Seguidores

sábado, 16 de setembro de 2017

NOTA DE FALECIMENTO!


É com pesar que informamos o falecimento de Everton Leite, irmão do docente Davi Leite. O Velório está acontecendo na Igreja São Pedro,  no bairro Liberdade I. O Sepultamento será amanhã (17)  às 9h  no cemitério São Sebastião.

Deixamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos pela inestimável perda. 

http://blogdocarlossantos.com.br/falece-de-infarto-fulminante-o-radialista-everton-leite/

Jornalista
Cláudio Palheta Jr.

Telefones Pessoais :
(84) 96147935

(84) 88703982 (preferencial) 

Telefones da ADUERN:  
ADUERN
Cep: 59.625-620
Mossoró / RN
Seção Sindical do Andes-SN
Presidente da ADUERN
Lemuel Rodrigues 

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogodmendesemendes.blogspot.com 

MARCELO REZENDE MORRE AOS 65 ANOS APÓS BATALHA CONTRA O CÂNCER


Apresentador anunciou doença em maio e estava internado com pneumonia grave.

O jornalista e apresentador Marcelo Rezende, de 65 anos, morreu no fim da tarde deste sábado (16). Internado no Hospital Moriah, no bairro de Moema, na zona sul de São Paulo, ele travava uma batalha contra o câncer e teve falência múltipla dos órgãos.

QUEM entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Moriah. De acordo com a nota divulgada pelo hospital, o jornalista morreu às 17h45 deste sábado.

No dia 14 de maio de 2017, foi ao ar uma entrevista de Rezende no programa Domingo Espetacular, em que revelou que estava com câncer no pâncreas, já com metástase no fígado. Por conta da doença, o jornalista se afastou do trabalho na Record TV, emissora em que comandava o Cidade Alerta desde 2012.






http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2017/09/marcelo-rezende-morre-aos-65-anos-apos-batalha-contra-o-cancer.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTO LIVRO PERCORRE CAMINHO FAMILIAR DE “JESUÍNO BRILHANTE”


Novo livro de Misherlany Gouthier: genealogia e história (Foto: reprodução)

Estudando há mais de 20 anos as primitivas famílias da região da zona Oeste do Estado, em que produziu alguns trabalhos sobre genealogia – “Os Vitorinos da Caieira”, “Lunário Perpétuo – um veio dos Nunes Reis”, “Delmiro Rocha – história, origem e descendência” -, o escritor e pesquisador Misherlany Gouthier lançará outro trabalho nesse mesma linha. Agora, ele apresentará o livro “Os Alves de Melo e a Lenda do Carvoeiro”.

A apresentação do livro será dentro da Semana da Cultura em Almino Afonso, promovido pela municipalidade. Ocorrerá em meio à 115ª Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro dos católicos locais, sábado (16), às 19h40, na Praça Aurino Carlos (Centro).

Jesuíno Brilhante

Gouthier, que é de Almino Afonso, percorre nessa publicação o intrincado caminho da árvore genealógica da família Daniel, de Almino Afonso, com ramificações em Patu e em algumas cidades da Paraíba.

Remonta o novel título à origem do famoso bandoleiro Jesuíno Alves de Melo, “Jesuíno Brilhante”. Içado ao patamar de “fora da lei”, deixou seu nome registrado nos anais da história do cangaço, num enredo que mistura banditismo, política e relações sociais delicadas no final do século XIX no sertão potiguar e paraibano.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

http://blogdocarlossantos.com.br/livro-percorre-caminho-familiar-de-jesuino-brilhante/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

ÓTIMO LIVRO


Raridade bibliográfica do Nordeste. Annuario Ecclesiastico da Parahyba do Norte, do Cônego Francisco Severiano. Em 2 volumes, publicados em 1919. Excelente fonte de pesquisa da História Eclesiástica da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Obs: Não dei se o professor Pereira o tem, mas não custa tentar saber através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAIS AINDA SÃO PAIS, FILHOS AINDA SÃO FILHOS

*Rangel Alves da Costa

Mesmo que o mundo moderno a todo custo tente desqualificar ou desvirtuar a verdade, ainda assim os pais continuam sendo pais e os filhos continuam sendo filhos. Haja o que houver, ocorram os fatos ou as negações mais absurdas, mas os pais continuam sendo pais e os filhos continuam sendo filhos.
Há de se reconhecer que tais aspectos estão muito modificados pelas nefastas imposições da modernidade, seus modismos e suas avessas culturas comportamentais. Pais que tanto faz para a paternidade ou a maternidade, e filhos que tanto faz que tenham pais ou não. Pais que apenas geram e filhos que apenas nascem.
Será que o pai deixa de ser pai quando o filho alcança a maioridade? Será que a mãe deixa de ser mãe por que a filha conquistou um namorado? Será que o pai deve abdicar de sua paternidade pelo fato de que o filho não lhe dá mais benção? Será que a mãe deixa de ser mãe por que a filha diz que não necessita mais de seus cuidados?
Na mesma linha de raciocínio, será que o filho deixa de ser filho por que acha que já está em idade suficiente para cuidar do próprio destino? Será que a filha deixa de ser filha por que já se imagina suficientemente capaz de escolher o que seja melhor ou pior na sua vida? Infelizmente, as respostas do mundo de hoje são no sentido tanto da negação da paternidade como da filiação.
São pais que entregam filhos ao mundo. São pais que abrem as portas de casa para qualquer destino que os filhos desejem tomar. São pais que já não falam mais com os filhos, que já não mais querem saber os que os filhos fizeram, com quem andam, quais seus caminhos na vida. São pais que sentam à mesa e não sentem a falta dos filhos, que chegam em casa e sequer procuram saber se os filhos já chegaram, se estão nos quartos, o que estão fazendo, como foi o seu dia.
São filhos que agem da mesma forma. E por que agem da mesma forma? Ora, simplesmente por que vivem como se fossem os próprios donos de seus destinos, sem pais, sem pessoas que se mostrem amigas ou que se preocupem com seus atos e atitudes. Simplesmente por que não se sentem obrigados a dizer qualquer coisa de suas vidas, a prestar contas de nada. Ademais, se não há pai nem mãe e podem fazer tudo, então tudo fazem mesmo.
Um pai deixa de ser pai quando ao filho entrega apenas um sobrenome e não uma raiz familiar. Um pai deixa de ser pai quando se desfaz da obrigação de ser pai. Um pai deixa de ser pai quando não reconhece nem cuida da filiação que tem. Um pai deixa de ser pai quando se preocupa muito mais com o resultado de um jogo do que da vida escolar de seu filho. Um pai deixa de ser pai quando tanto faz que o filho esteja bem ou não.
Quem já viu dizer que um pai permita que sua filha leve namorado desconhecido ou qualquer um para dormir no seu quarto? Quem já viu dizer que um pai perceba as transformações negativas no filho e sequer procure saber o que está ocorrendo? Quem já viu dizer que o filho simplesmente saia de casa, sem hora pra voltar, e o pai tranquilamente durma como se o mundo estivesse tratando maravilhosamente bem sua cria?  
A verdade é que há um descontrole familiar que provoca profundas mazelas. O senso familiar cedeu lugar ao distanciamento e à solidão entre as pessoas que vivem entre quatro paredes. Pai nega filho, filho nega pai. Mas não poderia ser diferente. Quem gesta, quem gera a cria, são os pais e não o mundo. Quem cuida, quem trata, quem protege os seus são os pais, não é a realidade lá fora. Pais precisam educar e formar os seus para enfrentar o mundo e a realidade lá fora, e não para jogá-los às garras insanas.
Simplesmente por que pais devem ser pais e filhos devem ser filhos. E quando os filhos tiverem outros filhos, apenas seguirem as lições aprendidas no seio familiar. Diante do mal, sempre dizer que se meu pai não me ensinou assim, então não vou permitir ao meu filho.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FATOS FORJADOS NA HISTÓRIA DE MOSSORÓ

Por Marcos Pinto

Tenho encontrado, não raros fatos, descritos por alguns historiadores e pesquisadores desta “Província” (Mossoró) completamente divorciados da realidade geradora da história. Em uns percebe-se a intenção deliberada de ocultar algum libelo ou vício que recai sobre um protagonista, em outros a evidência em proteger algum parente ou amigo, arrolados pela prática de não heroico nunca praticado.

Cito como exemplo a versão criada pelo clã Rosado e remuneradamente adotada por Câmara Cascudo, Edgar Barbosa e Raimundo Nonato da Silva, de que a viagem em que perecera Dix-sept Rosado tinha como objetivo ultimar empréstimo de trinta milhões de cruzeiros com os quais ampliaria os serviços de abastecimento d`água de Natal, Mossoró e Caicó.

O renomado João Maria Furtado, em sua inexpugnável obra intitulada “Vertentes”, publicada no Rio de Janeiro em 1976, pela gráfica Olímpica, contesta esta deslavada versão com argumentos eivados de rasgos de veracidade, cuja tese contestatória consta no livro “A(Re)Invenção do Lugar – Os Rosados e o País de Mossoró” do Prof. Dr. José Lacerda Alves Felipe, com o seguinte teor:

Governador Dix-sept Rosado

“Outras vozes davam objetivo diferente e menos mitológico à referida viagem, pois seu sentido real, estava relacionado à resolução de problemas criados com a partilha dos cargos estaduais entre lideranças e os partidos que elegeram Dix-Sept e que compuseram, portanto, a “Aliança Democrática” na qual Café Filho, julgando-se Presidente da República, nomeara apenas seus correligionários para os cargos federais do Estado”.

Em que pese os relevantes serviços prestados à cultura, pelo prof. Vingt-un Rosado, observa-se a intenção deste em fixar o falecido irmão Dix-Sept como herói cívico, como mártir que se sacrificou pela resolução do problema de água em Mossoró e no RN, afirmando que a “água era a própria história dos Rosados a começar do velho patriarca” (vide livro de sua autoria “O protocolo de Mossoró; …Coleção Mossoroense – 1998) ”.

Quando Vingt Rosado foi eleito prefeito de Mossoró em 1952 teve como uma das primeiras metas adotadas, a contratação dos historiadores Câmara Cascudo e Edgar Barbosa para, sob o “incentivo” de larga remuneração, utilizarem seus conhecidos naipes literários para traçarem uma espécie de culto à personalidade, atribuindo conotações heroico/históricas às pessoas de Jerônimo Rosado, Dix-sept Rosado e Ana Floriano, respectivamente pai e irmão de Vingt, e bisavó paterna da esposa de Vingt.

Assiste razão a Juarez Távora quando afirma que “O memorialista conta o que quer, o historiador deve contar o que sabe”.

A história deve ser contada a partir de documentos oficiais, e estes sepultam definitivamente a versão de que Ana Floriano comandou o famoso Motim das Mulheres. Senão vejamos. Em oficio datado de 4 de setembro de 1875, o então Juiz de Direito de Mossoró, Bel. José Antônio Rodrigues, comunica ao Presidente da Província do RN, dentre outros itens:

- “Presenciaria esta cidade a farsa mais ridícula de um grupo de 50 a 100 mulheres mal-aconselhadas por seus maridos e parentes, e capitaneadas por D. Maria Filgueira, mulher de Antônio Filgueira Secundes, D. Joaquina de Tal, mulher do camarista Silvério Ciriaco de Souza e D. Ana de Tal, mãe de Jeremias da Rocha Nogueira… (Vide livro “Escócia – 2ª Edição pag. 130:133 – Coleção Mossoroense – Vol. 989). D. Maria Filgueira era a mãe do Major Romão Filgueira.

O pesquisador historiador Lauro da Escócia fez, ainda os seguintes insertos históricos inexplicáveis:

- “Que o Motim das Mulheres” era composto por cerca de 300 mulheres, que Ana Floriano se armara com um espeto de ferro e postara-se na Agencia Consular Portuguesa em Mossoró, em uma escada defendendo o filho Jeremias José Damião e Ricardo Vieira do Couto, no atentado praticado por Rafael Arcanjo da Fonseca e outros, no dia 1º de janeiro de 1875. Que Ana teria dito: “quem subir a escada morre na ponta deste espeto”.

Vejamos o que diz o sobrinho-neto de Lauro, o jornalista Cid Augusto, em seu livro acima citado – pag. 153: “Contrariando a versão mencionada anteriormente, Jeremias presta, em seu texto, solidariedade a José Damião e ao Agente Consular Frederico Antônio Carvalho, o que pode significar que ele e Ricardo Vieira do Couto não estavam presentes no local do acontecimento, a Agência Consular Portuguesa. Em momento algum, Jeremias se refere a Ana Floriano”.

Jeremias faleceu em 1881.

Há que ressaltar que o próprio Cid Augusto, homem de reconhecido talento literário, procura, de forma incontida e insubsistente, infundir a ideia  de que Jeremias da Rocha Nogueira (seu ascendente) encarnaria a ideia abolicionista.

Todos os documentos são unânimes na configuração de que Mossoró teve desencadeado o movimento libertário somente em janeiro de 1883, culminando em 30 de setembro do mesmo ano. O resto é coisa para ser contada no “arco da velha” ou na “Povoa do Varzim”.

Inté!

Marcos Pinto é advogado e escritor

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAULO AFONSO VIVEU UM MOMENTO MÁGICO COM A POSSE DA DIRETORIA DA ACADEMIA DE LETRAS DO MUNICÍPIO

Por João de Sousa Lima

Era uma quinta-feira, 19 horas do dia 14 de Setembro de 2017 quando o Memorial Chesf de Paulo Afonso começou a receber o grande público que logo lotou as instalações do seu auditório de 156 lugares. Muitos, dezenas de outros, ficaram em pé, somando cerca de 200 pessoas para assistirem a dois eventos em um só: a posse da nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso e o lançamento do livro Paulo Afonso e a Vila Poty, histórias não contadas, do acadêmico João de Sousa Lima.


Estavam presentes o prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus, o vice-prefeito Flávio Henrique Magalhães Lima, o Diretor de Cultura, José Renato, o ex-prefeito Anilton Bastos, a Presidente da OAB, Dra. Socorro Rolin, Professor Luiz José, Coordenador do Curso de Letras da FASETE, Professora Doutora Cleonice Vergne da UNEB e do CAAPA, o representantes militares, vereadores, empresários, estudantes.

O evento foi prestigiado também por dois ilustres defensores da cultura no Nordeste.

Do Recife veio o pauloafonsino Edson Mendes, Secretário Geral da União Brasileira de Escritores - UBE, trazendo uma mensagem desta instituição que comemora em 2018, sessenta anos de vida intensa na defesa da cultura nordestina.


Da vizinha cidade de Santa Brígida, mas representando a Academia de Letras do Amplo Sertão de Sergipe – ALAS - o acadêmico, também pauloafonsino, Marcos Antônio Silva.

Na nova diretoria da ALPA foi empossado no cargo de presidente o acadêmico Antônio Galdino da Silva, professor, escritor, titular da cadeira Nº 14, recebendo o diploma das mãos do antigo presidente o professor, escritor Francisco Araújo Filho.

Antônio Galdino da Silva deu posse à sua diretoria que ficou assim formada:

Presidente – Antônio Galdino da Silva
Vice- Presidente – João de Sousa Lima
Secretária Geral – Maria do Socorro Araújo Nascimento
2ª Secretária – Jovelina Maria Ramalho da Silva
Tesoureiro – Sandro José Gomes
2º Tesoureiro – Francisco Araújo Filho.

A solenidade de posse da nova diretoria da ALPA teve grandes momentos musicais com a participação do violonista Rafael di Oliveira executando clássicos da música brasileira, jovens estudantes de uma escola pública, o Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, formando uma orquestra que abriu a sua apresentação tocando as Bachianas e o Coral Chesf de Paulo Afonso que encerrou a sua apresentação e o eventgo contando a Oração de São Francisco, com o auditório todo de pé.

De fato, foi dia mágico, embalado pela música da melhor qualidade e prestigiado por pauloafonsinos e visitantes amantes da leitura e da cultura.

VEJA MAIS NO SITE www.folhasertaneja.com.br

https://www.facebook.com/joao.desousalima.92?hc_ref=ARSVESoxKdhUpauVIx9_-oGa7kNscpxaxBU8o6YFsSkhmyW7sZLNteuPCtQTNyVe8jg

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

LUTO NA RADIOFONIA MOSSOROENSE!!!


É com imenso pesar e tristeza na alma que venho comunicar o desencanto dessa vida terrena do meu amigo Everton de Medeiros Leite, vítima de infarto, seu velório ocorrerá na Capela de São Pedro, bairro Planalto Treze de Maio e será sepultado no Cemitério São Sebastião, nesta cidade.

Ele nasceu no dia 16 de março de 1961, em Mossoró-RN; filho de Aldemar Duarte Leite e Ilda de Medeiros Leite. Ele é casado com Daize Maria Fernandes de Andrade, desde 1988 e desse enlace nasceu os filhos: Luanna Paula Fernandes de Andrade Leite e Everton de Medeiros Leite. 

Ele iniciou seus estudos na Escola Estadual Moreira Dias, em 1968. Depois passou a estudar na Escola Estadual Jerônimo Rosado, no período de 1971 a 1978. Posteriormente foi estudar no Centro de Educação Integrada Elizeu Viana, entre os anos de 1979 a 1982 (curso profissionalizante de auxiliar de escritório). 

Logo depois, passou no vestibular para o Curso de História e, concluiu em 1988. Em junho de 2013 ele concluiu o curso científico de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (Faculdade integrada de Patos-FIP).

Sua vida profissional foi iniciada aos 14 anos, quando auxiliava o cunhado Cezimar entregando bolacha. Seu primeiro emprego foi aos 17 anos de idade, no dia 13 de novembro de 1977 em F. Souto Indústria, Comércio e Navegação s/a, onde iniciou como recepcionista e saiu em 1986 com supervisor de vendas. 

Mais tarde foi empregado do AFIM – Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró, onde começou em 1986 como gerente comercial e, só saiu em 1992 como gerente comercial e produção. Depois foi trabalhar para DIA – Distribuidora Internacional de Alimentos, no setor de vendas, onde permaneceu até o ano de 1993. 

Logo depois recebeu o convite para gerenciar o Leite Nobre, onde trabalhou até 1999. Neste mesmo ano assumiu um cargo de sub-coodenador na agricultura - Governo do Estado do Rio Grande do Norte, até 2001. 

Ainda neste ano fez consultoria de mercado para Motoeste, no município de Pau dos Ferros e TCM – TV a Cabo Mossoró, com a duração de um ano; depois resolveu voltar para o sal e, posteriormente, em 2004 precisamente, no dia 02 de fevereiro começaria com o primeiro programa, mas somente o programa Difusora no Campo.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1320131878112614&set=a.183548778437602.38072.100003474425444&type=3&theater


blogdomendesemendes.blogspot.com

LAGOA DO MEL POR JOÃO DE SOUSA LIMA


https://www.youtube.com/watch?v=U2W9z7ZLDfE

Gravado por Aderbal Nogueira proprietário da Lazervideo

O pesquisador e escritor João de Sousa Lima fala sobre o combate na Lagoa do Mel onde a história conta que morreu Ezequiel, irmão de Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOCUMENTÁRIO SOBRE MARIA BONITA

https://www.youtube.com/watch?v=0zipcuoB_GI

Carlos Romero - Santa Rita do Sapucaí. Documentário sobre Maria Bonita.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ONDE NASCEU LAMPIÃO POVOADO PEDRINHAS SERRA TALHADA

https://www.youtube.com/watch?v=yoxDJkvd_Kk

ONDE NASCEU LAMPIÃO POVOADO PEDRINHAS SERRA TALHADA

Publicado em 9 de maio de 2017

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

MÚSICA MINHA AMADA NAZARÉ

ttps://www.youtube.com/watch?v=pyKjvBI6m8g

NAZARÉ DO PICO, PERNAMBUCO - NOSSA RAIZ, NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ADQUIRA-O E LEIA!!!


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O NORDESTE BRASILEIRO...


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com