Seguidores

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

QUEIRAMOS A VELHICE

Por Rangel Alves da Costa*

Segundo recentes estudos divulgados na França, os primeiros sintomas da velhice, caracterizados pelo início da diminuição das funções cognitivas do cérebro, começam após os 40 anos em algumas pessoas, e não depois dos 60, como anteriormente se afirmava. E assim devido ao precoce desenvolvimento dos sintomas da senilidade.

Denomina-se senilidade o processo de envelhecimento das pessoas. Em tal percurso, vão surgindo as alterações orgânicas e funcionais, as disfunções mentais e as alterações nos vários sistemas do corpo humano. Passo a passo, o corpo vai se debilitando, as carências aumentando e as dependências surgindo. Com o passar do tempo, então se diz que a velhice chegou.

Contudo, as pesquisas ainda não apontam com segurança a fronteira de onde se inicia a velhice. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, nos países desenvolvidos a velhice tem início aos 65 anos, enquanto que nos subdesenvolvidos ou em desenvolvimento se inicia aos 60 anos. No Brasil, nos termos da Lei 8.842/94, considera-se idosa a pessoa maior de sessenta anos de idade.

Mas não importa que se imponha uma idade para o reconhecimento do início da senilidade ou da velhice em si. Tudo é uma questão de conformidade perante a existência humana. Como árvore que vai se tornando cada vez mais imponente com o passar dos anos, assim também é o homem no seu passo de idade.

Não há ser humano que não deseje ser árvore majestosa, frondosa, com história de sementes e frutos. É próprio do ser humano o desejo de ter uma estrada longa e duradoura, de caminhar o mais longe possível nas distâncias da vida. O cansaço advindo não significa, porém, que tenha de desistir. Eis, então, o segredo da velhice.

O segredo da velhice é a não desistência, é a persistência, é a vontade de firmar-se ainda mais, ainda que as forças e as fragilidades surjam como desalentos. Verdade que se torna mais amiga do silêncio e da solidão. Também que vai tornando a pessoa mais esquecida e solitária, mais nostálgica e meditativa, mas nada que se mostre não ser um estágio normal da existência.


A velhice traduz no ser humano um maior reconhecimento interior e intenso afloramento de suas capacidades. Muito mais que nas outras fases da vida, é neste estágio que deseja realizar muito mais, fazer aquilo que foi adiando e aproveitar de seu conhecimento maior sobre as coisas da vida. Então o velho se remoça, se renova, pois sente que tudo ainda está à sua espera para acontecer.

E como pessoa deseja viver o mundo dos iguais, anseia abrir a porta e seguir em qualquer direção, espera não ser avistado como um diferente, almeja o encontro e o diálogo, tem necessidade de não apenas ser útil, mas necessário no convívio social, no lar, em todas as vertentes da vida. E que jamais se espere apenas o lançar de um olhar de saudade sobre o passado, eis que seu mundo é o que se faz presente.

Eu já tenho alguns meses acima dos 52 anos. Na concepção francesa de velhice, já estaria plenamente inserido na sua contextualização. E ainda demoraria um pouco perante o entendimento brasileiro. Porém nada disso importa, pois é na caminhada que se chega ao futuro mais distante e este não haverá sem o dom do alcance da velhice.

Daí que me olho ao espelho e sorrio satisfeito para as marcas da vida, para os cabelos brancos que pontuam, para as rugas dizendo que a caminhada já se faz desde longe. Não temo sair do espelho e me deparar com um retrato jovial na parede. Quanto mais a moldura envelhece e a vidraça se toma de névoa mais confirmarei a minha presença na terra. E agradecido estarei pela caminhada e pela feição agora revelada no espelho. Mais ainda quando somente o velho possa reencontrar-se no menino da vida inteira.

E que venha, pois, a velhice. Plena, completa, absoluta. Um ser tomado de anos e uma vida repleta de histórias, experiências e conhecimentos. Um ser que não mais terá a força e o vigor de outros idos, mas estará recompensado por forças ainda maiores: discernimento e sabedoria. Poder dizer meninos eu vi, meninos eu sei. Mas também o quanto ainda precisarei aprender.

Não importa que as fragilidades físicas me coloque uma bengala à mão, dê-me um passo lento, um olhar anuviado, uma lentidão no falar. Não importa que as caminhadas sejam mais curtas, que os remédios estejam no relógio, que tenha de me abster de determinados alimentos, de guloseimas e outras delícias. Nada disso importa.

Não importa que as saudades cheguem de vez em quando, que as relembranças venham ao entardecer ou em momentos de solidão. A memória é alimento da existência e impossível viver sem recordar. Quanto será bom rememorar as brincadeiras antigas, as frutas colhidas em quintal, o velho cavalo de pau e a ponta de vaca no cercadinho.

E quando o outono chegar não pensar em folhas mortas ao vento. Mas nas próximas estações e nas manhãs de sol sobre o meu rosto sem idade. Pois não importa os anos que terei, mas apenas que estarei feliz.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


NESSA ÉPOCA ELA ERA JOVINA MARIA DA CONCEIÇÃO... MAS NO PASSADO FOI DURVINHA...


... Uma jovem mulher que abandonou o conforto da casa de seus pais ainda na flor da juventude, para acompanhar o cangaceiro Virgínio Fortunato viúvo de Angélica Ferreira irmã de Lampião. E em nome desse amor se aventurou em um caminho árduo, incerto e repleto de sangue. Assim como viu um grande amor nascer em sua vida também o viu se acabar de maneira trágica.

Após a morte de Virgínio Fortunato ocorrida em outubro de 1936, Durvinha passou a ser companheira do cangaceiro Moreno, já que nos bandos cangaceiros não era permitida a presença de mulheres desacompanhadas de seus respectivos companheiros.

Com Moreno permaneceu ainda durante algum tempo no cangaço, depois fugiram do Nordeste e se estabeleceram por fim no estado de Minas Gerais, onde ambos terminaram suas vidas.

O amor que Durvinha mantinha por Moderno (Virgínio) a acompanhou por toda a sua vida, mesmo diante do atual companheiro (Moreno) ela nunca negou seu verdadeiro, grande e talvez único amor.

A história de um romance cangaceiro que ficará para sempre na literatura e na memória dos conhecedores dessa fantástica história chamada... CANGAÇO.

Foto: Acervo da família (Lili Neli)
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMUNICADO AOS NOSSOS LEITORES


Os leitores do http://blogdomendesemendes.blogspot.com que têm livros já publicados ou que estão saindo das gráficas, e se quiserem anunciar os seus lançamentos e como adquiri-los e o custo, basta enviar-nos através de e-mail para: josemendesp58@gmail.com, que serão postados. 

Os anúncios serão grátis, desde que sejam trabalhos sobre cultura. Não aceitamos trabalhos que falem em políticas... O nosso blog vive intencionalmente para manter a cultura e a amizade no mundo inteiro. Política gera desavença, e não é a nossa intenção.

Aguardaremos os seus envios!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS ARQUIVOS SOBRE A HISTÓRIA E A CULTURA DO NORDESTE BRASILEIRO


Há 19 anos, foi publicado um exemplar em formato standard, do Caderno MAIS!, Edição cultural dominical, do Jornal Folha de São Paulo, de 21 de setembro de 1997, com teor concernente aos 100 Anos da Guerra de Canudos. A capa tem a seguinte manchete: "Sangue sobre Canudos" e uma fotografia, de autoria do expedicionário: Flávio de Barros, onde mostra a Igreja Nova destruída na 4ª Expedição, sob o comando do General Artur Oscar. No conteúdo dessa Edição Especial sobre a Sedição de Canudos tem uma série de artigos escritos por especialistas no tema: professores universitários, historiadores, sociólogos, etc., começando pelo maior de todos: o Grande JOSÉ CALASANS, com o título: "O Bom Jesus do Sertão", além de Outros: Roberto Ventura ("A Revisão de Canudos" e "O Remorso de Euclides"), Antônio Carlos Olivieri ("Sermões Numa Caixa de Madeira"), Marco Antônio Villa ("A Aurora de Belo Monte"), Eduardo Hoornaert ("O Sonho dos Espaços Sagrados"), Frederico Pernambucano de Mello ("Baionetas do Fim do Mundo"), Cícero Antônio F. de Almeida ("O Olho do Exército" e "Simulacros da Guerra"), Paulo Zanettini e Érica M. R. Gonzalez("Arqueologia na Caatinga") e Claude Santos ("Templos em Ruínas"). A Edição também veio toda ilustrada, principalmente com as fotos do citado Flávio de Barros. Então, mais um documento periódico na busca de estudar o Movimento Messiânico Nordestino da Guerra de Canudos.

Adendo -  http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Não tenho certeza, mas acho que o leitor irá adquirir este livro através do professor Francisco Pereira Lima,, lá na cidade de Cajazeiras, no Estado da Paraíba. 

Seu e-mail é: franpelima@bol.com.br

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO, O CANGACEIRO! NOVO LIVRO DE JOÃO DE SOUSA LIMA


LAMPIÃO, O CANGACEIRO! Sua ligação com os coronéis baiano, Raso da Catarina e outras histórias.


Esse é o mais novo lançamento do historiador e escritor João de Sousa Lima.

O livro faz um breve relato sobre quem foi Lampião; Traça sua ligação com os dois mais famosos coronéis da Bahia, o coronel Petronilio de Alcântara Reis e o coronel João Sá; Nos remete as histórias acontecidas dentro do Raso da Catarina e cita várias histórias colhidas pelo autor e que foram vinculadas no blog: www.joaodesousalima.blogspot.com.

O livro tem 232 páginas e dezenas de fotografias incluindo muitas inéditas sobre o cangaço.

Está sendo lançado no valor de R$ 40,00 e pode ser adquirido diretamente com o autor:


O livro já com o frete para todo Brasil fica por R$ 45,00 e é só depositar na conta:

João de Sousa Lima
Bando do Brasil
Agência - 0621-1
Conta Corrente: - 25293-X

http://joaodesousalima.blogspot.com.br/2015/09/lampiao-o-cangaceiro-novo-livro-de-joao.html?spref=fb

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOI-SE MAIS UM DA CULTURA BRASILEIRA - HUMORISTA SHAOLIN MORRE EM CAMPINA GRANDE

Shaolin tinha 44 anos (Foto: Nelson Antoine /Futura Press)

Laudiceia Veloso, viúva do artista, publicou informação em rede social.
Shaolin morreu após uma parada cardiorrespiratória.
Do G1 PB

O ator e comediante Francisco Josenilton Veloso, o Shaolin, morreu aos 44 anos nesta quinta-feira (14) após uma parada cardiorrespiratória, em uma clínica particular de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Shaolin recebia cuidados médicos em casa desde 2011, após sofrer um acidente.

A informação foi publicada no Facebook de Laudiceia Veloso, viúva do artista.

"#‎LUTO Depois de 1821 dias, nosso guerreiro terminou sua batalha. É com muita tristeza que divido a nossa dor com todos vocês. Shaolin apresentou um quadro febril nesta terça e que, infelizmente evoluiu para uma infecção, precisando de internação imediata. Recebemos a notícia do hospital, neste momento, que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. As informações sobre velório e local de sepultamento, divulgarei mais tarde. Obrigada a todos pelas orações e pela força!", informou a viúva pela rede social.

Familiares do artista informaram que o velório e o enterro vão acontecer no cemitério Campo Santo Parque da Paz, na avenida Assis Chateaubriand, número 5.460, no bairro Velame, em Campina Grande. O velório fica aberto ao público das 11h (horário local) até as 15h, quando a cerimônia será reservada à família. O enterro está marcado para as 17h.

'Alegria de viver'

Apesar de estar acamado após quase cinco anos de acidente de carro, Shaolin, tinha alegria de viver. Isso é o que diz o cunhado do artista, Ricardo Santos. Segundo ele, Shaolin começou a ter complicações na terça-feira (12), quando apresentou um quadro de febre. "Laudiceia [esposa de Shaolin] medicou ele em casa com a orientação dos médicos, Shaolin reagiu, a febre passou na terça-feira mesmo", explicou Ricardo Santos.

Na quarta-feira (13), a febre voltou e a família e os médicos decidiram interná-lo em uma clínica no bairro da Prata, em Campina Grande. De acordo com o parente do humorista, ele estava em estado regular, mas durante a madrugada os familiares receberam dos médicos a notícia da morte.

"Assim que ele chegou, os médicos detectaram um quadro de infecção pulmonar, que é até natural para um doente acamado. A gente não esperava [a morte]. Nós esperávamos que com a medicação houvesse uma evolução e ele recebesse alta e já voltasse para casa, pelo menos, até o fim de semana", disse o cunhado.

O humorista não conseguia falar e se comunicava com expressões faciais. Mesmo com dificuldades, Shaolin era ativo na vida da família Veloso. "Ele estava 100% consciente. Tudo que se falava perto dele, ele demonstrava por meio da expressão facial. Ele ria quando achava engraçado, chorava quando achava triste. Ele tinha alegria de viver, que é o principal de tudo. Sempre teve muita força e lutou até o momento que pode. Jamais desistiu", contou Ricardo Santos.

Por conta da morte de Shaolin, o prefeito de Campina Grande, cidade onde o artista morava, decretou luto oficial na cidade por três dias.

Lucas Veloso faz homenagem ao pai nas redes sociais (Foto: Reprodução/ Facebook) Filho comediante

O filho de Shaolin, Lucas Veloso, está seguindo a mesma profissão que o pai. Em entrevista em abril de 2014, ele contou que o pai acompanhava seus primeiros passos de perto. "Ele está consciente, entende tudo. É inclusive, digamos assim, o diretor do meu show. Todas as piadas eu testo com ele para saber se pode ou não ir", contou na época. 

Nesta quarta-feira, o jovem também publicou em seu perfil em uma rede social uma homenagem ao pai. "Não aprendi dizer 'adeus'/ mas deixo você ir, sem lágrimas no olhar/ seu adeus me machuca/ o inverno vai passar, e apaga a cicatriz." Descanse em paz, meu guerreiro! Desejo honrar sua alegria todos os dias! #LUTO", disse, citando música do cantor Leonardo, que era imitado por Shaolin. Até as 9h30 (horário local) a publicação já tinha mais de 4,7 mil compartilhamentos.

O acidente

Shaolin acompanhado da esposa, Laudiceia - (Foto: Arquivo pessoal)

Shaolin sofreu um acidente no dia 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois, foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses.

O motorista do caminhão envolvido no acidente com o carro de Shaolin, Jobson Clemente, foi condenado no mesmo ano a dois anos em regime aberto, pena que foi convertida em prestação de serviços à comunidade e pagamento de três salário mínimos. Em 2012 o Ministério Público chegou a pedir revisão da pena, considerada muito branda, mas o pedido foi negado em outubro de 2015.

Em 2015, quatro anos após o acidente que o deixou em coma, Shaolin conseguia se comunicar e interagir com a família através de "expressões faciais e dos olhos", conforme relatou sua à esposa época, Laudiceia Veloso.

Mulher do humorista Shaolin posta informação sobre a morte do marido (Foto: Reprodução/Facebook)


http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/01/humorista-shaolin-morre-em-campina-grande.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESCRITOR SABINO BASSETTI PÕE NA PRAÇA O SEU MAIS NOVO TRABALHO SOBRE CANGAÇO - LAMPIÃO O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS


Através deste e-mail sabinobassetti@hotmail.com você irá adquirir o  mais recente trabalho do escritor e pesquisador do cangaço José Sabino Bassetti com o título "Lampião - O Cangaço e seus Segredos".

O Livro custa apenas R$ 40,00 (Quarenta reais) com frente já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.

Não perca tempo e não deixa para depois, pois saiba que livros sobre "Cangaço" são arrebatados pelos colecionadores, e você poderá ficar sem este. Adquira já o seu.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O VÍDEO QUE VEREMOS ABAIXO, É UMA DOCUMENTÁRIO DO GLOBO REPÓRTER, PRODUÇÃO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO, PRODUZIDO EM 1977, SOBRE O PISTOLEIRO VILMAR GAIA.

https://www.youtube.com/watch?v=yajh-7I3ZyM&feature=youtu.be

Veremos, além dos relatos sobre o 'novo' pistoleiro, depoimentos daquelas pessoas que viveram o cangaço. Ineditamente... Veremos o inimigo nº 1 de Lampião, Zé Saturnino, dando uma entrevista e dizendo se tinha 'medo' ou não do "Rei Vesgo", assim como outras personagens ligadas diretas a História do Fenômeno Cangaço. Veremos também, como inicia-se a era lampiônica nos tabuleiros do Sertão do Pajeú.

Bons estudos!

Ótimo documentário para aqueles que estudam o tema.

Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira
Grupo: Ofício das Espingardas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

JOÃO LUCAS...

 Por Venício Feitosa Neves

João Alves de Barros (João Lucas), nasceu aos 23 de outubro de 1894, filho de Benvenuta Benigna de Barros e Lucas Alves de Barros (Lucas das Piranhas). Neto materno de Praxedes Nunes de Barros e Ana Benigna das Virgens, irmã de Sinhô Pereira, filha de Manuel da fazenda Passagem do Meio. Praxedes filho de João Nunes de Barros Nogueira e Joaquina Manoela Pereira, filha do Coronel Francisco Pereira da Silva. João Nunes era filho de Manoel Barbosa Nogueira (Capitãozinho) e Úrsula Maria das Virgens. Certa vez João Nunes nutriu inimizades com Andrelino Pereira (Barão) mandou arrancar pela raiz todos os pés de pereiro da fazenda Preces dos Nunes. 

João Lucas casou com Rosa Ribeiro de Barros, filha de Edmundo Albuquerque e Aurélia Ribeiro, na véspera de seu casamento dia 02 de julho de 1917, seu tio Sinhô Pereira e Luiz Padre cercaram as fazendas Piranhas, Umburanas e Várzea do Ú, tocaram fogo em tudo e mataram os animais, a lua de mel foi pegar em armas e perseguir os inimigos, só retornou para Serra Talhada 17 dias depois. João Lucas foi Advogado e Prefeito Serra Talhada entre os anos de 1925-1928. Foi pai de 7 filhos.

Venício Feitosa Neves
Pesquisador

http://cariricangaço.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS: SERROTE PRETO E SOCIOLOGIA DO CANGAÇO.


São duas obras do autor Rodrigues de Carvalho são obras indispensáveis na biblioteca daqueles que cultuam o estudo do cangaço...

O escritor e pesquisador do cangaço José Sabino Bassetti disse que  na sua mocidade, Rodrigues de Carvalho foi companheiro de Virgolino Ferreira da Silva o futuro Lampião, em viagens de almocrevo. abraço.

Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Não afirmo com certeza, mas é provável que estes dois livros você poderá adquiri-los na Livraria do professor Pereira, lá na cidade de Cajazeiras, no Estado da Paraíba. Seu e-mail para contatos é: franpelima@bol.com.br

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CICINATO FERREIRA


Sempre fui apaixonado pelos estudos de História regional. Entre os assuntos mais relevantes para mim está relacionado à história das secas no Ceará. Escrevi, em 2006, "A Tragédia dos Mil Dias", sobre a grande seca de 1877-1879. Agora, estou lançando "1915: a história dos sertanejos cearenses no ano da seca. 



http://blogdomendesemendes.blogspot.com