Seguidores

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:

franpelima@bol.com.br

Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.

http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.

franpelima@bol.com.br

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHUVA NAS ALAGOAS

Clerisvaldo B. Chagas, 30 de dezembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.237

Infelizmente ou felizmente notícia gosta de usar as duas faces. E as previsões de chuvas para o estado nos três primeiros meses, do ano, deixam o nosso Sertão esperançoso e quase feliz. E o quase fica por conta das alvíssaras até as realizações dos torós anunciados. Para a capital que vive os problemas de afundamentos de bairros, quedas de barreiras, batidas no trânsito e crateras/ armadilhas cheias d’água, não é notícia muito agradável; até mesmo porque se diz que haverá chuvas contínuas e muito calor, bem diferente das trovoadas passageiras e tradicionais. Imaginemos a aflição dos Bairros Pinheiro, Mutange, Bom Parto e imediações com tantos casos revoltantes e não resolvidos.
CHUVA EM SANTANA do IPANEMA. (FOTO: B. CHAGAS/ARQUIVO).
Mas o semiárido poderá sorrir de boca larga porque chuva na terra é melhor de que ouro em pó. Essas precipitações encherão pilões, barreiros e açudes, permitindo uma ponte robusta entre o verão e a época invernosa. Planta-se feijão de corda, enche a palma, sai o pasto, o capim encobre o lombo luzidio das vacas leiteiras, fabrica-se o queijo e, o legume faz a barriga cheia. O aroma desejado e gostoso da terra molhada dilata as narinas do sertanejo em festa. Estira-se o mandacaru, pia a codorniz e os poetas enchem os salões das fazendas com aboios, emboladas e repentes na viola.
O pincel da natura cobre o giz do espaço com o cinza dos cúmulos, dos nimbos, empurrados pelo regougar dos trovões assustadores. Os traços fortes das chuvaradas cantam nos telhados vermelhos da casa-grande, faz tinir as bicas das taperas e derrubam a lataria enferrujada por cima dos potes de barro. Enrosca-se a cascavel, recolhe-se o carcará, muge o bezerro na baixada e a velha peleja com o fogo do cachimbo vindo do Juazeiro do padrinho Ciço.
Feijão, milho, melancia e mandioca só faltam quebrar o espinhaço do jegue, a mesa do carro de boi ou os eixos do caminhão valente a caminho do armazém.
Na beira do córrego, esse matuto observa e anota até mesmo quando o patriarca da humilde família bota os joelhos na terra, ergue as mãos aos céus e murmura. O gavião ali perto não irá compreender, mas Deus – presente nos matizes do verdume –  abençoa os seus dizeres e suas lágrimas que escorrem rumo ao pequeno riacho murmurante.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/12/chuva-nas-alagoas.html

MARIAZINHA

*Rangel Alves da Costa

No mundo masculinizado pelas convenções sociais, ou perante o meio onde o feminino continua sendo o lado oculto do lar e da existência, o fazer mulher se contrapõe a todo preconceito e discriminação, ao injusto desconhecimento da luta e à negação de sua força, para se reafirmar como o fermento sem o qual nada vinga e nada cresce. O homem deveria saber disso: na mulher a sua própria raiz, na companheira o seu próprio passo.
Mas nem sempre a luta feminina é reconhecida. Até mesmo perante os seus, quanto mais esforço e sacrifício mais a simplista noção de ser assim mesmo. E não é não. Do barro feminino que foi feita humanidade, certamente que o visgo continua sendo a tessitura de toda caminhada da vida. Dizer que o macho faz o trabalho pesado para sustentar o seu lar, é não reconhecer o peso de cada dia que é suportado pela mulher para cuidar desde o quintal à porta da rua e mais adiante. Tudo feito de maneira incansável.
É, pois, num mundo assim que ecoa a Canção de Mariazinha. Um canto mulher, uma canção feminino, uma melodia senhora, esposa e filha. Ou mesmo uma poesia torta, rasgada, lanhada de tempo e de sol. Talvez um verso descalço e de mãos espinhentas, calejado de luta e respingando suor. Quem ouvir tal canção ou lançar o olhar sobre os seus versos, certamente estará perante a mulher em toda sua inteireza, sertaneja ou não, mas sempre se afeiçoando àquela mulher bíblica vestida de sol.
Mariazinha parece com Maria, que parece com Joana, que se afeiçoa a Bastiana. Ou a Marta, a Clemência, a Lurdes, a Paula, a Sônia, a Gorete. Não precisa um nome específico, pois todas Mariazinhas no seu dia a dia e no seu percurso de vida. Tantos caminhos desiguais, tantas alegrias e dores diferentes, mas no mesmo compasso da existência. Uma mulher, mulheres, de raças e feições diferentes, de pele tingida de cores diferentes, de vivências e sobrevivências em meios diferentes. Um só nome em todas: mulher.
No barraco ela está, mas também no casarão. Vestido de chita ela está, mas também pode usar roupa de grife. Chinelo aos pedaços, pés descalços, ou nas alturas do salto alto. São todas mulheres. Contudo, há uma feição mais pujante e mais autêntica numa Mariazinha que vive num mundo bem além do urbano capitalizado, que se faz presente num meio onde ainda é possível sentir o aguerrimento labutador feminino. Nas entranhas de um mundo distante e empobrecido, no contexto de um mundo esquecido e solitário, eis que ela grita seu nome desde, ou mesmo antes, do primeiro cantar do galo.


Antes de deitar para descansar, muito já fez durante cada instante do dia. Não é tarefa fácil reinventar a vida quando a própria vida se vê ausente de muito daquilo que sem ele se faz até impossível viver. Mas faz, cria, reinventa. Onde há panela vazia há o esforço maior para juntar um tiquinho de qualquer coisa. Onde há falta de remédio há a catação no quintal para fazer o chá, a infusão, a mistura milagrosa. Onde a esperança já perece desesperançada, eis que as mãos se juntam em oração, os lábios trêmulos conversam com anjos e santos, a fé incontida chama a providência sagrada.
O pote, o balde ou a lata na cabeça, no caminho de todo dia até uma fonte qualquer, nunca foi troféu de submissão. Igualmente o trabalho pesado da lenha, do catar graveto, do juntar feixe seco para alimentar o fogão de caixão. Muito menos a lavagem de roupa, o esfregar, o bater, o estender em varal. Apenas ofícios de luta na divisão dos afazeres da sobrevivência. Não tem vergonha de ir para o mato levando enxada, enxadeco, foice, facão. Revira e remove a terra, cava, semeia, cuida e sempre cuida. Colhe e debulha o feijão de corda, divide a melancia com a família, coloca à mesa a abóbora com leite.
Nunca foi feio lutar, trabalhar, desde dentro de casa à estrada adiante. Há sempre um compromisso com a existência que permite a abnegação até mesmo com as durezas da vida. A partir do instante em que os joelhos, após o primeiro ofício de fé aos pés do velho oratório num canto de sala, levantam-se para os demais afazeres, é como não desejasse se dobrar mais a nada, numa luta incansável e num passo que sempre segue adiante. Tanto faz se na cozinha, se no roçado, se no caminho da feira ou em qualquer outra situação do dia a dia.
Assim a Mariazinha, assim tantas Mariazinhas. Tão alegre e tão triste. Gosta de ouvir o sino da igrejinha tocar e recordar os seus. Mãe e mulher, filha e senhora do mundo, nunca desaparta dos seus. Seus filhos são como crianças para toda vida. Mesmo adultos ou já envelhecidos, todos continuam sendo aquelas crias de berço e de peito. Por isso sofre tanto, por isso chora tanto. Mas também não há quem seja mais feliz com os bons frutos que vão vingando de seu eterno berço. Que sorria sempre Mariazinha. As durezas da vida precisam de seu sorriso.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO CAMPINA - "OS ÚLTIMOS DIAS DO REI DO CANGAÇO"

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=Y_8Cjjvk0LQ&feature=share&fbclid=IwAR1l7sck1B_ykfud9x1A2E2gRH8AON8e5LPysT8obZ9BRVh0rN7v8TgfT5g


Debate sobre o documentário "Os Últimos Dias do Rei do Cangaço". Clique para assistir: https://youtu.be/USy4nQqUZNI
Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIAO E SEU DON DE ADIVINHAR:


Manoel Rodrigues de São Caetano um dia perguntou a Lampião por que ele nunca tinha caído em uma emboscada?

Lampião logo respondeu que emboscadas botavam muitas, mas que nunca havia caído em nenhuma, porque na vida em que vivia nao podia andar a toa. Sabia perfeitamente o interesse dos "macacos" em lhe pegar, principalmente os de Nazaré. 

Lampião disse que um dia viajando, ouviu um pouco distante umas acauãs cantando. Continuou andando para frente, na mesma direção. Quando estava próximo das aves, elas em uma árvore muito alta e que a vereda que Lampiao passava era bem embaixo da grande Árvore. 

Quando Lampião passou embaixo, as aves pegaram uma briga, caindo ambas no chão, bem na sua frente. Vendo aquilo o chefe Lampião disse:

" o dia hoje não está bom, na frente tem uma arataca pra mim, o mundé está muito bem armado, e quem armou foi Clementino Quelé ferrenho inimigo meu".

Isto aconteceu nas caatingas da Paraíba:

(fonte, tenente joao gomes de lira, "in memorian", ex-soldado da volante de nazare do pico, pag, 422).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CORISCO E JESUÍNO BRILHANTE: AS BRUTAIS DIFERENÇAS ENTRE O PRIMEIRO E O ÚLTIMO CANGACEIRO.



No fim do século 19, o Cangaço era um movimento social contra a pobreza, até que tudo mudou nas mãos de Lampião.

ANDRÉ NOGUEIRA PUBLICADO

Jesuíno e Corisco - Reprodução

No final do século 19, nasceram diversos grupos de bandoleiros que transitavam pelo sertão como criminosos, combatendo o poder dos coronéis e recrutando os mais carentes aos seus bandos. O cangaço — formado por bandidos que fazem parte do imaginário nordestino até hoje — mudou bastante através das décadas. 

Muito do que se conhece e se fala do cangaço é equivalente ao que foi o começo do fenômeno, representado por Jesuíno Brilhante. Mas a figura mais famosa do folclore nordestino, o capitão Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi um importante ponto de virada do fenômeno.

Lampião dominou o Nordeste a ponto de quase formar um império, e mudou muito as práticas conhecidas do cangaceirismo, como o auxílio aos populares e o combate aos coronéis. Essas mudanças fortes foram transmitidas ao seu sucessor, Corisco, o último grande cangaceiro.

Entenda as grandes diferenças do mundo do cangaço, do início ao fim, quando o governo federal realmente conseguiu investir no combate aos bandoleiros.

Entrada no Cangaço

Jesuíno Brilhante: Jesuíno Alves de Melo Calado era filho de fazendeiros do Rio Grande do Norte. Um dia, em 1871, seu irmão, que transitava na cidade de Patu, foi acusado e duramente agredido por homens que o acusavam de ter roubado uma cabra que, porém, lhe pertencia. Após o caso, Jesuíno entrou para a vida de bandoleiro como forma de combater a injustiça contra os menos poderosos.

Corisco: Na época em que o cangaço já era mais disseminado, muitos o viam como forma de fugir de sua vida anterior. Cristino Gomes da Silva Cleto, aos 17 anos, entrou em uma briga com um homem protegido pelos coronéis de Água Branca (Alagoas) e acabou matando-o. Fugindo da cadeia e da vingança dos coronéis, entrou para o grupo de Lampião sob o nome de Corisco (ou o apelido Diabo Louro).

Representação de Jenuíno / Crédito: Reprodução

Relação com a riqueza

Jesuíno: Para Jesuíno, a maior parte da riqueza foi roubada do trabalho honesto dos mais pobres, enquanto os mais ricos se corrompiam com o poder que criavam em volta do próprio dinheiro. Dentro da filosofia do Cangaço, ele era visto como o gentil-homem, ou seja, vivia de roubos que, depois de afugentada a polícia, eram repartidos entre os mais pobres. É a partir da ação de Jesuíno que o banditismo ganhou a fama de Robin Hood sertanejo.

Corisco: Assim como Lampião, Corisco tinha grande apreço pelas posses dos ricos, roupas elegantes, armas de qualidade, produtos importados e ostentação. Por isso, muitas das pilhagens realizadas por seu bando ficavam em meio ao próprio bando, que usava do dinheiro roubado para melhorar de vida e adquirir produtos nas cidades. Corisco, por exemplo, adorava um perfume importado que se vendia nas capitais. Pouco desse dinheiro realmente retornava aos mais pobres.

Corisco / Crédito: Wikimedia Commons

Aliança com coronéis.

Jesuíno: Os coronéis eram vistos pelos cangaceiros como donos da terra e inimigos do bem estar do povo, pois seu poder de mando e desmando afetava diretamente a tentativa dos sertanejos de manterem sua vida tranquila. Por isso, Jesuíno Brilhante se posicionava como inimigo dos coronéis, por ser aliado do povo do sertão, dos posseiros, jagunços, agricultores e caminhantes.

Jesuíno era famoso por roubar comboios de alimentos que seriam vendidos pelos coronéis e distribuir entre os populares. Também foi responsável, entre 1871 e 1879, pela criação do Estado paralelo sertanejo, que fundou uma sociedade livre de coronéis.

Corisco: Esse cangaceiro sabia que, entre coronéis, havia diversas desavenças. Se utilizando das disputas internas entre as fazendas, Corisco seguiu a tradição lampeônica de aliança com coronéis como forma de combater outros e, assim, conseguir benefícios — como suporte de armas importadas ou lugar para acampar de modo seguro.

Muitas vezes, os bandos de Corisco foram usados para a segurança de algum coronel que tinha inimizades com inimigos comuns dos cangaceiros.
Virgulino Ferreia, o Lampião / Crédito: Wikimedia Commons

Código de Conduta

Jesuíno: A posição de Jesuíno era sempre a de apelar para a violência contra o coronel e a educação para com o povo, com o objetivo também de aprender o que desconhecia com os sertanejos comuns. Jesuíno teve uma educação privilegiada, mas, em ação, tentava ao máximo se aproximar da conduta de um agricultor comum, não assumindo uma posição de autoridade moral, mas a de mais um entre os oprimidos do sertão.

Corisco: As condutas de Corisco eram muitas. Principalmente porque, na cidade ou nas grandes fazendas, o homem alto de cabelos loiros fazia uma verdadeira pose de nobre, tentando passar a ideia de que possuía alguma superioridade intelectual. Ao mesmo tempo, era um homem extremamente violento com suas vítimas e uma pessoa marcada pela ironia e pela brincadeira, além do sadismo, em horas inoportunas.

A História de Jesuíno é contada em vários cordéis / Crédito: Reprodução

Diversão

Jesuíno: Ele aprendeu muito com a população que tentava proteger e, além das cantigas de roda e das brincadeiras em grupo, também conheceu bem jogos populares da época, brinquedos, jogos de palavra e três-marias. Aprendendo a viver de forma humilde, Jesuíno conheceu diversas atividades lúdicas que não exigiam muitos materiais e o integravam à comunidade.

Corisco: Na linha da vontade de ostentar e ter do bom e do melhor, Corisco aproveitou muito as inovações tecnológicas de sua época para se divertir. Andar de carro, jogar plataformas analógicas — equivalentes de época dos videogames —, participar de festas periódicas na cidade e usufruir de aparelhos eletrônicos em recém-desenvolvimento eram algumas das formas de diversão do cangaceiro, além, claro, de jogos de azar e a dança do xaxado.

Maria Bonita e o bando se divertem / Crédito: IMS

Objetivos

Jesuíno: Seguindo a imagem de Robin Hood do sertão, Jesuíno Brilhante tinha como principal objetivo o combate às injustiças que o sertanejo sofria nas mãos do Estado e dos ricos. Ou seja, o banditismo visava à luta contra os poderosos e a recuperação das riquezas pelos mais pobres, vistos como frequentemente roubados e injustiçados, apesar de sua constante honestidade.

Corisco: O cangaço nunca deixou de ser um movimento social que visava à melhoria da vida dos mais pobres. Porém, depois de Lampião, esse objetivo se tornou bastante marginal, perdendo centralidade pela busca de poder pessoal.

Corisco tinha como objetivo se tornar um homem poderoso, mas também buscava a queda dos coronéis vistos como injustos e maldosos. A riqueza pessoal e a boa vida isolada dos circuitos comuns da cidade eram os grandes movimentadores do cangaço nos anos 1930.

Bando de Corisco / Crédito: Reprodução

Violência

Jesuíno: Obviamente, Jesuíno não era contra a violência. O banditismo dele aplicava sem grandes impasses a violência na prática do roubo e do sequestro, além de que muitas violências que hoje podemos apontar eram comuns e banalizadas no século 19.

Ao mesmo tempo, algumas posições do grupo de Brilhante eram consideradas até progressistas, como a proibição do estupro de mulheres ou a intransigência contra a violência contra populações pobres. O uso das armas se continha ao roubo contra coronéis.

Corisco: Algumas características da conduta da violência foram comuns em todo o cangaço. Por exemplo, a regra contra o estupro de mulheres se mantinha, mesmo que muitas vezes ocorresse (segundo os lideres dos grupos, por amor). Porém, o trato com as populações mais obres por Corisco era muito mais violenta do que o cangaço do 19.

Quando a horda de Corisco e Dadá tomava uma pequena cidade, mesmo de pessoas com pouquíssima riqueza, a população era tratada com a mesma violência usada contra comboios e trens dos homens ricos. Muitas vezes, o bando de Corisco tratava com violência pessoas por pura diversão.

Saiba mais:

Luiz Bernardo Pericás. Os cangaceiros: ensaio de interpretação histórica, São Paulo: Boitempo, 2010. 
Frederico Pernambucano de Mello. Estrelas de couro: a estética do cangaço citação, Recife: Ed. Escrituras, 2010.
Frederico Pernambucano de Mello. Benjamin Abrahão - Entre Anjos e Cangaceiros, Recife: Ed. Escrituras, 2012
Frederico Pernambucano De Mello. Guerreiros do Sol - Violência e Banditismo No Nordeste do Brasil, Recife: A Girafa, 1985.
Matheus, Moura. Rei do cangaço e os achismos. Sociedade Amigos da Biblioteca Nacional, Revista de História da Biblioteca Nacional. Fevereiro de 2012.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com


LAMPIÃO


"Com o sinal “\/”, marcamos a saliência do osso esfenóide direito, característica que também nos parece igual em ambas as imagens. 

A largura do rosto também não foi desconsiderada, de modo que a marcamos em uma escala 01__02, a qual é rigorosamente igual nas duas fotos, como se vê na ‘régua’ colocada abaixo de ambas. 

Também se nota a INEXISTÊNCIA das rugas de expressão – ou enrugamento da pele -entre as sobrancelhas. O fato se verifica em ambas as imagens."


"Agora, em mais uma etapa, ‘importamos’ a imagem do rosto sem vida, e o aplicamos no fotograma de 1936, usando o sentido de A para B, como indicado pela seta. O encaixe da imagem, sem sombra de dúvida, parece perfeito. Não há sobras ou excessos pela inserção.

O único ponto que não mostrou simetria, seria a parte inferior do rosto; o ‘queixo’. Veja-se que as marcações 03 e 03A mostram esse descompasso. No entanto, neste particular havemos de nos valer da história. De efeito, ainda na Grota do Angico, um soldado (possivelmente José Panta Godoy) disparou um tiro de fuzil na cabeça do cangaceiro, quando este já se encontrava morto. A prova de tal fato está na imagem de número 05, lado direito, onde se percebe - ao lado esquerdo de quem olha -, grande quantidade de massa encefálica no orifício de saída do projétil.

Com o tiro disparado contra a cabeça, indubitavelmente, foram lesionados os ossos ‘temporal’, ‘esfenóide’ e ‘zigomático’, cedendo os ‘malares’, no sentido ‘de baixo para cima’, horas mais tarde, quando a cabeça foi colocada no batente da escadaria, em Piranhas. O rosto cedeu, sendo comprimido em função da quebra da estrutura óssea. Assim, o queixo um tanto proeminente outrora, deixa de existir e, em seu lugar, encontramos uma espécie de ‘dobra epitelial’, logo abaixo da boca.

(Sérgio Dantas)
Lampiãoaceso.com


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LOCAL AONDE ESTÃO ENTERRADOS OS RESTOS MORTAIS DE ZÉ BAIANO, O CANGACEIRO AGIOTA. ESTÁ LOCALIZADO NO ALAGADIÇO.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE FALECIMENTO!

Por Lindomarcos Faustino

É com profundo sentimento de pesar que o  blog http://blogdomendesemendes.blogspot.com   anuncia em sua página  o falecimento do ex-vereador de Mossoró, ex-deputado federal, ex-apresentador de TV e radialista PAULO WAGNER, ocorrido ontem, 29 de dezembro de 2019, por volta das 23:00 horas, vítima de um infarto fulminante. Paulo Wagner faleceu no seu apartamento no bairro Pirangi, na capital Natal do Rio Grande do Norte.

Ainda não temos infomrção que horas será o seu sepultamento em Natal ou possivelmente em Mossoró. 

Descanse em paz, Paulo Vagner!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com