Seguidores

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

LUIZ GONZAGA RARÍSSIMO

 Por Maurício Souza

https://www.youtube.com/watch?v=2R-pPy9IzNM&ab_channel=MauricioSouza

https://produto.mercadolivre.com.br/M... 

https://produto.mercadolivre.com.br/M... 

https://lojasouzajr.mercadoshops.com.br/ 

https://shopee.com.br/mgmauriciosouza...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONHEÇA A HISTÓRIA DE ENEDINA ALVES MARQUES

 Por UFPR TV

https://www.youtube.com/watch?v=MZxW3suSKDQ&ab_channel=TVBrasilGov

Enedina Alves Marques foi a primeira Engenheira Civil da UFPR e a primeira negra do Brasil graduada neste curso. Nós não poderíamos deixar de falar de uma mulher tão inspiradora neste dia tão importante. Confira um pouco mais sobre a vida de Enedina na matéria!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"O PATRIARCA"

 Por Sálvio Siqueira


No dia 3 de setembro de 2016 será lançado, em Serra Talhada - Pe, mais uma obra prima da literatura sertaneja, intitulado 'O PATRIARCA', o livro nos traz a notória história do cidadão "Crispim Pereira de Araújo", que na história ficou conhecido como "Ioiô Maroto", contada pela 'pena' do ilustre amigo venicio feitosa neves

Crispim Pereira de Araújo (Ioiô Maroto) 

Sendo parente de Sinhô Pereira, chefe de grupo cangaceiro e comandante dos irmãos Ferreira, conta-nos o livro, a história que "Ioiô Maroto" foi vítima de invejas e fuxico. Após sua casa ter sido invadida por uma volante comandada pelo tenente Peregrino Montenegro, da força cearense.

Sinhô Pereira

Sinhô Pereira deixa o cangaço, não sem antes fazer um pedido para o novo chefe do bando, Virgolino Ferreira da Silva o Lampião e o mesmo cumpre o prometido.


Além da excelente narração escrita pelo autor, teremos o prazer e satisfação de vislumbrar rica e inédita iconografia.

Não deixem de ter em sua coleção particular, mais essa obra prima literária.

Adquira-o com:
 franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/675945445902908/?notif_t=group_activity&notif_id=1471274094349578

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A INVASÃO DO BANDO DE LAMPIÃO A SOUSA PB

 Por Blog NP Paraíba

https://www.youtube.com/watch?v=0DbL7-r5wag&list=UU_AiaIIqY22lPguWaW1isVQ&ab_channel=BlogNPPara%C3%ADba

A invasão do bando de Lampião a Sousa, no Sertão da Paraíba, foi tramada após o cangaceiro Chico Pereira, por intrigas pessoais em Sousa, articulou com o chefe dos cangaceiros uma possível invasão aquela cidade. De posse de todos os informes a respeito de Sousa, e não podendo participar do assalto, por conta de um ferimento no pé, precisamente no calcanhar, instruiu o seu irmão Antônio Ferreira o qual deveria substituí-lo na operação. E assim foi feito. No dia 27 de julho de 1924, o bando entrou na cidade sertaneja. A residência do Juiz de Direito, Dr Arquimedes Souto Maior, foi uma das primeiras a serem ocupadas e saqueadas por Chico Pereira. Poucos resistiram a entrada dos cangaceiros, que fizeram uma verdadeira limpa em Sousa.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VIDA DA PALAVRA DADA.

 Por João Filho De Paula Pessoa

Na invasão do Bando de Lampião a Queimadas/Ba, em 1929, após prender todo o contingente policial no próprio quartel, Lampião seguiu de casa em casa e em todos os comércios, arrecadando dinheiro e bens, levando consigo o Sargento da Tropa como guia, o Sarg. Evaristo. Ao chegarem à casa de Dona Santinha, que usava em seu pescoço um bonito colar com uma joia de ouro, tipo trancelim, embora amedrontada aquela senhora percebeu que Lampião olhou com atenção para seu colar, ela então o tirou do pescoço e deu voluntariamente a Lampião como presente, fato que o emocionou e lhe fez prometer que acataria qualquer pedido seu, momento em que ela pediu que a vida daquele sargento fosse poupada, pois ele era um homem bom e íntegro. Lampião não gostou muito do pedido, pois tinha planos macabros para aqueles soldados naquele dia, mas mesmo contrariado disse-lhe que por ter dado sua palavra, iria cumpri-la e acatar seu pedido. Após a coleta, retornaram ao quartel onde a tropa estava presa, num total de sete soldados, mandou que todos saíssem da cela, e na calçada da cadeia foram ajoelhados e, um a um, foram alvejados a balas e sangrados a punhal, num massacre horrendo, restando vivo somente o Sarg. Evaristo em virtude da palavra dada por Lampião à D. Santinha, que foi poupado daquele genocídio sangrento, nada sofreu, mas a tudo assistiu, levando consigo aquele trauma por toda sua a vida. João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 18/12/2019.

Assista o filme deste Conto - https://youtu.be/9O1kma6xzeA

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O HISTORIADOR FALA SOBRE A BRAVURA DOS NAZARENOS DE PERNAMBUCO E DO TEMOR DE LAMPIÃO, EXPULSO DE PERNAMBUCO PELAS VOLANTES DE NAZARÉ..

 Do acervo da pesquisadora Verluce Ferraz

https://www.youtube.com/watch?v=-dXb2-enccA&feature=share&fbclid=IwAR27T-029RnAbIZ1YEYqnGE2mxmaO83crKFdrdabiCI2Yk2sSBHWUSWxNzM&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANDEEIRO E VINTE E CINCO - PARTE 4

Por Aderbal Nogueira 

https://www.youtube.com/watch?v=Jg_EB7jDmBk&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Candeeiro e Vinte e Cinco falam um pouco sobre mulheres no bando. Para bom entendedor, meia palavra basta; Candeeiro teve muito o que contar.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"LAMPEÃO" - ESTÁGIO ATUAL DE RETIFICAÇÃO E COLORIZAÇÃO INICIADA EM MAIO DE 2014.

Por Rubens Antonio 

Rubens Antonio é baiano, professor, pesquisador do cangaço e grande artista no que diz respeito à restauração e colorização de imagens. Ultimamente ele tem se dedicado no trabalho de colorir fotos dos cangaceiros do nordeste do Brasil. Parabéns, professor Rubens Antonio.

https://www.facebook.com/memories/?source=promotion_feed_story&story_id=2427490634028773&qp_h=AZLdibez4wAABjtqcV4

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CORISCO, O DIABO LOIRO CONTRA O NEGÃO DO PAJEÚ.

Por Itamar Nunes Art
 

https://www.facebook.com/photo?fbid=4131387016876096&set=gm.1107991739672001

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HISTÓRIAS DE CANDEEIRO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=8RtJO2lLSuc&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - CANDEEIRO E VINTE CINCO - PARTE 5

 Por Aderbal Nogueira

Aderbal Nogueira - Cangaço

Cangaço - Candeeiro e Vinte Cinco - parte 5 Candeeiro e Vinte e Cinco falam um pouco sobre: - Apetrechos dos cangaceiros - Cangaceiro Paturi - Batata de nhambu Link desse vídeo: https://youtu.be/_JbdG5RjAMQ

http://blogdomendesemendes.blogspot.com