Seguidores

domingo, 20 de junho de 2021

O CAPITÃO LAMPIÃO FOI HERÓI OU FOI BANDIDO?

 Por José Mendes Pereira


Cada um de nós que estuda "cangaço" e principalmente quando se refere à empresa do capitão Lampião, tem a sua opinião, e não podemos desmerecer quando se trata de suposição. Mas quando é invencioníces, coisas que não aconteceram no cangaço e nem isoladamente com cangaceiros, todos os estudiosos deste tema, e aqueles que foram às caatingas para registrarem as verdades, têm obrigações de protestarem a falsa informação. A literatura lampiônica não tem espaço para acomodar assuntos mentirosos sobre ela.

Sobre o velho guerreiro Lampião, uns dizem que ele era herói, outros o classificam como bandido, outros como um simples covarde, e outros dizem o que bem querem, vão mais além do normal.  Mas é assim mesmo, porque são opiniões. Todo estudo tem as suas crenças e as suas contrariedades. porque, enquanto um opina assim, assim,,. outro já se vira e contraria tudo de uma hora para outra. 

Desde do ano de 2008, todos os dias que Deus me dá, pela manhã, bem cedinho, eu me arrumo com os meus equipamentos de pesquisa, e bem camuflado para não me verem, sigo os passos do capitão Lampião e seu admirado bando de cangaceiros, dentro dos cerrados sertanejos. Vez por outra, sou necessário recuar, porque eles são como abelhas quando perseguidas pelos seus  predadores. 

Há anos que sou patrocinado pelos pesquisadores, escritores e cineastas, que amigavelmente, diariamente, me entregam o material para eu segui-los. Mas ainda me falta tanto chão para percorrer e registrar o que os cangaceiros fazem dentro da mata, porque, o tempo não foi ainda suficiente para acompanhá-los por todos os lugares que eles vão. Também, a literatura lampiôncia é bastante vasta, e não é fácil segui-la tão rápida como se pensa.

Nessas minhas andanças seguindo os facínoras presenciei o começo das desavenças da família Ferreira com o senhor Zé Saturnino, ou vice-versa, mas ainda eu não descobri quem tem razão nesta briga de vizinhos. O Zé Saturnino diz que quem começou a desavença foram os Ferreiras, e a razão é sua. Já os Ferreiras também se acham vítimas de um homem que se fazia amigo da sua família, e de repente, sem menos eles esperarem, se transformou em um grande adversário. 

Presenciei também uma certa parte de invasões que o capitão fez por este sertão nordestino. Mas vi também o Lampião sendo assassinado, juntamente com a sua rainha Maria Bonita e mais nove cangaceiros da sua empresa, mortes todas feitas pelas forças policiais do tenente João Bezerra da Silva, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

Eu também não tenho como afirmar que o meu amigo de andanças nas caatingas, o capitão Lampião foi herói. Na minha humilde e não válida opinião, ele nunca foi herói, mas também não quero o chamar de bandido, para não ferir os seus familiares, e assim, o considero como um verdadeiro delinquente, doente mental, que não quis obedecer a lei por desejo próprio, que não respeitava as regras ou não fazia o dever de casa no momento certo, ou ainda não aceitava seguir as regras de um grupo social de homens. O capitão Lampião não obedecia a lei, porque sabia muito bem que ficavam impune todas as desordens praticadas por ele. 

Pedra da Emboscada, Fazenda Pedreira, Serra Talhada, Pernambuco. 

Foi por trás dessa pedra que Zé Saturnino se escondeu e meteu bala contra Lampião e os seus irmãos. O motivo seria uma desavença entre vizinhos, causado por duelo abortado por Zé Saturnino, filho de pessoas que tinham muitas posses e que moravam vizinho as terras de Lampião e família.

"Lembrando ao leitor que o que eu escrevi não tem nenhum valor para a literatura lampiônica, e nem contraria de forma alguma o que os cineastas gravaram, e nem o que os escritores e pesquisadores já escreveram. 

São apenas os meus pensamento sobre cangaço. Nada real neste meu humilde trabalho.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

4 PEREVERSOS ASSANINADOS EM MATA GRANDE-ALAGOAS.

Por Cangaço Nordestino

Cangaceiros Medalha, Fortaleza, Limoeiro, Suspeita; e Felix Alves, mortos em Mata Grande/AL. 19 de Setembro de 1935.

Foto: Álbum do Cangaço2 -Robério Santos.

Edição: Rayssa de Oliveira

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/user/100047047552183/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA BONITA E BENJAMIN ABRAÃO BOTTO

 Por Cangaço Nordestino

Conheciam esta foto? Maria Bonita e Benjamin Abrahão em 1936. Quem fez a foto? Raridade!

Foto e publicação: O Cangaço na Literatura

Edição: Gabriel Cardozo

Atenciosamente: CANGAÇO NORDESTINO//Cangaço Nordestino

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/user/100047047552183/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DADÁ E CORISCO

 

Cangaço Nordestino

Cangaço Nordestino

1a6ugetSup oidefung ejuhnshuSos oràsurd ead21n:e1sd6dd  ·

Foto bastante rara de Dadá e Corisco.

Fotógrafo: Benjamin Abrahão Botto

Ano: 1935/1936

Coloração: Gabriel Cardozo

Att: CANGAÇO NORDESTINO//Cangaço Nordestino

https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RASTEJADORES - HOMENS-CHAVES DAS VOLANTES POLICIAIS NO COMBATE AO CANGAÇO. PARTE I.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=mcmVfDRj968&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


LAMPIÃO E A TRAIÇÃO DE ISAÍAS ARRUDA

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=2JlMCbsJYIM&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Na reta final da passagem pelo Ceará, durante sua fuga de Mossoró, em 1927, Lampião foi traído por um fazendeiro que julgava ser seu amigo, e que tinha participado dos planos ao ataque a Mossoró, o Coronel Isaías Arruda. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS SETE MULHERES DE ANGICO - CONTOS DO CANGAÇO - CANGACEIRO LAMPIÃO

 Por João Filho de Paula Pessoa

https://www.youtube.com/watch?v=hl7gAVncS1o&ab_channel=ContosdoCanga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTONIO FERREIRA DA SILVA

 Por Helton Araújo


O olhar frio do perigoso Antônio Ferreira vulgo Esperança, irmão mais velho de Virgolino Ferreira da Silva o Lampião.

Sisudo, não dava um sorriso para ninguém, coragem, maldade e disposição não faltava nesse cabra.

Foto : Livro Lampião Raposa das Caatingas de José Bezerra Lima Irmão.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=855110291759595%2C854616265142331%2C853529555251002&notif_id=1623877272777425&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com