Por: Helton Araújo.
O Jornal A Noite apresentava mais uma matéria informando aos seus leitores sobre a guerra no sertão nordestino. Um título forte e chamativo prendia atenção do público !
" VIVO OU MORTO "
Trouxeram-no morto...
Em 05 de Agosto de 1935, o subdelegado Agripino Feitosa com apoio de civis da região davam cabo de um dos cangaceiros mais perigosos que já pisaram no solo nordestino. Tombava Cirilo de Engrácia, cangaceiro baiano vindo do clã dos Engrácias.
Essa família engrossou as fileiras do cangaço com diversos cangaceiros, entre os mais famosos estão os irmãos Antônio, Cirilo e Luiz de Engrácia, além de outros como Antônio de Seu Naro, Zé Baiano, Sabiá, Beija-Flor, Mané Moreno e Zé Sereno.
Até então, Cirilo era o maior expoente da famosa família com vida, já que o líder principal, seu irmão Antônio de Engrácia, foi morto supostamente pelo próprio Cirilo.
Nas hostes do cangaço Cirilo tinha como companheira a jovem Joana Gomes ( Conceição ) dos Santos, popularmente conhecida como " Moça ".
Cirilo estava no Sítio Buenos Aires, na região de Mata Grande, Alagoas, na companhia do cangaceiro de vulgo Limoeiro, quando ao tentarem praticar um assalto, foram fortemente repelidos pelo subdelegado Agripino Feitosa e civis. A ofensiva fez com que os indivíduos se evadissem em fuga do local, porém o cangaceiro Cirilo de Engrácia, estava ferido, sendo encontrado mais para frente já sem vida, o cangaceiro Limoeiro conseguiu fugir.
Como de praxe, os algozes providenciaram as típicas e macabras fotos para comprovação da morte de algum cangaceiro. Cirilo amarrado a uma tábua, equipado e com um estranho pano arrodeado ao pescoço, foi exposto para todos que ali estavam, sua fotografia virou capa de jornal e também foi comercializada pelo sertão.
Interessante observar que o pano como uma espécie de cachecol, não era comum na região e muito menos nos apetrechos dos cangaceiros, dá-se a ideia que Cirilo havia sido decapitado e depois colocaram aquele pano para fazerem o registro macabro.
O jornal em suas palavras classificava que o enterro de Cirilo foi muito festejado pelos moradores locais. Além de informar que os algozes do cangaceiro seriam premiados.
https://www.facebook.com/enedylsoncarmo.kindalaassis/posts/o-triste-fim-do-cangaceiro-cirilo-de-engr%C3%A0cia-por-helton-ara%C3%BAjoo-jornal-a-noite-/1123866559772992/
ALERTA AOS NOSSOS LEITORES!
Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas. Desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional. Você poderá ser vítima.
As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão.
Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância.
Guarda na mente este lembrete quando estiver no trânsito. Não se exalte.
Calma! Calma!
Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" siga o nosso blog.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
.jpg)
.jpg)