Seguidores

segunda-feira, 3 de julho de 2023

O VIOLENTO FOGO DAS CARAÍBAS E A " MORTE " DE LAMPIÃO.

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=yq79yugi4o0&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Seguindo o texto do amigo pesquisador SÁLVIO SIQUEIRA, usando como base duas versões dos livros : As Cruzes do Cangaço ( versão 1 ) e Lampião a Raposa das Caatingas ( versão 2 ), apresento o terrível fogo das Caraíbas, onde houve segundo José Bezerra Lima Irmão a falsa morte de Lampião criada pelo oficial Optato Gueiros.
Espero que goste, deixe seu like e um comentário para avaliação do trabalho. Desde já agradeço. Att : Helton Araújo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMPENSANDO...

Por José G. Diniz

Compensando o dia passado
Hoje venho com mais talento
Sentindo sopro do vento
Neste meu rosto enrugado
Trouxe o presente e o passado
E as rimas veio com maestria
Meu estrofe tem a geografia
Desde o nordeste ao norte
Hoje o verso veio bem mais forte
Que o fumo do senhor Abidia
As verdades são meus guias
O talento meu bom suporte
O dom foi minha grande sorte
Lembro o passado para sentir alegria
Me conforto com o que faço de poesia
Amor e fé são meus sustentáculos
Com a data do nascimento faço cálculos
Faço ao criado os pedidos meus
Sempre me seguro com o bom Deus
Para transpor meus obstáculos
Quebrei meu pote de rimas
Para dar mais perfeição ao verso
Dei um giro pelo universo
Senti as variações dos climas
Passei nas ferrugens as limas
Para não passar nem um vexame
Se houver algum reclame
Não vai abalar minha sorte
O meu verso veio mais forte
Do que fio de aranha e tsunami
Meu verso tem mansão e tapera
E o cantar das cigarras no Estio
Tem do inverno o plantio
As flores e as rosas na primavera
O mal instinto de uma fera
Os mares e os oceanos gigantes
O astro rei com raios brilhantes
Sorriso de alegria e lágrimas de choro
A beleza encantadora do ouro
E o valor que tem o diamante.

https://www.facebook.com/josegomesd

http://blogodmendesemendes,blogspot.com
Todas as reações

DIÁRIO POÉTICO - JOSÉ RIBAMAR RECITA SAUDADE FERINA

 Por José Di Rosa Maria

https://www.youtube.com/watch?v=kiV0Mij4gyM&ab_channel=RedePotiguardeTelevis%C3%A3oEducativaeCultural

A série Diário Poético exibe a poesia potiguar recitada pelos seus autores. Realização do Núcleo Natal da Rede Potiguar de Televisão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DE VOLTA AO NOSSO DOCUMENTÁRIO...

 Por Moa Assumpção

De volta ao nosso documentário Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil! Na Serra Vermelha, ao lado do túmulo de Zé Saturnino, o primeiro grande inimigo de Lampião. A foto é do parceiro Marcelo Felipe Sampaio.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1284963002143744&set=a.113558602617529

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GUILHERME MACHADO E SANDRO LEE

 Por Guilherme Machado

Em uma noite fria do domingo, em Paulo Afonso Bahia. Tomando café com pão de Santo Antônio...Com o meu compadre o pesquisador e historiador do Cangaço Sandro Lee.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6093947654042442&set=a.420488464721751

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

A CIDADE SAGRADA DE CARAL NO PERU...

Por História e Cultura no Mundo

Com quase 5.000 anos, é a cidade mais antiga das Américas e antecede até as grandes Pirâmides do Egito. Inclui 6 pirâmides, a maior das quais mede 150x160 metros, 2 praças cerimoniais submersas, bairros residenciais e um sistema de irrigação.

Caral encontra-se no Vale do Supe, a 200 quilômetros a norte de Lima, no Peru. A civilização de Caral , a mais antiga do continente americano, foi contemporânea de outras como as da China, Egipto, Índia e Mesopotâmia; tendo-se convertido já naquela época numa cidade-estado, rodeada por outras civilizações reunidas ainda no que se denomina "sociedades aldeãs".

Assim, trata-se de uma das zonas geográficas que se podem considerar como berço da civilização mundial pela sua antiguidade, e pelo seu desenvolvimento independente.O Caral é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

A antiguidade da Cidade Sagrada de Caral confirmou-se através de 42 datações rádio carbônicas realizadas nos Estados Unidos. Segundo estes, a Cidade Sagrada de Caral tem uma antiguidade média de entre 2627 a 2100 anos a.C. aproximadamente, enquanto no resto da América o desenvolvimento urbano começou 1550 anos depois deste Peru. A sua descoberta muda as teorias que até agora existiam sobre o aparecimento das antigas civilizações no Peru.

Até pouco tempo considerava-se a Chavín de Huántar o mais velho foco cultural deste país, com um máximo de 1500 anos a.C.

A cidade existiu durante os anos 3000 a.C. até 1800 a.C., quando a cidade sofreu com secas, fome, doenças e seus habitantes abandonaram a cidade, até ser descoberta em 1905.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6590506994300772&set=gm.6720672951288740&idorvanity=4127901240565937

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARCOLINO DINIZ , PERSONAGEM PRINCIPAL NO CERCO AO CASARÃO DE PATOS

 Por Manoel Severo Barbosa

Estando em Patos de Irerê não poderíamos deixar de citar que dentre todos os arranjos e conchavos vivenciados por Virgulino Ferreira, um dos que mais se destacam foi sem dúvida a relação mantida com a grande oligarquia da família Diniz, do coronel Marçal Diniz; seu irmão Laurindo, seu filho Marcolino Pereira Diniz e seu genro, o chefe político de Princesa, o poderoso Zé Pereira. 

É Interessante observar a incrível ligação consanguínea que acabou ligando esses personagens chaves desse período cangaceiro de Virgulino na Paraíba, senão vejamos: numa época em que os casamentos consanguíneos eram corriqueiros, o número de filhos bastante elevado e os homônimos existiam em todo lugar, Princesa apresentou alguns casos dignos de um autêntico quebra-cabeça.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6446112518743885&set=a.229016400453559

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

ZÉ RAMALHO AINDA JOVEM.

 Por MPB Bossa

Foto Instagram Zé Ramalho

Esse é o jovem Zé Ramalho. Após perder o pai afogado num açude ainda pequeno, e depois de experimentar cogumelos alucinógenos na faculdade, uma canção lhe foi soprada do além, onde segundo ele até OVNIS chegou a ver. E então uma palavra muito significativa que mudaria sua vida lhe foi revelada. 

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/posts/pfbid02cvMtxUvSNBYRXg6wfPn5eWCc7qpjmK95V2Fm93pcgYHTomFXjiCZJ2dqo1xBDhVGl?notif_id=1688384311580248&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO CALAIS

 Por Histórias do Cangaço

Nascido Pedro Silvino do Nascimento, em Macururé, foi, certamente, um dos mais cruéis.

Calais, um cabra bem famoso por se "envultar" com o poder das rezas, cabra cujo a volante tinha raiva por ele escapar em meio aos tiroteios e sumir.

o soldado Teófilo Pires estava em companhia de outros três soldados (Gregório Silvino do Nascimento, João Crisipa e Raimundo Soares) no ano de 1937, adentraram o Raso da Catarina, perto da fazenda Marruá.

Teófilo escutou um barulho, e achou parecido com o barulho de alguém cavando batata de umbuzeiro, e avisou aos companheiros.

Gregório que estava no comando não deu ouvidos, mas Teófilo voltou para o local seguindo os rastros, e viu o cangaceiro Calais cavando com uma espécie de lajota, o soldado então se aproveitou do barulho para se aproximar, quando estava a onze passos, Calais limpou a terra que estava em suas pernas e pegou o mosquetão e atirou em um soldado que se aproximava.

Teófilo então dispara um tiro na cabeça de Calais, e ele agoniza; o soldado percebe então um patuá, e tira o patuá, então Calais morre.

Teófilo ainda disse que tinha seis mil reis com Calais, além de ouro e prata.

Segue nossa página.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=227362523581887&set=a.111091058542368

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTOGRAFIA DOS DIRETORES E PROTAGONISTAS DO FILME JESUÍNO BRILHANTE, O CANGACEIRO.

 Por Dr. Epitácio de Andrade Filho


Fotografia histórica: Vanja Orico (esposa de Jesuíno), Carlos Tourinho - Diretor de fotografia; Nery Vitor (Jesuíno Brilhante) e uma parte de William Cobbett - Diretor do filme "Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro (1972), primeiro longametragem integralmente rodado no Rio Grande do Norte. 


Adendo:

Biografia de Vanja Orico.

Vanja Orico (Rio de Janeiro15 de novembro de 1931 — Rio de Janeiro28 de janeiro de 2015[1]), foi uma cantoraatriz e cineasta brasileira.

Surgiu no cenário artístico cantando Mulher rendeira, tema do filme "O Cangaceiro" (1953), de Lima Barreto, mas começou sua carreira cantando no filme "Mulheres e Luzes", em 1950, uma produção do cineasta Federico Fellini, quando estava na Itália estudando música. De volta ao Brasil, fez sua estréia no cinema brasileiro no clássico O cangaceiro, premiado no Festival de Cannes e sucesso no mundo inteiro, o que rendeu a ela o reconhecimento internacional, fazendo apresentações na Europa, na África, no Caribe e nos Estados Unidos. Gravou discos na França e foi recordista de vendas no Brasil. Foi capa das principais revistas da época.

Uma marca forte da sua trajetória no cinema é sua presença em vários filmes do Ciclo do Cangaço, do qual é uma das musas. Além do citado O cangaceiro, também participou de Lampião, o rei do cangaço (1964), Cangaceiros de Lampião (1967) e Jesuíno Brilhante, o cangaceiro (1972).

Paralelamente aos trabalhos como atriz (também atuou em Independência ou Morte, de 1972, no papel da Baronesa de Goytacazes,[2] e de Ele, o boto, em 1987), Vanja Orico desenvolveu importante carreira de cantora, com apresentações em várias partes do mundo. Em 1973 dirigiu o filme O segredo da rosa.

Era filha do diplomata e escritor Osvaldo Orico e mãe do cineasta Adolfo Rosenthal, fruto de seu casamento com o ator André Rosenthal.

Nos últimos anos, sofria do mal de Alzheimer. Morreu em 2015, no Rio de Janeiro, de câncer de intestino. Seu sepultamento aconteceu no Cemitério de São João Batista, zona sul da cidade.[1]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vanja_Orico

Enviado pelo o autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com