Seguidores

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

OS EDIFÍCIOS

Clerisvaldo B. Chagas, 15 de janeiro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.246

As edificações parecem com os humanos. Criam raízes, amor e simpatia, servindo muitas vezes sem reconhecimento. Um dia, ah!... Um dia elas partem também com seus variados modos de adeus. Quando adoecem causam muita tristeza aos que têm sensibilidade. E na hora da partida, muitas vezes deixam lágrimas e saudades como nós. Nada mais feio de que uma edificação que tanto serviu e aguarda apenas a morte anunciada, montada no seu próprio esqueleto. Esqueleto humano ou quase, sem nervos, sem vísceras, sem carne. Certo dia se aproxima um bicho feio e metálico de forças mil e, golpes após golpes, põe fim ao que restava da velha companheira. As reações da vizinhança são enormes, mas ninguém vivo poderá resistir à morte.

EDIFÍCIO PALMARES. (Foto:cadaminuto.com.br).

Em Maceió, capital das Alagoas, aguarda-se o fim do edifício Palmares, na praça de igual nome. Centro Comercial da cidade, lugar de muito prestígio, já iniciou o choro com anúncio de fim de questão. Vai ser demolido após 50 anos de decisão da Justiça. “O imóvel que foi desocupado há oito anos foi depredado e é considerado um risco para a população de Maceió. Será demolido após decisão da justiça”. É assim que diz o jornal Cadaminuto em edição de 14 de janeiro de 2020. Após a fase de defesa não cabe mais recurso e vem a de execução. Aguarda-se, portanto data e hora da marreta. O local já foi sede de diversos órgãos federas e hoje está com o INSS.
Outras edificações tombam pelo abandono. Esta, pela ordem durona da Justiça. Quem na capital nunca entrou no edifício Palmares para resolver problemas pessoais? Agora os ambulantes da praça e periferia, parecem maiores de que várias construções de peso na tradição maceioense. O povo aguarda o dia martelado do abate.
Você vai?
Haja coração de carne e tijolo.
Estarei longe, Zé.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário