Seguidores

domingo, 29 de outubro de 2023

ELZA SOARES.

Por Janael Da Silva Alves

'Um dia descobri que cantava. O meu filho mais velho João Carlos estava morrendo e eu já tinha perdido 2 filhos e não queria perder mais um. Eu não tinha dinheiro pra cuidar do meu filho e ouvi no rádio que o programa do Ary Barroso de calouros Nota 5, estava com o prêmio acumulado. Não sei como, mas eu sabia que ia buscar esse prêmio! Fiz a inscrição e me avisaram que eu precisava ir bonita. Mas eu não tinha roupa nem sapatos, não tinha nada! Então, eu peguei uma roupa da minha mãe, que pesava 60kg e vesti, só que eu pesava 32kg, já viu né? Ajustei com alfinetes. Tudo bem que agora é moda ne? Hoje até a Madonna usa, mas essa moda aí fui eu que comecei viu? Alfinetes na roupa é muito meu, é coisa de Elza!

No pé coloquei uma sandália que a gente chamava de “mamãe tô na merda”, e fui!

Quando me chamaram, levantei e entrei no palco do auditório. O auditório tava lotado, todo mundo começou a rir alto debochando de mim

Seu Ary me chamou e perguntou:

_ O que você veio fazer aqui?

_ Eu vim Cantar!

_ Me diz uma coisa, de que planeta você veio?

_ Do mesmo planeta seu Seu Ary.

_ E qual é o meu planeta?

_ PLANETA FOME!

Ali, todo mundo que estava rindo viu que a coisa era séria e sentaram bem quietinhos.

Cantei a música Lama.

O Gongo não soou e eu ganhei, levei o prêmio e meu filho está vivo até hoje, graças a Deus!

De lá pra cá, sempre levo comigo um Alfinete.

Naquela época eu achava que se tivesse alimentos pros meus filhos, não teria mais fome. O tempo passou e eu continuei com fome, fome de cultura, de dignidade, de educação, de igualdade e muito mais, percebo que a fome só muda de cara, mas não tem fim.

Há sempre um vazio que a gente não consegue preencher e talvez seja essa mesma a razão da nossa existência.'

Elza Soares

https://www.facebook.com/photo?fbid=3513955765585723&set=a.1429454157369238

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GRANDE OBRA DESTE SENHOR!

Por Josiano Carvalho

Grande obra de arte, seja gentil e qualifique o trabalho deste homem...

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3578294869115141&set=a.1386259058318744

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CURIOSIDADES SOBRE A RAINHA CLEÓPATRA DO EGITO

 Acervo do Adalberto Marlon Azevedo


Cleópatra subiu ao trono aos 17 anos e morreu aos 39. Ela falava 9 línguas. Ela conhecia a língua do Antigo Egito e aprendeu a ler hieróglifos, caso único em sua dinastia. Além disso, ela conhecia o grego e as línguas dos partos, hebreus, medos, trogloditas, sírios, etíopes e árabes.

Com esse conhecimento, qualquer livro do mundo estava aberto para ela. Além de línguas, estudou geografia, história, astronomia, diplomacia internacional, matemática, alquimia, medicina, zoologia, economia e outras disciplinas. Ela tentou acessar todo o conhecimento de sua época.

Cleópatra passou muito tempo em uma espécie de laboratório antigo. Ela escreveu alguns trabalhos relacionados a ervas e cosméticos. Infelizmente, todos os seus livros foram destruídos no incêndio da grande Biblioteca de Alexandria em 391 DC. C. O famoso físico Galeno estudou seu trabalho e conseguiu transcrever algumas das receitas elaboradas por Cleópatra.

Um desses remédios, que Galeno também recomendava aos seus pacientes, era um creme especial que poderia ajudar os homens carecas a recuperar os cabelos. Os livros de Cleópatra também traziam dicas de beleza, mas nenhuma delas chegou até nós.

A rainha do Egito também se interessava pela cura com ervas e, graças ao seu conhecimento de línguas, teve acesso a numerosos papiros que hoje estão perdidos. Sua influência nas ciências e na medicina era bem conhecida nos primeiros séculos do cristianismo. Ela, sem dúvida, é uma figura única na história da humanidade.

Archaelogy and Ancient Civilization

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=10223126828174761&set=a.3552494926736

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O QUE DISSE DAVI GOMES JURUBEBA, SOBRE LAMPIAO:

 Por Paulo Dias Pereira

“Lampião era de uma sagacidade sem nome. Era muito difícil pegar Lampião, ele não caía em emboscadas. Ele vinha de lá e de lá alguém nos avisava. Ficava um bocado esperando ele aqui. Grupos de quatro ou cinco volantes emboscados. Ele vinha, vinha, quando chegava a um ou dois quilômetros da emboscada, ele entrava pelo mato e desaparecia. Isso eu mesmo vi, não foi ouvindo contar não. Eu mesmo vendo. Não! Não sei o que é que ele era não. Não sei se era o Cão. Devia ser Satanás”.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASA DOS FERREIRAS NO POÇO DO NEGRO

 Por Helton Araújo

Casa da família de Lampião no Poço do Negro, região de Floresta, Pernambuco. Erguida em 1917, foi moradia da lendária família Ferreira.

Foto : Rucker Vieira

Ano : 1956

EDIÇÃO : ARQUIVO DIGITAL Helton Araújo

Conheciam o local ?

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

O CEGO...

Por Guilherme Velame Wenzinger

 Essa foto foi publicada ampliada na revista "O Cruzeiro" em 1944, dá para ver bem o leucoma no olho direito de Virgulino.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALEGRIAS

 Por Kydelmir Dantas

Kydelmir e Manoel (foto Lindomar)

Neste dia 28 de outubro tive mais de umas alegrias... Duas delas foram encontrar amigos das antigas, em Jaçanã-RN. MANOEL HENRIQUES - poeta, violeiro, decano do radialismo Jacanaense; Nelson Alves Teixeira Teixeira poeta, produtor e agitador cultural da Casa dos Teixeira. 

Nelson no repouso do poeta.

Ambos de gratas recordações. Deles, editei 2 folhetos da literatura de cordel: do Manoel Henriques - ESTRADA DA SOLIDÃO, publicado pela Série D da Coleção Mossoroense em 2002; do Nelson Teixeira - BAIÃO DE DOIS: GONZAGÃO E GONZAGUINHA, pelo Projeto Chico Traíra da FJA, 2022. Salve as amizades sinceras!



https://www.facebook.com/profile.php?id=100010681625071

http://blogdomendesemendes.blogspot.com