Seguidores

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

VIRGULINO CARTOGRAFADO DE GUERHANSBERG TAYLLOW, SAINDO DO FORNO



Este livro foi resultado de uma dissertação de mestrado e investiga as relações de poder e os processos de territorializações que o cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião (1898-1938), construiu por meio do estabelecimento de uma malha de protetores e coiteiros e em contraponto a uma rede de opositores, entre os anos de 1920 e 1928. Aqui o espaço do cangaço 'lampiônico' não é entendido como dado e preestabelecido, mas como resultado dos jogos de poder e das múltiplas relações que esse cangaceiro agenciou com sujeitos de destaque da política sertaneja dentro do contexto da chamada Primeira República.

O território é aqui percebido em sua dimensão processual, possibilitando interpretar as ações de Lampião como produtoras de múltiplos territórios, que ganharam configurações espaciais diversas, como: territórios em rede, territórios em zona ou territórios em movimento. Três tipos de fontes foram explorados nesta pesquisa: os jornais, que divulgaram notícias sobre Lampião, entre os anos de 1920-1928; os relatos policiais; e a bibliografia memorialística. Partindo da problematização dessas produções e do diálogo com a historiografia do tema, busco entender como se deram as múltiplas territorializações do cangaceiro Lampião.

O AUTOR: Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores. Pesquisa sobre as relações entre História e Memória e História e Espaço, com ênfase nas narrativas culturais sobre o Nordeste, sobretudo do Cangaço.

A presente obra tem 280 páginas. 
Peça o seu agora (Valor R$60,00), através do nosso sebista oficial, 
o professor Francisco Pereira Lima; 
Via e-mail franpelima@bol.com.br 
ou WhatsApp (83) 99911-8286.

Kiko Monteiro.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IOIÔ MAROTO NÃO FOI VINGADO POR LAMPIÃO...

Ioiô Maroto não foi Vingado por Lampião...



Pesquisador , escritor e Conselheiro Cariri Cangaço, Sousa Neto por ocasião do Cariri Cangaço São José de Belmonte.
Imagens Raul Meneleu
You Tube - canal Tv Maria Bonita


http://blogdomendesemendesa.blogspot.com

OS EDIFÍCIOS

Clerisvaldo B. Chagas, 15 de janeiro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.246

As edificações parecem com os humanos. Criam raízes, amor e simpatia, servindo muitas vezes sem reconhecimento. Um dia, ah!... Um dia elas partem também com seus variados modos de adeus. Quando adoecem causam muita tristeza aos que têm sensibilidade. E na hora da partida, muitas vezes deixam lágrimas e saudades como nós. Nada mais feio de que uma edificação que tanto serviu e aguarda apenas a morte anunciada, montada no seu próprio esqueleto. Esqueleto humano ou quase, sem nervos, sem vísceras, sem carne. Certo dia se aproxima um bicho feio e metálico de forças mil e, golpes após golpes, põe fim ao que restava da velha companheira. As reações da vizinhança são enormes, mas ninguém vivo poderá resistir à morte.

EDIFÍCIO PALMARES. (Foto:cadaminuto.com.br).

Em Maceió, capital das Alagoas, aguarda-se o fim do edifício Palmares, na praça de igual nome. Centro Comercial da cidade, lugar de muito prestígio, já iniciou o choro com anúncio de fim de questão. Vai ser demolido após 50 anos de decisão da Justiça. “O imóvel que foi desocupado há oito anos foi depredado e é considerado um risco para a população de Maceió. Será demolido após decisão da justiça”. É assim que diz o jornal Cadaminuto em edição de 14 de janeiro de 2020. Após a fase de defesa não cabe mais recurso e vem a de execução. Aguarda-se, portanto data e hora da marreta. O local já foi sede de diversos órgãos federas e hoje está com o INSS.
Outras edificações tombam pelo abandono. Esta, pela ordem durona da Justiça. Quem na capital nunca entrou no edifício Palmares para resolver problemas pessoais? Agora os ambulantes da praça e periferia, parecem maiores de que várias construções de peso na tradição maceioense. O povo aguarda o dia martelado do abate.
Você vai?
Haja coração de carne e tijolo.
Estarei longe, Zé.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS FEITIÇOS DE TODO DIA

*Rangel Alves da Costa

Não, não se preocupe que não falo aqui sobre mandinga, bruxaria, magia, coisa feita ou qualquer coisa no sentido de querer interferir na vida do outro através de rituais. O feitiço ou feitiços aqui abordados dizem respeito ao que o ser humano não é capaz de evitar, como se fosse coisa feita no seu destino.
E tenho razão em dizer assim. Tanto queremos que não aconteça e acaba acontecendo, não é mesmo? Quem tem o poder de domar seu destino e evitar que o inesperado aconteça? As armadilhas são muitas e a cada dia pessoas são enjauladas pelo amor, pelo desejo, pela paixão, por exemplo.
Não adianta dizer que não vai mais amar, que desistiu de compartilhar abraços e beijos, de ser do outro mais que de si mesmo. Não adianta porque em certas coisas a pessoa não manda, não tem suficiente poder para dizer que não, que não vai mais fazer.
Há feitiço em tudo. O coração mesmo depõe contra a pessoa. Tudo se faz para não se envolver, para dizer não, para evitar esse primeiro gole de paixão, mas não haverá jeito. O coração é bruxo e traiçoeiro, age ocultamente e quando a pessoa percebe já está no caldeirão dos perdidos.
Mas eu amei e me arrependi, pois sofri demais. Assim se diz. Contudo, não vai muito e a mandinga já está preparada. E a pessoa passa a se envolver como se nada tivesse dito. E o pior que se entregando total e cegamente àquilo que tanto desejou evitar. E por amor, e por amar, enfrenta tudo, até o sofrimento e a dor.
O feitiço está em tudo. Melhor não dizer que desta água não beberei ou que os meus passos jamais caminharão por esta estrada. Evita-se ao máximo, tudo faz para cumprir o prometido. Mas de repente a mandinga do acaso ou a bruxaria do desejo escondido novamente ataca.


E não adianta se benzer, tomar banho com sal grosso, borrifar-se de água benta, sair com Bíblia debaixo do braço ou com santo na ponta da língua. Tudo acontece como encantamento, como cegueira, como coisa do outro mundo. De repente a pessoa estará nos braços da perdição.
Em tudo há um feitiço atiçando e desnorteando a vida. Eu não queria, mas... Fiz tudo para evitar, mas não houve jeito... Apenas experimentei, mas não queria que fosse assim... Minha força fraquejou ante o pecado e então pequei... Assim acontece. Tudo como se o livre-arbítrio despudoradamente ocultado fosse a chave para a inversão.
Ora, o corpo em si já é um caldeirão de enfeitiçamento. O corpo é fascínio, é encanto, é sedução. O corpo é chama que queima além da medida e braseiro que chameja ainda que esteja em cinzas. E possui duplo significado: o da provocação e o da atração.
O feitiço está nos dois, tanto na provocação como na atração. Ao provocar, desata os laços desconhecidos do outro e já não pode dizer que não tem culpa pelo que venha acontecer. Ao atrair, eis que chama para si as consequências tanto do se permitir como do desejo do outro. Um jogo perigoso demais, vez que mais forte que o feitiço é a cegueira da possessão.
Não brinque com coisa séria, então. Lute com todas as forças do mundo para que nem enfeitice nem seja enfeitiçado. Uma simples atitude, como uma roupa curta demais ou um erotismo exagerado no andar, pode ser aquilo que o feitiço tanto esteja esperando.
Ninguém está livre do mal ou da maldade, uma verdade. Contudo, quem brinca com fogo se queima, quem anda nu pode sentir frio, quem sai na escuridão pode encontrar o indesejado. Os olhos estão vendo, as mãos querem tocar, as lascívias querem satisfazer seus instintos pecaminosos.
Use um amuleto. Sim, use um amuleto. Use um patuá, um talismã, uma pedra sagrada. Coisa do outro mundo, sobrenatural, difícil de encontrar? Não. De jeito nenhum. Nenhum talismã é mais forte que a força própria, que o desejo próprio, que a certeza de saber o que faz e o que deseja com cada ação.
Pronto. Está salvo. Até que abra a porta e sinta um diferente fascínio por viver, por amar, por ser feliz. Mas já não será feitiço, e sim o encantamento de um coração que coerentemente desperta para viver, amar e ser feliz.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA MEU COMPANHEIRO DE CAÇADAS A CANGACEIROS NOS SERTÕES DO NOSSO SOFRIDO NORDESTE BRASILEIRO..

Por José Mendes Pereira

Cada um de nós que gosta de estudar o cangaço tem o seu companheiro de viajar por este sertão  afora  (viagem imaginária), tentando registrar o que os cangaceiros fizeram pelas caatingas. Ainda faltam algumas peças do cangaço, mas os pesquisadores e escritores trarão para nós e nos doam de mãos beijadas.

Eu por exemplo, tenho um grande companheiro chamado Antonio José de Oliveira lá da cidade de Serrinha, no Estado da Bahia, e todos os dias, bem cedo, assim que tomamos café, colocamos água nas cabaças, com papéis e canetas azuis e amarelas em mãos,  saímos em busca de notícias dos cangaceiros. 

De Serrinha-BA ele sai e eu saio do Rio Grande do Norte, e quando a gente se encontra na caatinga partimos à procura de cangaceiros, cangaceiras, volantes e coiteiros.



É muito difícil voltarmos sem nada registrado em nossos papéis. Temos sempre uma porção de gente que nos informa por onde os cangaceiros seguiram. Assim é que nós registramos tudo sobre eles enfiados dentro da caatinga brasileira.








Antonio José e seu filho Filipe futuro médico veterinário



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PREFEITURA DE SERRA TALHADA



Você já visitou o nosso Museu do Cangaço? Da Fundação Cultural Cabras de Lampião, o museu é o portal de entrada para os que querem conhecer nossa história, cultura, e se aprofundar na vida do Rei do Cangaço.

Nessas férias, vale a pena fazer uma visita guiada ao Museu do Cangaço, de quebra você ainda poderá adquirir livros sobre o movimento, artesanato, camisetas e uma diversidade de souvenirs. Traga toda a sua família para o Museu do Cangaço.

Estamos localizados na Vila Ferroviária, antiga estação de trem, no Bairro São Cristóvão. 



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MUSEU DO SERTÃO CRIA BRINQUEDOTECA


Por Benedito Vasconcelos Mendes

Será inaugurada no próximo dia 29 de agosto, por ocasião da realização da XVII Jornada Cultural do Museu do Sertão, a BRINQUEDOTECA SERTANEJA SUSANA GORETTI. A Advogada, Pedagoga e Escritora Susana Goretti Lima Leite desenvolve como voluntária, a função de Pedagoga do Museu do Sertão. Ela tem vasta experiência na área de educação, haja vista que foi proprietária e diretora, por mais de 15 anos, do Colégio Passos Livres, em Mossoró-RN. 

Os brinquedos usados no passado pelas crianças sertanejas eram feitos, com muita imaginação, a partir de material existente nas fazendas, como ossos de boi, madeiras, couro, palha, rochas e outros materiais. Os brinquedos eram confeccionados pelas próprias crianças com muita imaginação.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR!



O RELEMBRANDO MOSSORÓ vem comunicar o falecimento de seu Francisco Mendes de Morais. O mesmo faleceu ontem a noite. Ele tabalhava na Prefeitura de Mossoró.

No mercado do Alto da Conceição, muito conhecido como Chico de Maneco. Seu corpo está sendo velado em sua residência, na Rua Capitão Luís Firmino, bairro Belo Horizonte. Vai ser sepultado logo a tarde, no Cemitério São Sebastião, em Mossoró. Nossas condolências aos familiares e amigos.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR!

Por Relembrando Mossoró

O Relembrando Mossoró comunica a todos o falecimento que ocorreu agora a noite da senhora Maria de Fátima Argemiro Campina, que faleceu agora a noite, vítima de acidente de trânsito. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com/

TEREZINHA CAVALCANTI DA SILVA

Por Relembrando Mossoró

Quem parte leva a saudade de alguém que fica chorando de amor. No dia de ontem despede da família e amigos nossa matriarca, guerreira, doce, amável e dona de um coração grandioso e caridoso. Morava na Dr. Almir de Almeida Castro, Centro Mossoró. Nascida em Martins-RN, teve 2 de seus 7 filhos, depois seguindo rumo a cidade de Areia Branca onde teve mais 5 filhos somando 7 a conta da perfeição, educou de maneira simples valores éticos e caráter incontestável...

No ano de 1980 pelo bem dos estudos dos filhos mudou-se para Mossoró onde finalizou a Educação dos seus filhos e cada um seguiu o seu rumo. E ontem encerrou sua missão aqui na terra de maneira tão rápida e inesperada deixando uma lacuna grande. Mas diante da grande serva de DEUS, creio firmemente que tinha morada certa no céu. Te amo eternamente e sei que agora descansa nos braços do pai.

Segue minha homenagem querida e amada mãe Terezinha Cavalcanti da Silva.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com