Seguidores

terça-feira, 24 de agosto de 2021

LAMPIÃO CONTRA A FAMÍLIA RIBEIRO

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=OBVgwm2ukXM&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRESENTE.

Por Sálvio Siqueira
https://www.youtube.com/watch?v=b3tKkbJfo3s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o
 

O AMIGO, PESQUISADOR DOCUMENTARISTA, Aderbal Nogueira , NOS PRESENTEIA COM ESSA SENSACIONAL OBRA PRIMA CULTURAL SOBRE A CIDADE HISTÓRICA DE PIRANHAS, AL.

NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS, AMIGO.

Amigo Sálvio Siqueira fiz esse vídeo faz um tempo.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IGREJA DE SÃO JOÃO

 Clerisvaldo B. Chagas, 25 de agosto de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.577


Estamos dentro dos 104 anos em que foi construída a igreja de São João no subúrbio santanense Bebedouro. Com a devastação humana da gripe espanhola no mundo e, particularmente no Brasil, o vendedor de sola da localidade, também festeiro da região, senhor João Lourenço, construiu a igreja, quase defronte a sua casa, dedicando-a a São João como motivo de promessa contra a expansão da gripe espanhola. As mulheres da casa, artesãs de chapéus de couro de bode, uniram-se na construção do templo. Após a construção, procissões saíam daquela igreja em direção ao Centro da cidade conduzindo velas e pedidos a São João.

Tudo indica que após essa fase, a igreja de São João pareceu ficar esquecida

No início do século XXI, descobri a igreja abandonada já em ruínas, mas com portas cerradas e a cruz de madeira do átrio somente com o braço vertical. Fotografei. Ofertei a foto inédita ao professor Alberto Nepomuceno Agra que estava montando um museu particular no primeiro andar da sua farmácia Vera Cruz. Daí para cá outras pessoas também fotografaram as ruínas.

João Lourenço, religioso e promotor de festas na localidade, veio a falecer na década de 40, picado por uma jiboia conduzida por um soldado bêbado e surtado, na feira de Santana. Jiboia essa retirada às escondidas do criatório de animais exóticos, do quintal do coronel Lucena Maranhão pelo soldado Monteiro. Assombrando a população da feira com a cobra sobre os ombros, o soldado entrou até na igreja Matriz de Senhora Santana, por uma porta lateral e saindo na outra. No meio do povo feirante estava João Lourenço. Ao passar pelo cidadão, o policial surtado e bêbado, jogou o ofídio nas partes de Lourenço. A jiboia não tem veneno, mas desenvolveu um mal que levou o homem à morte. (Oscar Silva-Fruta de Palma).

Ninguém havia se interessado em recuperar a igreja de São João que fora profanada por um político e advogado santanense, diziam os que à igreja se referiam.

Até mesmo as ruínas poderiam ser aproveitadas para o turismo, mas...

FOTO (B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/08/igrejade-sao-joao-clerisvaldob.html

CALDO-DE-FEIJÃO

 Clerisvaldo B. Chagas, 24 de agosto de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.576

 

O arrulhar tristonho, saudoso e agradável das pombas sertanejas, também acontece na cidade. O canto que se houve às manhãs na minha rua, junta-se a outros ruídos do despertar matutino do trecho. É nosso o canto da rolinha branca no médio sertão alagoano e rara a presença de outras espécies como a rolinha fogo-pagou, caldo-de-feijão e azul, privilégio do sertão mais distante. Pois, além da raridade da rolinha caldo-de-feijão nessa área, sua presença nas ruas do Bairro São José, é uma grata surpresa para a vista e para os ouvidos. As pombas arrulham pelos arredores, surgem como casais na fiação da rua, defronte a minha casa, mergulham para o calçamento a catar pedrinhas, cujos pardais, donos do território, já se acostumaram à presença das rolinhas caldo-de-feijão e não mais as agridem.

Eu fico de boca aberta contemplando as rolinhas caldo-de-feijão diante da natureza. Dóceis, mas também cismadas, não demoram muito cantando nos fios e nem catando pedrinhas. Mas a presença dessa ave é o suficiente para limpar os olhos e ornar as acácias e pau-brasil da rua. A belíssima cor do caldo de feijão da sua plumagem, faz um bem danado ao observador. A paisagem citadina se Santana do Ipanema se enriquece quando os bichos selvagens procuram a companhia dos humanos, atraídos pela arborização.

As rolinhas urbanizadas estão ajudando a louvar o nosso santo padroeiro São José, com seus cânticos. É que está havendo a festa do pai de Jesus aqui no bairro, na avenida principal Castelo Branco onde está armado um parque de diversões, mesmo nessa pandemia.

Não tem espingarda, não tem peteca, não tem arapuca, apenas os registros sutis das câmeras curiosas e sedentas do seu dono pela Natureza. E apesar de tantas escolas não temos notícias de nenhum pesquisador do fenômeno nas ruas da cidade.

Obrigado a Mãe Natureza em deixar mais perto de nós o som “a-uuu”, “a-uuu” e a cor original e bela da rolinha-caldo-de-feijão.

O padroeiro agradece.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/08/caldo-de-feijao-clerisvaldob.html

HOJE NA HISTÓRIA - EM 24 DE AGOSTO DE 1954 COMETE SUICÍDIO O EX-PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS.

Por Jair Som

No dia 24 de agosto de 1954 o Brasil ficou chocado com o suícidio do então presidente Getúlio Vargas. Ele morreu em seu quarto, após disparar um tiro no próprio coração, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Nascido no dia 19 de abril de 1882, em São Borja (RS), ele foi presidente do Brasil em duas ocasiões, líder da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha. Getúlio ficou conhecido pelos seus simpatizantes como "o pai dos pobres" por ter criado muitas leis sociais e trabalhistas. Considerado um dos políticos mais controversos da história do Brasil, Getúlio foi presidente do país em dois períodos. No primeiro, ficou 15 anos no poder, de 1930 a 1945. Este governo foi dividido em três fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; entre 1934 e 1937 foi presidente da república do Governo Constitucional, eleito presidente pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo, após um golpe de estado. Em seu segundo mandato, Getúlio foi eleito por voto direto e governou o Brasil por três anos e meio até o dia de sua morte.

Fonte History

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=2007770999387006%2C2006967526134020%2C2006965992800840%2C2006933082804131&notif_id=1629742199390468&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

MORRE CHARLIE WATTS, BATERISTA DOS ROLLING STONES

 

Charlie Watts, baterista dos Rolling Stones, morreu aos 80 anos, nesta terça-feira (24). A informação foi confirmada por Bernard Doherty, agente do músico, em comunicado para a imprensa britânica.

“É com imensa tristeza que anunciamos a morte de nosso amado Charlie Watts”, diz o texto. Segundo informações do jornal Daily Mail, Watts morreu no hospital de Londres e estava cercado por sua família.

No início deste mês, Watts informou que não poderia acompanhar os Rolling Stones em sua recém-anunciada turnê de fim de ano nos Estados Unidos. O músico planejava participar da No Filter Tour, que está programada para começar em 26 de setembro em St. Louis, mas encontrava-se em recuperação de uma cirurgia. Na ocasião, comunicou que seria substituído por Steve Jordan e lamentou não estar presente pela primeira vez em quase 60 anos em um show dos Stones.

Charlie Watts juntou-se aos Rolling Stones em 1963 depois de conhecer Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones enquanto tocava em clubes de rhythm and blues. Junto com Jagger e Richards, Watts participou de todos os álbuns de estúdio da banda. Ele era considerado como um dos maiores bateristas de todos os tempos.

https://www.radiorock.com.br/2021/08/24/morre-charlie-watts-baterista-rolling-stones/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTO

 

No último sábado (21/08) realizou-se em Caicó/RN, nas dependências do Mercado Público, o lançamento do livro “O tiro que matou Lampião”, de minha autoria. Evento simples, porém organizado com dedicação e cuidado diante do momento pandêmico que ainda vivenciamos. Agradeço à minha esposa e aos meus pais pelo auxílio prestado, ao amigo e professor Antônio Neves pela idealização e apresentação da obra e a todos os amigos e amigas que tiraram um pouco do seu tempo para participar daquele momento cultural. Na ocasião, tive a oportunidade de proferir conferência com o tema “Virgulino Ferreira: de menino sertanejo a Rei do Cangaço”, momento no qual abordamos alguns importantes aspectos do fenômeno social cangaço e da vida de Lampião. Sigamos!






https://www.facebook.com/

http:/blogdomendesemendes.blogspot.com

ANGICO, O INÍCIO DO FIM - JOCA BERNARDO E PEDRO DE CÂNDIDO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=V_JIJ-pTt0Q&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - COMBATE COM GATO E PRISÃO DE INACINHA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=txYo1pI56NQ&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Sargento Elias narra combate que teve com Gato, onde Inacinha saiu ferida e presa. Chiquinho Rodrigues fala do ataque de Gato a Piranhas, onde achava que Inacinha estava detida. Sargento Elias e as armas e munições que abasteciam Lampião. Conta também sobre a violência cometida pelas volantes aos coiteiros descobertos. Link desse vídeo: https://youtu.be/txYo1pI56NQ

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELO

Por Geraldo Júnior

AO LADO DE UM DOS GRANDES E MAIS ANTIGOS NOMES REFERENTES AOS ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE OS TEMAS CANGAÇO E NORDESTE.

Frederico Pernambucano de Melo.
Autor de clássicos como Benjamin Abrahão - Entre anjos e cangaceiros, Guerreiros do Sol e A estética do cangaço, entre outros.
Livros que vocês podem adquirir entrando em contato com o Professor Pereira através do número (83) 9 9911-8286 (Whatsapp).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com