Seguidores

quinta-feira, 16 de junho de 2016

CONVITE DO PROJETO INTEGRAÇÃO CULTURAL INTERESTADUAL




Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CIGARRO E O CONGRESSO

Por Clerisvaldo B. Chagas, 16 de junho de 2016. - Crônica Nº 1.533

Nem todos os fumantes amassavam a carteira para jogá-la fora. A forma do descarte dependia das manias do viciado. Muitas carteiras eram arremessadas ao chão, praticamente intactas. Mesmo assim, de uma maneira ou de outra, aproveitávamos aquilo que chamávamos de nota. Nota referente a dinheiro, claro. Só não gostávamos quando o papel de cigarro era encontrado rasgado, coisa que o desvalorizava. Nós, os meninos, saíamos apanhando as carteiras descartadas na rua. Tirávamos o papel celofane e o jogávamos no lixo. O papel interno, de alumínio, e o papel normal da propaganda eram desamassados com muito esmero. Após o debrum, acrescentávamos a nota ao nosso maço de outras notas que carregávamos nos bolsos.


Essa nova moda de brinquedo, não nos afastava da ximbra, da bola ou do pinhão. Cada nota de cigarro anexada ao montante tinha o seu valor. Tudo iria depender da beleza e da raridade para se determinar a sua valia. Caso fosse hoje, cada uma delas seria apontada como um real, cinco, dez, cinquenta ou cem. Então, nós saíamos fazendo o jogo da troca. Logicamente, quem possuía nota de maior valor em grande quantidade, era rico. Da mesma maneira que fazíamos com as figurinhas de jogadores que vieram depois, fazíamos com as cédulas de cigarros.

Estamo-nos lembrando das marcas mais comuns em nosso meio sertanejo: Continental e Astória. Depois, os mais raros: Urca, Iolanda e Fio de Ouro. O papel interno, de alumínio, era o menos valorizado e servia quase somente de troco.

Essa foi mais uma forma de brinquedo da nossa época. Lembrando esse passado a um amigo contemporâneo, indaguei, displicentemente: “E hoje, com tanto assalto por aí, será que esse joguinho faria sucesso com a meninada?”.

Ele me respondeu na hora: “Talvez sim, porém, muito distante do Congresso Nacional”.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHEIRO BOM DO PASSADO

*Rangel Alves da Costa

Nada contra o perfume do presente ou o aroma dos modismos e outras aceitações atuais, mas nada comparável ao cheiro bom do passado. Nas coisas antigas uma fragrância boa, um bálsamo que fortalece a alma e torna cheirando a flor do campo toda a vida.

Cheiro de mastruço do velho quintal. As mãos calejadas maceravam as folhas, esmagavam as raízes e faziam subir pelo ar um perfume de mistério antigo, de receitas tão envelhecidas como as próprias enfermidades em busca de cura.

Cheiro bom de hortelã pisada, de folhas soltas despejadas na água fervente. Os olhos turvos conhecendo o tempo de fervura, nem mais nem menos que era para não retirar do chá o segredo da terapia medicinal. E assim os ares antigos sendo purificados pelos olores vindos dos quintais, das plantas medicinais que quase não existem mais.

Cheiro bom de amanhecer, pois perfumado a cuscuz ralado e preparado no fogão de lenha, cujo cuscuzeiro grande era sempre coberto com pano limpo esbranquiçado. Não demorava muito, assim que o pano começava a suor, e pelo ar ia subindo a névoa cheirando a milho verdoso, de sumo apetitoso e grão recheado de vida.

Cheiro bom de tripa de porco estendida na grelha por cima das brasas. Tripa já tomada de sol, já defumada pelo tempo e vento, mas despejando gordura assim que o fogo lhe comece a tostar. E depois, assim que ficava no ponto de assada, bastava jogar por cima da farinha seca despejada no prato de estanho. Não havia coisa melhor quando a boca da noite chegava e a fome apertava.

Um cheiro bom de café torrado, pisado em pilão e feito em chaleira antiga e na boca abrasada do fogão de lenha. Não havia perfume mais apetitoso, saboroso e chamativo do que do café antigo. O pilão batia, a mão despejava na peneira, o pó se espalhava na gamela, para em seguida ser derramado já na água fervente. Num segundo e o aroma do café tomava conta de tudo, desde o quintal à sala da frente, desde a vizinhança ao mundo ao redor. E depois o bule ia derramando na xícara a porção negra e olorosa daquela mais pura delícia.


Um cheiro bom de preá assado na brasa, de toucinho de porco, de carne do sol, de qualquer coisa que saísse dos varais e fosse servir de alimento no amanhecer ou anoitecer. Quando a fumaça abrandava e as brasas chegavam a crepitar de tanto queimor, então os nacos de carnes sertanejas eram colocados para tornar o cheiro da lenha em perfume tão conhecido. Quem passasse na estrada adiante e sentia o aroma, logo sabia que a mistura da farinha ou do cuscuz já estava em ponto de ser servida.

Um cheiro bom de quintal. Sim, porque os quintais antigos possuíam múltiplos aromas, variados perfumes, indefinidas fragrâncias. Quintais cheios de plantas, de árvores frutíferas, de fogão de lenha crepitando, de pilão sendo batido, de comida fervendo em panela de barro, de roupa limpa no varal, de moça bonita indo contar estrelas, de cachimbo aceso pela velha senhora, de rapé bem preparado pelo dono da casa, de cachaça com casca de pau ali sendo sorvida embaixo da lua grande.

Um cheiro de goiaba madura, de mamão pinicado pelo beco do passarinho, de pinha gorda já querendo desabar do pé, de umbu caído pelo chão no meio da noite, de jabuticaba e seu aroma doce e apetitoso. Aquele cheiro de verde tomando conta da mataria um pouco além do cercado, ou o aroma entristecido das folhas secas e galhagens tortas em épocas de estiagens. Mas mesmo assim o cheiro novo e gostoso do amanhecer e seus cantos passarinheiros e o perfume respingado de memórias e saudades quando chegava o anoitecer.

Um cheiro bom de chuva caindo sobre a terra e levantando no ar aquele aroma inconfundível: cheiro de barro molhado que é cheiro de esperança, de vida, de renascimento. E depois o cheiro de chuva, o cheiro de lama, o cheiro de correnteza e enxurrada, como num frasco de perfume que se quebra e vai espalhando fragrância boa por todo lugar. E ante a chuvarada, o homem da terra logo sentindo o cheiro do milho verde, da abóbora, da melancia, do melão coalhada, do feijão, do algodão em flor. E como se sentia bem sentindo tanto perfume, pois a vida sempre dependente do aroma brotando do chão.

Um cheiro de coisas velhas, de coisas antigas, de antiguidades do coração. Coisas que passaram ou não existem mais, mas que continuam com persistente fragrância. Cheiro de querosene no velho candeeiro, de pavio sendo queimado depois do anoitecer. Cheiro de vela queimando ao redor do oratório e seu céu e santos, no cantinho escurecido do quarto. Cheiro de barro de parede, de ripa e cipó, de palha seca tomando o lugar do telhado. Cheiro de chá e de bolo de milho, de fogueira acesa na malhada e espiga de milho por riba. E lá em cima a lua derramando seu perfume estrelado sobre vidas tão singelas.

Assim o cheiro bom do passado. Um frasco que foi secando, mas cuja essência, que é raiz e história, permanece na memória de todo aquele que não se esquece de suas flores.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ - O CALOTE 2016

Por Kydelmir Dantas.

Sou 'testemunha ocular' desta autoria. Por 5 anos como consultor histórico deste espetáculo, que tem a História como espinha dorsal, fui a procura das reminiscências dessa autoria. Conversei com Tarcisio Gurgel e até debatemos sobre as diversas mudanças que 'lhe impuseram' nas tais licenças poéticas que sempre usam como desculpas artísticas. Ele - um gentleman mossoroense - nunca fez questão disto, até porque entende que o espetáculo é para turistas e que deve ser feito para que os nativos tenham uma noção do que foi aquele 13 de junho de 1927. Mas, voltemos ao assunto AUTORIA. Em 1977, nos 50 anos da vitória de Mossoró sobre o bando de cangaceiros comandados por Lampião, houve um programa de homenagens aos cidadãos que estiveram nas trincheiras da resistência. Ao mesmo tempo, lembraram-se de fazer uma peça teatral que mostrasse um pouco daquela tarde histórica. O executivo mossoroense, através da secretaria de educação e cultura, contactou-se com Ariano Suassuna que, segundo ele, por questão de tempo, não pode assumir o compromisso de montar o texto. Daí alguém se lembrou de TARCISIO GURGEL, que estava por cá e já conhecido como uma pessoa que teria capacidade de fazê-lo. Convite feito, convite aceito e TG montou a peça que levou o título de ESPETÁCULO DA RESISTÊNCIA, encenado pelo Grupo de Teatro da UFRN no adro da Capela de São Vicente no dia 13 de junho daquele ano. Fácil é de se comprovar isto... Vão até o impresso jornal O Mossoroense, e peguem o mês de junho de 1977, lá encontra-se convite, local e data da encenação. Encontra-se no acervo do Museu Municipal Lauro da Escóssia.

Em 2002, num momento de lucidez, o executivo local resolveu que a peça deveria voltar a ser apresentada para os seus munícipes; entraram em contato com o TG – ele lembra hora, dia, mês e o representante da PMM que lhe contactou – para uma nova montagem que, a partir de então recebeu o novo título de CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ. Mesmo com o estupro do diretor de então – Abujamra – à nossa história e a do cangaço – aconteceu. A partir de 2003, com a direção de João Marcelino, que nos primeiros anos mais se aproximaram da História real, houve várias mudanças, e Eu estive lá, assistindo, aplaudindo e conferindo, que o texto do Tarcísio Gurgel, as músicas do Danilo Guanais, os atores e atrizes de Mossoró, farão sucesso sob qualquer direção. E tenho dito!.

Kydelmir Dantas é natural de Nova Floresta-PB, radicado em Mossoró-Rn, escritor, poeta, pesquisador do cangaço e gonzaguiano.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUANDO O ASSUNTO É O CANGAÇO NA BAHIA... ELE É AUTORIDADE.


Estou falando do Historiador/Pesquisador Rubens Antônio (Salvador/BA), que após anos de pesquisas e estudos sérios sobre o fenômeno Cangaço em solo baiano, decidiu finalmente apresentar o resultado de sua peleja nas páginas do Livro "O CANGAÇO NA BAHIA" que em breve estará sendo lançado.

O CANGAÇO NA BAHIA...
... BREVE LANÇAMENTO.


Geraldo Antônio de Souza Júnior 

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

LIVROS JOSÉ INÁCIO DO BARRO E O CANGAÇO

De: Sousa Neto (Barro/CE)

Apesar de ainda não ter lido o referido livro, diante das críticas e referências, posso afirmar que se trata de um trabalho fidedigno sobre a biografia do Major ZÉ INÁCIO do Barro/CE. Major Zé Inácio foi um dos protetores do cangaceiro Sinhô Pereira e consequentemente de Lampião no estado do Ceará e homem de grande influência na região. Teve um de seus filhos envolvidos no cangaço (Tiburtino Inácio “Gavião”) remanescente do bando de Sinhô Pereira que fez parte do primeiro grupo cangaceiro liderado por Lampião.

Um personagem que deve ser estudado por aqueles (as) que pesquisam e tem sede de conhecimento sobre o fenômeno cangaço de um modo abrangente.

Quem desejar adquirir o referido livro é só entrar em contato com o Professor Francisco Pereira Lima através do e-mail: franpelima@bol.com.br e solicitar maiores informações.

LIVRO: JOSÉ INÁCIO DO BARRO E O CANGAÇO
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSÉ ALVES DE BARROS O CANGACEIRO VINTE E CINCO

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior

ONTEM (15/06/2016) COMPLETOU DOIS ANOS DA MORTE DO ÚLTIMO CANGACEIRO DO BANDO DE LAMPIÃO.

José Alves de Matos o “VINTE E CINCO” era o último cangaceiro vivo remanescente do bando de Lampião.

Um homem que presenciou, esteve presente e sobreviveu a um dos momentos mais sangrentos da história nacional. Um antigo cangaceiro que soube reescrever sua biografia e terminou sua vida como um cidadão de bem e ao lado de sua família em Maceió/AL, onde residia.

A sua partida no dia 16 de junho de 2014, apenas contribuiu para a sua inclusão definitiva nas páginas da história do cangaço e em qualquer tempo e local que o assunto for abordado o seu nome será lembrado.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=597544327076134&set=gm.1244372462242536&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O PREFÁCIO DE FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO PARA O LIVRO “AS CRUZES DO CANGAÇO – OS FATOS E PERSONAGENS DE FLORESTA-PE”


Em um momento pouco produtivo no cenário de lançamentos de obras sobre o Cangaço, eis que surge um trabalho diferenciado e que merece esta chancela.

Texto inicial de Rostand Medeiros

Recentemente eu tive a oportunidade de retornar aos sertões de Pernambuco e Alagoas, onde segui os antigos rastros dos cangaceiros nos municípios de São José de Belmonte, Serra Talhada, Floresta (PE) e Piranhas (AL). Nesta jornada eu tive a grata companhia do artista plástico Sérgio Azol, potiguar radicado em São Paulo, que realiza um interessante e diferenciado trabalho artístico utilizando o Cangaço como tema.

Na bela cidade de Floresta fomos recebidos pelos escritores e pesquisadores Marcos Antonio de Sá, conhecido como “Marcos De Carmelita”, e Cristiano Luiz Feitosa Ferraz, ambos autores do livro “As cruzes do Cangaço – Os fatos e personagens de Floresta – PE”, recentemente lançado.

Os autores Cristiano Luiz Feitosa Ferraz (E) e Marcos Antonio de Sá (D), conhecido como “Marcos De Carmelita”.

Em um clima de extrema fidalguia, cordialidade e parceria, estes dois pesquisadores procuraram mostrar vários aspectos da bela cidade de Floresta e dos fatos relativos ao Cangaço na região. Além deste maravilhoso exemplo de cordialidade sertaneja, através do contato com Marcos e Cristiano eu pude adquirir o resultado de um interessante e valoroso trabalho de pesquisa sobre o Cangaço.

O livro eu recomendo sem nenhuma ressalva aos amigos e amigas que gostam deste tema, pois antes de tudo é resultado de muita pesquisa de campo e de muitas horas de diálogos com os guardiões da memória na região. Tudo conduzido de maneira séria e objetiva.

Em minha opinião as páginas de “As cruzes do Cangaço” possuem várias virtudes. Mas a que mais me chamou atenção foi a deste livro não se perder em uma abrangência geográfica e histórica desnecessária, de focar a história do Cangaço em uma área específica – Floresta. Os autores competentemente dissecaram interessantes pormenores ali ocorridos, que por sua vez se ligam a inúmeros outros episódios da história do Cangaço em outras partes do Nordeste.

Marcos Antonio de Sá comentando aspectos de sua obra.

A obra é tão dinâmica e envolvente que me fez refletir que talvez tivéssemos conhecido a história do Cangaço de uma forma muito diferente se existissem mais pesquisadores como Marcos e Cristiano. Fiquei imaginando o que ganharíamos em termos de conhecimentos se, em um passado nem tão distante assim, quando inúmeras testemunhas daqueles dias difíceis ainda estavam neste plano, existissem mais pessoas focadas e dispostas a correr atrás da história como estes dois florestanos.

Não é a toa que “As cruzes do Cangaço – Os fatos e personagens de Floresta – PE” recebeu uma deferência rara nos dias atuais – O prefácio de Frederico Pernambucano de Mello.

Acredito que o respeito por quem palmilha o solo duro e poeirento do sertão atrás da história, além do resultado de uma pesquisa séria e objetiva, foram alguns dos fatores que fizeram um intelectual do porte de Frederico Pernambucano de Mello realizar o prefácio deste livro.

A meu ver Frederico é um homem muito consciente da sua história acadêmica, da sua obra e do peso do seu nome. Ele não chancela qualquer trabalho sobre este tema, usa de muitos critérios e neste aspecto ele está certo.

Os autores entregando um exemplar do seu trabalho aos descendentes da família Gilo, na fazenda Tapera dos Gilo, local do maior massacre da história do cangaço, fato extensamente narrado no livro.

Até mesmo porque atualmente sobram muitas obras sobre o Cangaço são realizadas sem nenhuma pesquisa ao sertão. Muitos destes trabalhos são produzidos no conforto de cadeiras reclináveis, em ambientes extremamente assépticos, refrigerados por potentes aparelhos de ar condicionado e com objetivos muitas vezes distintos do resultado de uma pesquisa histórica e focados em alvos bem escusos.

Mesmo assim, não posso negar que algumas destas obras me despertam certo interesse. Mas eu conto nos dedos os exemplos positivos!

Afora isso ainda temos pessoas que são ligados a este tema e que parecem possuir sérios problemas de diversos matizes e que só criam problemas para os que querem produzir de verdade. E estes não são poucos!

Existem os que nos seus devaneios interiores se acham “Mestres da História do Cangaço” e se sentem sumamente injuriados por uma pequena crítica, principalmente no âmbito da internet. Ou aqueles que por conta de uma vírgula mal colocada, ou de uma referência na imprensa realizada de forma incorreta por um jornalista medíocre, criam ódio mortal a um pobre interlocutor. Tem os que se sentem “donos” da história do Cangaço em suas cidades, que criam toda ordem de obstáculos para os pesquisadores vindos de fora, mas também não produzem nada de interessante sobre os acontecimentos ligados ao tema em seus rincões. Temos as interessantes figuras advindas das Academias, que por serem laureados por obras acadêmicas, muitas delas medíocres e criadas apenas para “engordar” os inócuos currículos inseridos na plataforma de Currículos Lattes, colocam-se na posição de verdadeiramente exigir o resultado do trabalho daqueles que apaixonadamente rodam muito pelo sertão para conseguir uma pequena informação. Ou ainda aqueles que se acham “pesquisadores” apenas por se fazerem presentes aos muitos encontros de admiradores do tema, ou por baterem fotos de um túmulo de alguém ligado ao Cangaço. Os exemplos negativos destas figuras são bem amplos para este espaço.

Antigo quartel da Força Pública em Floresta. Atualmente em ruínas, mas merecendo uma recuperação pela sua importância histórica.

Talvez eu não seja a pessoa mais correta para comentar sobre estes “doutos” autores que realizam o que denomino “Livros de Cangaço de Gabinete”. Mesmo sendo autor de quatro livros, nenhum deles foi sobre o tema. Mas eu não vou me escusar de comentar, pois já produzi e democraticamente já divulguei muita coisa sobre o Cangaço aqui no TOK DE HISTÓRIA.

Seria interessante que estes autores de gabinete copiassem o belo exemplo de Marcos Antonio de Sá e Cristiano Luiz Feitosa Ferraz em relação à obra “As cruzes do Cangaço – Os fatos e personagens de Floresta – PE” – Deveriam tentar realizar mais seus trabalhos sentindo o que é realmente o sertão!

Talvez isso não ocorra atualmente com tanta frequência porque, mesmo com todas as facilidades logísticas, aparentemente são poucos os que desejam realizar seus trabalhos escritos após encararem as estradas pedregosas do sertão, a poeira, os quase sempre normais 40 graus positivos na canícula e outras situações desconfortáveis.

Mas ao passar por estes possíveis desconfortos, estes autores teriam então a oportunidade de conhecer em profundidade uma região ímpar no território brasileiro. Uma área cheia de contrastes interessantes, comida saborosa, natureza diferenciada e, principalmente, pessoas incríveis e maravilhosas.

Além disso, poderiam receber algo muito interessante e diferenciado dos que realmente gostam e estudam este tema da história nordestina – Respeito.
Ao centro vemos Frederico Pernambucano de Mello, tendo a sua direita Cristiano Luiz Feitosa Ferraz e a sua esquerda Marcos Antonio de Sá, conhecido como “Marcos De Carmelita”. Marcos e Cristiano são os autores do livro “As cruzes do Cangaço – Os fatos e personagens de Floresta – PE”, cujo prefácio é de autoria de Frederico.

PREFÁCIO DE FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO

AS CRUZES DO CANGAÇO – Os fatos e personagens de Floresta-PE, por Frederico Pernambucano de Mello. Uma verdadeira aula de História, por quem entende de História e sociologia:

Floresta: bravura e talento

Floresta, velho município pernambucano de território outrora imenso, encravado no vale do Pajeú, a 433 km do Recife, tem o privilégio de aliar dois primores bem acima da média: o das armas e o da pena. Seus homens de guerra, de um lado e do outro da lei, notabilizaram-se pela valentia desde o período colonial, cultivada ao longo de toda a madrugada de sangue da conquista da terra ao tapuia guerreiro, no afã de assentar os currais de gado civilizadores, vindo a dar vida a uma crônica de passagens épicas não raro inacreditáveis, não contassem os fatos por si com o abono de documentação copiosa.

É nesse ponto que se encarta o segundo dos primores a que aludimos, que tem por fonte a produção intelectual dos filhos da terra, entregues ao empenho de colocar a pena a serviço da perpetuação dos acontecimentos mais quentes da ribeira do riacho do Navio. E nos dando, do mesmo modo, as ocorrências amenas daquele cotidiano que sedimenta a história, a partir dos assentos sociais, econômicos, políticos, religiosos ou apenas ligados à natureza do lugar, de chãs imensas, ipueiras generosas e serras férteis. 

Cemitério onde vários membros da família Gilo foram enterrados após serem massacrados pelo bando de Lampião.

Sem se deter por aí, a pena florestana vai além das coisas passadas no universo da caatinga, ofertando estudos de interesse nacional relevante. Quantas vezes não ouvimos de Gilberto Freyre, nosso mestre por quinze anos, elogios ao trabalho de investigação antropológica conduzido por Álvaro Ferraz, médico da então Brigada Militar de Pernambuco, e por seu assistente, Andrade Lima Júnior, intitulado A Morfologia do Homem do Nordeste. Estudo que Gilberto tratou de editar em livro de 1939, convertendo-o em marco da disputada Coleção Documentos Brasileiros, da Livraria José Olympio, de que era diretor com carta branca. Vitória florestana por excelência. Como vitória igualmente notável nos vem da contribuição do militar e professor Carlos Antônio de Souza Ferraz, com o seu Floresta do Navio: Capítulo da História Sertaneja, de 1992, timbrando na mesma tecla a que já se dedicara, em outro livro, o admirável Doutor Álvaro. 

Como esquecer nesse arrolamento o estudo de história política denominado Liberais & liberais, da professora Maria do Socorro Ferraz Barbosa, da Universidade Federal de Pernambuco, vindo à luz em 1996, ponto alto de bibliografia concebida, toda ela, com rigor digno de nota. Ou a contribuição de Leonardo Ferraz Gominho, com o seu Floresta: uma Terra, um Povo, também de 1996. Ou ainda os estudos da professora Bartira Barbosa acerca do rio São Francisco, desde quando possuía apenas o nome indígena de Opara.

Marcos mostra uma antigas estaca de uma das casas atacadas e destruídas pelos cangaceiros no ataque a Tapera dos Gilo.

No plano do memorialismo, oriundo de vivência direta ou de recolha da história oral que se refugia em nichos de família, seria imperdoável deixar de mencionar os livros de Marilourdes Ferraz, O Canto do Acauã, de 1978, com várias reedições, hino de amor de uma filha ao pai guerreiro, que foi o coronel Manuel de Souza Ferraz, o Manuel Flor, da nossa Polícia Militar, a se bater contra o chamado banditismo rural por muitos anos, em todo o Nordeste. Mesmo tema no qual despontou, já com os primeiros cabelos brancos a circundar a calva, o tenente João Gomes de Lira, filho do lendário Antônio Gomes Jurubeba, um dos braços fortes da resistência heroica de Nazaré – vilazinha perdida em meio ao oceano de caatingas que se estendia até o beiço do rio São Francisco – contra o império de terror implantado pelo maior de todos os cangaceiros, o lendário Capitão Lampião. E ele próprio, o então juveníssimo soldado Joãozinho, a passar a cartucheira na cintura, cingir o punhal, embarbelar o chapelão e acompanhar a força volante do parente Manuel de Souza Neto pelos carrascais de Pernambuco e da Bahia.

Foi por lá, às voltas com águas de presença incerta nos anos de seca, que todos esses memorialistas se fizeram testemunhas dos fatos do lugar, tomando contato com a crônica dos homens de sangue no olho que se entregavam à “vida da espingarda”, sem deixar de ter as vistas abertas para a ação duramente civilizadora dos coronéis chefes políticos sertanejos, comandantes de terras e de homens por todo o Brasil Colônia. Com trânsito pelo Império, chegando à República e ultrapassando até mesmo o regime temperado ao calor das brasas da Revolução de 1930. Coronéis que lançavam luz, a seu modo, sobre o universo rural brasileiro, para o que não se eximiam do emprego do baraço e do cutelo, assim lhes ditasse a circunstância. Protagonistas no processo social desdobrado em nossa terra, em qualquer caso. Afinal, Gilberto Freyre já proclamou que o Brasil não foi colonizado pela Coroa ou pelo Altar, mas pela família patriarcal.

Marcos explica com o se deu o ataque da Tapera dos Gilo.

A base humana do coronel foi essencialmente o patriarca, às voltas com a agricultura e a pecuária em suas terras sem-fim, raramente se abrindo o espaço social para a figura da matriarca, a exemplo de Fideralina Augusto Lima, das Lavras da Manga-beira, Ceará; ou para um religioso, caso do Padre Cícero, do Juazeiro, no mesmo estado; ou para um autocrata modernizador, como se viu com o industrial Delmiro Gouveia, na Vila da Pedra, Alagoas, ou com Veremundo Soares, em Salgueiro, Pernambuco. 

Já tivemos ocasião de dizer que a civilização dos campos do Nordeste recaiu sobre os chamados homens bons da linguagem de época, os principais da terra, capitães e sargentos-mores de Ordenanças, corporação de origem portuguesa datada de 1569 e introduzida no Brasil em 1575, que se converterá em Guarda Nacional a partir de 1831. A existência legal da nova corporação se estendendo até 1918, quando vem a ser extinta por decreto presidencial. 

Os integrantes das corporações de Ordenanças ou da Guar-da Nacional, metidos nas fardas vistosas que saíam do guarda-roupa nas eleições e nas solenidades, nada mais eram que os indivíduos mais bem sucedidos no empreendimento colonial por sua face privada, cedo cooptados em instâncias de poder público local – a um tempo, militar e político – pela habilidade de uma Coroa que se reconhecia pobre de capitais e de agentes, mas certamente não de astúcia. Não daquele pragmatismo eficiente que tantos proclamam ter permeado os dois primeiros séculos da colonização. 

Os autores junto com um dos guardiões da memória do Cangaço em Floresta e na companhia de Sérgio Azol e Rostand Medeiros.

Vitoriosamente hábil, essa Coroa com os pés no chão, sobretudo no modo de desbravar um território gigantesco como o nosso e de se fazer presente em todos os rincões que o integram. Eis aí conquistas difíceis de explicar pelo intérprete da história ainda hoje. 

O passar dos anos, aprimorando a administração pública, vai permitir ao estado ir mostrando o rosto nos mais diferentes lugares, da pancada do mar ao grotão mais arredado. A morte do coronel da Guarda Nacional estaria fadada a ocorrer, pela perda natural da utilidade, ainda no final do Império. Morte por inanição. Lenta. Inexorável. 

Não foi que aconteceu. A partir de 1898, o que se vê é o presidente da República, à época Campos Sales, delegar poder político quase absoluto aos governantes estaduais, estes, aos chefetes municipais, quase todos graduados da Guarda Nacional, nas patentes de alferes a coronel. Compromisso sagrado, dessa que ficou conhecida como Política dos Governadores: votar com o presidente. Sem perguntas. E a República Velha vira pasto dos chefes políticos militarizados pela Guarda Nacional, a se espalharem, livres de canga e corda, até 1930, quando sentem o primeiro golpe com o movimento revolucionário que toma conta do país naquele ano. Aguentam. Adaptam-se. Fingem-se de mortos, em alguns casos. Trocam o couro, imitando as cobras. E lá estão de volta com a Constituição de 1934, que põe fim ao Governo Provisório de Getúlio Vargas com uma das mãos, e o devolve ao poder, com a outra, ungindo-o presidente constitucional por mais quatro anos.

Mandato que o gaúcho de São Borja findaria por espichar em quinze anos de reinado absoluto, graças às mil astúcias de que era capaz, conhecedor profundo da alma humana como sempre se mostrou ser, especialmente das fraquezas que a sombreiam. 

Aspecto de Floresta.

O paraíso do coronel do interior era aquele Brasil anterior a 1930: um país de 35 milhões de habitantes, 70% morando no campo, 60% de analfabetos, em que o presidente da República era eleito por menos de 3% dos eleitores. Em que o voto não era secreto nem feminino. E as eleições, uma farsa.

Eis aí o caldo de cultura que permitiu a disseminação do fenômeno do cangaço por todos os rincões do Nordeste rural, bafejado pela indevassabilidade da fronteira entre os estados e pela inviolabilidade da fazenda-feudo do coronel que estivesse de cima na política.

Fenômeno que não se detinha diante da fronteira estadual, reprimido ironicamente por polícias que não possuíam ação regional. É claro que, com o tempo, foram surgindo encontros entre governadores ou seus chefes de polícia, no intuito de subtrair o trunfo aos bandidos. Mas o prejuízo já estava feito. O cangaço se espalhava por todas as ribeiras da região, subindo de endêmico a epidêmico nos períodos de seca. Na de 1879, porventura a maior de que se tem notícia, um dos mais antigos cantadores-repentistas do Nordeste, Joaquim Jaqueira, talento que alguns dão como cearense, outros, como alagoano, nobilitado, em qualquer caso, por cantar na Pitombeira, para o barão do Pajeú, traçava o quadro da geografia do punhal em início de expansão:

Aí foi que os cangaceiros
Caíram no gado sem dó:
Calango, no Cariri,
Sereno, no Piancó,
Barbosa, lá no Navio,
Antõi Grande, em Moxotó.


Rostand Medeiros no antigo Quartel.

Nos sertões do Nordeste, palco do livro que se vai ler, intitulado As Cruzes do Cangaço, escrito, em coautoria harmoniosa, por Marcos Antonio de Sá e por Cristiano Luiz Feitosa Ferraz, jovens florestanos que não mediram esforços no afã de levantar e detalhar ao máximo os acontecimentos verificados no território atual da província de berço, o poder do cangaço atingiu níveis alarmantes, desapropriando, de facto, áreas inteiras do município de Floresta. Tempo de inversão de papéis, em que o soldado se escondia do cangaceiro, como disse o sargento volante Optato Gueiros, em rasgo de sinceridade acerca do ano de 1919.

A partir dos Anos 1910, foi comum que bons jornais recifenses, como o Jornal Pequeno e o Jornal do Recife, para não falar de A Província, de O Pernambuco e do Diário de Pernambuco, trouxessem seções fixas sob as manchetes “Questão da Vila Bela” e “Questão de Floresta”, tratando dos lances qua-se diários da disputa sangrenta entre as famílias Pereira e Carvalho, e do ajuste de contas entre os cangaceiros Cassimiro Honório e Zé de Souza, respectivamente. Toda uma geração abriu os olhos nas ribeiras do Pajeú e do Navio vendo a terra de seus pais pegar fogo, em meio às correrias do cangaço. E precisou adestrar-se no uso das armas brancas e de fogo, como requisito de sobrevivência.

Marcos e Cristiano não inauguram a crônica da guerra social florestana, é certo, que já dispunham das contribuições re-levantes de Marilourdes e de João Gomes, entre outros, mas vão além no detalhamento, por vezes correção, de episódios emblemáticos ocorridos em seu chão de berço, a exemplo da formação do povoado de Nazaré, das primeiras lutas do futuro Lampião e de sua família, da tragédia incrível da fazenda Tapera, da questão entre Horácio Novaes e Tibúrcio Gomes, do fogo do Tigre, do grande combate da Favela, do choque de parentes no riacho do Mundé, da Revolução de 1930 na cidade, do desforço cruel da fazenda Gravatá, do ataque à fazenda Barra da Forquilha pelo bando de Moreno, em meio à crônica de sangue da passagem desse carrasco de Lampião pelo município, todo o sumário servido com o molho dos diálogos refertos de regionalismos, das pabulagens, dos chamados ditos de mofa, dos pregões de valentia. 

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no município de Floresta, estado de Pernambuco, surgiu a partir de um antigo oratório da Fazenda Grande, dedicado ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos.

Como resultado do esforço que sabemos ter sido grande, os jovens autores nos permitem saborear o êthos e o páthos de uma ribeira pernambucana de imensa riqueza cultural, dando-nos, do mesmo passo, a satisfação de uma leitura aliciante, com o risco do leitor somente se deter para as refeições, como foi o caso deste prefaciador.

A Marcos Antonio de Sá e a Cristiano Luiz Feitosa Ferraz, sem esquecer o revisor Leonardo Gominho e o consultor em genealogia Nivaldo Carvalho, os cumprimentos de quem, padrinho da obra, já se investe do privilégio de cobrar novos estudos à dupla de primos, ampliados a fim de abranger todas as ocorrências da Grande Floresta de outrora.

Frederico Pernambucano de Mello
Historiador da Academia Pernambucana de Letras

SERVIÇO – Valor do livro – R$ 50,00, mais o valor da postagem.
Contato para adquirir o livro – CRISTIANO FERRAZ – 87 – 99918 1728

Extraído do blog Tok de História do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros
https://tokdehistoria.com.br/2016/06/15/14741/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PERFIL DE MARIA BONITA

POR WALDEMAR ALMEIDA 1938

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O pesquisador do cangaço Geraldo Júnior diz o seguinte: 

"O  autor do texto romantizou, cometeu dois erros graves, sendo o primeiro ao insinuar que Maria Bonita era pernambucana, e o segundo ao dizer que Maria Bonita pegou em armas após a queda de Lampião". 

Não é verdade o que escreveu o autor da página acima. Maria Gomes de Oliveira a Maria de Déia ou a Maria Bonita, para a imprensa, era baiana do povoado Malhada da Caiçara, que se localiza no município Paulo Afonso, na época município Gloria, na Bahia.

Quanto à informação que Maria Bonita pegou em armas lá na Grota de Angico, não precede. Os cangaceiros que estavam lá na Grota de Angico não tiveram chance de apontar armas  para as volantes policiais, na madrugada de 28 de julho de 1938, em terras da cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe. 

Fonte: facebook
Página: Liandro Antiques
Grupo: O Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A FOTO MAIS RARA DE LAMPEAO E VOLTA SECA JÁ ACHADA EM TRAJES CIVIS DE GALA


A FOTO MAIS RARA DE LAMPIÃO E VOLTA SECA  JÁ ACHADA EM TRAJES CIVIS DE GALA.

ADENDO:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Será foto mesmo do capitão Lampião e Volta Seca? Parece mais com arte. Mas, lembrando que eu não estou duvidando.

https://www.youtube.com/watch?v=-Tphzj8Vivc

Segundo o pesquisador do cangaço Geraldo Júnior esta foto é uma montagem para ilustrar um determinado livro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com