Seguidores

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Uma das primeiras fotos de Lampião como chefe




Uma das primeiras imagens de Lampião e seu grupo. Lampião é o segundo, sentado da esquerda p/direita.

Fonte: facebook
Página: Governador do sertão

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

FOTO DO CANGACEIRO LUIZ PEDRO


Luiz Pedro, o fiel companheiro do rei do cangaço Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspo.com

Antônio Vilela escreve sobre Dominguinhos



Por Roberto Almeida
 
“Dominguinhos – O Neném de Garanhuns”. Este é o mais novo livro do professor, pesquisador e escritor Antônio Vilela. A obra faz um retrospecto da vida do sanfoneiro, cantor e compositor José Domingos de Moraes, natural da Terra das Sete Colinas, e que ao longo de mais de 70 anos de vida conseguiu prestígio nacional e internacional como músico.

Vilela revela que o título original do livro seria “Dominguinhos. O Menino de Garanhuns” e que a mudança do título foi sugerida por Maria Auxiliadora, irmã do artista. “Quando criança ele era só era conhecido por Neném, principalmente entre os familiares”, revelou Maria ao escritor garanhuense.

No livro o autor traz documentos históricos, fotografias e depoimentos de jornalistas, historiadores e artistas, como Luiz Gonzaga, Fagner, Jorge de Altinho, Djavan, Nando Cordel, Genival Lacerda, Elba Ramalho, além de Guadalupe a Anastácia, que foram casadas com Dominguinhos.


Antônio Vilela

O escritor pesquisou desde a infância e adolescência do músico em Garanhuns, onde ele começou tocando na frente do Hotel Tavares Correia e nas feiras. Focou sua ida para o Rio de Janeiro, a amizade com Gonzagão, até chegar ao Dominguinhos doente, sua morte e a luta para que seus restos mortais ficassem em Garanhuns.

É um trabalho de apaixonado pelo que faz de um escritor voltado para os valores do Nordeste e de sua cidade.

“Dominguinhos – O Neném de Garanhuns” com orelha de Mourinha do Forró e prefácio de Zezinho de Garanhuns já pode ser encontrado nas livrarias e bancas de revista da cidade. Com certeza Antônio Vilela também irá estar com seu livro na II Bienal de Livros do Agreste, que acontece em Garanhuns no próximo mês.

Roberto Almeida

Fonte: 
http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br
http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Visitas desastrosa de Lampião ainda em Estados do Nordeste


Em 3 de Abril de 1927, Lampião manda um subgrupo comandado pelo cangaceiro Jararaca atacar a cidade de Carnaíba - PE assaltando o comércio local. 

Em 15 de Maio de 1927, Lampião tenta entrar na cidade de Uiraúna - PB com 35 cabras, sendo repelidos pela força policial comandada pelo tenente Nelson Furtado Leite e mais 14 homens. O combate durou cerca de uma hora, saindo vencedora a força policial que perdeu apenas um soldado.

Em 13 de Junho de 1927, Lampião ataca a cidade de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte. O bando de Lampião foi dividido em vários subgrupos comandados pelos cangaceiros Sabino Gomes, Massilon Leite, Jararaca e Luiz Pedro. A cidade estava totalmente organizada, tendo a frente o prefeito Rodolfo Fernandes que distribuiu seu pessoal nas 4 torres da cidade, que aquela altura era a segunda maior do Estado. Lampião sofreu sua maior derrota. O cangaceiro Jararaca foi preso e enterrado vivo. Mossoró saiu vencedora.

Em 15 de junho de 1927, Lampião em fuga do combate de Mossoró, vai até a cidade de Limoeiro do Norte - CE sendo recebido pacificamente pelo juiz Custódio Saraiva que passou telegrama sobre o resgate do sequestro que não chegou. Lampião dormiu na cidade e depois foi embora.

Em 17 de junho de 1927, combate entre Lampião e a Força Volante na Serra da Micaela, em Jaguaribara - CE. Lampião com 42 homens e a polícia com 815 homens comandados pelo major Moisés Leite de Figueiredo, cunhado do major Isaías Arruda, este velho coiteiro de Lampião. Apesar do combate ter sido morto dois soldados e um saiu ferido, o major Moisés com grande número de policiais, foi acusado de covarde pelo tenente Joaquim Teixeira de Moura.

Em 7 de julho de 1927, Lampião em fuga de Mossoró, passa um bom tempo na Serra do Coxá, em Milagres - CE. Depois de alguns dias, saiu e foi para a casa de Zé Cardoso na fazenda Ipueiras, em Aurora - CE. Lá, era coito de seu velho amigo Isaías Arruda o que fez Lampião confiar. Chegando nessa fazenda, Lampião almoçou e logo depois o dono ofereceu 8 cabras para participar do bando, o que foi recusado por Lampião desconfiado de traição. Realmente, estava combinado entre o major Moisés e seu cunhado Isaías Arruda essa estratégia. Lampião resolve ir embora sendo atacado pelo major Moisés com 15 soldados.

Em 9 de julho de 1927, Lampião passa pelo Morro Dourado, em Milagres – CE,  rumo a cidade de Santa Inês - PB.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgulino_Ferreira_da_Silva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com