Seguidores

quarta-feira, 20 de março de 2024

𝑭𝑨𝒁𝑬𝑵𝑫𝑨 𝑿𝑰𝑸𝑼𝑬 𝑿𝑰𝑸𝑼𝑬

Jaozin Jaaozinn

Fotografia de uma pequena força volante pernambucana na fazenda Saco da Roça, de Serra Talhada/PE, década de 1920. Dentre os volantes, se encontra o rastejador Antônio Joaquim dos Santos, o afamado Batoque (último da primeira fileira à direita).

.

No dia 14 de novembro de 1925, na região de Pernambuco, Lampião e mais 15 bandoleiros de seu grupo se encontravam na Fazenda Xique Xique (pertencente ao pai de Isaías Vieira dos Santos, o cangaceiro Zabelê). Por se acharem seguros e confiantes que nenhuma força estivesse em seu encalço, acabaram por descansar, despreocupadamente, pelo local.

Tinham acabado de comer o que fora entregue pelo coiteiro Isaías Vieira, e se instalaram no curral (O curral respeitava a originalidade do tempo, aproveitando a Serra de Xique Xique e o paredão que proporcionava, onde apenas os outros três lados eram feitos com estacas de madeira com uma colada na outra).

Porém, no início das 15h, uma força nazarena composta por vinte homens – dentre eles os irmãos João Flor, Manoel Flor, Euclides Flor, Idelfonso Flor, João Gomes Jurubeba, David Gomes Jurubeba, o rastejador Batoque, e outros –, acabaram por chegar na casa onde os bandoleiros estavam, através dos rastros deixados pelo grupo. Vieram pela frente, o curral ficava por trás da mesma, interrogando os moradores para saberem de alguma informação de cangaceiro, não sabendo eles que estes se encontravam do outro lado da moradia.

Os moradores respondiam todas as perguntas que os nazarenos faziam, entretanto, em voz alta, quase "berrando"; e isso chamou a atenção do afamado rastejador.

Com isso, Batoque decidiu averiguar ao redor da casa, chegando até o curral e foi por lá que viu os cangaceiros darem fuga. Nesse exato momento, o afamado pernambucano dá a notícia, aos gritos, para os seus companheiros.

E avançaram dando tiros e tomando tiros. Foram divididos em três comandos: um grupo seguia com Euclides pelo lado esquerdo; outro com Manoel pelo lado direito; e curral adentro foi David Jurubeba junto com seis homens.

A maior aflição dos cangaceiros foi a hora que se amontoaram entre a cerca de varas e o paredão da serra (isso já com inúmeros feridos). Totalmente desesperados, começaram a cavar um buraco para fugir dali, onde conseguiram depois de muito tempo.

Por estarem juntos em um canto e atirando sem parar, o local se cobriu de fumaça, não tendo uma visão muito clara de seus combatentes. Nesse momento, o jovem volante Idelfonso de Souza Ferraz, o Idelfonso Flor, de 16/17 anos, acaba penetrando aquela "nuvem" cinzenta para confrontar os bandoleiros de surpresa. Por ser inexperiente no combate e sendo o seu primeiro tiroteio, é pego pela bala de Virgulino, sendo mortalmente atingido na testa.

Com o grupo já ganhando mata adentro, tendo possivelmente os cangaceiros Jurity I, Jurema (Inácio de Loiola de Medeiros Nóbrega) e Morcego como mortos e outros feridos, como Cancão, o combate já estava por fim encerrado.

Terminada a refrega, os nazarenos vêem o corpo do valente Flor, ainda segurando firmemente a sua arma e as balas que seriam destinadas para os bandidos. Esse foi o querosene que alimentou mais ainda o fogo que os Ferraz já tinham contra Lampião, até porque Idelfonso foi o primeiro da família Flor a ser morto por cangaceiros.

𝑭𝑶𝑵𝑻𝑬𝑺: 𝑳𝒊𝒗𝒓𝒐 𝑫𝒆 𝑽𝒊𝒓𝒈𝒖𝒍𝒊𝒏𝒐 𝒂 𝑳𝒂𝒎𝒑𝒊𝒂̃𝒐 - 𝑨𝒏𝒕𝒐𝒏𝒊𝒐 𝑨𝒎𝒂𝒖𝒓𝒚 𝒆 𝑽𝒆𝒓𝒂 𝑭𝒆𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂; 𝑪𝒂𝒏𝒈𝒂𝒄̧𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂; 𝑳𝒊𝒗𝒓𝒐 𝑶 𝑪𝒂𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒐 𝑨𝒄𝒂𝒖𝒂̃ - 𝑴𝒂𝒓𝒊𝒍𝒐𝒖𝒓𝒅𝒆𝒔 𝑭𝒆𝒓𝒓𝒂𝒛.

.𝑪𝑨𝑵𝑮𝑨𝑪̧𝑶 𝑩𝑹𝑨𝑺𝑰𝑳𝑬𝑰𝑹𝑶.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

PESQUISANDO...

 Por Helton Araújo

Fazendo uma pesquisa em busca de fotos do cangaço, há dias procurava uma foto das entregas onde se fazia presente o cangaceiro Português sentado. Na Internet circula o corte ( print ) de uma foto do mesmo sentado com a mão de uma mulher ( cangaceira Quitéria ) em seu ombro. A busca por essa foto levou muito tempo e até então nunca tinha visito ela completa em uma boa qualidade como a desse print supracitado.

Bem, segui por muito tempo na busca por essa foto sem sucesso, até encontra-la nos arquivos do jornal o Globo, obviamente como era padrão desse jornal na época, a resolução está em péssimas condições, porém é possível identificar todos os presentes na foto. Sendo eles da esquerda para direita em pé: Quitéria, Barra de Aço e Pedra Roxa, sentados da esquerda para direita, Português e Velocidade. 

Outra foto do bando, em pé.

As entregas desses cangaceiros aconteceram no ano de 1938, o cangaceiro Português seria assassinado por um menor de idade, filho de uma de suas vítimas em 12 de fevereiro de 1939, esse fato se deu dentro do 2°batalhão de polícia de Santana do Ipanema em Alagoas. A polícia fez pouco caso do fato, facilitando a entrada do menor armado no local.

Foto: Print editado do jornal "O Globo" / Matéria de 07 de Janeiro de 1943.

Observações: Existe uma foto desses os cangaceiros em outra posição sendo que mesmos estão todos em pé.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JARDIM DE MINHA RUA

Por Humberto Paz


À sombra delgada do Monge Lendário
Que, imponente, do alto da colina
Sobre o verde vale se espraia,
Qual diáfana manta divina,
O coração vagueia delirante
Na silhueta azul da serrania,
Em vibrações de eterno palpitar,
Seguindo a sinuosa linha que separa
Céu e Terra ... a contemplar
As lindas flores do Jardim de minha rua:
Saletes, Lourdes, Cláudias, Milcas...
Aroma leve de pétalas de rosas,
Aonde minh'alma adolescente flutua.
Quantas delas vi desabrochar,
Exalando alvos perfumes de jasmins?!...
Elpídias, Zélias, Terezinhas,
Cecilias, Helenas, Margaridas,
Márcias, Najlas e Gerúsias,
Izabéis, Vanjas, Marúzias,
Socorros, Marias, Fátimas, Conceições,
Goretes, Neumas, Neides e ... emoções!...
Minha rua - de suave chão batido,
Manto sagrado que meus pés beijou,
Peito nu, liberdade e diversão,
Cheiro de terra molhada às primeiras chuvas
Contendas lúdicas de bola (...) e pião...
O tempo passou apressado
E eis que um belo dia,
Entre ruinas e curvas do passado,
Toscas pedras te roubaram a poesia!
Barulhentas máquinas assassinas,
E o pavor na pressa de quem as guia,
Em vez de dóceis caravanas asininas
Que formavam em harmonia com as pessoas,
Se esvaíram na poeira do tempo
Tanto sentimento e tantas coisas boas!...


(Humberto Paz).

https://www.facebook.com/humberto.paz.3939

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MOREI...

 Por Chico Canuto

Morei alguns anos, no meu tempo de estudante, no bairro são Vicente em Crateús, bem próximo ao comércio e residência do Gecimar, pessoa de quem me tornei amigo e freguês de sua mercearia. Hoje, ao tomar conhecimento de seu falecimento, senti aquele vazio característico das grandes perdas, como se algo tentasse apagar diversas páginas da história de minha vida. Rebobinei a fita de minha existência e comecei a assistir do dia em que cheguei a Crateús para estudar no Colégio Regina Pacis. Iria morar com meu primo Chiquinho do Valdir e a senhora Ernestina e foi inevitável o contado com o Gecimar; primeiras compras em seu comércio, várias conversas, jogos de sinuca e até uma cervejinha gelada ajudaram a calcificar o caminho de uma amizade fraterna e respeitável, que se estendeu à dona Ivone, sua esposa e a seus filhos.

Visitei o Gecimar há alguns anos, ele já lutava contra essa enfermidade que o venceu. Na época ele sabia da gravidade da doença, mas se mostrava confiante. Prometi visitá-lo outras vezes, coisa que não fiz por descuido mesmo. Recentemente minha irmã Luzanira esteve com ele em sua residência, ele aproveitou para me enviar uma cobrança do prometido. Não foi possível, não deu tempo, Deus o levou antes que pudéssemos encontrar-nos mais uma vez nesta vida, para jogar um pouco de conversa fora. Vá Gecimar, certamente Deus precisou que você fosse laborar em outras dimensões; nós enquanto permanecermos por aqui cultuaremos suas boas lembranças e nos espelharemos nos sadios exemplos que você deixou. Eu, a Vera e toda nossa família, redemos nossas mais sinceras condolências à família enlutada.

https://www.facebook.com/humberto.paz.3939

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

É IMORAL...

 Por José G. Diniz



É imoral um menor de 16 anos

Ter pleno direito de votar

E cometer crimes bárbaros

E ter direitos de não pagar

Acho mais escandaloso

Um pobre de um idoso

Vir a sofre graves danos

Porque só aos 100 anos

Uma bengala pode usar


https://www.facebook.com/josegomesd

http://blogdomendesemendes.blogspot.com