Seguidores

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

A HISTÓRIA DO CANGAÇO EM NOSSA REGIÃO

 Por Adelson Mota

A história do Cangaço em nossa região, dia 30/10/2021 estive com, Dna Elisia Sampaio Moreira, carinhosamente conhecida como Dna, Zi, filha única,do Sr. Raimundo Moreira Oliveira, propietario da Fazenda, Lagoa do Lino,onde foram, abatidos os cangaçeiros, Azulão, Zabelê, Cangica, e Maria Dorea, escapou Arvoredo, e Calais, e outra Maria, pelas volantes, de José Osório de Farias, (Zé Rufino) e José Fernandes Vieira, de Mundo Novo-BA em 15/10/1933 Maracujá, Serrolandia, BA ela e a menina da foto, entre os país, Sr. Raimundo e Dna, Antônia Sampaio Moreira, a tempos há uma confusão, em questão do nome da Fazenda, que nunca se chamou, Lagoa do Limo, a prova está aí a herdeira e Propietaria deixa não háver dúvidas, Lagoa do Lino, Agradecimento, Elisia Sampaio Moreira e a sua Filha, Gean Moreira Sampaio.

https://www.facebook.com/groups/476477993607651/?multi_permalinks=566879134567536&notif_id=1635802370922360&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A SAGA DO CANGACEIRO ZÉ BAIANO EM SERGIPE - FINAL

Por Cangaçologia 

https://www.youtube.com/watch?v=qNEVvUR1Mt4

Documentário produzido pela TV Alese de Sergipe que apresenta a saga do cangaceiro Zé Baiano no Povoado Alagadiço no estado de Sergipe. O povoado Alagadiço localizado no município de Frei Paulo em Sergipe, foi um dos locais que serviram como coito e zona de atuação do temível cangaceiro Zé Baiano e seu bando. Zé Baiano e seus comparsas foram mortos no dia 07 de junho de 1936, por um grupo de civis liderados por Antônio de Chiquinho, antigo coiteiro. 

O documentário será exibido em três partes. 

Assistam e aproveitem para se inscreverem no canal e deixarem suas críticas e sugestões. Cortesia: Raimundo Oliveira (Alagadiço/SE).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO PEITUDO MORREU E NÃO FOI COMPROVADA A PATERNIDADE COMO SENDO FILHO DO CAPITÃO LAMPIÃO E DA RAINHA DO CANGAÇO MARIA BONITA.

 Por José Mendes Pereira


Algumas pessoas confirmam que o João Ferreira da Silva, o João Peitudo é mesmo filho de Lampião e de Maria Bonita. Mas quando foram feitos outros exames para se ter esta certeza que ele é filho dos reis do cangaço? 

Os primeiros testes de "DNA" foram feitos em 1994, e sabemos que não foram concluídos. Com isso, não temos nenhuma comprovação que ele é realmente filho do casal de cangaceiros.

Um escritor e pesquisador do cangaço (não vou revelar o seu nome), de nome e renome no que diz respeito aos estudos cangaceiros, me falou certa vez que, não houve comprovação sobre este caso, e que para se comprovar, terá que começar tudo de novo.

Mas será tão difícil que isto aconteça, porque quem tinha interesse de saber da sua paternidade era o João Ferreira da Silva, mas infelizmente partiu muito cedo para a eternidade.

De acordo com a minha lógica, porque em 1938, em abril ou possivelmente no mês de maio, o capitão Lampião não esteve no Ceará. Muito menos Maria Bonita apareceu grávida na caatinga nordestina. Então, o João Ferreira da Silva, o João Peitudo nunca foi e nem será filho do capitão e da rainha do cangaço Maria Bonita. 


Se o João Ferreira da Silva, o João Peitudo é considerado filho de Lampião porque se parece com ele, então, o comediante Tom Cavalcante também é filho do capitão  Lampião. 


Diz o ditado o seguinte: "Nem tudo que parece, é". O humorista Tom Cavalcante é talhado e esculpido o capitão Lampião em sua juventude. Mas mesmo parecendo, ele não tem nenhuma gota de sangue do facínora Lampião. Então, o homem estudado, já que ele não mais está aqui entre nós, tem que a sua família mandar fazer o exame de "DNA", para ter a certeza que é mesmo filho do capitão. Do contrário, não adianta imaginação. A imaginação é sempre uma pulga detrás da orelha, ou um carrapato colado à carne.

Nota: 
O jornalista e pesquisador do cangaço Robério Santos, me disse agora a pouco, que foi comprovada a paternidade do João Ferreira, sendo Lampião, seu pai. 

Robério Santos esteve com o filho do João Peitudo no dia 27 de outubro deste ano. 

Grande pesquisador, findo aqui as minhas inquietações sobre a paternidade do João Ferreira da Silva, o João Peitudo. Não tenho mais o que falar, já que o jornalista dispõe de documentos.

Obrigado, Robério Santos e parabéns pelo seu trabalho sobre o mesmo!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A SAGA DO CANGACEIRO ZÉ BAIANO EM SERGIPE - PARTE I

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=vaMjcw7K4f4&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Documentário produzido pela TV Alese de Sergipe que apresenta a saga do cangaceiro Zé Baiano no Povoado Alagadiço no estado de Sergipe. O povoado Alagadiço localizado no município de Frei Paulo em Sergipe, foi um dos locais que serviram como coito e zona de atuação do temível cangaceiro Zé Baiano e seu bando. Zé Baiano e seus comparsas foram mortos no dia 07 de junho de 1936, por um grupo de civis liderados por Antônio de Chiquinho, antigo coiteiro. O documentário será exibido em três partes. 

Assistam e aproveitem para se inscreverem no canal e deixarem suas críticas e sugestões.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARA OS QUE AINDA NÃO LERAM - TANCREDO DE ALMEIDA NEVES E O DEPUTADO FEDERAL

Por José Mendes Pereira

Quando o Dr. Tancredo de Almeida Neves foi eleito a Presidente da República Brasileira, foi entrevistado pelo canal de Televisão "Globo", e na entrevista ele contou alguns fatos que ocorreram durante a sua vida política, e que esta entrevista eu a assisti (e vou dizer assim como reforço), e além de assisti-la, eu também a ouvi. Lembrei-me de escrever um acontecimento durante a sua vida política, e que foi contado por ele na entrevista.

Quando o Dr. Tancredo de Almeida Neves foi eleito pela primeira vez a governador do Estado de Minas Gerais, e estava cuidando arrumar o seu ministério, encontrou-se com um deputado federal de suas amizades. E lá, conversaram muito sobre alguns problemas do dia a dia. Já próximo de se despedirem, o deputado federal (cujo nome do deputado ele não revelou), disse-lhe:

- Doutor Tancredo de Almeida Neves, por onde eu passo nas ruas das cidades de todo Estado de Minas Gerais, e em outros lugares do Brasil, nas churrascarias, nos bares, nas reuniões que eu participo, aliás, em todos os lugares, as pessoas me perguntam se eu vou ser Ministro da Educação.

Dr. Tancredo de Almeida Neves sabendo que o deputado federal estava querendo que ele o convidasse para assumir o Ministério da Educação, inteligente, manhoso, e com um sorriso sarcástico, disse-lhe:

- Você faz o seguinte: Quem lhe perguntar se eu convidei você para ser Ministro da Educação, diga-lhe que eu lhe convidei, mas você não aceitou o meu convite.

Tancredo de Almeida Neves tirou o deputado de tempo.

Interessante! 

Este texto fui eu que escrevi em outubro de 2017, mas já o vi na internet apenas com algumas palavras modificadas. O início, o meio e o fim são idênticos ao meu texto. As pessoas copiam e colocam os seus nomes nos textos alheios.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/.../tancredo...

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com