Seguidores

terça-feira, 27 de julho de 2021

NOVO LIVRO NA PRAÇA SOBRE CANGAÇO

Por José Mendes Pereira

 

Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS PARA VOCÊ NÃO FICAR SEM ELES. LIVROS SOBRE CANGAÇO SÃO ARREBATADOS PELOS COLECIONADORES.

   Por José Mendes Pereira 

A primeira obra é "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" que já está na 5ª. edição, e aborda o fenômeno do cangaço e a vida do maior guerrilheiro das Américas. Um homem que não temeu às autoridades policiais  e muito menos aqueles que lutavam contra a sua pessoa, na intenção de desmoralizá-lo nas suas empreitadas vingativas, e eliminá-lo do solo nordestino. Realmente foi feito o extermínio do homem mais corajoso e mais admirado do Nordeste do Brasil, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, mas não em combate, e sim, através de uma emboscada muito bem organizada pelo alagoano tenente João Bezerra da Silva. 


O Segundo livro da trilogia do escritor e pesquisador do cangaço é: "FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE" com 332 páginas, e um grande acervo de fotos relacionado ao assunto. E para aqueles que gosta de ler e ver fotos em uma leitura irá se sentir realizado com todas as fotos.


O terceiro livro da trilogia também do escritor José Bezerra Lima Irmão é: "CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO NORDESTE" resgata fatos sobre os quais a história oficial silencia ou lhes dá uma versão edulcorada ou distorcida: o "desenvolvimento" do Brasil, o desumano progresso de colonização feito a ferro e fogo, Guerra dos Marcates, Cabanada, Balaiada, Revolução Praieira, Ronco da Abelha, Revolta dos Quebra-Quilos, Sabinada, Revolta de Princesa, as barbáries da Serra do Rodeador e da Pedra do Reino, Guerras de Canudos, Caldeirão e Pau-de-Colher, dando ênfase especial à saga de Zumbi dos Palmares, Invasões Holandesas, Revolução Pernambucana de 1817, Confederação do Equador e Guerras da Independência, incluindo o 2 de Julho, quando o Brasil se tornou de fato independente... São assuntos que dão gostos a gente lê-los.  

Adquira-os com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

ou com o autor através deste g-mail: 

josebezerralima369@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 


CARIRI CANGAÇO OPINIÃO, O NOVO PROGRAMA DA MARCA CARIRI CANGAÇO ESTREIA NESTA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

 Por Manoel Severo

Do latim "Opinĭo" , uma opinião é um juízo que se emite sobre algo questionável. A opinião também é aquilo que se acha relativamente a algo ou alguém, é o parecer que se dá. Na visão da filosofia, a opinião "é uma proposição onde não se tem a confiança total sobre a verdade do conhecimento"... Noutros termos, a opinião admite a possibilidade de erro por não haver evidência plena... Neste sentido, a opinião seria uma afirmação com menor evidência da verdade do que uma certeza... A opinião, de qualquer modo, costuma estar associada aos juízos subjectivos." Já na filosofia de Parmênios ; filosofo grego (530 a.C - 460 a.C.) é uma ideia confusa acerca da realidade e que opõe ao conhecimento tido como verdadeiro....

Bem vindos ao Cariri Cangaço Grandes Encontros Opinião!

Depois do lançamento dos Programas AO VIVO do Cariri Cangaço nas plataformas digitais; Grandes Encontros Cariri Cangaço em canal no YouTube e Cariri Cangaço Personalidade no Instagran; o Cariri Cangaço inova e traz dentro dos Grandes Encontros um conceito novo de programa, com periodicidade bimestral, o OPINIÃO, reunirá a partir de temas pontuais e polêmicos; a essência, o olhar e as reflexões de convidados especiais, não necessariamente pesquisadores e ou escritores das temáticas sugeridas, mas, personalidades que com suas variadas percepções nos ajudarão a construir nosso próprio juízo de conhecimento sobre essa verdadeira saga que é a memória e história de nosso sertão. 


 Por aqui passarão temas eletrizantes, passivos de muitas análises e controvérsias, polêmicas, disse me disse, história e estórias, tudo para nos aproximar cada vez mais da percepção da verdade histórica que envolve e encanta a todos nós... 

Para o programa de estreia o Cariri Cangaço Grandes Encontros Opinião, terá um time feminino de peso, reunindo as pesquisadoras; Valquíria Becker de São Paulo, Wilma Leite de Alagoas, Janaína Tavares do Rio Grande do Norte e Sulamita Buriti da Paraíba; para refletir, discutir e dá sua opinião sobre: "Existia Amor no Cangaço?". Para esse primeiro programa definimos 4 personagens femininos da saga Cangaceira: Nenem de Ouro, companheira de Luiz Pedro; Adília, companheira de Canário; Inacinha, companheira de Gato e por fim Durvinha, companheira de Virgínio e em seguida, de Moreno.

Cada uma de nossas convidadas irá discorrer um pouco sobre a trajetória dessas meninas-mulheres cangaceiras, nos trazendo reflexões sobre episódios que podem nos trazer "luz" ao tema em debate, existia realmente amor no cangaço? A abordagem e o formato proposto pelo programa Grandes Encontros Cariri Cangaço Opinião tem o compromisso de a partir do debate respeitoso, consciente e acima de tudo lúcido, compreendendo os diversos olhares, colaborar para a construção dessa espetacular memória da história de nosso sertão. Sejam todos muito bem vindos.

Excepcionalmente o Programa de Estreia com Valquíria Becker, Wilma Leite, Janaína Tavares e Sulamita Buriti, será apresentado AO VIVO nesta próxima quinta-feira, dia 29 de julho de 2021, no horário das 19h30 no Canal do YouTube do Cariri Cangaço.

27 de Julho de 2021; Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/07/cariri-cangaco-opiniao-o-novo-programa.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A GUERRA DAS FAMILIAS:MONTES E FEITOSAS

 Por Jose Bezerra Lima Irmão

As pendengas entre os Monte e os Feitosa decorreram de questões de honra e disputas por terras e poder, nos sertões dos Inhamuns, Cariri e Icó.

Essas duas famílias haviam-se ligado pelo casamento de Francisco Alves Feitosa com Isabel do Monte, resultando mais tarde uma rixa familiar de cunhado contra cunhado, acrescida de disputa por terras e poder, no período da colonização. Foram tantas as mortes que o rei de Portugal teve de intervir, ordenando represálias contra os dois clãs.
Em virtude das lutas dessas famílias por anos a fio, muitos de seus membros fugiram do Ceará e foram morar em outros lugares. A cidade sergipana de Porto da Folha foi fundada por gente da família Feitosa, dali se espalhando por localidades vizinhas, em Sergipe e Alagoas. Por sua vez, muitos indivíduos dos Montes se instalaram em Penedo, Propriá Aquidabã e Carira. Um valentão chamado Manoel Monte, da fazenda Baixa do Gado, em Carira, entrou em luta com os Guedes e terminou se tornando cangaceiro, embora tivesse morada fixa em Monte Alegre e vivesse sossegado em sua fazenda Albano, na beira do Riacho do Cachorro.
A mãe do cangaceiro Antônio Silvino descendia dos Feitosa.
Os ancestrais de Virgulino, o Lampião, pelo lado paterno – família Ferreira Lima – eram também descendentes dos Alves Feitosa, da povoação de Inhamuns, à época município de Tauá, no Ceará, família antiga, dos primeiros povoadores do sudoeste do Ceará. A sesmaria de um dos patriarcas da família, Lourenço Alves Feitosa, ficava onde hoje é Cococi, atual distrito de Parambu. Seu irmão Francisco Alves Feitosa era dono da fazenda Barra do Jucá, no Vale do Jaguaribe. Vários membros da família Alves Feitosa debandaram do sertão dos Inhamuns em virtude de questões com a família Monte. Para não serem localizados pelos inimigos, muitos mudaram de nome, trocando o “Feitosa” por “Ferreira”, acrescido ora de “Barros”, ora de “Lima”. O padrinho de Anália, irmã de Lampião, foi Terto Alves Feitosa (Terto Baião, das fazendas Enforcado e Lagoa Cercada), um dos que não mudaram de nome, continuando com o “Alves Feitosa”.

O bisavô paterno de Lampião, José Alves Feitosa, passou a identificar-se como José Ambrósio Ferreira Lima. Tinha dois filhos: Antônio Ferreira Lima e João Ferreira Lima. Antônio Ferreira Lima é o avô de Lampião. Seu nome antes era Antônio Alves Feitosa, porém passou a se identificar ora como Antônio Ferreira Lima, ora como Antônio Ferreira de Barros, ora como Antônio Ferreira da Silva, ora como Antônio Ferreira de Magalhães. Casou com uma moça do lugar Peru, na ribeira do São Domingos, chamada Maria Francisca da Chaga (dona Maria Chaga). Tiveram três filhos e duas filhas. O filho mais velho de Antônio Ferreira e Maria Chaga chamava-se João Ferreira Sobrinho, alcunhado de João Rola. O segundo filho foi José Ferreira (pai de Lampião). O terceiro chamava-se Venâncio Ferreira. Este, já adulto, se mudou para Juazeiro do Norte, onde botou uma venda (mercearia). Por motivos de doença, gastou tudo o que tinha no tratamento e foi para Picos, no Piauí.
Além desses três filhos legítimos, Antônio Ferreira Lima teve ainda um filho bastardo com uma bela jovem de olhos azuis e cabelos ruivos chamada Matilde. O filho recebeu o nome de Antônio José Ferreira e ficaria conhecido como Antônio de Matilde, ou simplesmente Antônio Matilde. Esse personagem viria a ter enorme influência na vida de Virgulino, seu sobrinho.
Aí está uma síntese apertada de resultado de pesquisas que exponho no meu Lampião – a Raposa das Caatingas.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/07/a-guerra-das-familiasmontes-e-feitosas.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VEM COISA BOA POR AI...

 Por Manoel Severo

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/07/vem-coisa-boa-por-ai.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRO POPOFF, O MENINO DO CORDEL E DO BAIÃO É O CONVIDADO ESPECIAL DO CARIRI CANGAÇO PERSONALIDADE DESTA SEGUNDA

 

Pedro Popoff, 15 anos, ator, cantor, palestrante, fundador da primeira cordelteca de Bauru, Diretor Geral da Comissão Jovem IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) e ex-presidente da Comissão Infantojuvenil IOV Secção Brasil, credenciada pela Unesco, que protege, preserva e promove todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), promovendo a compreensão e apreciação da diversidade cultural e a cultura de paz.

Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Bauru, Pedro do cordel inicia sua trajetória com 5 anos de idade, quando decide por dom ou motivo de força muito maior que qualquer explicação, se interessar pela cultura nordestina. O amor pela literatura nordestina o fez adotar informalmente o sobrenome "Cordel e disseminar para outras crianças o conhecimento que acumulou ao longo da pouca idade.  Pedro tem um projeto educativo desde seus 8 anos, o “ Brincando de Cordel. Sua aula show tem o objetivo de disseminar para outras crianças a importância de se conhecer as nossas culturas e tradições no Brasil, incentivo à leitura, protagonismo juvenil e combate à violência contra a mulher,  plantando sementes de amor e cultura por onde passa.  Em abril de 2019, Pedro inaugura a 1ª Cordelteca (biblioteca de cordel) em Bauru, nomeada GONÇALO FERREIRA. 



Pedro Popoff em momentos de Cariri Cangaço

Hoje, a Cordelteca possui mais de 3 mil cordéis, reunidos durante sua jornada. O local também recebe visitações de alunos das escolas de Bauru e região e também apreciadores da cultura.  Com um talento singular e símbolo de amor à cultura popular, Pedro tem em seu currículo participações em programas de TV, tais como Criança Esperança no reality Click esperança, duas vezes no Encontro com Fátima Bernardes,  duas vezes no Hora do Faro da Record,  etc...  Já participou de congressos como Cariri Cangaço e Sertão Cangaço diversas ocasiões, simpósios, festivas . Hoje Pedro é convidado para congressos, feiras literárias e palestras em universidades de todo País.  Pedro também se apresenta em shows com sua banda de forró pé-de-serra. Poeta  com 6 títulos de cordéis lançados, segue na difusão da cultura .

CARIRI CANGAÇO PERSONALIDADE

SEGUNDA, DIA 26 DE JULHO DE 2021 , AS 20H

AO VIVO INSTAGRAM DO CARIRI CANGAÇO

@cariricangaço

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/07/pedro-popoff-o-menino-do-cordel-e-do.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROTA TURÍSTICA DO CANGAÇO LAMPIÔNICO

Por Geovan Farias

Região do Estado de Sergipe, Município de Poço Redondo às margens do Velho Chico, a Grota do Angico, onde tem uma pequena gruta, Combatentes Cangaceiros Lampiônicos foram atacados com o avanço da tropa, fortemente armada, do Governo do Estado de Alagoas.

A tropa Alagoana deixou para trás corpos de Cangaceiros mutilados, seviciados com vilipêndio de cadáveres, dignos de um filme de terror.

No ataque surpresa a tropa Lampiônico reage de forma heróica, contudo, é obrigada a recuar. Sem o Comando Central, atacado mortalmente, os Cangaceiros Lampiônicos, ao longo do tempo, depuseram às armas e foram Anistiados, pondo, assim, o fim da Era Lampiônica no Cangaço.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1985975681566538&notif_id=1627383261174652&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JARARACA SANTO?

Por Aderbal Nogueira

https://youtu.be/hlak-kmSSRg

Bala vai e bala vem. A morte de Jararaca, basta clicar no link https://youtu.be/hlak-kmSSRg 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÚLTIMO SHOW DE LUIZ GONZAGA. ESSA FOI A DESPEDIDA DIA 06/06/1989 NO TEATRO DOS GUARARAPES EM RECIFE

 Por Edinaldosidrim#gentedecente

https://www.youtube.com/watch?v=Paimv2Ow1D0&ab_channel=EDINALDOSIDRIM%23GENTEDECENTE

http://blogtdomendesemendes.blogspot.com

SABINO DAS ABÓBORAS E O CANGAÇO EM CAJAZEIRAS - PARAÍBA.

Por Geraldo Júnior 

https://www.youtube.com/watch?v=d2tXKP4LeJU&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A atuação do temível cangaceiro Sabino das Abóboras e o cangaço na região de Cajazeiras no estado da Paraíba são alguns dos assuntos abordados nesse documentário. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE TAMBÉM NO CANAL "ARQUIVO NORDESTE": https://www.youtube.com/channel/UCjSU... 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. 

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogs.pot.com

A MORTE DE LIVINO FERREIRA - IRMÃO DE LAMPIÃO.

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=nXXlE_76gZU&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A história da morte daquele que ainda hoje é apontado como o mais afoito e mais destemidos entre todos os irmãos de Lampião. Tanto que a sua imprudência foi a principal responsável pelo seu fim trágico ocorrido no município pernambucano de Flores e cuja a história vocês ouvirão sendo contada no exato local onde houve o grande e histórico combate do Tenório e onde o valente "Vassoura" veio dar seus últimos suspiros. 

Assistam. INSCREVAM-SE TAMBÉM: https://www.youtube.com/channel/UCjSU... Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com