Seguidores

terça-feira, 30 de novembro de 2021

RECORTE DE Q JORNAL...

Acervo do Guilherme Velame Wenzinger

Recorte do "O Jornal", periódico carioca, em 16 de Março de 1934. Essa foto de Lampião foi tirada 5 anos antes na Fazenda Jaramataia em 27 de Novembro de 1929, mais precisamente no município de Gararu(SE).

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5023990414356218&set=gm.1784126308462972

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS CABEÇAS DOS CANGACEIROS MORTOS..!

Maria Bonita, companheira de Lampião, e, mais 09 cangaceiros morreram no combate de Angico, em 28 de julho de 1938. Após a morte, as cabeças foram cortadas e, exibidas como troféus.

O funeral das cabeças seguiu no seu cortejo macabro, passando em várias cidades alagoanas, até fazer pousada na cidade de Maceió, onde foram examinadas pelo legista, o Dr. Lages Filho.

Na imagem, abaixo, FOTO DA CABEÇA DE MARIA, sendo fotografada em Pedra de Delmiro-AL.

Fonte: Jornal A Noite, edição de 09-08-1938

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RÉQUIEM A NILSON GURGEL

Por Geraldo Maia do Nascimento

Viveu intensamente sua vida, sem medo de ser feliz. Teve vitórias e fracassos, alegrias e tristezas, emoções e decepções, mas nunca perdeu a alegria de viver. Era assim Nilson Gurgel. As vicissitudes da vida, tal qual o bambu dos ensinamentos chinês, o dobraram, mas nunca o quebraram. Não foi perfeito (ninguém o é): errou muito, magoou pessoas que o amavam, mas também foi muito magoado por pessoas que amava. Perdoava a todos, não guardava mágoas no coração. Ajudou a muitos que necessitavam, não se apegou a bens materiais.                

Conheci-o logo que cheguei a Mossoró em 1998 e tornamo-nos irmãos. Frequentava minha casa como se fosse a sua. Eu sempre lhe dei essa liberdade. Sempre que estava em Mossoró, nos finais de semana, bebíamos e comíamos como se fosse uma eterna festa. Dava cambalhota na piscina como se fosse um menino. Adorava exibir as suas habilidades físicas. Gostava de boas músicas e dividíamos sempre esse prazer. Um dia me presenteou com um CD de músicas que tinha gravado, em cujo rótulo, cuidadosamente preparado, estava escrito: “Recordar é viver duas vezes. Como quero ser lembrado daqui a cem anos quando morrer, se morrer. Nilson, Asuncion-PY – 08/2009”. 

Enquanto escrevia essas linhas, ouvia as músicas com as quais ele gostaria de ser lembrado. Foi a maneira que encontrei para senti-lo novamente ao meu lado.                

Amava os cavalos. Cavalgar era terapia para ele. Fazia grandes percursos em companhia de outros aficionados, em dias maravilhosos de relaxamento e prazer. Esses dias eram realmente inesquecíveis, motivo de resenhas para muito tempo.           

Tão intensamente viveu que foi preciso uma série de males simultâneos para pôr fim a sua vida. Apegou-se a vida enquanto pode. Mas um dia foi vencido e a fortaleza, que era o seu corpo físico, definhou. Já não lembrava mais o Nilson Gurgel que todos conheciam. Magro, sem cabelos e sem força para se deslocar, sequelas da quimioterapia, sofria mais pela imobilidade do que pelos males que o consumia. Até que um dia entregou sua alma a Deus. O seu corpo foi sepultado no solo de Mossoró, terra que tanto amou.                

Como diz a frase latina que encabeça esse texto, “que Deus te dê descanso eterno”, meu amigo. Descanse em paz!

https://www.blogdogemaia.com/detalhes.php?not=994

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR

Por Lidiane Marques da Costa

Manifestamos o mais profundo pesar pelo falecimento do Sr. Clóvis Pereira da Silva, mais conhecido como Cocó.

Durante a sua trajetória terrena, foi um grande exemplo de pai, amigo e cidadão Tibauense. Cocó foi vereador do nosso município, eleito para a legislatura de 2005 a 2008 pelo PSL. Prestou relevantes serviços à nossa cidade e a sua partida, sem dúvidas, é uma grande perda para a nossa geografia humana.

Nesse momento de dor e profunda tristeza, nos solidarizamos com toda a família e amigos. Que Deus conforte o coração de todos que se encontram acometidos pela dor da perda, dando-lhes forças para superar esse momento difícil e conviver com tamanha saudade.

Nossos mais sinceros sentimentos a todos!

Lidiane Marques da Costa

Prefeita Municipal

https://www.facebook.com/photo/?fbid=4546369288822492&set=pcb.2028836393959675

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIBERDADE

 Clerisvaldo B. Chagas, 29 de novembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.621

MONUMENTO À LIBERDADE - (FOTO: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA)

Palmeira dos Índios, situada no Agreste alagoano, está de parabéns em resgatar parte da história do nosso estado. A lembrança de exaltar a luta quilombola pela liberdade foi oportuna nesses momentos em que se discute o racismo no Brasil com o dia da Consciência Negra. Não só o prefeito está de parabéns, mas o escultor Ranilson Viana e todo o povo palmeirense pelo exemplo em exibir publicamente os nossos valores numa luta universal, local e sem tréguas. Os quilombolas da comunidade Tabacaria representam muito bem tantas comunidades quilombolas de Agreste e Sertão do nosso território. O monumento negro à Liberdade não será apenas um monumento para Palmeira dos Índios, porém fonte de inspiração, pesquisa, estudo e turismo que preenchem a cabeça dos verdadeiros heróis e apologistas à liberdade branca, negra, indígena do nosso País.

A obra com quatro metros de altura representa também uma vitória profissional para o seu autor, notadamente quando sua arte vai aonde o povo está. A “Princesa do Agreste”, também já possui uma tradição de preservar a sua história como alguns monumentos à personagens indígenas – origens das suas raízes – e o trio de museus espalhados pela cidade. Estivemos aí em dia chuvoso fotografando na Praça do Museu Xucurus a máquina do trem para o nosso trabalho “Repensando a Geografia de Alagoas”. Diversos outros lugares foram por nós fotografado como a serra das Pias, a antiga estação ferroviária e o açude do Goiti na sua melhor forma.

Palmeira dos Índios, para quem não a conhece, é passagem obrigatória dos que trafegam Sertão – Maceió e vice-versa pela BR-316 e de quem se desloca de Arapiraca para Bom Conselho, Garanhuns via Igaci. Município de terras férteis também é conhecido como “Terra da Pinha” que no Sudeste é chamada de fruta de conde. Sua posição geográfica facilita bastante o seu desenvolvimento: Agreste, fronteira com Pernambuco e limiar do Sertão, significam está perto de tudo e possui bom intercâmbio com a Capital Sertaneja Santana do Ipanema. Mas nem só da pinha doce vive Palmeira dos índios, a cidade respira cultura por todos os recantos onde a sombra do Mestre Graça continua muito maior do que os quatro cantos das suas fronteiras.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/11/liberdade-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TESOURO ESCONDIDO

Por Passeador Carioca

Verdadeira relíquia em estado praticamente bruto, a Igreja de Bom Jesus da Coluna é um tesouro meio escondido do Rio de Janeiro, A começar, por sua localização: fica numa pontinha da Ilha do Fundão, em área pertencente ao Exército brasileiro – aliás, constitui-se no único Santuário Militar do Brasil. Ela começou a ser erguida em 1705, quando a então Ilha de Bom Jesus (conectada ao Fundão por um aterro, nos anos 1950) foi doada aos frades franciscanos, que aqui viviam desde 1699, por Inês de Andrade de Araújo, viúva do capitão Francisco Telles de Menezes. Eles eram membros de uma das famílias mais tradicionais do Brasil-Colônia e cujo nome é ligado, por exemplo, a outras preciosidades cariocas, como a Fazenda da Taquara e o Arco do Telles. Não pairam dúvidas sobre a data da construção, já que a mesma aparece gravada na portada do corredor claustral que levava ao antigo convento anexo, demolido tempos depois.

Concluído em 1710, o templo permite um vislumbre de detalhes da arquitetura religiosa colonial brasileira. Quase tudo na fachada é original, como as três portas em arco que formam um galilé, espécie de alpendre avarandado que só mais duas igrejas no Rio, a da Lapa dos Mercadores e a do Mosteiro de São Bento, possuem. O frontão triangular, típico da época, é ladeado pela torre sineira que domina a paisagem que se vê da Ponte Rio-Niterói. Cercada pelas águas da Baía de Guanabara, a igreja era frequentada, apenas, por moradores da região, em sua maioria pescadores e agricultores.

Tudo começou a mudar com a chegada da Corte portuguesa, em 1808. A Família Real, bastante devota de São Francisco, costumava assistir missas aqui, tornando o lugar badalado. D.João VI mandou fazer uma festança na ilha, em 1819, para celebrar o nascimento da primeira neta, Maria da Glória, filha dos príncipes Pedro e Leopoldina. Mais tarde, ela se tornaria D.Maria II, rainha de Portugal entre 1834 e 1853. Sua sobrinha, a princesa Isabel, era outra integrante da Casa de Bragança que adorava vir rezar aqui. Ela até solicitou a construção de um ancoradouro para sua galeota, que ainda pode ser visitado e leva o nome da Redentora.

Como toda igreja antiga, a de Bom Jesus da Coluna também tem lá seus mistérios. Os sete degraus da entrada, por exemplo, fariam referência aos sacramentos da Igreja Católica. Já os mais supersticiosos fazem menção às nove noviças que aqui morreram em meados do século 19, quando a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração da Maria cuidava do local. Vítimas da febre amarela, seus cânticos angelicais seriam ouvidos, vez por outra, do alto da torre – fenômeno que os mais céticos atribuem ao som da contínua brisa marinha. No corredor central, vê-se a lápide de alguns membros da família Telles de Menezes, cujos restos mortais se encontram no subsolo do templo. Da cripta, uma passagem subterrânea secreta dava na parte de trás da ilha. Naqueles anos bravios, quando o Rio foi invadido duas vezes por corsários franceses, os frades, que não eram bobos nem nada, trataram de criar um jeito de poder escapulir daqui sem serem notados, se o bicho pegasse.

Texto e foto do Passeador Carioca.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10225398887534661&set=a.3737592793903

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A BALA QUE QUASE MATOU MANUEL NETO

 Por Antônio Corrêa Sobrinho

Não vejo, dentre os que mais corajosa e afanosamente combateram o cangaceiro Lampião, quem tenha sobrepujado Manuel Neto, o militar pernambucano da família Ferraz, de Nazaré dos Picos, também conhecido por Mané Neto, este que, só por causa do destino, que não permitiu, deixou de dar cabo de Lampião e nem por ele foi abatido.

Da mesma forma que não vejo, no grupo destes destemidos comandantes militares, caçadores vorazes e contumazes de cangaceiros, quem mais se expôs ao perigo, arriscou-se mais e, agora quem se arrisca sou eu, feriu-se mais nas medonhas refregas com o chefe Lampião e seus comparsas, do que este mesmíssimo Manuel Ferraz Neto.

Manuel Neto que, nos dias do cangaço, tanto se arriscou e, segundo alguns, pouco caso fez de sua própria integridade física durante os tiroteios, vivenciou o mais grave dos seus ferimentos, o qual quase o levou à morte, ironicamente bem longe dos campos de batalha nas caatingas, que se deu nos dias iniciais do mês de junho de 1945, quando, dentro da cadeia da cidade de Sertânia (antiga Alagoa de Baixo), município onde exercia o cargo de delegado regional, leva um tiro na barriga, conforme leio no jornal “O Diário de Pernambuco”, de 09 deste mês e ano.

Segundo a notícia, o destemido Manuel Neto prendera pessoalmente e levara à prisão um conhecido e perigoso ladrão de animais (nome não revelado), quando, num breve descuido da parte deste militar, o ladrão sacou de um revólver e, à queima-roupa, desferiu um tiro certeiro no abdome do capitão, prostrando-o. E que, diante da gravidade do ferimento, ele foi conduzido para o município de Pesqueira, em cujo hospital foi operado, onde se encontra em estado grave de saúde, mas apresentando melhoras, conclusão do informe. Recuperou-se, com certeza, o mais afamado dos caçadores de Lampião, temido e respeitado por este cangaceiro.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=4328136110648565&set=gm.1786348761574060

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Rede Globo começa a VENDER EMPRESAS para SOBREVIVER

 Por Mundo Polarizado | Olimpio Araujo Junior

https://www.youtube.com/watch?v=MCQiMfY1ask&ab_channel=MundoPolarizado%7COlimpioAraujoJunior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA - ENTREVISTA NO CANAL LIVRE

 Por Arraial TV
https://www.youtube.com/watch?v=Jc1IZ8H-5kE&ab_channel=ARRAIALTV

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO COM VANDINHA LOPES | PLANETA PODCAST (SOBRENATURAL)

 Por Trechos do Planeta Podcast [OFICIAL] 

https://www.youtube.com/watch?v=4YbVLvoio0g&ab_channel=TrechosdoPlanetaPodcast%5BOFICIAL%5Dhttps://www.youtube.com/watch?v=4YbVLvoio0g&ab_channel=TrechosdoPlanetaPodcast%5BOFICIAL%5D

Curtiu esse trecho do bate papo? Assiste na íntegra no Planeta Podcast: https://www.youtube.com/watch?v=1EG8s...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com