Seguidores

domingo, 5 de novembro de 2017

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN - 100 ANOS DE FUNDAÇÃO - 04 DE NOVEMBRO DE 1917 - 04 DE NOVEMBRO DE 2017

 Por Zezé Costa

Retratar imagens do Bairro Nova Bonita, com destaque para construção da Igreja de Nossa Senhora da Luz.

Construção da Igreja de Nossa senhora da Luz, no Bairro Nova Bonita no ano 2000.

Ruas do Bairro Nova Bonita no ano 2000

Os cemitérios são formas espaciais importantes de um município.

O cemitério é uma das construções mais antigas da cidade. Fica localizado entre os bairros Centro e Nova Bonita

Crédito das imagens: Acervo pessoal da Profa. Maria José Costa Fernandes (Zezé Costa) 

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOMENAGENS E FESTA EM NAZARÉ NA CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO

Por Manoel Severo

O Clube Recreativo de Nazaré do Pico no centro da Vila mais famosa do cangaço recebeu a Caravana Cariri Cangaço para o almoço festivo e homenagens, dentro da Programação do Cariri Cangaço Floresta-Centenário de Nazaré, logo após a visita técnica a fazenda Poço do Negro na manha do dia 14 de outubro de 2017.

O almoço festivo que reuniu mais de 250 pessoas contou com a presença do prefeito Ricardo Ferraz, do vice, Pedrinho Vilarim, do Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, além de pesquisadores de todo o Brasil, mostrando a força e a tradição de Nazaré e a força da integração nordestina em torno da historia e memoria do sertão.

Ingrid Rebouças, Secretário de Estado da Cultura, Marcelino Granja e Manoel Severo
Rubelvan Lira, Augusto Martins e esposa, Manoel Severo e Lucinha Lira
Prefeito Ricardo Ferraz, Vereador Beto Puça e Manoel Severo
Secretário de Cultura de Exu, Rodrigo Honorato, Valéria, Ingrid, Manoel Severo 
e Helena Câncio
Professor Pereira e Manoel Severo
Bia Numeriano, Wagno Ferraz, Chico Pedroza, Amélia Araujo, 
Ivoneide Ferraz e Mabel Nogueira

Para o responsável pelo "Sertão Nordestino", pesquisador Jorge Figueiredo, "é com imensa alegria e felicidade que digo: sinto o maior orgulho, em fazer parte dessa FAMÍLIA Cariri Cangaço. Severo, você já se perguntou, o que faz tantas pessoas, se deslocarem das suas cidades para comparecerem a um evento desse porte? É paixão pelo tema. É a vontade de compartilhar o mesmo objetivo e estarmos reunidos como irmãos. O Cariri Cangaço, cresce e se enobrece mais, a cada edição. Avante!"

"Foi uma experiência muito rica e que me trouxe entusiasmo e esperança de que o Nordeste tem uma riqueza cultural extraordinária. E este município de Floresta tem uma riqueza das maiores do estado de Pernambuco. Tem histórias marcantes do cangaço, com ações dos grupos de cangaceiros e dos seus maiores adversários que eram as volantes. Agradeço a acolhida dos que fazem o Cariri Cangaço, ao mestre Manoel Severo e a nossa amiga e ardorosa defensora da cultura nordestina e de Floresta Aninha Ferraz, que me fez o convite para compartilhar estes dias maravilhosos" afirma Roberto Arrais.


O clima de festa sertaneja esquentou sob o calor do solo e do povo nazareno, além do mais autêntico forró pé de serra que contagiou a todos os presentes com direito a apresentação do grande artista forrozeiro, e vice prefeito Pedrinho Vilarim tendo a seu lado no triângulo o prefeito Ricardo Ferraz.

Prefeito Ricardo Ferraz e Pedrinho Vilarim

Na oportunidade o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, em nome do Conselho Consultivo Alcino Alves Costa convidou ao prefeito municipal Ricardo Ferraz e ao Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja para entregarem às escolas, Terezinha Lira e Domingos Soriano Souza; ambas de Nazaré; o Diploma Cariri Cangaço: "Título de Honra ao Mérito pelo Trabalho em Defesa da Educação e Cidadania do Povo do Sertão". Os Títulos foram recebidos pelas representantes das escolas; Suely Maniçoba Gomes da Escola Domingos Soriano Souza e Elizabete Menezes da escola Terezinha Lira . "Parabéns, Manoel Severo e a todos que fazem parte da família Cariri Cangaço! Vivemos momentos fantásticos de História, Cultura e Companheirismo. Sejam sempre muito bem-vindos em nosso Nazaré do Pico! Recebam o meu abraço fraterno!" revela Sueli Maniçoba Gomes.

Manoel Severo, Ricardo Ferraz e Marcelino Granja
Ricardo Ferraz, Sueli Maniçoba, Marcelino Granja e Elizabete Menezes

Para a Conselheira Cariri Cangaço, pesquisadora cearense Juliana Pereira, "O Cariri Cangaço inaugura com louvor e responsabilidade um novo estágio onde presta uma justa homenagem às grandes responsáveis pela formação de nossos pequenos sertanejos, as Escolas, e Nazaré inaugurou essa etapa, as escolas Terezinha Lira e Domingos Soriano estão de parabéns !"

Rita Pinheiro e Quirino Silva
Rita Pinheiro, garimpeira da cultura e de corações...

A programação do almoço festivo em Nazaré ainda reservou muitas surpresas. A emocionante apresentação de Rita Pinheiro, a baiana "garimpeira da cultura" levou os convidados às lágrimas; já o imortal poeta Chico Pedroza direto de Recife trouxe a irreverência e o talento da verdadeira alma nordestina. Gilson Araujo, nazareno da gema, homenageou Lili Conceição, filha de Moreno e Durvinha, Conselheira Cariri Cangaço, sem falar nas apresentações improvisadas e repentes dos pesquisadores Nivaldo Pereira e Ivanildo Silveira...

Poeta Chico Pedrosa
Gilson Araujo e Ulisses Flor em homenagem a Lili Conceição
Nivaldo Pereira em Nazaré
Ivanildo Silveira no palco em Nazaré
Quirino Silva, Rubelvan Lira e Camilo Lemos

Um dos pontos altos do almoço em Nazaré foi a entrega do Diploma de"Sede Oficial do Cariri Cangaço" ao Distrito de Nazaré do Pico, entrega feita pelo Prefeito Ricardo Ferraz, pelo Secretário Estadual da Cultura, Marcelino Granja e pelos pesquisadores, Jair Tavares e Rangel Alves da Costa à Administradora da Vila, Nancy Nogueira, Mabel Nogueira e Rubelvan Lira; representando a todos de Nazaré. "Essa é uma homenagem que guardaremos em nosso coração por tudo o que o Cariri Cangaço representa para nossa Nazaré e esse Diploma sera colocado com muito orgulho em nosso Memorial das Forças Volantes" diz uma emocionada Mabel Nogueira.

Diploma de Sede Oficial do Cariri Cangaço para Nazaré do Pico
Manoel Severo, Jair Tavares, Nancy Nogueira, Rangel Alves da Costa, 
Ricardo Ferraz e Marcelino Granja

Também em clima de festa pela celebração do Centenário de Nazaré o Conselho Cariri Cangaço homenageou com o Título de "Amigo do Cariri Cangaço"  a várias personalidades Nazarenas. Receberam o Diploma os pesquisadores, Luiz Ferraz Filho e Emmanuel Nogueira - Zinho, além de José Nogueira-Zezinho; e a Administradora da Vila, Nancy Nogueira, numa demonstração de gratidão às família Nazarenas.

Manoel Severo, Ricardo Ferraz, Marcelino Granja e Rubelvan Lira
Ricardo Ferraz entrega o Diploma a Luiz Ferraz Filho
Marcelino Granja entrega a Emanuel Nogueira -Zinho
Rubelvan Lira entrega a Zezinho Nogueira
Nancy Nogueira recebe de Manoel Severo

Quirino Silva: "Quando da nossa estada nas cidades de Floresta e Nazaré do Pico, fomos calorosamente acolhidos pelo povo e pelo prefeito da cidade, Ricardo Ferraz acompanhado de sua querida esposa. Também compartilhou conosco momentos especiais do Cariri Cangaço o Secretário da Cultura do Estado de Pernambuco, Marcelino Granja. Foi maravilhoso! Somente temos que parabenizar pela organização, agradecer, e nos colocar a disposição para que, com muita dedicação e carinho, possamos efetuar o nosso trabalho de preservação da Cultura Nordestina e em especial, enriquecer a força histórica que emana daquela região. 

A matéria prima mais preciosa de Nazaré: Suas crianças
 Gilson Nazaré, Zinho Nogueira, Manoel Severo e Luiz Ferraz Filho
 Quirino Silva e Fabrizio Ferraz
 Amélia Araujo, Helena Câncio e Wagno Ferraz

"Chegando em casa, após uma viagem tão inesquecível quanto prazerosa, junto com o acervo e o resumo do minha primeira participação no evento Cariri Cangaço: Uma verdadeira aula de historia encravada nas memorias do sertão pernambucano, contornada de temas envolventes como literatura, romances, poesia, cordel, musica, culinária, antropologia, raízes, memórias, família, volantes, cangaço, religiosidade, superação, emoções e muito mais! Sem duvida atualmente um dos eventos mais importantes e 
autênticos da cultura pernambucana!"
Wagno Ferraz

 O Brasil de Alma Nordestina em Nazaré
  Homenagem aos Professores...

Fotos: Ingrid Rebouças e Louro Teles

Cariri Cangaço Floresta-Centenário de Nazaré 
Almoço Clube Recreativo de Nazaré, 14 de Outubro de 2017
Nazaré do Pico-Floresta, Pernambuco

https://cariricangaco.blogspot.com.br/2017/11/homenagens-e-festa-em-nazare-na.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO NA LITERATURA

Por Robério Santos

Desde quando em 2014 tive a iniciativa de ir até Piranhas-AL gravar o primeiro programa sempre me perguntei: será que o que estou fazendo chegará até as pessoas certas? Será que este é o caminho a seguir? A princípio não deu certo, desisti, desistiram de mim. 

2015 meu mundo desaba, 2016 eu desapareço e em 2017 prometi que seria meu ano. Sobre o canal nem debato, é só acessar no YouTube e se divertir, mas venho aqui debater algo sério, algo que preciso chegar junto e comentar.


Nas últimas duas semanas eu e Genilson Santos, o Nininho, empreendemos uma das maiores missões de nossas vidas: percorrer todo o circuito de atuação do cangaço, ou chegar perto, produzindo 10 programas para que fossem exibidos em um mês. Com a ajuda humanitária de nosso padrinho Antônio Wanderley, partimos a Jeremoabo-BA para gravar sobre Zé Rufino; para Canudos-BA, a falar da Guerra; para Monte Santo-BA ver o que Glauber aprontou por lá e chegar a Queimadas-BA e sentir o que Lampião de forma horrível, causou àquela comunidade. A parte sul de meu estado estava coberta. 


Na semana seguinte, partimos para a cidade de Mossoró-RN (Sergipe>Alagoas>Pernambuco>Paraíba>Rio Grande do Norte), queríamos ver o que acontecia de tão especial no túmulo do cangaceiro Jararaca, e vimos de perto; percorremos as ruas desta linda cidade em busca de detalhes sobre a derrota de Lampião em 13 de junho de 1927 (terminamos o segundo programa); seguimos estrada até Cuncas-CE para encontrar minhas origens e a do Volante Baltazar da família Ceará, meu parente; seguimos estrada até o Juazeiro do Norte para ver o padre Cícero e visitar sua casa, mais dois programas e por fim fomos até o Crato ver o Pedro Lucas Feitosa e seu Museu do Luiz Gonzaga. 


3 mil quilômetros depois, muito cansaço, medo, Drone Volta Seca quebrado e nossos dez programas prontos eu mostro a vocês que uma boa ideia quando executada de forma humilde pode render frutos. Nada estou ganhando de forma substancial para fazer isso, nada de grana às pilhas, nada de prêmios fictícios, só o suficiente para executar o projeto de minha vida e rezar pra ter saúde. 


Eu quero continuar apresentando O Cangaço na Literatura, e pra isso preciso que vocês divulguem e tragam mais amigos para conhecer nosso simples trabalho, gratuito e tão importante. Saibam que o que faço é por vocês e não quero nada além de seu aprendizado, guardem as palmas para quem precisa dela pra sobreviver, para quem acha que dinheiro é tudo e fama é o essencial. O que quero, é simples: continuar servindo todos vocês. Obrigado!

https://www.facebook.com/franciscopereira.lima.904?ref=br_rs

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN - 100 ANOS DE FUNDAÇÃO - 04 DE NOVEMBRO DE 1917 - 04 DE NOVEMBRO DE 2017

Por Zezé Costa

Retratar formas espaciais da paisagem central da cidade. Construção antiga do Mercado e da Praça Central no ano 2000.

Igreja Matriz de São José no ano 2000

Escola Estadual Jesuíno Azevedo....escola mais antiga da cidade, cenário escolar da maioria dos seus moradores.


Rua Dalva Cirne no ano 2000

Conjunto Cohab no ano 2000

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com