Seguidores

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

CANGAÇO - A VINGANÇA DE ZÉ BAIANO

Cangaço - A vingança de Zé Baiano O ex-volante Teófilo Pires narra uma história de muito sangue e sofrimento no sertão no tempo do cangaço. Link desse vídeo: https://youtu.be/mc_fTEIvkSQ

https://www.youtube.com/watch?v=mc_fTEIvkSQ&t=203s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com



ENTREVISTA COM LAMPIÃO - JUAZEIRO DO NORTE/CE - 1926.

 
https://www.youtube.com/watch?v=Hegn77pzf98&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Uma entrevista com Lampião que foi realizada pelo doutor Otacílio Macedo, médico da cidade do Crato/CE, no dia 06 de março de 1926, na ocasião em que Lampião e seu bando estiveram na cidade de Juazeiro do Norte no estado do Ceará para se incorporarem nos batalhões patrióticos formados para combater os revoltosos pertencentes a Coluna Prestes-Miguel Costa, que naquela época marchava pelos sertões do Nordeste. Fizemos a narração e ilustramos visando uma maior inclusão por parte das pessoas e facilitar o entendimento dessa fantástica entrevista com o maior de todos os cangaceiros de todos os tempos. Confiram! 

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO: O REI DO CANGAÇO-HISTÓRIA DO BRASIL

Por Revisão

https://www.youtube.com/watch?v=NRYOQtH4c5Y&ab_channel=reVis%C3%A3o

LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO │HISTÓRIA DO BRASIL .feat. Raoni Rodrigues #ApoieEssaIdeia - CROWDFUNDING: https://apoia.se/canalrevisao Texto: Henrique Tavares Santos Narração: Raoni Rodrigues Tópicos abordados: -Lampião -Maria Bonita -História do Cangaço -Infância a vida adulta de Virgulino -O bando de Lampião vs Coluna Prestes -O Cerco a Mossoró -O convívio com a Maria Bonita -Os Volantes e a morte de Lampião 

BIBLIOGRAFIA:

http://www.infonet.com.br/lampiao/ http://www.infoescola.com/biografias/... http://www.suapesquisa.com/biografias... http://www.eunapolis.ifba.edu.br/info... http://www.aguabranca.al.gov.br/inter... http://www2.uol.com.br/lampiao/pages/... http://historia-davida.blogspot.com.b... https://books.google.com.br/books?id=... http://www.abralic.org.br/eventos/con... http://istoe.com.br/270461_ENTRE+LAMP... http://www.defato.com/noticias/1605/h... http://www.eunapolis.ifba.edu.br/info... https://www.youtube.com/watch?v=dfl7L... PODCAST DO REVISÃO: https://castbox.fm/channel/reVis%C3%A... Curtiu? Quer comentar? Bater papo conosco? Youtube - http://www.youtube.com/revisao Facebook - http://www.facebook.com/canalrevisao Twitter - https://twitter.com/canalrevisao (@canalrevisao) Instagram - https://instagram.com/canalrevisao (@canalrevisao) Email - contato@canalrevisao.com.br NÃO DEIXE DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL, CURTIR, COMENTAR E COMPARTILHAR.

https://www.youtube.com/watch?v=NRYOQtH4c5Y&ab_channel=reVis%C3%A3o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BENJAMIM ABRAÂO ASSASSINADO EM ÁGUAS BELLAS

http://brasilianafotografica.bn.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PALAVREADO

 Clerisvaldo B.  Chagas, 11 de dezembro de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.433

Já alcancei Seu Né, nosso vizinho da direita, na sua idade avançada. Era casado com Dona Zezé e que não lembro mais suas feições, mas lembro bem da morena Zefinha, filha do casal. Na sala da frente havia uma imagem de Nossa Senhora da Conceição que muito me atraía da janela baixa da casa.  A santa tinha os braços estirado para baixo e das suas mãos saíam feixes de luz. Seu Né Lecor – que o povo chamava de licor – era calmo, cabeleira cheia e branquinha, fumante inveterado e arredio. Raramente saía de casa. Tinha um compartimento na residência que fora uma bodega, por mim não alcançada. Ligeiramente encurvado, Seu Né era a cópia fiel do cangaceiro de Lampião, Ângelo Roque o Anjo Roque, Labareda.  Os mais velhos diziam que ele fora muito perigoso. Ainda era parente dos escritores Floro e Darci Araújo, falavam. Dona Zezé faleceu e Seu Né casou pela segunda vez com Dona Maria dos Santos que teve um filho, Benedito, o qual apelidávamos de “Benedito Bacurau”.

Maria dos Santos chamava o próprio marido de Se Né.

Todos os personagens acima já partiram, mas ficou na minha cabeça a profissão que seu Né exercia: cubador de terras. Vez em quando chegava um matuto perguntando pela casa de Seu Né “Licor”. E minha mãe Helena Braga que fazia deliciosos licores, me fazia lembrar o vizinho fumador. Seu Né saía lá dos fundos, vinha para sala da frente, abria as portas da antiga bodega e chamava o cliente para suas garatujas no papel. Cubador de terras, indivíduo que mede quantas tarefas de terra tem numa determinada área, uma espécie de agrimensor. Depois descobri que o meu professor de Matemática, engenheiro, conhecido como Neco da Maravilha, também fazia no papel a mesma coisa que Seu Né. Hoje falo para o meu neto essa frase estranha: cubador de terras.

Outra palavra esquisita é o cavouqueiro. Vim saber sobre essa palavra no governo Paulo Ferreira, quando homens estavam abrindo uma rua e detonando pedras. Que diabo é cavouqueiro? profissional que trabalha abrindo pedreiras, especializado em escavar e usar explosivos nas rochas. Se essa palavra e frases regionalistas já eram difíceis para mim, imagina para o meu neto Guilherme, bom de celular e distante das ruas! Podia-se até imaginar que o cubador e o cavoqueiro fossem alguns tipos de tarados.

Assim vamos vivendo e aprendendo entre o passado e o presente e entre o próprio presente que não deixa caber na cabeça tantos termos novos e fabricados na hora. Isso até faz lembrar o apelido exótico de um ferreiro santanense: “Pé Espaiado”. Aí a conversa é outra.

Cavoqueiro dá uma boa letra de forró.

Cubador se inicia com desvio de função.

Eita Nordeste arretado!

CAVOQUEIROS ( foto: gazetaonline.com)


http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/12/palavreado-clerisvaldob.html

NESTE SÁBADO CANAL DO YOUTUBE DO MUSEU DA FOTOGRAFIA DE FORTALEZA MFF IRÁ APRESENTAR A LIVE CANGAÇO

Neste sábado (12/12), às 15h, o canal do youtube do Museu da Fotografia de Fortaleza - MFF, irá apresentar a live Cangaço: identidade do nordestino?, falando sobre o aspecto cultural do povo cearense, contemplado na exposição Não Danifique os Sinais, do museu, com fotos de Benjamin Abraão e de outros fotógrafos.

A live será de Getúlio Moura com o educador do museu, e graduando em História pela UFC, Jeferson de Castro.

Mini-Bio.

Getúlio Moura é Engenheiro Civil com mestrado em Tecnologia. Há dez anos, é pesquisador e escritor no canal no youtube Cangaço em Foco, e do ig: @cangacoemfoco10. Atualmente, tem produzido o livro Cangaço no Ceará, que tem como foco a trajetória dos irmãos Marcelino.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS DO CANGAÇO EM GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO !

 Por Manoel Severo


O Especular Universo da Literatura do Cangaço; os livros que fizeram e fazem história trazendo uma das mais sensacionais sagas do povo nordestino. Os mais procurados, os mais lidos, os clássicos, os campeões de venda...os polêmicos, os indispensáveis; tudo isso nos GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO desta próxima sexta-feira, dia 11 de dezembro às 20h no Canal do You Tube do Cariri Cangaço.

 

Manoel Severo Barbosa recebe o renomado livreiro do cangaço; Professor Pereira; Conselheiro Cariri Cangaço e o professor Adriano de Carvalho Duarte, para uma conversa que ficara na história. Até lá !!!

https://cariricangaco.blogspot.com/2020/12/livros-do-cangaco-em-grandes-encontros.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CORRIGINDO

 Por José Mendes Pereira

No dia 05 de julho do ano de 2011, foi publicado no Blog do Mendes e Mendes http://blogdomendesemendes.blogspot.com  um texto com o título: "Fotos históricas de cangaceiros do bando de Lampião". sendo que esta foto foi legendada como sendo  a primeira da esquerda Enedina esposa do cangaceiro Cajazeira. Mas venho aqui corrigir a minha falha e registro os verdadeiros nomes dos cangaceiros que aparecem 

O escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima me informou que os cangaceiros desta foto da esquerda para direita são: Durvalina, companheira de Moreno. O de óculos é o companheiro da Durvalina, Moreno. Neném do Ouro, companheira do cangaceiro Luiz Pedro, e o último é o cangaceiro Barra Nova.

  http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOCÊ QUE ESTÁ COMEÇANDO A ESTUDAR CANGAÇO FAÇA UMA VISITA AO BLOG DO MANOEL SEVERO

Por José Mendes Pereira


O Cariri Cangaço é um dos maiores blogs sobre os seguintes temas: Cangaço, Coluna Prestes, Canudos, revoltas: Praieira, Balaiada, Cabanagem e Quebra-Quilos; Juazeiro, Padre Cícero, Delmiro Gouveia e o progresso do nordeste, Quilombos, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e a Música Popular Nordestina, a Cultura e a Arte nordestinas. Aqui está o link: http://cariricangaco.blogspot.com

Você verá Lampião desde a sua juventude até os últimos dias de sua vida, que foi na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, Fazenda Forquilha, em terras de Porto da Folha, nos dias de hoje, Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

Vale lembrar ao leitor que quando Virgolino Ferreira da Silva o afamado capitão Lampião entrou no Rio Grande do Norte ainda não existia mulheres no cangaço. Em meados de 1930, Maria Bonita passou a fazer parte do bando de Lampião – foi a primeira mulher a ingressar no cangaço. A partir daí, mais de 30 mulheres participaram da vida do bando.

Não acredite nas pessoas que criam conversas sem fundamentos sobre o capitão Lampião e procura ler tudo, através dos trabalhos feitos pelos escritores, pesquisadores e cineastas do cangaço. Conheça Lampião e Maria Bonita ao vivo. Clique sobre o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=fBR9wPp5gt8&ab_channel=Mem%C3%B3riasdoCanga%C3%A7o

Este vídeo não foi feito com atores e sim, com os próprios cangaceiros nas caatingas do nordeste.  O sírio-libanês Benjamin Abraão Botto foi quem o fez. Solicitou ao rei Lampião para filmá-lo e ele aceitou com muito prazer.

Benjamin Abraão, Maria Bonita e Lampião

Se você interessar possuir um livro com boas histórias relacionadas ao cangaço e principalmente os reis do cangaço capitão Lampião e sua amada rainha Maria Bonita, entre em contato com o professor Francisco Pereira Lima lá de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, através deste e-mail franpelima@bol.com.br e adquira "Lampião a Raposa das Caatingas" do escritor José Bezerra Lima Irmão. 


São 740 páginas, tamanho ofício, com 4 centímetros de altura, e já está na 5ª. edição. Você saberá o que fez Lampião nos 7 Estados do nordeste que os visitou. São Eles: Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Sergipe. Este último ele e sua amada foram chacinados com mais 9 cangaceiros. No nordeste brasileiro Lampião só não visitou Piauí e Maranhão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com