Seguidores

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

JARARACA O CANGACEIRO QUE VIROU SANTO


Para adquiri-lo entre em contato com o autor através deste e-mail:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RESGATE ICONOGRÁFICO.

RESGATANDO A HISTÓRIA CANGACEIRA.

Uma fotografia de um personagem da história cangaceira que era até então desconhecida foi recentemente localizada pelo incansável e inquieto escritor e pesquisador Rubens Antônio (Salvador/BA).

Trata-se da fotografia do Volante baiano Odonel Francisco da Silva, que teve participação decisiva em ao menos dois importantes combates contra Lampião e seu bando em solo baiano, entre os anos de 1929/1930, tendo destaque no Combate das Abóboras ocorrido no dia 04 de janeiro de 1929, ocasião em que foi morto o cangaceiro Mergulhão I (Antônio Juvenal da Silva).

Por: Rubens Antônio

“Odonel Francisco da Silva.

Após mais de uma década de busca, localizei uma imagem, do oficial Odonel Francisco da Silva. Torno-a pública.

Pernambucano, nascido em agosto de 1903, a partir da sua entrada na Força Pública da Bahia, aos 19 anos de idade, em 1918, como soldado, ascendeu rapidamente.

Era anspeçada, em 1922; cabo d'esquadra, em 1923; 3° sargento, em janeiro de 1925; 2° sargento, em dezembro de 1925, 2° tenente em 1927.

Destacou-se liderando pelotões volantes baianos, especialmente em dois fogos, contra o bando de Lampeão:

- 04 de janeiro de 1929, em Abóboras, então, no município de Jaguarari, atualmente, pertencente ao município de Juazeiro, na Bahia.
- 25 de março de 1930, na fazenda Favella, no município de Juazeiro, Bahia.

Com a revolução de 1930, foi afastado do combate ao cangaço.

À frente de um pelotão, marchou contra a rebelião dos índios Aricobé, em novembro de 1933.

Chegou a 1° tenente, em 1939, e a capitão, em 1945. Passou à reserva em outubro do mesmo ano. Fixara-se na cidade de Barreiras. Nesta faleceu em, outubro de 1953, aos 50 anos de idade”.

Fica o registro.

Geraldo Antônio de Souza Júnior


https://cangacologia.blogspot.com/2018/08/resgate-iconografico.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A FÉ PELA ESTRADA

*Rangel Alves da Costa

Imagino que há coisas muito mais interessantes que a política, políticos, paixões partidárias e fanatismos. Ideologias, alienações e fundamentalismos só servem aos que disto tiram proveito, e jamais aos que matam e morrem por partidarismos.
Não me distancio de tais questões, mas também não quero perder meu tempo em debates e discussões onde cada um só defende o seu imprestável preferido. Também não adiantaria discutir. As paixões são tão doentias que tudo resulta em tempo perdido.
Creio que existem coisas muito mais interessantes que precisam de atenção. Mesmo perante as agruras do mundo e as feridas abertas da realidade, há sempre uma fuga onde seja possível encontrar o que se possa chamar de vida.
Por isso mesmo que prefiro vivenciar retratos do meu sertão, a sentir e usufruir espiritualmente as imagens do meu sertão, a me envolver em discussões intermináveis sobre quais candidatos são piores ou melhores ou mesmo postar imagens daquilo que nada tem a ver com minha realidade.


Sim, ninguém vive sem a política, ninguém pode fugir de políticos, pois o próprio contexto social já é essencialmente político. Infelizmente tudo gira em torna da política, e tanto a política partidária como tudo aquilo que envolve a sobrevivência. Todo aumento de imposto ou de remédio, por exemplo, é um ato político.
A política está na sobrevivência e na própria existência de cada um. As ações políticas governamentais, as políticas públicas, as políticas de inclusão, as políticas sociais e econômicas. Nem sempre dão resultados, mas sempre estão na pauta de cada dia.
O que mais enoja, contudo, é a política partidária. Em tal contexto, a política profissional como expressão maior da hipocrisia, da demagogia, do engodo, da mentira, da improbidade, da ilicitude, da corrupção. Não há, pois, nada mais nojenta que a política partidária.
Contudo, que os abutres comam as carniças e os beija-flores voem pelos jardins. Que as aves agourentas piem os seus presságios e os madrigais ecoem os cantos passarinheiros. Que os espinhos despontem e as flores se sobressaíam às dores. Prefiro ser sertanejo a ser simplesmente eleitor.
Ainda prefiro encantar-me com as coisas simples a espantar-me com o já negativamente conhecido. Tenho olhares para tudo, mas olho ao que me agrada. Meu olha não busca o que deprime, enoja, ludibria. Meu olho busca a luz, a espiritualidade, a plangência da vida.
Enquanto vocês discutem política eu prefiro admirar-me com um retrato tipicamente sertanejo, com uma cena emoldurada na religiosidade de um povo. Uma estrada de chão e na estrada um povo em procissão. Uma imagem santa sendo levada em cima de um carro-de-bois e um povo caminhante extasiado pela fé e abnegação.
O que move um povo a agir assim, a colocar uma imagem santa sobre um carro-de-bois e sair pela estrada em cantos de devoção? O cumprimento de um destino de fé, apenas. Fé que faz curar, fé que faz chover, fez que traz esperança, fé que abre portas e caminhos, fé que alegra o coração e o fortalece para os duros embates da vida no mundo-sertão.


Prefiro, pois, tais fotografias a mil santinhos de candidatos. Todos estes, por serem imprestáveis, logo passarão. Os retratos do meu sertão jamais. Os retratos do meu sertão se eternizam como o próprio sertão. Tudo passa, tudo muda, mas sua raiz ainda fincada debaixo do sol e da lua.
E um povo que sai cortando estradas em procissão, debaixo do sol e pelo simples prazer da devoção. Não há uma gente devotada assim em nenhum outro lugar. Apenas no sertão. No meu sertão.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

LAGOA DO MEL COM O PESQUISADOR JOÃO DE SOUSA LIMA. UMA AULA SOBRE ESSE IMPORTANTE COMBATE NO TEMPO DE LAMPIÃO.

https://www.youtube.com/watch?v=U2W9z7ZLDfE

Publicado em 20 de ago de 2017
O pesquisador e escritor João de Sousa Lima fala sobre o combate na Lagoa do Mel onde a história conta que morreu Ezequiel, irmão de Lampião.
Categoria
Criado com
Vídeos de origem

https://www.facebook.com/joao.desousalima.92?fb_dtsg_ag=AdxEAIP0Y9D3O5gzYmoAQXKX12U9kP-zQ91LIwe0NXo33A%3AAdx3TAhS07uqgYTJejRgrjX8AycH1UjVhC5ZazU_sBk_vA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AMANHÃ PALESTRA E LANÇAMENTOS DE LIVROS NA CÂMARA DE VEREADORES DE SANTANA DO IPANEMA. .....CONVIDO A TODOS......



https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POR QUE LAMPIÃO CHAMAVA A POLÍCIA DE MACACO?



No segundo semestre do ano de 1919, Lampião tentou entrar em Nazaré do Pico, mas foi repelido à bala, ocasião em que Levino Ferreira foi baleado, preso e conduzido para cadeia pública de Floresta-PE, hoje o prédio da cadeia pública é o prédio dos correios (feito reforma). 

Os Ferreiras na época eram correligionários políticos da família Ferraz de Floresta. Na ocasião, o pai de Lampião, José erreira, procurou o coronel "Antonio Boiadeiro", ex-prefeito e prefeito da cidade e chefe político da região e pediu que soltasse Levino Ferreira. "Antonio Boiadeiro" garantiu que soltava Levino, mas com o acordo de quê os "Ferreiras" tinham que ir embora de Nazaré do Pico. 

Quando Levino foi solto Virgulino e Antonio Ferreira já estavam em Alagoas, na região de Mata Grande. Levino Ferreira seguiu com os pais e as irmãs e os irmãos, João Ferreira e o pequeno Ezequiel Ferreira (que se tornaria o cangaceiro Ponto Fino). 

Segundo o saudoso João Gomes de Lira ex-soldado da volante de Nazaré do Pico, Levino foi procurado pela sociedade florestana para que não seguisse a vida de cangaceiro. Ele garantiu que não iria pegar em armas. Mas o que aconteceu foi que Levino chegando em Alagoas pegou no rifle com os irmãos. Levino quando encontrou os irmãos Virgulino e Antonio disse que: "o xadrez de Floresta  só fedia a urina e feze de macacos".

Lampião irônico disse rindo que: "a polícia de Pernambuco era os macacos do governo, pois fediam a urina e fezes de macacos"

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=323436841555937&set=a.110943652805258&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

XIXIQUE ARTE POPULAR


Filipe Araújo

A Associação Cultural Dom Nivaldo Monte tem o imenso prazer de receber a o grupo de danças XIXIQUE ARTE POPULAR pra contribuir e abrilhantar o IV Folclorando de Emaús em Parnamirim/RN.

Alysson Pereira, Brenda Leslie, Anderson Honorato e Dayane Oliver.
Lê Soares, Nádson Brandão, Takai Tato e Jadson Silva.
Marllyze Galvão, Takai Tato, Nádson Brandão e Manu Santos.

Venha celebrar e festejar o folclore e a cultura brasileira junto com todos nós.  

O FESTIVAL SERÁ REALIZADO NO DIA 31 DE AGOSTO DE 2018. 

Mais informações pelo contato: (84) 98797-6529, falar com Robson Aquino.

https://www.facebook.com/groups/179438349192720/?multi_permalinks=551564301980121%2C551125855357299&notif_id=1535560792547576&notif_t=group_activity

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FILIPE BRITO DE OLIVEIRA E SEUS 16 ANOS NESTE 30 DE AGOSTO.

Por Antonio José de Oliveira Serrinha-BA

Lipe meu filho, mês passado quando completei meio século e mais um quarto de século, você em mensagem a mim dedicada, dizia: "Pai, tenho em você meu exemplo de vida, e quero seguir tudo que o senhor me ensinou; um dia quero retribuir pelo menos um pouquinho do que tem feito por mim".

Lipe, esta é a minha obrigação; não tem nada que me agradecer, apenas continuar sendo um bom menino como até aqui tem sido. Graças a Deus. você nunca me deu lugar para aplicar-lhe um só corretivo físico ou psicológico, apenas orientação para os ditames da trajetória da vida, e até aqui você tem seguido e aceitado as nossas exortações.

Para completar esta minha modesta mensagem dos seus dezesseis anos (portanto, ainda adolescente), peço permissão ao renomado poeta Sebastião Dias, para fazer uso de parte de um admirável e realista poema de sua autoria, que assim diz: "Por favor filho querido, me escute e pense bem. Seu velho pai quer lhe dar, o valor que você tem. Você está na idade, de alcançar a liberdade, e fazer suas vontades, tornar-se homem também. (...) Queira espinhos no começo, e aguarde flores no fim; respeite seus semelhantes, siga o bem deixe o ruim, por onde você passar, reconheça o seu lugar, pra ninguém se envergonhar , de um filho meu, nem de mim. Defenda a moral sem sangue, ajude a quem precisar, quando tiver precisão, peça o pão pra não roubar, ouça o velho, ame o menor, pense em Deus, faça o melhor, coma e vista do suor, que em seu rosto derramar. (...) No mundo tem dois caminhos, um é certo; outro é errado, na escolha de um deles, é preciso ter cuidado, se você não escolher, um deles pra ser o seu, se quiser seguir o meu, o exemplo é meu passado. Mesmo na maioridade, quero estar sempre contigo, te ensinando bons caminhos, te livrando dos perigos, estando perto ou distante, não te esqueço um só instante, porque de agora em diante, além de pai sou amigo. Corra o mundo, faça amigos, conheça o que eu conheci, transmita o que lhe ensinei, conquiste o que eu consegui, aproveite a juventude, ame a paz, honre a virtude, quando quiser quem lhe ajude, seu velho pai está aqui".

Assim Lipe, desejo para você, muita paz, harmonia, saúde, muitos anos de vida, e Deus sempre na sua vanguarda. Que ELE te abençoe e te guarde.

Antonio José de Oliveira -30 de agosto 2018.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com