Seguidores

sábado, 24 de fevereiro de 2024

CRÔNICAS POÉTICAS DO CANGAÇO

 Edna Santos Araújo

Dada a mistura do messianismo, crenças indígenas e africanas, a religiosidade dos cangaceiros era repleta de orações, benditos, ladainhas, superstições, sortilégios, adivinhações, curandeirismo. Eles pareciam conhecer remédio para todos os males.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO LENDO...

 Por José Mendes Pereira


O capitão Lampião era um bandido que estava sempre atualizado. Sabia tudo o que se passava no Nordeste Brasileiro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

AS SETE MORTES EM QUEIMADAS

Por Beto Rueda

Queimadas, cidade baiana, estação da estrada de ferro que ligava Salvador a Juazeiro. Pacata e estratégica, era composta de colinas baixas e vegetação pobre com casa brancas e em tom pastel com telhados vermelhos que alegravam a paisagem monótona.

A visita de Lampião a essa cidade, domingo, 22 de dezembro de 1929, transformou-se em um dos episódios mais marcantes na sua trajetória.

O grupo era formado por Luiz Pedro, Antônio de Engrácia, Mariano, Mourão, Azulão, Ângelo Roque, Gato, Gavião, Ezequiel, Arvoredo, Virgínio, Fortaleza, Revoltoso, Zabelê e Volta Seca(Zé Baiano e Zé Sereno que faziam parte do bando não foram). Atravessaram o rio Itapicuru em uma canoa de tolda, provenientes do município de Cansanção, Bahia.

Algumas pessoas do lugar assistiam aqueles homens vestidos como cangaceiros, acreditaram ser um destacamento da polícia de Pernambuco. Quando tiveram consciência do seu engano, o bando já tinha tomado posse da cidade.

Lampião encarregou dois cabras para tomarem a estação do trem e cortarem os fios do telégrafo enquanto os outros chegaram a praça central em direção a cadeia pública. Os oito soldados da cidade foram pegos de surpresa. Uns jogavam baralho, enquanto o comandante, sargento Evaristo Carlos da Costa, estava deitado em uma rede.

Os policiais foram jogados na cela e os presos que cumpriam pena, foram soltos. O sargento Evaristo seguiu com eles, sofrendo humilhações e xingamentos.

Na sequência do ataque, Lampião prendeu o juiz municipal e exigiu um tributo aos cidadãos mais proeminentes de Queimadas. Arrecadaram uma alta quantia.

Visitaram a mercearia e o armazém de Umbelino Santana e levaram vários produtos: meias, sabonetes, perfumes e outros. Também remédios para um cangaceiro que estava doente.

Antes do pôr do sol, Lampião e seus homens voltaram a cadeia pública. Começou o que foi lembrado mais tarde como uns dos atos mais selvagens de todos os tempos do cangaço. Tiraram um soldado do cárcere, escoltaram até a porta da cadeia e, do lado de fora, na calçada em frente ao prédio, despedaçaram sua cabeça com dois tiros e sangraram. Buscaram um outro e repetiram a cena. E assim, continuaram a matança. Ao último, Aristides Gomes de Souza, disseram para levantar a cabeça porque ia morrer. Em resposta, o valente soldado chamou-os de covardes. Então, além de atirarem, também o esfaquearam. Por fim, os sete soldados nada mais eram do que um monte de corpos ensanguentados para a exibição pública.

Queriam também matar o carcereiro mas Lampião não deixou, dizendo que era civil e não um "macaco". As mortes era supostamente uma vingança pela morte dos cangaceiros nas Abóboras, tempos atrás, pela policia baiana.

O sargento Evaristo que com certeza também iria morrer, escapou por sorte do destino. Sua vida foi salva por um trancelim de ouro pertencente a dona Santinha, de família tradicional da cidade que "presenteou" Lampião e esse, em retribuição, concedeu a ela um pedido. Ela pediu pela vida do sargento, a quem muito estimava. Lampião cumpriu o acordo.

Saindo da cadeia, sem remorso, os cangaceiros foram até o hotel da cidade e jantaram. A noite preparararam uma comemoração alegre, haveria baile, festa e dança. Muitas moças compareceram e metade dos homens do grupo também, os outros montaram guarda.

Depois da folgança, Lampião juntou o bando para a partida. Antes, deixou um recado insultuoso e sarcástico escrito na parede da sala, dirigido ao governador do Estado. Dizia que viera a Queimadas para se divertir e que a perseguição da polícia o estava engordando e que pensava em se casar. E assinou: "Seu superior Cap. Virgulino Ferreira Lampião."

As quatro da manhã o bando saiu de Queimadas deixando um rastro macabro de vingança, assassinatos, rapina e prazer.

REFERÊNCIAS:

GÓIS, Joaquim. Lampião, o último cangaceiro. Aracaju: Sociedade de Cultura Artística de Sergipe - SCAS: Regina, 1966.

PRATA, Ranulfo. Lampião. 2.ed. São Paulo: Piratininga, 2010. (Fac-símile de 1934).

CHANDLER, Billy Jaynes. Lampião, o rei dos cangaceiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

 https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

MORRE O EX-PILOTO DE F1 WILSON FITTIPALDI, AOS 80 ANOS.

 Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Clique no link e leia a reportagem completa GE - Rio de Janeiro

https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/2024/02/23/morre-o-ex-piloto-de-f1-wilson-fittipaldi-aos-80-anos.ghtml

Se o link acima não abrir, leve-o ao google.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O REI ADORMECIDO.

 Acervo Patrick François Jarwoski

A face de Seti I é uma das mais bem preservadas de toda a história do Egito Antigo. Ele morreu há 3.298 anos e governou quando o Egito estava em um de seus picos mais ricos. Ele era o pai de um dos faraós mais famosos de todos os tempos, Ramsés II. O maior faraó de todos os tempos. Quando ele morreu, a mumificação egípcia estava no auge absoluto da perfeição.

Ele é frequentemente considerado a múmia mais bem preservada do mundo. Realmente mostra.

Via Eu amo a História

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7304474496275754&set=gm.3559239184293713&idorvanity=1689260331291617


LIVRO...

Por José Irari

Excelente livro, reeditado pelo professor Adriano Carvalho Duarte...adquirir via professor Francisco Pereira Lima. Livros são excelentes companheiros.


Encontre este livro com o professor Pereira.

franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009760568191

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS

 Por José Irari

Olá confrades amigos, 3 livros que sempre procuro reler, do nobre escritor Robério Santos. Excelente trabalho...faz viajarmos na história. Estes livros podem ser adquiridos via professor Francisco Pereira Lima. Acredito, porém, está ficando raros. Abraço fraterno. Que o nobre Robério Santos, produza o mais rápido novos trabalhos.




Encontre este livro com o professor Pereira.

franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009760568191

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AMIGOS CANGACEIRÓLOGOS.

 Por Bismarck Martins de Oliveira

Ao lado dos grandes amigos e Confrade, Manoel Severo Barbosa, Francisco Pereira Lima, José Otávio Maia de Vasconcelos, quando da visita à Catolé do Rocha em dezembro último . A Comissão Organizadora do Evento.

https://www.facebook.com/franciscopereira.lima.904

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A TERCEIRA EDIÇÃO DO FORMIDÁVEL LIVRO "CANGACEIROS DE LAMPIÃO DE A À Z" DO PESQUISADOR E ESCRITOR BISMARCK MARTINS DE OLIVEIRA, ACABA DE SER LANÇADA.

 Por Geraldo Júnior

Um livro essencial e indispensável para todos aqueles que pretendem conhecer a biografia de cangaceiros e cangaceiras que andaram no cangaço e fizeram parte do bando do lendário Lampião. O livro, agora acrescido e atualizado, traz a biografia de centenas de personagens que atuaram nas hostes cangaceiras.

Quem quiser adquirir o livro digite EU QUERO no campo destinado aos comentários, para que o nosso amigo Professor Pereira, revendedor oficial da obra, entre em contato para passar maiores informações.

Aproveito a oportunidade para agradecer ao amigo Bismarck Martins de Oliveira por ter me presenteado com um exemplar, devidamente autografado, desse livro que eu considero ser um dos melhores e mais bem elaborados já produzidos sobre o tema.

Recomendo!

Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/franciscopereira.lima.904

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEU GRANDE AMIGO - ELIZEU VENTANIA

 Por José Di Rosa Maria

https://www.youtube.com/watch?v=BSw5kyyJAwQ&ab_channel=Jos%C3%A9DiRosaMaria

Amigos & amigas, preciso muito do apoio de vocês! Inscrevam-se no meu Canal... Ativem o Sininho, deixem seu gostei: E comentem meu trabalho, por favor. Violas: Thalisson Soares & José Di Rosa Maria.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com