Seguidores

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

CHUVAS DE OUTUBRO

 Clerisvaldo B. Chagas, 2 de novembro de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.410

Entramos no início da safra do caju e da manga que se estica até, aproximadamente, fevereiro. Com o litro de castanha vendido a 50,00 reais, as recomendações médicas ao produto viram coisa de rico.

Mês de outubro sempre foi o mês mais seco em nosso sertão alagoano, porém, no dia 27 último, aconteceu muita chuva no Sertão e Alto Sertão do nosso estado. Alegria e riqueza para o sertanejo que, logo no dia seguinte já estava com as ferramentas da roça para o planto de milho, fava, feijão-de-corda, melancia, abóbora e outros cultivares. A chuvarada veio beneficiar a safra da manga e do caju. Além disso, a chuva que veio acompanhada em alguns lugares, com raios e trovões, mostra a antecipação das trovoadas que beneficiam o semiárido com água no prolongamento da primavera/verão. Ajuda ao sertanejo a chegar ao próximo inverno com água nos barreiros e nas barragens, engordando o gado, melhorando a pastagem, duplicando a produção leiteira.

Com certeza teremos o nosso prato típico de volta com força: galinha de capoeira com feijão-de-corda e manteiga de garrafa.

Quando chove assim, de início sobressaem no comércio as casas de material agrícola, mas as outras se retraem com a diminuição da família rural na cidade durante à semana e em feira-livre. A família não pode perder tempo na cidade em troca da lida no campo. Porém, após a safra dos seus produtos, novamente o agropecuarista retorna ao comércio trazendo os familiares. Circula o real em todas as bibocas e as palestras puxam as bocas de orelha a orelha.

Deus pinta uma Natureza dinâmica desde os primeiros pingos de chuva. O boi, alegre cava o chão, o peixe dá lapadas no açude, O quero-quero faz festa pelas manhãs, o carão rodeia a lagoa e os sapos orquestram nos banhados. O chefe da casa corrige a biqueira, a velha da fazenda acende o cachimbo de coco catolé e o azulado da fumaça faz corrupio no oitão.

Quando as abelhas rasgam o espaço em busca das floradas, o escritor se irmana ao sertanejo e diz: “O paraíso voltou”.

CHUVA NO SERTÃO (FOTO: B. CHAGAS)


http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/11/chuvas-de-outubro-clerisvaldo-b.html

ENC: EVENTO AFLAM = ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO A DIVULGAÇÃO DA AFLAM – “UM LIVRO, UMA IDEIA E A CULTURA EM TEMPOS DE PANDEMIA” - OF. Nº 029/2020.

 


REF. EXPEDIENTE ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO A DIVULGAÇÃO DA AFLAM – “UM LIVRO, UMA IDEIA E A CULTURA EM TEMPOS DE PANDEMIA” - OF. Nº 029/2020. MOSSORÓ-RN, DE 28 de OUTUBRO de 2020.    

   SEGUE RERRATIFICADO O LINK meet.google.com/sak-kdzf-izu PARA ACESSAR O EVENTO A EPÍGRAFE


- HONRE-NOS COM SUA VISITA AO NOSSO SITE ASCRIM ACADEM, ATRAVÉS DO LINK      

https://www.academiadosescritoresmossoroensesacademascrim.com/      

(IMPORTANTES NOTÍCIAS SOBRE NOMEAÇÃO DAS COMISSÕES DA ASCRIM)   

   

“RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(A).”    

    

Quando nos enviam e recebemos um convite, na melhor brevidade, nos reportamos com dignidade e honra !   

   

   SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,   

    

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO   

-PRESIDENTE DA ASCRIM  E ACADEM  

   

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS:   

     

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.   

REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.   

MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.   

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.   

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.   

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.   

ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.   

ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.   

DIGNOS ACADÊMICO(A)S DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.   

DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM E DA ACADEM.   

DIGNOS POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM E DA ACADEM.   


Enviado pela ASCRIM


http://blogdomendesemendes.blogspot.com


GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA DA BAHIA PIEDADE, SALVADOR

Por Gustavo Ramiro 

O edifício do Gabinete Português de Leitura de Salvador foi inaugurado em 1918. Em belíssimo estilo neomanuelino, surgiu com intuito de preservar e divulgar a cultura portuguesa na cidade, incentivando a leitura de escritores lusos.

O estilo neomanuelino remete às rendas e trabalhos manuais, pois suas minúcias parecem mesmo feitas à mão por alguma habilidosa bordadeira.

Texto de Gustavo Ramiro

Eliene Diniz

Compartilhado de Bahia... "Terra do 'já-teve'".

Encontrei no acervo do professor Adinalzir Pereira.

https://www.facebook.com/photo?fbid=10222612629479951&set=a.3737592793903

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM SONHO REALIZADO EM PARTICIPAR DA BIENAL DE LIVROS DE SÃO PAULO. A MAIOR FEIRA DE LIVROS DA AMERICA LATINA.

Por Dr. Archimedes Marques 


Dr. Archimedes Marque é escritor e pesquisador do cangaço, além de delegado de polícia civil no Estado de Sergipe.

https://www.facebook.com/photo?fbid=10207635179393172&set=pcb.10207635181153216

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


FRANCISCO MENDES PEREIRA MEU IRMÃO CHICO MENDES.

 Por José Mendes Pereira

Para que todos os meus parentes e dele venham recordá-lo. Chico Mendes faleceu em 23 de maio de 2007, no dia do meu aniversário, 13 anos que já se foram.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

... COMEÇANDO O MÊS COM UMA REVISÃO DOS NOSSOS, MARCOS HISTÓRICOS.

Por Sandro Lee

Na casa da cangaceira Lídia, e no local onde os cangaceiros mataram, Antonio curvina. No povoado salgadinho, em PAULO AFONSO - BA.



ROTA do cangaço com Sandro Lee, e seu filho Alessandro Lima ...

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E O MASSACRE DOS MANOÉIS.

Por José Francisco Gomes de Lima

Este estudo não vem com o intuito de promover (ódio ou tendenciosidade) .

O que queremos mostrar a todos é a incrível coincidência na qual estes personagens tombaram sobre a mira de Lampião.

A nossa pesquisa começa com a morte de Manoel Cipriano de Souza, um agricultor que morava próximo a água Branca-AL.

Manoel Cipriano foi responsável por entregar a polícia o paradeiro dos Ferreiras na Fazenda Engenho. Neste Episódio José Ferreira pai de Virgulino morreu junto com Fragoso.

A morte de Manoel aconteceu no dia 15 de agosto de 1922. Neste Episódio Virgulino disparou três tiros à queima roupa de ordens para que seus companheiros ajudassem na artilharia.

Na sequência cronológica nós agora contaremos o fim de um dos homens mais valentes do Pajeú. Um homem conhecido por Manoel Peixoto no dia 03 de maio de 1926. Manoel Peixoto ganha destaque na história do Cangaço no famoso (fogo da Lagoa Grande) . Onde Manuel Peixoto junto com mais um cabra enfrentou o bando de Lampião. Neste dia Lampião fez um Cerco e conseguiu balear Manuel Peixoto. Na hora da execução deste homem Lampião exigiu que ele pedisse a bênção. Manoel não fez. É daí que começa a Sessão de horrores quando Lampião não tem o seu pedido alcançado. A tortura começa quando Virgulino decepa as orelhas de Manuel. Em seguida fura seus olhos e depois é sangrado com punhal de 70 cm.

Como se não bastasse Manoel Peixoto ainda foi fuzilado e ainda teve seus órgãos genitais arrancados e jogados em cima do cadáver.

Três meses depois Lampião se superaria com famoso massacre da família Gilo. Manoel de Gilo o líder da família seria morto por um tiro na nuca depois de um cerco promovido por Lampião.

Neste massacre Lampião foi coagido por um florestano conhecido por Horácio Novais (vulgo Horácio Grande). Através de uma carta falsa forjada por Horácio, Lampião junta cerca de 97 homens para mostrar quem era o governador do Sertão. {ver o massacre da família Gilo - canal cangaçologia}.

Neste massacre foram mortos 12 civis e um soldado da volante de Manoel Neto. E 6 cangaceiros saíram baleados, 4 morreram depois do fogo.

Como se não bastasse o extermínio de uma família inteira Lampião se superaria com a morte de Manoel Salina em outubro de 1932.

Desta vez Lampião sabia o que fazia. E tudo começou quando ele mandou um bilhete exigindo dinheiro. Manoel Salina então manda o dinheiro e tempos depois o mesmo bilhete é mandado por Lampião exigindo novamente uma certa quantia. Desta vez o dono da fazenda almécega não manda o dinheiro.

Tempo depois Lampião se encontra como Manuel Salina e o fim deste homem chega.

Neste Episódio morreram cerca de 8 pessoas, mas nenhuma dessas mortes foi tão terrível quanto a de Manoel Salina, este pobre homem teve as orelhas cortadas, foi castrado, teve os dentes, quebrados, unhas arrancadas, olhos furados, en seguida ele foi amarrado com uma corda prendida a um animal e foi arrastado. Já quase sem vida este homem recebeu uma descarga de bala e por que teve seu corpo esquartejado a facão.

E foi assim que acabou a história do lavrador pai de 10 filhos.

"No tempo do Cangaço não adiantava mandar Virgulino deixar de ser Lampião, era a mesma coisa de mandar um leão deixado ser leão" .

Este texto é em homenagem aos que ficaram no caminho do Cangaço.

Fote: Lampião na Bahia -Oleone Coelho Fontes

Fonte: as Cruzes do Cangaço, os fatos e personagens de Floresta - PE - Marcos Antônio de Sá - Cristiano Luiz feitoza Ferraz.

Fonte: a maior batalha de Lampião E a invasão de Calumbi - lourinaldo Teles Pereira Lima.

Fonte: Lampião o rei dos cangaceiros - Billy Jaynes chandler.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CRIME NO ENGENHO TARTARUGA

Por Zozimo LIMA

Os historiadores de Sergipe, e temos muitos, não conhecem a sua história. Por isso vou, aos poucos, contando muita coisa inédita para que lhes sirva de subsídio.

Vou repetir, ampliando, um acontecimento ocorrido em 1852, no município de Riachuelo, outrora conhecido por PINTOS.

O capitão Gonçalo Rabelo Leite, no dia 6 de agosto daquele ano, no seu engenho Tartaruga, também denominado Cágado, era assassinado, a tiros, dentro de casa, pelos irmãos alagoanos André Cavalcante, Francisco Cavalcante, Manuel Cavalcante e Luiz Cavalcante, todos filhos do major Cavalcante, que morava no Saco do Ribeiro, hoje Ribeirópolis, como criador de gado.

Dizem os jornais da época que o capitão Gonçalo Leite tomara-se de ódio contra o major Cavalcante por questões de terra e gado, precisando, por isso, liquidá-lo.

Chamou, para tal execução, o pistoleiro de nome Monteiro, residente na Serra Redonda, município de Itabaiana, para assassinar o velho Cavalcante, o que foi efetuado no local depois conhecido por Cruz do Cavalcante.

Os filhos da vítima, acima mencionados, vieram a Sergipe hospedando-se no engenho Carvão, de propriedade do tenente-coronel Alexandre Freire do Prado, município de Divina Pastora e, dias depois, a cavalo, invadiram o engenho Tartaruga e mataram o capitão Gonçalo, escapando seu filho, bacharel Francisco Rabelo Leite, que pelos fundos da casa, correu para os canaviais onde se escondera.

Cometido o crime, os irmãos Cavalcante atravessaram o rio São Francisco, passaram por Penedo e foram bater em Pernambuco. A força policial de Sergipe perseguiu-os até o engenho do Sr. Rolemberg, dez léguas acima de Penedo.

Dizia-se que concorrera para tal crime o padre José Mateus da Graça Leite Sampaio, irmão de Gonçalo e seu rancoroso inimigo. O padre era levado do diabo, inimigo da família, até da própria genitora.

O capitão Gonçalo chamava o padre, seu irmão, “Canina do Penha”, e o irmão, padre, José Mateus chamava Gonçalo de “Cascavel do Tartaruga”. Diz o axioma latino fratur irae acerbissimae, que se traduz: “são terríveis os ódios de irmãos.”

O governo da Província, anos atrás, no expediente de 10 de julho de 1855 acusava o recebimento do ofício do chefe de Polícia comunicando que no dia 21 de junho apresentaram-se ao juiz municipal de Itabaiana, para serem recolhidos à prisão, os senhores Manuel Rabelo Leite e João Rabelo Leite, filhos do capitão Gonçalo, ambos pronunciados por tentativa de morte contra o padre José Mateus Leite Sampaio, tio dos réus.

Era assim, na Monarquia, a política de crimes em Sergipe, principalmente entre membros da mesma família.

Os novos historiadores limitam-se a copiar, ipsis-litteris, o que escreveram Felisbelo Freire, Silva Travassos, Lima Junior, Baltazar Góes e Nobre de Lacerda, quando há outras fontes de informações, inclusive a Biblioteca Nacional.

Gazeta de Sergipe – 09.03.1972

Do acervo do pesquisador do cangaço Antônio Corrêa Sobrinho

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TOM VEIGA: FAMOSOS LAMENTAM MORTE DO ATOR, INTÉRPRETE DO LOURO JOSÉ

 Por G1

Tom Veiga — Foto: Reprodução/Facebook/Tom Veiga

Ator que fazia o personagem no programa apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo, foi encontrado morto em casa na Barra da Tijuca neste domingo (1º).

Famosos usaram as redes sociais para lamentar a morte do ator Tom Veiga. Ele foi encontrado encontrado morto em casa na Barra da Tijuca neste domingo (1º).

Veiga trabalhou no "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga, por mais de 20 anos.

Tom Veiga: veja as homenagens ao ator intérprete do Louro José
--:--/--:--

Tom Veiga: veja as homenagens ao ator intérprete do Louro José

"Um cara querido, doce e talentoso com quem tive o prazer de trabalhar junto algumas vezes. Querido Tom, descanse em paz", escreveu a apresentadora Ana Furtado.

O Corinthians - clube do coração do ator - também lamentou a morte de Veiga. "O Timão se solidariza aos familiares e amigos desejando muita força neste momento de dor e luto", postou o clube paulista.

Fátima Bernardes, companheira das manhãs do Mais Você, também se pronunciou. "O Tom Veiga era um ator talentoso, tinha uma parceria linda com a Ana Maria e sempre levava um sorriso pra quem estava em casa. Obrigada por tantos momentos incríveis na nossa TV".

Ana Maria Braga e Tom Veiga — Foto: Reprodução/Instagram/Tom Veiga

Ana Maria Braga e Tom Veiga — Foto: Reprodução/Instagram/Tom Veiga

Clique no link e veja todos os comentários de gente famosa. 

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/11/01/tom-veiga-famosos-lamentam-morte-do-ator.ghtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com