Seguidores

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Projeto XAXADO, MEU BEM, XAXADO - CABRAS DE LAMPIÃO HOMENAGEIA O REI DO BAIÃO.


O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião está de malas prontas para percorrer diversas cidades do nordeste levando Oficinas de Xaxado, palestras com Anildomá Willans de Souza e fazendo apresentações em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.

Trata-se do projeto XAXADO, MEU BEM, XAXADO: O CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA, realizado com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura), Fundarpe e Secretaria de Cultura, além do incentivo também do Ministério da Cultura / Governo Federal, através do Prêmio Funarte de Danças Klauss Vianna 2011.

A jornada começa no dia 23 de novembro, na cidade de Águas Belas (Pernambuco) e se estenderá até o dia 21 de dezembro, passando pelas seguintes cidades:

·               ÁGUAS BELAS (PERNAMBUCO), dia  23 de novembro/2012;
·               PARNAMIRIM (PERNAMBUCO), dia 24 de novembro/2012;
·               SERRITA (PERNAMBUCO), dia 28 de novembro/2012;
·               OLINDA, (PERNAMBUCO), dia 29 de novembro/2012;
·               RECIFE, (PERNAMBUCO), dia 30 de novembro/2012;
·               DELMIRO GOUVEIA (ALAGOAS), dia 04 de dezembro/2012;
·               ÁGUA BRANCA (ALAGOAS), dia 05 de dezembro/2012;
·               PAULO AFONSO (BAHIA), dia 06 de dezembro/2012;
·             NAZARÉ DA MATA,  08 (PERNAMBUCO), dia 08 de dezembro/12
·               ALIANÇA, (PERNAMBUCO), dia 09 de dezembro/12
·               CAJAZEIRAS (PARAIBA), dia 11 de dezembro/2012.
·               EXU (PERNAMBUCO),  dia 12 de dezembro/2012;
·               SALGUEIRO, (PERNAMBUCO), dia 13 de dezembro/2012;
·               OROBÓ, (PERNAMBUCO), dia 14 de dezembro/2012;
·               LIMOEIRO, (PERNAMBUCO), dia 15 de dezembro/2012;
·               BARBALHA (CEARÁ), dia 17 de dezembro/2012;
·               JUAZEIRO DO NORTE (CEARA), dia 18 de dezembro/2012;
·               CRATO (CEARÁ), dia 18 de dezembro/2012;
·               CARUARU, (PERNAMBUCO), dia 21 de dezembro/2012.

“Muito nos honra essa empreitada, sobretudo porque Luiz Gonzaga canta em seu repertório as músicas do Cangaço e foi quem melhor manteve viva a dança do XAXADO, nos permitindo reproduzir no palco com originalidade e autenticidade”, comemora a diretora e coreógrafa do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Cleonice Maria.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é o maior divulgador desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão. O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o Cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço. É um espetáculo que conduz o expectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, ao longo de seus 17 anos, já se apresentou em mais de 500 cidades, em todas as regiões do Brasil, participando de festivais nacionais e internacionais.

MEMÓRIA MUSICAL DO CANGAÇO

Na bagagem, além de muito Xaxado, o grupo apresenta para o público seu mais novo trabalho, o CD Memória Musical do Cangaço, gravado pelos Cabras de Lampião em parceria com o cantor e compositor serra-talhadense Rui Grude.

O CD resgata letras e melodias do Ciclo do Cangaço e do folclore nordestino, porém, conforme a tradição indica, a maioria delas é de autoria de Lampião, Zabelê, Gitirana, Cajarana e outros vates das trincheiras do Cangaço, cujos nomes se perderam nos carrascais empoeirados do sertão brabo, entre o facheiro, o mandacaru e a unha de gato, mas suas obras nos chegam verdejantes, entoando a identidade cultural do homem nordestino.

“A Música do Cangaço nasceu dentro dos bandos. Não foi produzida fora e os cangaceiros assimilaram, receberam e adotaram. Eram, eles mesmos, com seus poetas e músicos, compondo, tocando, dançando, recitando. Sendo, inclusive, dezenas dessas modinhas, atribuídas à autoria ao próprio Lampião, outras, a Zabelê, Cajarana e Gitirana”, explica o pesquisador e escritor do Cangaço Anildomá Willans de Souza – responsável pela pesquisa histórica do projeto junto com Cleonice Maria (diretora dos Cabras de Lampião).

Com produção de Karl Marx e Rui Grude o CD conta com participações especiais de Assisão, Ray di Serrat, Carlinhos Pajeú e Kell Magalhães, cantando canções que compõe o DNA da música cangaceira. O CD pode ser adquirido no Museu do Cangaço de Serra Talhada. Mais Informações: (87) 3831 3860 / E-mail: cabrasdelampiao@gmail.com

Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço: 

Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Conheça mais uma história sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

 De pai pá fio, de pai pá fio - Gonzaguinha e Gonzagão

Seu Reginaldo Silva, 59, trabalhou produzindo os shows do Mestre Lua durante 12 anos, entre 1977 e 1989, quando Luiz Gonzaga faleceu. Mora em Juazeiro do Norte e hoje dirige a Fundação Vovô Januário, criada para ajudar as crianças pobres de Exu.

A Ponte

Ele ia viajando num veraneio com Dominguinhos. Era Dominguinhos quem dirigia. Aí chegaram de noite perto de um rio grande que a chuva tinha levado a ponte.

Luiz Gonzaga e Dominguinhos

Quando chegaram nesse lugar, tinha um cidadão que morava na ribeirinha balançando um lampião no sentido de dizer “não, não entre”.


Mas Seu Luiz, que era muito teimoso, mandou Dominguinhos seguir em frente. 

“Deixe de ser teimoso, não está vendo que o homem está dizendo que é por aqui?”, dizia ele. E foram rio adentro.

Só viram que não tinha ponte quando o carro já estava cheio d’água e tiveram que sair do carro nadando.

Passaram resto da noite na beira do rio, e de manhã foram ver que não tinha ponte. Seu Luiz foi atrás do homem e perguntou porque ele estava mandando eles irem. 

“Pois eu tava era dizendo que não entrasse no rio, que não tinha ponte”, respondeu o homem.

http://iurirubim.blog.terra.com.br/

Semana dedicada à Anathália Cristina Queiroga Pereira


“Feliz a alma que está plantada Maria, a árvore da Vida; mas feliz aquela na qual cresceu e floriu; mas a mais feliz de todas é aquela que saboreou e conservou até a morte” o amor infinito por todos que a cercaram e que continuam a amá-la na sua lembrança.

 
Toda homenagem do mundo é pequena diante de sua magnitude e grandiosidade de pais, irmão, avós, tios, primos, parentes e amigos.

Anathália Cristina e Júlio Batista Pereira - seu pai.

Tenha sua alma para Deus a santidade que apresentou em vida para todos nós. Amamos-te muito e para sempre. Descanse em paz!


Se você quer saber mais sobre Anathália Cristina Queiroga Pereira, clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/05/direito-que-anathalia-cristina-queiroga.html