Seguidores

sábado, 9 de janeiro de 2021

DADÁ, a Suçuarana do Cangaço

Por Raul Meneleu 

A Suçuarana é um animal valente e temido pelo homem.


Embora o artigo inicie com uma ótima reportagem feita pelo jornalista Antônio Vicelmo do jornal Diário do Nordeste a respeito da morte de Corisco que fazia setenta anos do acontecido, era o esposo de Dadá.

Quero registrar aqui a coragem dessa mulher nordestina, que em sua luta antes de morrer conseguiu dar um enterro decente aos restos mortais desse cangaceiro que aterrorizou o sertão, que tinha seu próprio bando e de vez em quando se aliava com Lampião.

Mulher valente que juntamente com seu companheiro, enfrentou por diversas vezes a luta contra as volantes policiais até sua prisão, quando o perdeu na emboscada que lhe fizeram. Corisco tomba ferido por uma rajada de metralhadora e ela ferida termina tendo uma perna amputada. Nessa reportagens de diversos noticiosos da imprensa, podemos sentir a garra dessa mulher suçuarana guerreira.


CORISCO

Há 70 anos morria o último chefe do Cangaço

25.05.2010
O "Diabo Loiro", como ficou conhecido Corisco, morreu, em uma emboscada, na tarde do dia 25 de maio de 1940

Há 70 anos morria Cristino Gomes da Silva Cleto, conhecido como "Corisco", o último chefe do Cangaço, considerado por Lampião como um dos mais valentes cangaceiros e apontado pelos historiadores como um dos mais ferozes e cruéis bandidos que fizeram parte do grupo de Virgulino Ferreira. Com a morte do chamado "Diabo Louro", na tarde do dia 25 de maio de 1940, na Fazenda Cavacos, em Brotas de Macaúbas, Oeste da Bahia, estava decretado o fim do Cangaço.

O médico e historiador Magérbio Lucena, autor do livro "Lampião e o Estado Maior do Cangaço", descreve que, na verdade, não houve combate. Corisco e sua mulher, Sérgia Ribeiro da Silva, conhecida como Dadá, tinha acabado de almoçar, quando foram surpreendidos com a volante comandada pelo tenente José Rufino. Corisco e Dadá estavam desarmados, quando foram metralhados.

Corisco havia cortado o longo cabelo loiro e não andava mais em bando desde a morte do amigo Lampião, dois anos antes. Magérbio descreve que, ao se aproximar do cangaceiro, o coronel José Rufino perguntou: "É Corisco?, o cangaceiro respondeu: É Corisco veio! O militar questionou: por que não se entregou? E Corisco retrucou: Sou homi para morrer, não para se entregar".

Assassinato

Depois deste diálogo, o cangaceiro foi atingido na barriga por uma rajada de metralhadora. Ficando com os intestinos à mostra, conseguiu sobreviver durante dez horas. Naquele mesmo conflito, Dadá foi atingida na perna e, não obstante ter passado por várias intervenções cirúrgicas, precisou amputar o pé direito. Em relação ao confronto final, ela declarou que os policiais vieram decididos a roubá-los e a matá-los, e que seu companheiro era deficiente físico e não teve chance alguma de se defender.

Em maio de 1968, a revista Realidade (reportagem abaixo) colocou frente a frente Dadá e o coronel José Rufino, responsável pela morte de Corisco. Ele, velho e doente, chorou ao vê-la. Dadá, forte e altiva, o perdoou, no entanto, desmentiu o algoz. Ele não matara seu marido em combate, afirmou. "Foi emboscada". Do cangaço, Dadá levou lembranças, três filhos com Corisco e nenhum dinheiro. Morreu em fevereiro de 1994, aos 78 anos, na periferia de Salvador.

Magérbio lembra que o objetivo dos policiais não era defender a Lei. Na verdade, segundo o escritor, o que mais interessava aos policias eram os 300 contos de réis e os dois quilos de ouro que os dois fugitivos carregavam. De acordo com o escritor, Corisco não tinha condições de reagir. Em 1939, ele caiu numa emboscada, na Fazenda Lagoa da Serra, em Sergipe. Corisco sofreu fraturas gravíssimas no braço esquerdo e no antebraço direito. O casal já tinha tomada a decisão de deixar o cangaço, quando foi localizado pela Polícia.

Uma vida de crimes
O médico Magébio Lucena relata que Cristino Gomes da Silva Cleto nasceu na cidade de Matinha de Água Branca, Alagoas. Aos 17 anos, matou um protegido do coronel da cidade e fugiu. Sem rumo certo, optou de vez pela criminalidade e entrou para o bando de Lampião, o lendário cangaceiro. Forte, corajoso e ligeiro, logo passou a ser chamado de Corisco. Conquistou poder e, com a divisão do grupo (parte da estratégia para fugir à perseguição policial), ganhou seu próprio bando.

Com a morte de Lampião, em julho de 1938, conforme o escritor, Corisco tornou-se o único chefe cangaceiro. Antes de encontrar seu fim, ainda tentou vingar a morte do amigo. Matou a família do fazendeiro acusado de delatar o bando à Polícia. Acabou cometendo uma de suas maiores atrocidades: assassinou as pessoas erradas. Nessa época, Corisco já era conhecido como "Diabo Loiro", pela cabeleira e, claro, pelo espírito. Ninguém sabe dizer ao certo quando ele nasceu. Sabe-se que em 1928, no início da vida adulta, apaixonou-se por Sérgia Ribeiro da Silva, a Dadá, e não teve dúvidas: raptou e estuprou a menina de 13 anos. Corisco ensinou Dadá a ler e escrever. Com o tempo, ela aceitou o destino imposto por ele. Dadá virou a costureira do grupo e passou a fazer as roupas que aparecem em todas as fotos dos cangaceiros.

O cangaço continua

O bando de Lampião aterrorizou o sertão nordestino por quase 20 anos. Especula-se que a origem do Cangaço remonte ao século XVIII, quando fazendeiros recrutavam sertanejos para exterminar índios. Mais tarde, os colonos teriam sido obrigados a participarem das lutas entre famílias ricas que disputavam terras com políticos. Por fim, esses bandos tornaram-se independentes, criando leis próprias e subornando fazendeiros e comandantes da Polícia em troca de proteção. Seus métodos bárbaros incluíam tortura, estupro e morte.

Segundo essa tese, o surgimento desses andarilhos coincide com o declínio das culturas de cana-de-açúcar e algodão. O café, no Sudeste, passou a ser o motor da economia brasileira gerando fome, desemprego e falta de perspectivas no agreste. Assim, o Cangaço era uma opção de vida atraente para sertanejos jovens que não tinham trabalho e rendiam-se à promessa de fama e dinheiro fácil. Qualquer semelhança com a história dos "soldados do tráfico de drogas" nos dias atuais não é mera coincidência. Essa era a situação social e política da primeira fase da República.

Crime17 anos. Foi com essa idade que Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, começou na criminalidade, depois que matou um protegido do coronel da cidade de Matinha de Água Branca, em Alagoas

Reportagem da Revista Realidade de maio de 1968















Agradecimento aos companheiros do Grupo Lampião, Cangaço e Nordeste que forneceram as reportagens de revistas postadas aqui. Valeu Geziel Moura!

http://meneleu.blogspot.com/2014/10/dada-sucuarana-do-cangaco.html

COM QUEM ENCONTRAR LIVROS SOBRE CANGAÇO

 Por José Mendes Pereira


Existem vários autores de livros sobre o tema “CANGAÇO”, mas muitas vezes você está procurando "UM" e não tem como adquiri-lo, por falta de e-mails destes profissionais da cultura. Mas estou disponibilizando o e-mail de Francisco Pereira Lima (Professor Pereira), lá de Cajazeiras, no Estado da Paraíba. 

Se o professor Pereira não tiver o exemplar que você procura sobre o "CANGAÇO", com certeza ele sabe quem tem para vender. Se você tem pressa para adquiri-lo não deixe para amanhã, pois os livros que são publicados sobre o "CANGAÇO" são praticamente arrebatados pelos leitores, pesquisadores, e até mesmo pelos escritores que colecionam tudo que é publicado sobre "CANGAÇO". 

Não são todos os livros sobre "CANGAÇO" que são vendidos com exclusividades pelo professor Pereira, mas lembre-se que ele não é só proprietário de livraria, tem interesse pela cultura brasileira, e lhe cederá e-mails, ou endereços de quem tem livros sobre "CANGAÇO" para vender.  

Não deixe para amanhã, pois poderá ser muito tarde, e você poderá ficar sem o livro que  interessa em sua estante.

E-mail do professor Pereira: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MOTIVOS DA SAÍDA DE CORISCO E ZÉ BAIANO DO BANDO DE LAMPIÃO

Por Histórias do Nordeste
https://www.youtube.com/watch?v=AZffaVRhn-U&t=332s&ab_channel=Hist%C3%B3riasDoNordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORRE O MONS. AUSÔNIO TÉRCIO DE ARAÚJO. FALECEU NESTE SÁBADO (09). MAIS UMA VÍTIMA DO COVID-19.

NOTA DE PESAR  PELO FALECIMENTO DO MONS. AUSÔNIO TÉRCIO DE ARAÚJO 

 A Arquidiocese de Natal recebeu, com pesar, a notícia do falecimento do Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, ocorrido neste sábado, 9 de janeiro, em Natal. Vencido pela COVID-19, contra a qual lutava há cerca de um mês, Mons. Tércio  foi chamado para a casa do Pai onde contemplará, eternamente, a face de Deus a quem muito amou e serviu ao longo de sua vida e exercício ministerial.

"A vida, o ministério e o  testemunho do Padre Tércio, ao longo desses anos, de inteira dedicação e serviço à Igreja, se confundem com a própria história e a vida da Diocese de Caicó. Nossas preces e reconhecimento em homenagem à sua memória", disse o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha . 

Natural de Currais Novos (RN), Mons. Tércio faleceu aos 85 anos de idade. Desempenhou seu ministério sacerdotal na Diocese de Caicó, onde exerceu várias funções. Também foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e participou, por vários anos, do Conselho Estadual de Educação. Ele foi vigário geral do governo de Dom Heitor Sales e de Dom Jaime,  quando foram bispos da Diocese de Caicó.

O sepultamento ocorre no final da tarde deste sábado, na Igreja Matriz de São José, em Caicó.

Que Deus o acolha na sua paz e o recompense por todo o bem de uma vida inteiramente doada! Descanse em paz!                                                                         FONTE:- Arquidiocese de Natal.                                                               

Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental aposentado). 

https://gilvanrleite.blogspot.com/2021/01/morre-o-mons-ausonio-tercio-de-araujo.html?fbclid=IwAR3BnaeU-4rHy8mTMJPYDkuucBCJ_DSyaPV-c03K2JcqC4wG1NKq1YOu4WM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTO DOS ANOS 60, SILVIO BULHÕES, FILHO DOS CANGACEIROS DADÁ E CORISCO E FAMÍLIA.

 Adquiri no acervo do Beto Rueda

Fonte:

OLIVEIRA, Aglae Lima de. Lampião, cangaço e Nordeste. 2.ed. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1970.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O BANDOLEIRO ZABELÊ

Poesia de Conrado Matos


Isaías Vieira, coiteiro de Lampião

Tendo sua fazenda atacada,

se revolta e deixa de ser cidadão

Entrando no bando pra seguir o Capitão.


Recebe patente de cangaceiro,

o apelido de Zabelê, deixando de ser coiteiro

Cabra que aceitava ser bandoleiro,

jurava ser bom companheiro.


Ao lado do Capitão do Sertão

enfrentaram combate e batalhão

Mas, em 1927, acompanhado de Zé Gavião,

procuram a polícia para se livrarem da prisão.


Pensando na fé e na libertação da prisão,

acobertado pela família, é liberado Zé Gavião

Enquanto Zabelê pega 90 anos de condenação

O Governador Agamenon Magalhães o livra da detenção.


Sorte de Zabelê, um roceiro maluco da região

Aproximou-se do governador e loucamente gritava:

"Governador solte meu pai, solte meu pai!"

Duas semanas depois, Zabelê se libertava.


Poema de Conrado Matos

Psicanalista, Filósofo e Poeta

21.11.2019 - WhaSap Tel: 71 99910-6845.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1528235997376279&id=100005696808637&notif_id=1610219545127395&notif_t=feedback_reaction_generic_tagged&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUANDO OS PODEROSOS BOMBARDEIROS B-29 PASSARAM POR NATAL

Grupo de nove bombardeiros B-29 em Parnamirim Field em 1944. Provavelmente Natal foi o único local da América do sul a receber esse tipo de aeronave.

O Mais Revolucionário e Caro Avião Produzido Durante o Conflito  – As Razões da Passagem dos B-29 Por Natal – Código UJAW – Um Trágico Acidente Próximo a Parnamirim Field – Um Sobrevivente – Uma B-29 Desaparece no Mar Após Partir de Natal – A Ofensiva Aérea Contra O Japão.

Autor – Rostand Medeiros – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

– Agradecimento especial ao amigo João Baptista Rosa Filho, pela ajuda nas informações complementares para esse artigo.

Em 1942, entre as altas autoridades políticas e militares dos Estados Unidos nunca houve dúvidas que o Império Japonês, a nação inimiga que efetuou o ataque a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941, deveria ser implacavelmente bombardeado. Essa situação sempre foi vista de maneira natural, apenas os meios para isso é que estavam em questão[1].

 Clique no link abaixo para você ler este excelente trabalho do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros.

https://tokdehistoria.com.br/2021/01/03/quando-os-poderosos-bombardeiros-b-29-passaram-por-natal/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAI-TE PROS INFERNOS, CÃO!

Por João Filho de Paula Pessoa

“Lampião foi o paroxismo, a demasia, a culminância de tudo. Não há ficção que lhe chegue às alpercatas. Um super-homem na resistência, uma inteligência calculista e fulgurante, uma coragem ímpar, um carisma eficaz no trato social, uma diplomacia atapetada de seduções para possíveis aliados, uma vontade de ferro alongada em agulha de bússola exclusiva na orientação moral de toda uma vida de quarenta anos. O bem era o que ele queria. O que recomendava. Bom era aquele de quem gostasse. Porque não sendo assim, na simples falta de apoio, e principalmente na traição, pecado máximo, nada lhe custava matar. E matar malsinando previamente o condenado, como se fosse um deus, com a frase tornada sinistramente notória nos sertões do Nordeste: "Vai-te pros infernos, cão!".” Texto de Frederico Pernambucano de Melo, por João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce., 08/01/2021.

Assista o filme deste Conto - https://youtu.be/aVhfIv9lrZ4

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VÍDEO - OS RESTOS MORTAIS DE LAMPIÃO

 https://www.youtube.com/watch?v=MM4zWUnYl3Q&ab_channel=AdautoSilva

Os restos mortais de Lampião e Maria, QUE FIM LEVARAM ? Tirem suas conclusões....

OBS-01: As "cabeças" de Lampião, Maria Bonita e mais 09 cangaceiros, mortos em ANGICO, em 28/07/1938, foram levadas para Maceió. Depois, a de Lampião e Maria, ficaram expostos no Museu Nina Rodrigues/Salvador, até fev/1969, quando, então, foram enterradas.

OBS-02 - Um vídeo editado por

Adauto Silva

, com recortes de vídeos de Aderbal Nogueiria , Alcino Alves Costa. e Pedro Popov..

OBS-3. Para ASSISTIR, CLIC NO LINK ABAIXO DO YOUTUBE.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

PARABÉNS AMIGA NOÁDIA, FELIZ ANIVERSARIO!

 Por Everaldo Quirino da Silva

https://www.facebook.com/photo?fbid=684264575105260&set=a.190395404492182

Parabéns para você, Noádia! - Mendes

https://www.youtube.com/watch?v=eAHWOm0CjJM...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com