Seguidores

domingo, 3 de janeiro de 2021

FAZENDA GUARDA MARCAS DA PASSAGEM DO BANDO DE LAMPIÃO PELO INTERIOR DO RN

Por Hugo Andrade, Inter TV Costa Branca

Fazenda guarda marcas da passagem do bando de Lampião pelo RN, em Marcelino Vieira — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca.

Passagem aconteceu em junho de 1927 e o bando percorreu 13 cidades potiguares. Fazenda fica no município de Marcelino Vieira.

A Fazenda Califórnia, no Sítio Lajes, zona rural do município de Marcelino Vieira, é uma daquelas propriedades onde a terra não para de ser produtiva. São cerca de 15 hectares que recebem diversos cultivos ao longo do ano. Agora, é tempo de esperar o ponto certo para colher o feijão verde. A área onde o grão foi plantado já recebeu a batata-doce, meses atrás. Em outra parte, os maracujás estão crescendo e sementes de melancias serão plantadas para fazer um cultivo em consórcio e aproveitar ainda mais a área.

A fartura da produção se deve a boa oferta de água. A fazenda é privilegiada com três cacimbões. Em mais de trinta anos que foram construídos, os reservatórios nunca secaram. Mas não é só pela produtividade que a Fazenda Califórnia é conhecida. Existe outra história que chama atenção: a passagem do bando de Lampião no Rio Grande do Norte, em junho de 1927.

É um capítulo da história conhecido por poucos. Naquele ano, antes de chegar em Mossoró, o bando de Lampião percorreu 13 cidades do estado, na região oeste. A casa grande da Fazenda Califórnia guarda um pedaço dessa passagem.

Enquanto passavam por Marcelino Vieira, na época chamada de Vila Vitória, os cangaceiros foram até a Fazenda Califórnia. As marcas da passagem do bando estão presentes até hoje nas três portas de madeiras que dão acesso ao interior da casa. Até hoje é possível ver o desgaste da madeira provocado pelos canos das armas dos cangaceiros. 

Iramar Oliveira, atual administrador da fazenda — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

Segundo Iramar Oliveira, atual administrador da fazenda que foi herdada da família, a visita indesejada do bando de Lampião foi motivada por uma vingança. “A história que a gente conhece é que um homem estava levando seus animais para a cidade de Luiz Gomes e teria parado aqui na fazenda para descansar. A dona da casa, a senhora Liberalina, negou abrigo. Dias depois, o homem voltou com o bando de lampião para se vingar”, conta Iramar. Essa história é passada de geração em geração.

Por causa desse fato, a casa se tornou um espaço de visitação de curiosos e pesquisadores. A construção também é uma atração a parte. A casa tem mais de 150 anos e guarda aspectos da arquitetura bastante usados em casas daquela época. Paredes grossas, teto alto e até parte de um sótão de madeira, preservado até os dias de hoje.

“Muita gente vem aqui. De vez em quando, chega estudante, professor, todo mundo querendo saber como foi a passagem de Lampião”, fala dona Maria Rita, responsável pelos cuidados da casa. “Eu acho muito bom receber o pessoal. Tem gente que só acredita quando vê a marca das armas nas portas”, diz a dona de casa que já recebeu até parentes de Lampião na residência.

Dona Maria Rita, responsável pelos cuidados da casa da fazenda Califórnia — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca.

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2021/01/03/fazenda-guarda-marcas-da-passagem-do-bando-de-lampiao-pelo-interior-do-rn.ghtml?fbclid=IwAR3sXbS4sX42DizJXMCAUGRExSdEMznvC48tVJaHSgsMqnd_iOLHjIux_Bw

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O RACISMO EXPLICITO EM UMA CANÇÃO DE 1940!

Por Guilherme Machado Historiador

Esta música é da década de 40 de David Nasser e Rubens Soares... Os autores. Branco ricos e bem sucedidos o David Nasser um dos criadores dos diàrios associados do corrupto mais amado do Brasil! Assis Chateaubriand. O outro compositor foi Rubens Soares Pugilista e musico arranjador. Hoje essa musica peconceituosa não seria gravada nem tão pouco tocada.


Nêga do cabelo duro

Qual é o pente que te penteia?

Qual é o pente que te penteia?

Qual é o pente que te penteia?

(Ô Nêga!)

Nêga do cabelo duro

Qual é o pente que te penteia?

Qual é o pente que te penteia?

Qual é o pente que te penteia?

Ondulado, permanente

Teu cabelo é de sereia

E a pergunta sai da gente

Qual é o pente que te penteia, ô nêga?

Nega do cabelo duro

Qual é o pente que te penteia?

Qual é o pente que te penteia?

Qual é o pente que te penteia?

(Ô Nêga!)

Nêga do cabelo duro

Qual é o pente que te penteia?

Qual é o pente que te penteia?

Qual é o pente que te penteia?

 https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO NA BAHIA

 Por Rubens Antonio

Nesta segunda-feira, deverão estar, finalmente, entrando em gráfica, os dois volumes de "Cangaço na Bahia". Esta primeira fornada serão somente 100 exemplares de cada volume.

volume Canção Agalopada - 1824 a 1929

volume Cavalos do Cão - 1930 a 1969-

Quem tiver interesse deverá contactar Bruna Mota Pamponet

brunamotagestao@gmail.com

https://www.facebook.com/rubensantoniodasilvafilho/posts/5114301818610071?comment_id=5125559560817630&notif_id=1609462194799313&notif_t=mentions_comment&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CORISCO ERA PRIMO DE DADÁ / SOBRE ZÉ BAIANO FERRAR MULHERES

 Por Histórias do Nordeste

https://www.youtube.com/watch?v=edeNNShBZLk&ab_channel=Hist%C3%B3riasDoNordeste

Olá Pessoal !!!! Este é o primeiro vídeo do ano. Esperamos que gostem. Curtam e inscrevam-se para nos ajudar a crescer. #FelizAnoNovo Ah, quase ia esquecendo... Em breve teremos um site. Agüardem!!!

Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Sobre Dadá ter sido raptada pelo o cangaceiro Corisco eu mesmo não tendo muito conhecimento sobre o assunto, mas não acredito. No meu entender, ela foi com Corisco porque quis. 

Este senhor dizer que ela era prima de Corisco acho difícil, porque, outro dia eu perguntei a sua neta Indaiá Santos, e ela me disse que eles não eram primos. Sendo assim, dos dois,eu não sei quem está falando a verdade, mas eu acredito mais nas palavras da neta do casal. Quem sabe sobre a sua origem são os que compõem a família.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POR RUBENS ANTONIO

"Usaram as águas do rio que nem arma do Medonho... pra destruir a morada... a terra santa... do Beato Santo Antônio." - "Ladainha de Canudos" - Gereba - retificação e colorização minhas sobre foto de Flavio de Barros.

https://www.facebook.com/oleonecoelhofontes.fontes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VEM AÍ, COM O "CANGAÇO NA BAHIA", A VOLANTE MANOEL CAMPOS DE MENEZES, OS "CARCARÁS DE CHORROCHÓ". .

Por Rubens Antonio

.

"Agora o bicho vai pegar!!!!!!!!!!!!!!!!

Tô chegando de bicho, tô chegando e é de bicho

Pode parar com essa história de se fazer de difícil

Que eu tô chegando, tô chegando e é de bicho

Pode parar com essa marra, pode parando tudo isso

Num dá bobeira não

Cê tá na minha mão, segunda feira é só história pra

Contar

Não vem cum idéia não

Não quero confusão

Mas vamo junto que hoje o bicho vai pegar

Chegou a tropa de elite, osso duro de roer

Pega um pega geral, e também vai pegar você

Tropa de elite, osso duro de roer

Pega um pega geral, e também vai pegar você"

Tihuana - "Tropa de Elite"

https://www.facebook.com/rubensantoniodasilvafilho/posts/5125503850823201?notif_id=1609693311131038&notif_t=close_friend_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


A MORTE DE LAMPIÃO

 Acervo do José João Souza

Segundo o relato do policial Antonio Honorato da Silva, o cangaceiro estava acabando de acordar quando foi morto por ele. Lampião tinha ao lado a sua mulher, Maria Bonita, que também não foi poupada, mesmo após se render. O casal e mais nove integrantes do bando foram mortos naquela tocaia.

- Vi Lampeão erguer-se, tinha no rosto um pavor enorme. Levei o fuzil ao rosto e mirei bem. A mulher estendeu os braços, pedindo clemência. Nesse instante, fiz fogo. Ele baqueou e eu acompanhei a queda com outros dois tiros. Estou satisfeitíssimo e sou o homem mais feliz do mundo - descreveu Antonio Honorato da Silva, em depoimento enviado por telégrafo.

Fonte: O GLOBO

https://blogs.oglobo.globo.com/.../ele-tinha-no-rosto-um...

https://www.facebook.com/photo?fbid=3281354378643150&set=gm.1549584495250489

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

ZÉ BAIANO TINHA BONS MODOS DE SE COMPORTAR DIANTE DAS PESSOAS

 Por José Mendes Pereira

O escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão fala com clareza sobre o cangaceiro Zé Baiano. Vamos apreciar as palavras do escritor sobre o marginal?

"Entrevistei velhos coiteiros, e todos afirmam que Zé Baiano era um caboclo alto e forte, de rosto comprido cor de bronze, sobrancelhas escassas, maçãs do rosto salientes, nariz afilado, boca média, de lábios finos e bem ajustados, queixo fino, olhos vivos, penetrantes, cabelo liso, de índio. Apesar de ser um sujeito de poucas palavras, em situações normais falava de forma branda e cortês. Era um tipo simpático. 

Nas festas, comportava-se de forma comedida. Nunca dançava. Limitava-se a cantar, sentado, batendo palmas, o rifle atravessado no colo. Tinha uma voz grave, afinada, maravilhosa. Gostava de modinhas românticas. Metia-se a fazer trovas de improviso e tinha certo traquejo no fole de oito baixos. Ao contrário dos demais cangaceiros, ele não bebia, não fumava e não jogava baralho. 

Almoçava à mesa com os grandes fazendeiros da região de Alagadiço, Gameleiro e Pinhão, todos seus amigos – Laurindo Gomes, Pedro Gato, Zeca Ferreira, Etelvino Mendonça, Joãozinho de Donana Rego e seu irmão Costinha, Napoleão Emídio, Josias Tabaréu, José Melquíades e os irmãos Marcionílio e Gersílio do Gameleiro.

Zé Baiano era um rapaz comunicativo, mas não falador. Estava sempre tranquilo, alegre. Usava óculos de grau. Foi um dos cabras mais fiéis a seu chefe, obediente ao código do cangaço, tanto assim que quando os parentes romperam com Lampião Zé Baiano ficou com ele". (...).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com