Seguidores

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

CORONEL JESUINO MARTINS DE SÁ

 Por Rubens Antonio.

Coronel Jesuino Martins de Sá, pai de João Sá, detido com este, por Lampeão e seu bando, em Sítio do Quinto. Recuperando, em Photoshop, sua imagem, modificando a original sofrível de: A Critica, 30/12/1928.



http://cangaconabahia.blogspot.com/2018/09/coronel-jesuino-martins-de-sa.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

  Por Jose Irari.


Prezados amigos do cariri cangaço!! Livros romances, que nos remete ao passado, dos nossos ancestrais e infância, com linguagem tradicional da cultura nordestina. Recomendo os livros do escritor paraibano, Efigênio Moura. 








Uma viagem no tempo, considero-o um escritor, que busca trazer à nossa memória, uma cultura que está sendo esquecida, devido às tecnologias de novo milênio. Vamos adquirir. Abraço fraterno a todos amigos e familiares.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO GUILHERME MACHADO.

     Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO ESCRITOR ARCHIMEDES MARQUES

  Por Archimedes Marques

Gostaria de contar com a presença de todos os amigos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRILOGIA DO ESCRITOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO.

     Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIBERATO DE CARVALHO - ATUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

 Acervo do professor Rubens Antonio.

.
Documento da Assembléia Legislativa da Bahia:
Dep. Liberato de Carvalho
:: Dados Pessoais
Nome: Liberato de Carvalho
Profissão: Militar e Médico
Nascimento: 13 de agosto de 1903, Vila Serra Negra, Pedro Alexandre-BA
Filiação: Pedro Alexandre de Carvalho e Guilhermina Maria
Cônjuge: Carmem Siqueira de Carvalho
Filhos: José Carlos, Liberato José (in memorian)
Falecimento: 16 de março de 1996

:: Formação EducacionalCursou o Primário e o Secundário em Aracaju-SE. Estudou na Escola Militar na Academia de Agulhas Negras, Rio de Janeiro-RJ. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, Salvador-BA.

:: Atividade Profissional
Tenente-coronel por decreto de 16 de dezembro de 1932, para comandar as Forças de Operação do Nordeste dos Estados - FONE.
Promovido a Coronel, 1935.
Nomeado Comandante da Polícia Militar da Bahia, 23-02-1935 a 11-11-1937.

Foi antecedido pelo Coronel João Felix de Souza, que comandou a Polícia Militar de 20-11-1931 a 23-02-1935, e sucedido pelo Cel Tito Coelho Lamêgo , que comandou a Polícia Militar de 11-11-1937 a 28-03-1938.
Comandante do Batalhão do Exército, Recife-PE;
capitão da Infantaria do Exército Nacional, reformou-se como General de Brigada. Secretário estadual de Segurança Pública e do Interior do estado de Alagoas.
.
Liberato de Carvalho aparatado, na sua ação como volante. - Fonte da imagem: livro "Derrocada do Cangaço", de Felippe de Castro.
.
Liberato e sua volante, em Jeremoabo:


.
:: Mandato Eletivo:
Eleito deputado estadual Constituinte pela União Democrática Nacional - UDN, 1947-1951.

:: Filiação Partidária
UDN.

:: Atividade Parlamentar
Na Assembléia Legislativa, titular da Comissão de Polícia Civil e Militar (1947-1950).

Setor responsável: Diretoria Parlamentar / Divisão de Pesquisa
ALBA - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA
Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhaes, 1a avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Salvador-Bahia
.
Liberato de Carvalho na época da sua participação no combate de Maranduba.
.
Sepultura no Cemitério Jardim da Saudade - Salvador - Bahia

.
Atualmente existe a Praça General Liberato de Carvalho, em Pedro Alexandre, Bahia.

http://cangaconabahia.blogspot.com/2016/01/liberato-de-carvalho-atualizacao-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FILME JESUÍNO BRILHANTE O PRIMEIRO CANGACEIRO

Por Rdf-Nordeste Cinema

https://www.youtube.com/watch?v=nDGqH3JX-ZE&ab_channel=Rdf-NordesteCinema

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS JACUS DA ESCOLINHA

 Clerisvaldo B. Chagas, 24 de janeiro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.647

Como tudo se coloca na Internet, o jacu está sempre aparecendo para quem quer pesquisar. Trata-se de uma ave do gênero cruciformes e com suas 15 espécies são encontradas na América Central e América do Sul. Gosta de áreas de florestas e seu nome jacu ou cujá significa comedor de grãos. O povo sempre complementa o nome das espécies de variadíssimas maneiras. O bairro de Maceió, por exemplo, chamado Farol, antigamente era chamado Alto do Jacutinga. Nunca me deparei com um jacu em carne e osso. Bicho geralmente preto do tamanho de um pavão, mas de cores variadas na plumagem, conforme a espécie. Entretanto na escolinha onde fiz exame de Admissão ao Ginásio, a professora particular Helena Oliveira, parecia entender muito bem desse animal.

JACU (FOTO DE AUTOR NÃO IDENTIFICADO).

Tudo que eu sabia a respeito da ave era sobre uma caçada que as pessoas do alto sertão faziram e nada mais. Nem mesmo soube se a sua carne selvagem era saborosa ou não. Mas na escolinha quando o aluno apresentava à professora sua redação, tinha sempre uma resposta igual da falta de paciência: “Essa redação está mais parecendo com uma cagada de jacu”. Pessoalmente, nunca gostei da palavra “cagada” e sempre uso um termo mais civilizado. Mas na escolinha quem não tinha letra boa, ia para “jacutância”.

Falam que quando o Jacu se aproxima de uma residência rural, quer participar da ração de grão jogadas no terreiro para as galinhas e semelhantes. Se alguém não o espantar poderá ir ficando e ganhando terreno no criatório doméstico. Mas, quase todo animal selvagem faz isso desde que haja cumplicidade com o zelador. Sempre que eu me dirigia para o povoado Pedra d’Água dos Alexandres, passava no terreiro de uma casa que mantinha uma seriema cantadeira criada com outros animais da fazenda, aproximadamente no sítio Morcego. Ora, seriema é predadora de serpentes e não bem vista por maus presságios sobre a seca. E se ela pode, por que o Jacu não pode! Infelizmente esses animais maiores estão ficando cada vez mais raro encontra-los na Natureza. O bicho homem é um exterminador nato.

Você gostaria de criar um Jacu no seu apartamento?

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/01/os-jacus-da-escolinha-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM POUCO SOBRE A BIOGRAFIA DESTES CANGACEIROS. DA ESQUERDA PARA A DIREITA.

Por José Mendes Pereira

1 - Virgulino Ferreira da Silva, “o Lampião”, ou ainda o patenteado “capitão”. Nasceu em 1898, no Estado de Pernambuco, na cidade de Villa Bella, atual Serra Talhada. Era filho de José Ferreira da Silva (dos Santos) e de Maria Sulena da Purificação (Maria Lopes. Depois de quase vinte anos como chefe de cangaceiros, foi abatido juntamente com a sua rainha Maria Bonita e mais nove cangaceiros, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, lá no Estado de Sergipe. Um dos maiores líderes de cangaceiros.

2 - Ezequiel Ferreira da Silva o Ponto Fino (irmão de Lampião); Nasceu no ano de 1908, no Estado de Pernambuco, em Villa Bella, atual Serra Talhada. Foi abatido no dia 23 de abril de 1931 – no tiroteio da Fazenda Touro, povoado Baixa do Boi, no Estado da Bahia, ponto conhecido como Lagoa do Mel.

3 - Virgínio Fortunato da Silva o Moderno. Ex-cunhado de Lampião. Nasceu em 1903 e faleceu em 1936, aos 33 anos de idade. 

Segundo o escritor e pesquisador do cangaço de nome Franklin Jorge, há suspeita, não comprovada, que Virgínio era da cidade de Alexandria, no Estado do Rio Grande do Norte.

No cangaço ele era companheiro de Durvalina, que com a sua morte ela amasiou-se com Moreno.  Durvalina faleceu no dia 30 de junho de 2008. Moreno faleceu no dia 06 de setembro de 2010.   

4 - Luiz Pedro do Retiro companheiro de Neném do Ouro. Ele foi abatido juntamente com Lampião, Maria Bonita e mais oito cangaceiros, na madrugada de 28 de julho de 1938, na grota do Angico, no Estado de Sergipe. Dizem que quem o assassinou foi o policial Mané Véio. Mas na minha opinião Mané Véio já encontrou o cangaceiro Luiz Pedro morto. Se interessar, leia sobre a minha sustentação que ele não matou Luiz Pedro: http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2020/11/o-cangaceiro-balao-nao-usou-firmeza-nas.html

5 - Mariano Laurindo Granja companheiro de Rosinha.  Entrou para o cangaço em 1924. Foi um dos poucos que em agosto de 1928, cruzou o Rio São Francisco, em companhia de Lampião em direção à Bahia. Foi morto no dia 10 de outubro de 1936. Segundo Alcino Alves Costa em seu livro: Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angico, o ataque foi entre os municípios de Porto da Folha e Garuru, região conhecida como o Cangaleixo. 

A pesquisadora do cangaço Juliana Pereira afirma que Rosinha foi morta a mando de Lampião. Era filha de Lé Soares e irmã de Adelaide, esta última sendo companheira de Criança, e parenta próxima de Áurea, companheira de Mané Moreno.  Sendo Áurea filha de Antonio Nicárcio, que era primo/ irmão de Lé Soares.

6 - Cristino Gomes da Silva Cleto o Corisco, companheiro da cangaceira Dadá. Ele foi abatido no dia 25 de maio de 1940, pelo tenente Zé Rufino, na fazenda Cavaco, em Brotas de Macaúbas, no Estado da Bahia. Dadá foi ferida e presa. Ela faleceu em 1994. Com a morte de Corisco, finalmente o cangaço foi enterrado com ele, porque ele foi o último cangaceiro a morrer.

7 – Mergulhão foi abatido juntamente com Lampião e mais nove cangaceiros, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota de Angico, no Estado de Sergipe. (Não tenho maiores informações sobre este cangaceiro).

8 - Hortêncio Gomes da Silva, o Arvoredo. – Desligou-se do bando no momento do ataque a Jaguarari, no Estado da Bahia. Fez dois meninos como reféns. Mas eles conseguiram o dominar, desarmando-o. Em seguida mataram-no a facadas. Achando que o serviço ainda não tinha sido concluído, degolaram-no e cortaram as suas mãos. Após o trabalho concluído acionaram a polícia. (Eu não tenho maiores informações sobre este cangaceiro, mas talvez têm pesquisadores com mais informação sobre ele).

Segundo o professor Rubens Antonio, "Arvoredo", o cangaceiro. Alguns subsídios para sua história.

Cangaceiro Arvoredo que a população local e os demais cangaceiros chamavam "Alvoredo", tinha por nome Hortêncio Gomes da Costa. Também ficou conhecido, por assim se identificar, como Hortêncio Gomes da Silva, Hortêncio Gomes de Lima, José Lima e José Lima de Sá.

Depoimento de "Arvoredo", quando preso. 1927, copiado em extrato em inquérito policial de 1929:

José Lima, (que é o mesmo Hortencio Gomes de Lima ou José Lima de Sá, vulgo “Arvoredo”) estava; em Juazeiro, onde foi preso a pedido da autoridade policial de Jaguarary, alli;chegou a 5 sendo ouvido em auto de perguntas. Declarou “ser filho de Faustino Gomes, vulgo “Banzé” e Maria de Jesus, natural de “Salgado do Melão”; que dalli partiu;com destino a São Paulo, encontrando–se em Varzea da Ema com João de Souza,;(Cicero Vieira Noia) seu conhecido e João Baptista (que é o mesmo Christino ou “Curisco”); que em caminho se encontraram com Manuel Francellino, vindo em sua;companhia para Jaguarary, pernoitado em casa delle os tres; que moraram cerca de oito dias em casa de Antonio Piahy, até que alugaram uma casa a Demosthenes Barboza, por intermedio de João Baptista, seguindo na terça feira, 30 de Agosto para Juazeiro, a negocios, sendo alli preso na sexta feira ultima, dois do corrente; que antes de chegar á “Santa Rosa” com seus companheiros de viagem, o de nome João Baptista propoz para todos mudar de nome, ficando o depoente com o de Jose Lima, lembrando–se tambem que depois de se acharem nesta Villa, com João Baptista e João de Souza ou Cicero, foram á cidade de Bomfim, alli se hospedando na pensão de Piroca, por indicação do cel. Alfredo Barboza; que pretende não se juntar mais com João Baptista e João de Souza, caso se encontre ainda com os mesmos, pretende se retirar desta Villa depois de pagar o que deve ao senhor coronel Alfredo Barbosa”. (fls.208–210).

Aqui está o link para você seguir: 

http://cangaconabahia.blogspot.com/2012/11/arvoredo-o-cangaceiro-alguns-subsidios_26.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TUDO PRONTO PARA A GRANDE FESTA: QUE VENHA O CARIRI CANGAÇO 2022

 

O Cariri Cangaço é um evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne alguns dos mais destacados pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo, messianismo e correlatos ao sertão e ao nordeste, do Brasil, configurando-se em seu décimo terceiro ano de realização , como o maior e mais respeitado evento do gênero no país. Com um formato específico; de caráter itinerante, reúne a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais; do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste, em conferências e debates, visitas técnicas e acadêmicas; mostras de cinema , vídeo e documentários, exposições de arte, latada do livro; com lançamentos e feiras literárias. O Cariri Cangaço atualmente se configura como o maior e mais respeitado fórum de debates e aprofundamento sobre temas ligados ao Cangaço. O evento contempla também  temáticas capilares ligadas ao fenômeno, como: Messianismo, Coronelismo, Religiosidade, Tradição, Cultura, Musica , Culinária e Estética, unidos a partir de um evento único no Brasil e no mundo.

Atualmente o Cariri Cangaço está presente em 6 estados nordestinos; Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, tendo realizado mais de 260 Conferências seguidas de Debates, mais de 270 Visitas Técnicas aos mais emblemáticos e significativos cenários da memoria e historia do sertão, lançados 68 livros e reunido ao longo de sua trajetória de realizações, mais de 70 mil pessoas, formando um público qualificado, em seus diversos eventos. Fazem parte do elenco de cidades que acolheram a verdadeira alma nordestina através do Cariri Cangaço: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras, Milagres, Lavras da Mangabeira, Fortaleza, Brejo Santo e Quixeramobim, todas no Ceará; Sousa, Nazarezinho, Lastro, Princesa Isabel e São José de Princesa, na Paraíba; Exu, Serrita, Floresta e São José de Belmonte em Pernambuco; Piranhas e Água Branca em Alagoas; Poço Redondo em Sergipe e Pedro Alexandre na Bahia.


Com o advento em fevereiro de 2020 da Pandemia do COVID 19, o Cariri Cangaço que mantinha uma agenda dinâmica e surpreendente de eventos presenciais, se reinventa e inaugura mais duas frentes de propagação da memoria e historia do sertão. Em setembro do mesmo ano é criado o Canal do Cariri Cangaço no YouTube e ao mesmo tempo é lançado o primeiro programa do canal; semanal e ao vivo, nascia os "Grandes Encontros Cariri Cangaço"; reunindo para conferências e debates, on line e em tempo real, algumas das mais destacadas personalidades do universo da pesquisa e estudo de temas nordestinos. Em Março de 2021 estreia na plataforma Instagram mais um programa da marca: "Cariri Cangaço Personalidade" , com um outro formato e essência, entrevistando também semanalmente e ao vivo, personalidades do mundo das artes e das culturas. Em junho de 2021 o Canal do YouTube do Cariri Cangaço inovou com mais um programa ao vivo : Cariri Cangaço Opinião; mais polêmico, controverso, provocador, tudo na direção do fomento  e consolidação da memoria e historia do sertão.

Um Promissor 2022...

O ano de 2022 inicia e o Cariri Cangaço prepara uma agenda absolutamente espetacular com três encontros de tirar o fôlego. Atendendo a todas as recomendações governamentais e sanitárias, observadas todas as condições de saúde; relativas à pandemia da COVID 19; estamos nos preparando para realizar o Cariri Cangaço na Bahia, em Alagoas e Pernambuco, com uma agenda dinâmica e diversa, garantindo eventos seguros e responsáveis para todos os participantes.

João de Sousa Lima esta a frente do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

Que comece a Festa da Alma Nordestina. Em Março, entre os dias 24 e 27, o Conselheiro Cariri Cangaço João de Sousa Lima comanda da Bahia, o Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022. Na capital da energia do nordeste, no berço da rainha do cangaço; Maria Bonita; e a partir de um dos mais emblemáticos e fortes cenários de toda a historiografia do cangaço, teremos uma programação de encher todos os bornais de conhecimento e beleza. "Teremos uma agenda intensa de muitas visitas, vamos desbravar a caatinga das terras pauloafonsinas e do Raso da Catarina, se preparem, tem muita coisa boa pra ver e conhecer, imperdível, sob todos os aspectos, para quem pesquisa cangaço, que venha o Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022" lembra João de Sousa Lima.

Celsinho Rodrigues comanda o Cariri Cangaço Piranhas 2022

Em Julho, dos dia 28 a 31, a verdadeira alma nordestina invade as Alagoas e a partir da Lapinha do Sertão, no baixo São Francisco e sob o comando do Conselheiro Cariri Cangaço Celsinho Rodrigues, o Cariri Cangaço Piranhas 2022 promete ser um dos mais concorridos da série. Piranhas sem dúvidas é um dos maiores destinos turísticos do Nordeste, sua beleza que contagia a todos se une a força de sua história e tradição, notadamente ligada ao Cangaço; serão dias de intensa atividade onde o Cariri Cangaço embalado pela força e magia do Velho Chico proporcionará a todos um evento inesquecível. "Será a quinta edição do Cariri Cangaço em Piranhas o que nos enche de alegria e aumenta em muito nossa responsabilidade, dai daremos o nosso melhor para receber a familia Cariri Cangaço de todo o Brasil do jeitinho que ela merece, avante!" reforça Celsinho Rodrigues.

Luiz Ferraz Filho, comanda o Cariri Cangaço Serra Talhada 2022, 
na foto ao lado de Manoel Severo

Novembro chegara com a força do território pernambucano. Do berço de Maria Bonita em Paulo Afonso para o berço do rei dos cangaceiros; Virgulino Ferreira da Silva; em Serra Talhada. "Nossa atenção estará voltada para proporcionar a todos os que nos visitam a oportunidade de conhecer esses cenários históricos que se confundem com a própria historiografia do cangaço e do sertão; estaremos visitando os locais de nascimento de Sinhô Pereira e Luiz Padre, toda a região da Ingazeira, onde nasceu Lampião, as fazendas Passagem das Pedras, Pedreira, São Miguel, enfim, sem falar nas emblemáticas propriedades dos clãs, Pereira e Carvalho. Teremos ainda um momento muito especial em Calumbi, cenário do combate da Serra Grande, com o amigo Louro Teles" ressalta Luiz Ferraz Filho.

"Perguntam-me qual o segredo do Cariri Cangaço, respondo: Primeiro Paixão, depois muito Trabalho, Entusiasmo, Seriedade, Compromisso e o mais importante, uma Imensidão de Amigos" Manoel Severo

Para participar do Cariri Cangaço, basta chegar ! Acompanhe as informações, as programações e as sugestões de hospedagens em cada um de nossos eventos. Não existem taxas nem nenhum tipo de pagamento para participar do Cariri Cangaço. Todas as Conferências, Debates, Lançamento de Livros e Visitas Técnicas possuem entrada gratuita; pontualmente a Organização do Cariri Cangaço proporciona transporte para os deslocamentos dentro da programação do evento. É isso aí, se informe, se organize, traga sua família e amigos, sem esquecer de sua máscara e dos cuidados com você e com que esta a seu lado, a emoção deixe por nossa conta... Cariri Cangaço - Território de Grandes Encontros. Qualquer duvida pode mandar um ZAP 085.997408297

Redação Cariri Cangaço, 21 de Janeiro de 2022

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/01/tudo-pronto-para-grande-festa-que-venha.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com