Seguidores

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

OS JACUS DA ESCOLINHA

 Clerisvaldo B. Chagas, 24 de janeiro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.647

Como tudo se coloca na Internet, o jacu está sempre aparecendo para quem quer pesquisar. Trata-se de uma ave do gênero cruciformes e com suas 15 espécies são encontradas na América Central e América do Sul. Gosta de áreas de florestas e seu nome jacu ou cujá significa comedor de grãos. O povo sempre complementa o nome das espécies de variadíssimas maneiras. O bairro de Maceió, por exemplo, chamado Farol, antigamente era chamado Alto do Jacutinga. Nunca me deparei com um jacu em carne e osso. Bicho geralmente preto do tamanho de um pavão, mas de cores variadas na plumagem, conforme a espécie. Entretanto na escolinha onde fiz exame de Admissão ao Ginásio, a professora particular Helena Oliveira, parecia entender muito bem desse animal.

JACU (FOTO DE AUTOR NÃO IDENTIFICADO).

Tudo que eu sabia a respeito da ave era sobre uma caçada que as pessoas do alto sertão faziram e nada mais. Nem mesmo soube se a sua carne selvagem era saborosa ou não. Mas na escolinha quando o aluno apresentava à professora sua redação, tinha sempre uma resposta igual da falta de paciência: “Essa redação está mais parecendo com uma cagada de jacu”. Pessoalmente, nunca gostei da palavra “cagada” e sempre uso um termo mais civilizado. Mas na escolinha quem não tinha letra boa, ia para “jacutância”.

Falam que quando o Jacu se aproxima de uma residência rural, quer participar da ração de grão jogadas no terreiro para as galinhas e semelhantes. Se alguém não o espantar poderá ir ficando e ganhando terreno no criatório doméstico. Mas, quase todo animal selvagem faz isso desde que haja cumplicidade com o zelador. Sempre que eu me dirigia para o povoado Pedra d’Água dos Alexandres, passava no terreiro de uma casa que mantinha uma seriema cantadeira criada com outros animais da fazenda, aproximadamente no sítio Morcego. Ora, seriema é predadora de serpentes e não bem vista por maus presságios sobre a seca. E se ela pode, por que o Jacu não pode! Infelizmente esses animais maiores estão ficando cada vez mais raro encontra-los na Natureza. O bicho homem é um exterminador nato.

Você gostaria de criar um Jacu no seu apartamento?

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/01/os-jacus-da-escolinha-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário