Seguidores

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

TRILOGIA DO ESCRITOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO

   Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   Um livro escrito com muito amor!

Se você quiser adquiri-lo dê um pulinho até Cajazeiras no Estado da Paraíba através deste e-mail: franpelima@bol.com.br. Se ele não tem mais em sua livraria  indicará quem ainda o tem para pedidos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com
Ou dê um pulinho lá em Cajazeiras:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   Por João de Sousa Lima

Saiu a 2ª tiragem do livro Terra de Brava Gente..... A história da Cangaceira Dulce....para adquirir: direto como autor - 75-988074138 ou supermercado Suprave e hotéis San Marino e Bellavista.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

  Por Luma Hollanda

Gratidão a Deus e a todos que compareceram ao lançamento do meu 3⁰ livro, na Livraria do Luiz. "Lugares de Memória" do Cangaço, reuniu familiares e amigos que estavam tão distantes! Um beijo no coração de cada um.



https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2047160255492908&notif_id=1667657649112606&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   Por Sálvio Siqueira


No dia 3 de setembro de 2016 será lançado, em Serra Talhada - Pe, mais uma obra prima da literatura sertaneja, intitulado 'O PATRIARCA', o livro nos traz a notória história do cidadão "Crispim Pereira de Araújo", que na história ficou conhecido como "Ioiô Maroto", contada pela 'pena' do ilustre amigo venicio feitosa neves

Crispim Pereira de Araújo (Ioiô Maroto) 

Sendo parente de Sinhô Pereira, chefe de grupo cangaceiro e comandante dos irmãos Ferreira, conta-nos o livro, a história que "Ioiô Maroto" foi vítima de invejas e fuxico. Após sua casa ter sido invadida por uma volante comandada pelo tenente Peregrino Montenegro, da força cearense.

Sinhô Pereira

Sinhô Pereira deixa o cangaço, não sem antes fazer um pedido para o novo chefe do bando, Virgolino Ferreira da Silva o Lampião e o mesmo cumpre o prometido.


Além da excelente narração escrita pelo autor, teremos o prazer e satisfação de vislumbrar rica e inédita iconografia.

Não deixem de ter em sua coleção particular, mais essa obra prima literária.

Adquira através deste e-mail: 
franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/675945445902908/?notif_t=group_activity&notif_id=1471274094349578

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

A MORTE DO AFAMADO CANGACEIRO ASA PRETA

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=rfnSVqDaGEk&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

Veja aqui como se deu a morte do Cangaceiro Asa Preta, em 1930. Referências: Jornal "A NOITE", de 13/03/1930 Imagens: A NOITE - 1930

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRISÃO DA BANDIDA INACINHA DE GATO.

Por Guilherme Velame Wenzinger

Prisão da bandida "Inacinha", mulher do cangaceiro "Gato", em Setembro de 1936 pela volante do Ten. João Bezerra. 

Essa prisão desenrolou na fracassada invasão de "Gato" à cidade de Piranhas(AL), invasão essa que culminou em sua morte e de muitos inocentes.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6108356659252916&set=gm.2058335511042049&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O GRANDE CINEASTA DO CANGAÇO DIZ.

 Por Aderbal Nogueira

Sempre fui estranho, detesto multidões, não gosto de festas, não sei ser falso e me afasto de pessoas e lugares onde sei que não sou bem vindo. Não brigo por políticos, por religião e respeito a todos pois ninguém é perfeito, muito menos eu.

Não sou assim para querer ser bonzinho, pois não sou, sou assim apenas para querer ter paz.

Aprendi isso vendo meu pai, seu silêncio e tranquilidade em relação a tudo foi a maior herança que recebi dele.

Hoje eu sinto falta de vê-lo quieto, apenas observando as coisas acontecerem, mas na hora certa ele sabia o que fazer ou dizer.

Vou continuar sendo assim, e isso não é covardia como alguns pensam, isso é bom senso.

Espero que as coisas se acalmem e um simples comentário sobre copa do mundo, não vire uma guerra.

Até breve, assim espero.

https://www.facebook.com/aderbal.nogueira/posts/pfbid0D1bNRZCCDgo7CDa9dMYUZwZwk1zdai12SafdXbgskUYKsDJJPwpjek6pMhsRkzPXl?comment_id=1169226297052262&notif_id=1668760339519746&notif_t=close_friend_comment&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZUMBI

 Clerisvaldo B. Chagas, 18 de novembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2801

Não sei se o amigo ou amiga já teve o privilégio de lê o espetacular romance, “O Tigre dos Palmares”, do saudoso escritor palmeirense Adalberon Cavalcante Lins. O romance, baseado em excelentes pesquisas, é dividido em duas partes contando a história de Zumbi de Palmares. E no momento em que caminhamos para o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, baseado na morte de Zumbi, vamos recordando às diversas tentativas de visita à serra da Barriga, em União dos Palmares e que sempre alguma coisa impedia essas viagens, tanto com alunos quanto sozinho. O resultado é que nunca fomos sequer a cidade de União dos Palmares, onde fica a citada serra, na zona da Mata alagoana. À época do Quilombo dos Palmares, a serra da Barriga fazia parte da Capitania de Pernambuco.

“A montanha histórica foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1986. Entre as características da serra, estão as nascentes que alimentam um açude e uma lagoa, denominada Lagoa dos Negros. É um dos lugares sagrados da serra onde os religiosos da matriz africana realizam rituais, O Quilombo dos Palmares representa um marco na luta dos escravos no Brasil”. O lugar é motivo de visitas de pessoas de todas às partes do mundo, principalmente no dia Consciência Negra. Em Alagoas, sempre foi feriado e em alguns estados também. Caminhamos para que o dia de Zumbi, o maior chefe negro do Quilombo dos Palmares, seja também feriado Nacional. Alíás, esse refúgio de negros fugidos, foi o maior quilombo da América do Sul.

É sabido que existe um melhoramento evolutivo de acesso à `serra e também no cimo do monte, no cenário histórico, geográfico e paisagístico da montanha, assim como acréscimos artísticos que atestam o valor cultural da visita do estudioso, do turista, dos religiosos. Assim, caros amigos, cada vez fica mais distante uma visita à serra da Barriga e à cidade palmarina para conhecê-la de perto.  Porém, espero que amigos e amigas possam triunfantemente galgarem o cimo da montanha histórica, cheio de orgulho do território alagoano.

Viva Zumbi!

Viva o Dia da Consciência Negra!

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/11/zumbi-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com