cláudio Carneiro. Além disso, outros a hipertensão arterial, o colesterol elevado, o tabagismo e a diabetes também são considerados fatores de risco para o surgimento da doença.

No Brasil, foram 13 mil óbitos de brasileiros entre 15 e 40 anos, nos últimos cinco anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

A importância da percepção nos primeiros sinais de um Acidente Vascular Cerebral e o rápido atendimento num pronto-socorro, com o devido protocolo para o diagnóstico da doença, são fundamentais para a sobrevivência do paciente, além de minimizar as chances de sequelas.

https://www.metropoles.com/conteudo-especial/dia-mundial-de-combate-ao-avc-medicos-tiram-duvidas-sobre-a-doenca?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM ESTADO E SEUS CAPÍTULOS TOTALMENTE SITUADOS NA SAGA “LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA” É A MAIS NOVA E IMPECÁVEL CONTRIBUIÇÃO DE SÉRGIO DANTAS


O livro ‘Lampião na Paraíba – Notas para a História’ não foi concebido com a intenção de se tornar uma obra revolucionária. O objetivo do autor foi apenas elaborar um registro perene e confiável sobre a atuação do célebre cangaceiro em terras paraibanas. Com 363 páginas e cerca de 90 fotografias de personagens envolvidas na trama - e lugares onde os episódios ocorreram -, o trabalho certamente será de grande utilidade aos estudiosos de hoje e de amanhã.

Dividido em 19 capítulos, com amplas referências e notas explicativas, tenta-se recontar, entre outros, os seguintes episódios:

“A invasão a Jericó; fazendas Dois Riachos e Curralinho; o fogo da fazenda Tabuleiro; os primeiros ferimentos sofridos por Lampião; as lutas com Clementino Furtado, o ‘Quelé’; combate em Lagoa do Vieira; Sousa: histórico do assalto e breve discussão sobre as possíveis razões políticas para a invasão da cidade; a expulsão dos cangaceiros do município de Princesa; combates em Pau Ferrado, Areias de Pelo Sinal, Cachoeira de Minas e Tataíra; o cangaceiro Meia Noite; Os ataques às fazendas do coronel José Pereira Lima; morte de Luiz Leão e seus comparsas em Piancó; confronto em Serrote Preto; Suassuna e Costa Rego; a criação do segundo batalhão de polícia; Tenório e a morte de Levino Ferreira; ataque a Santa Inês; combates nos sítios Gavião e São Bento; chacina nos sítios Caboré e Alagoa do Serrote; Lagoa do Cruz; assassinatos de João Cirino Nunes e Aristides Ramalho; Mortes no sítio Cipó; fuga de paraibanos da fronteira para o Ceará; confronto em Barreiros; invasão ao povoado Monte Horebe; combates em Conceição; sequestro do coronel Zuza Lacerda; o assalto de Sabino a Triunfo(PE) e Cajazeiras (PB); mortes dos soldados contratados Raimundo e Chiquito em Princesa; Luiz do Triângulo; ataques a Belém do Rio do Peixe e Barra do Juá; Pilões, Canto do Feijão e os assassinatos de Raimundo Luiz e Eliziário; sítios Vaquejador e Caiçara; Quelé e João Costa no Rio Grande do Norte; combates com a polícia da Paraíba em solo cearense; o caso Chico Pereira sob uma nova ótica; Virgínio Fortunato na Paraíba: São Sebastião do Umbuzeiro e sítios Balança, Angico e Riacho Fundo; sítio Rejeitado: as nuances sobre a morte do cangaceiro Virgínio”.

A obra certamente não abrangerá o relato de todas as façanhas protagonizadas pelo célebre cangaceiro no estado da Paraíba. Muito se perdeu com o passar dos anos. Os historiadores de ontem, em sua maioria, não tiveram grande interesse em dissecar os episódios por ele protagonizados no território do estado.
A presente obra busca resgatar o que não se dissipou totalmente na bruma do tempo.

LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA, Polyprint, 2018, 363 pgs. Disponível em outubro de 2018.

 Aguardemos!

Sobre o autor: Sérgio Augusto de Souza Dantas é magistrado em Natal. Publicou os livros Lampião e o Rio Grande do Norte – A História da Grande Jornada (2005)Antônio Silvino – O Cangaceiro, O Homem, O Mito (2006)Lampião Entre a Espada e a Lei (2008) e Corisco – A Sombra de Lampião (2015). 

Adquira logo com o professor Pereira lá de Cajazeiras na Paraíba através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2018/09/um-estado-e-seus-capitulos-totalmente.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HISTÓRIA: NOTA DE FALECIMENTO DO CORONEL JOÃO BEZERRA DA SILVA FEITA PELO COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS, CEL.CARLOS EUGÊNIO PIRES DE AZEVEDO.


Por Wasterland Ferreira

Cortesia Paulo Britto e Grupo de Estudos O Cangaço na Literatura (Robério Santos).

http://bogdomendesemendes.blogspot.com