Seguidores

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

LIVRO

    Por Luma Hollanda

Gratidão a Deus e a todos que compareceram ao lançamento do meu 3⁰ livro, na Livraria do Luiz. "Lugares de Memória" do Cangaço, reuniu familiares e amigos que estavam tão distantes! Um beijo no coração de cada um.



https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2047160255492908&notif_id=1667657649112606&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO

  


O destino de cada pessoa,
Na terra ninguém risca.
E nem se pode alterar.
E nem mudar a escrita.
O plano já tá traçado,
Cada um dar seu recado,
E na história ela fica.
Na malhada da caiçara,
No município de glória.
Ninguém jamais imaginou,
Que lá teria uma história.
Que ia ter uma dimensão,
E ia mecher com o sertão,
E espalhar no mundo afora.
Em mil novecentos e onze,
A oito de março nasceu.
Uma menina morena,
No sertão apareceu.
Numa casinha singela,
Uma menina bela,
Seus pais a recebeu.
Os seus pais não imaginava,
Que destino ela teria.
Se trazia com ela tristeza,
Ou se trazia alegria.
Isso o futuro ocultava,
Sua vida tava traçada,
E o tempo revelaria.
Maria Gomes de Oliveira,
Foi o nome que deram a criança.
Maria,nome da Santa,
Que Gera a esperança.
O nome da mãe de Jesus,
Que foi morto na cruz,
Ela recebeu por herança.
Ela cresceu ficou formosa,
E logo virou uma mulher casada.
E seu nome ganha um acréscimo,
Maria de Déa, era chamada.
Assim era conhecida,
Por vizinhos e amigas,
Assim era apelidada.
Mas ,o casamento não deu certo,
Ela para casa dos pais voltou.
Era para se cumprir o roteiro,
Que o destino traçou.
Um dia um cidadão,
Apelidado de lampião,
Em sua casa chegou.

Aqui começa um romance,
O qual o destino pois um laço.
Maria ganha outro apelido,
Ao lado rei do cangaço.
Maria bonita era chamada,
A sua história traçada,
No sertão tem seu espaço.

Sou um poeta amador.
Que gosta de fazer rima.
Quem conhece bem essa história,
E o escritor João de Sousa Lima.
Junto com outros escritores,
Que são pesquisadores,
Do cangaço da caatinga.

Autor.
Cleumir Ferreira

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

  Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO

     

Peça através do gmail:

rostandmedeiros@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

30 ANOS DA PROFISSÃO DE GUIA DE TURISMO: O QUE FAZER?

 

Fonte – httpwww.turistou.com.brguia-de-turismo

Jorge Breogan*

A única profissão regulamentada do setor de turismo está completando, no dia 28 de janeiro, trinta anos. Nesta data, trinta anos atrás, foi assinada a Lei no 8.623, que dispõe sobre a profissão de Guia de Turismo e dá outras providências. Nesse mesmo ano, foi aprovado o Decreto no 946, de 1o de outubro de 1993, que regulamentou a Lei.

De lá para cá, foram diversas deliberações normativas, lei e decreto-lei e inúmeras portarias do Ministério do Turismo (MTur). Não podemos dizer que não existem leis ou instrumentos jurídicos que nos dizem respeito e deveriam nos proteger, mas isso não ocorre, pois somos diariamente desrespeitados em nosso direito. Os órgãos competentes que possuem a atribuição delegada do MTur são ocupados por pessoas alheias ao trade turístico, que desconhecem a realidade sobre o que o setor representa para o país. São cargos políticos, arranjos de campanhas eleitorais e acomodações políticas, sem o compromisso com uma política pública para o setor. Daí a razão para não se fiscalizar os prestadores de serviços, que conduzem os turistaspelo país de forma ilegal.

A profissão de guia de turismo é regulamentada pela Lei 8.623/1993 e para exercer a atividade é necessário ser credenciado – Fonte – https://diariodocomercio.com.br/turismo/guias-de-turismo-se-reinventam-na-pandemia/

Os profissionais guias de turismo, que possuem formação e capacitação técnica para o exercício da profissão, são obrigados por lei a se cadastrarem no Cadastur, do MTur, enquanto criminosos, “pseudoguias” continuam livres a subtrair a boa vontade e o conhecimento dos turistas que circulam pelo país.

O profissional guia de turismo sabiamente é o elemento chave na composição do produto turístico, já que é o principal responsável pela intermediação entre a agência de turismo, o produto turístico e o turista. Ao contrário do que muita gente pensa, o profissional guia de turismo não é apenas a pessoa que recebe o pagamento para viajar. Ele está diretamente vinculado com o resultado de uma experiência de viagem.

Aula de campo do curso de Guis de Turismo no Rio de Janeiro em 1969.

Como surgiu o guia de turismo?

A profissão de Guia de Turismo surgiu na Antiguidade, descrita por Heródoto por volta de 440 a.c. Diferente dos guias atuais, os guias de Heródoto, em vez de orientar turistas em passeios por lugares pitorescos e de lazer, guiavam exércitos em território inimigo: a eles cabia também orientar os soldados em terreno desconhecido, servir de intérprete, providenciar acomodações, alimentação, meio de transporte, entre outras funções.

Afinal, quem é este profissional?

De acordo com a literatura, o guia de turismo é considerado um profissional com distintas referências. Requer-se dele vários atributos, como preparo físico, equilíbrio emocional, comunicação precisa e objetiva, espírito de aventura, disponibilidade para trabalhar em diversos dias e horários, gostar de viajar, gostar de trabalhar com pessoas e saber lidar com situações adversas.

Foto Monkey Business Images Shutterstock.com

Uma história de lutas permanentes

Os guias de turismo se reuniram pela primeira vez em um congresso brasileiro em 1980, em São Luiz do Maranhão, quando foram fundadas, em todo o país, as Associações dos Guias de Turismo (AGTURB), e foi criado então o Conselho Nacional das AGTURBs. Após a criação da lei, em 2003, sua sucessora legal, a Federação Nacional dos Guias de Turismo (FENAGTUR), foi criada com o objetivo de apoiar a organização sindical nos estados, promover campanhas de valorização profissional, entre outros.

Ocorre que nos últimos anos sua atividade foi praticamente paralisada pela destituição da antiga diretoria, cujo processo tramita na Justiça.

E na véspera de comemorarmos os trinta anos da profissão, fomos surpreendidos pelo Comunicado Oficial do SINGTUR-PE com a nota do cancelamento do XLI Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, marcado para acontecer em Recife, entre maio e junho deste ano.

Como dá para notar, ainda temos um longo caminho a percorrer pela valorização e pelo reconhecimentoda profissão de Guia de Turismo.

*Ex-presidente do Conselho Nacional das AGTURBs, gestão de 1985-1989.

Guia de Turismo – Cadastur 25.734156.58-7

https://tokdehistoria.com.br/2023/02/01/30-anos-da-profissao-de-guia-de-turismo-o-que-fazer/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANAL DOS SACRIFÍCIOS.

 Clerisvaldo B. Chagas, 2/3 de fevereiro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.836



 

Depois de longo silêncio à população, políticos voltam a falar do “Canal dos Sacrifícios”. Iniciado no século XX não temos a menor previsão em que século será concluído. Um canal planejado para sertão e agreste, ainda não conseguiu deixar o sertão e ainda estar “batendo fava” no município de São José da Tapera. Ainda faltam os municípios de Olho d’Água das Flores, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha e Jaramataia para poder adentrar à região agrestina rumo a Arapiraca, ponto final do projeto. No Brasil as coisas são assim “todas atrapaiadas”, como diz o homem sertanejo. Essa pouca, mínima, esquecida divulgação faz muito mal para o crédito popular. Tem que haver uma divulgação constante de tão bilionária obra, pelo menos de como estar sendo aproveitado todo o trecho concluído.

Diferente de países sérios, uma obra de envergadura dessa, seria um projeto de governo que não deveria sofrer paralisação, ações negativas de dirigentes a mercê do sabor político. O Canal do Sertão, a quem chamamos Canal dos Sacrifícios, poderia transformar o pequeno estado de Alagoas, em uma verdadeira Califórnia,  mas pelo andar da carruagem... E que carruagem! Será que os cavalos brancos e possantes do “reino” foram substituídos por jumentos nordestinos? Você já viu aquela música que fala entre tapas e beijos? Será que foi feita inspirada no Canal do Sertão? Ora vai, ora para. Ora vai, ora para que nem tangedor de porco a pé. E se o Canal ainda nem saiu do Sertão, imagine quando será que o Agreste o receberá!

Quando se fala do Canal do Sertão, por outro lado, é uma obra que mexe profundamente com o orgulho nosso da engenharia brasileira. E só quem conhece de perto aquela cobra gigante furando a caatinga nos mais diferentes terrenos, correndo por dentro de túneis, por baixo de pontes e pontilhões, subindo colinas, deslizando em ladeiras emolduradas por facheiros e mandacarus, espelhando o azulado do céu na superfície serena da forma gigante, pode bater no peito e exclamar: louvada seja a inteligência do homem.

Agora, voltando a primeira face, não encontramos outro caminho de completa louvação, pelo menos até agora, nessa novela mexicana sem fim e capenga de administração 100% segura.

Que falta fazem as previsões do padre Francisco Correia!

CANAL DO SERTÃO (FOTO DO POVO).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/02/ocanal-dos-sacrificios-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FELIZ ANIVERSÁRIO - José Leoncio.

 Por José Cícero

Parabéns!!!!

Minha homenagem ao grande Zé Leôncio - El último dos moicanos da nossa Missão pela passagem dos seus 87 anos de idade. Longevidade, saúde e paz a este grande personagem do nosso tempo.

Havia um tempo áureo e romântico em Missão Velha em que foram muitos os cinéfilos frequentadores inegociáveis do famoso cine São Luiz, o único da cidade. Tinham ainda, os grandes adeptos dos filmes clássicos de faroestes, tanto na tela de pano, quanto na TV Colorado preto e branco de madeira e pé. Filmes que marcaram época e até hoje inesquecíveis embalados por trilhas sonoras igualmente inolvidáveis feitas por grandes mestres como Ennio Morricone, Maurício Rennet, Franco o diretor entre outros

E hoje, em nome de todos eles que, inclusive, na sua imensa maioria já partira para o plano espiritual gostaria de fazer-lhes uma modesta homenagem através de um dos seus representantes mais conhecidos, quer seja, o sr. Zé Leôncio(muito amigo do meu saudoso pai), ZL que também exerceu o bonito ofício de alfaiate na época em que tal profissão era destaque na nossa cidade e região.

Nos anos em que possuir em casa um aparelho de TV era tb um privilégio para poucos e os filmes da sessão da tarde e dos finais de noites faziam sucesso absoluto, Leôncio fazia da sala da sua própria casa, um verdadeiro espaço lúdico, telurico e cinematográfico aberto a todos. Assim como a de Alô de dona Maria Romeiro que ficava quase em frente. E o mais interessante é que Zé Leôncio, como um verdadeiro expert no tema faroeste( produção italiana e americana), gostava e fazia questão de comentar para todos nós meninos as películas por ele já assistida no cinema, tanto de M.Velha quando em Juazeiro. Sendo declaradamente um fã do grande ator italiano da época Giuliano Gema e o ianque Jonh Weyne.

Havia também um outro amante da sétima arte na cidade, o sr. Zeca de Adelina que, inclusive, era leitor contumaz da antiga série bolsilivro. Famosos Livros de bolsos sobre estórias e tramas de bang-bang que no início da década de 70 eram comprados durante a passagem do trem na estação com um vendedor que vinha de Fortaleza. Era uma febre naquele tempo...Depois passaram a ser adquiridos nas bancas de livros, jornais e revistas do Crato e Juazeiro do Norte.

E nós meninos, além de curtirmos as estórias de Chico de Oli liamos também gibis da Disney(revistinhas em quadrinhos), Tarzan, Tex Willis e revista Placar, enquanto as meninas: fotonovelas, Capricho, Sabrina, Contigo e Sétimo Céu etc.

https://www.facebook.com/josecicero.silva.33/posts/pfbid02aVqEWxpa3cXKK8776EUyEKovLB13mJydXW4vfBkbJyDDm2JEbES4QJRyJFghhMvPl?comment_id=731006855322753&notif_id=1675447962255905&notif_t=mentions_comment&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LADISLAU REIS DE SOUZA

 Por Helton Araújo

Fala família do Cangaço Eterno, a foto de hoje do meu acervo digital, para aqueles que estudam o tema mais afinco é até conhecida, porém sei que muita gente nunca viu o personagem já em idade avançada, então escolhi ela para compartilhar com vocês.

O senhor na foto abaixo foi simplesmente um dos homens mais cruéis segundo consta na história do cangaço. Trata-se de Ladislau Reis de Souza, popularmente conhecido nas hostes do cangaço como Tenente Santinho.

Tido como um homem extremamente cruel, em seu currículo temos as execuções dos cangaceiros Açúcar e Baliza por exemplo.

Depois que saiu da PM, Lasdislau Reis teve grande influência na política da cidade de Mata de São João na Bahia, onde foi prefeito em três oportunidades, pelas informações que apurei, o mesmo fez bons mandatos.

O Cel. Lasdislau Reis de Souza veio a falecer no ano de 1985.

Obs : Esse julgo com relação a CRUELDADE sobre Santinho, vêm de livros e postagens de pesquisadores do cangaço.

Foto : Via Blog Lampião Aceso ( não sei quem foi o fotógrafo ), provavelmente vem de um acervo familiar.

E aí galera gostaram ? Dêem sugestões de postagens de fotos aí no espaço destinado para comentários.

Se possível se inscrevam em nosso canal no YouTube o link está logo abaixo 👇

https://youtube.com/@cangacoeterno

https://www.facebook.com/photo/?fbid=209437494899960&set=gm.710608287393329&idorvanity=414354543685373

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASAMENTO DE CORISCO E DADÁ

 Por Odisseia Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=XavXtdA-Ohk&ab_channel=ODISSEIACANGA%C3%87O

O Odisseia Cangaço foi até Monte Alegre, no sertão sergipano, para contar sobre o casamento de um dos mais famosos casais do cangaço: Corisco e Dadá. Vamos conhecer um pouco desse acontecimento na história e como se deu a cerimônia. Vamos mergulhar nas curiosidades desse tema tão importante na nossa cultura. Se inscreva no Canal Odisseia Cangaço e ative as notificações.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ME MANDARAM AQUI DAR UMA SURRA NA SENHORA

https://br.pinterest.com/pin/609534130801752403/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com