Seguidores

terça-feira, 5 de outubro de 2021

LAMPIÃO ESCAPA DE ENVENENAMENTO E DÁ FIM EM 4 ESPIÃO

Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=UvdOgjcrXM4&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Veja, Lampião Escapa de Envenenamento e dá Fim em 4 espião, Lampião quase foi envenenado com 10, cabras de seu bando, mas o rei do cangaço percebeu a armadilha e furou o cerco, mandando 4 soldados e jagunços pro beleléu. Veja o video. #historiasdavidareal Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - A BRAVURA DE CABILA DIANTE DE LAMPIÃO.

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=6QC5ydkRAxM&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GABRIEL LOTT CONTA NO PODCAST COMO FOI LEVAR UM TIRO DE FUZIL!

 Acervo do Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=SyguIp0RxPI&ab_channel=PodcastConnectCast

Não entendo de armas, mas sempre achei que um tiro para ser fatal depende e muito do local atingido. Algumas pessoas dizem "É impossível Maria ter levado aquele tiro de Panta e ainda ter corrido" nesse vídeo um policial fala de um tiro que levou de fuzil.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DELMIRO GOUVEIA, UM HERÓI ESQUECIDO

 Acervo do Beto Rueda

Delmiro Gouveia (1863-1917) nasceu no Ceará. Seu pai lutou como voluntário na Guerra do Paraguai e por lá morreu. Em 1878, ficou órfão de mãe e com quinze anos arranjou seu primeiro emprego, como condutor e bilheteiro do bonde e em seguida foi caixeiro viajante. Casa-se mas por conta das dificuldades financeiras vão morar com o tio de sua esposa.

Resolve entrar para o comércio de peles e couro. Em 1889, passa a trabalhar para o curtume Keen Sutterly, que se instalou no Recife. Logo aprendeu inglês e se tornou o melhor empregado do curtume. Com o suado dinheiro juntado compra a empresa tornando-se o "Rei das peles do Nordeste" Em 1899 inaugura o Mercado-Modelo do Derby no Recife ganhando fama pelos preços baixos.

Assim como aconteceu com Visconde de Mauá, começa então a despertar a desconfiança dos políticos e coronéis passando a receber ameaças. No dia 2 de janeiro de 1900, seu mercado é incendiado e reduzido a cinzas, e sua esposa, com medo das represálias, volta para a casa dos pais.

Delmiro volta ao comércio de couro e constitui sua nova firma em Penedo, Alagoas. Sua empresa de peles de bode e carneiro para a produção de fardas militares prospera. Sua atual companheira Eulina também o deixa porém Delmiro segue firme. Depois de visitar Europa e EUA e conhecer as máquinas, técnicas industriais e energia elétrica volta ao Brasil cheio de ideias. Em 1913 inaugura a primeira Usina Hidrelétrica do Nordeste - Usina de Angiquinho.

Delmiro contrata técnicos europeus e cria uma fábrica para produção de fios e linhas . Chegou empregar mil operários só na produção e lhes assegurava amplos direitos trabalhistas. Foram abertas estradas, construída uma vila operária e escolas para as crianças. Em pouco tempo exportava para o Peru e Chile.

Nesse ínterim, uma empresa inglesa faz uma oferta pela fábrica que é recusada ao mesmo tempo desafiava coronéis da região por transformar camponeses e ex-flagelados da seca em operários. Não podia acabar bem. Por volta das 21h de 10 de outubro de 1917, quando lia jornais na varanda de casa, foi morto a tiros de rifles, disparados por pistoleiros. Nunca se descobriu o mandante, ou mandantes, do crime. Era o fim de um nordestino que sonhou com um Nordeste industrializado e desenvolvido.

Fonte:

Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG.

#historiadobrasil

https://www.facebook.com/photo?fbid=4811998335477659&set=gm.2039387712892001

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARIRI CANGAÇO, ONDE AS HISTÓRIAS SE ENCONTRAM.....COM OS AMIGOS IVANILDO, ARCHIMEDES E GERALDO

 Por João de Sousa Lima

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=2038969039600535%2C2038494292981343%2C2038160333014739%2C2036710319826407%2C2036709483159824&notif_id=1632915592173086&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ATIRA EM ZÉCA DO ALTO DA FAZENDA INGAZEIRA.

Por Cangaçologia 

https://www.youtube.com/watch?v=i6nQiWuxPEI&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Um erro de estratégia de Lampião que mudou para sempre a vida de Zéca do Alto da Fazenda Ingazeira. Nesse vídeo vocês ouvirão essa história através de dois netos de Zéca do Alto. Um vídeo inédito que está sendo exibido em primeira-mão aqui no canal. 

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador do Canal Cangaçologia. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - TEN. ARSÊNIO ENFRENTA LAMPIÃO NA LOCALIDADE DE ARRASTÃO.

 Por Nas Garras da História

https://www.youtube.com/watch?v=wabNyXhD1_g&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


O ATAQUE DO BANDO DE LAMPIÃO AO SÍTIO JUAZEIRO

Por Histórias do Cangaço
https://www.youtube.com/watch?v=DwH2kp0mcJw&ab_channel=HIST%C3%93RIASDOCANGA%C3%87O

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
 

BELA CANÇÃO, LETRA E VOZ DO CLÁUDIO FONTONA.

Fonte Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=UHoYBDGNioY&list=RDUHoYBDGNioY&start_radio=1&rv=UHoYBDGNioY&t=64&ab_channel=MAURICIOVIDEOSHD

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA BETÂNIA

 Por Maria Betânia - MB

A cantora Maria Bethânia estreia o programa "Tabuleiro", que contará com seis episódios semanais e gratuitos a partir do dia 4 de novembro

Maria Bethânia sempre revelou uma relação muito íntima com a literatura. Tanto que, vira e mexe, recita textos em seus espetáculos e álbuns. Agora, ela vai estrear em novembro uma espécie de podcast sobre o assunto.

O programa Tabuleiro vai intercalar poesia e música, aproximando canções a textos literários selecionados pela artista e pelo poeta Eucanaã Ferraz. Serão seis episódios semanais disponibilizados na rádio Batuta, hospedada no site do Instituto Moreira Salles, a partir de 4 de novembro. O acesso é gratuito.

A estreia será centrada em Clarice Lispector, por quem Bethânia já demonstrou sua admiração, por exemplo, incluindo textos seus em gravações dos anos 1970. A cantora lerá no episódio trechos de romances e crônicas de Clarice em diálogo com canções de nomes como Billie Holiday e Mahalia Jackson. Haverá ainda episódios dedicados a autores como Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, além de compositores como Chico Buarque e Caetano Veloso.

Bethânia também deve abordar a poesia portuguesa, um interesse já retratado no documentário O Vento Lá Fora, de Marcio Debellian, um divertido diálogo dela com a crítica literária Cleonice Berardinelli sobre Fernando Pessoa.

Fonte: Correio da Bahia

Foto: Jorge Bispo

#mariabethania #mariabethânia #mariabethaniamb

https://www.facebook.com/photo/?fbid=408073014016951&set=a.233632608127660

http://blogdomendesemendes.blogspot.com