Seguidores

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Projeto XAXADO, MEU BEM, XAXADO - CABRAS DE LAMPIÃO HOMENAGEIA O REI DO BAIÃO.


O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião está de malas prontas para percorrer diversas cidades do nordeste levando Oficinas de Xaxado, palestras com Anildomá Willans de Souza e fazendo apresentações em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.

Trata-se do projeto XAXADO, MEU BEM, XAXADO: O CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA, realizado com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura), Fundarpe e Secretaria de Cultura, além do incentivo também do Ministério da Cultura / Governo Federal, através do Prêmio Funarte de Danças Klauss Vianna 2011.

A jornada começa no dia 23 de novembro, na cidade de Águas Belas (Pernambuco) e se estenderá até o dia 21 de dezembro, passando pelas seguintes cidades:

·               ÁGUAS BELAS (PERNAMBUCO), dia  23 de novembro/2012;
·               PARNAMIRIM (PERNAMBUCO), dia 24 de novembro/2012;
·               SERRITA (PERNAMBUCO), dia 28 de novembro/2012;
·               OLINDA, (PERNAMBUCO), dia 29 de novembro/2012;
·               RECIFE, (PERNAMBUCO), dia 30 de novembro/2012;
·               DELMIRO GOUVEIA (ALAGOAS), dia 04 de dezembro/2012;
·               ÁGUA BRANCA (ALAGOAS), dia 05 de dezembro/2012;
·               PAULO AFONSO (BAHIA), dia 06 de dezembro/2012;
·             NAZARÉ DA MATA,  08 (PERNAMBUCO), dia 08 de dezembro/12
·               ALIANÇA, (PERNAMBUCO), dia 09 de dezembro/12
·               CAJAZEIRAS (PARAIBA), dia 11 de dezembro/2012.
·               EXU (PERNAMBUCO),  dia 12 de dezembro/2012;
·               SALGUEIRO, (PERNAMBUCO), dia 13 de dezembro/2012;
·               OROBÓ, (PERNAMBUCO), dia 14 de dezembro/2012;
·               LIMOEIRO, (PERNAMBUCO), dia 15 de dezembro/2012;
·               BARBALHA (CEARÁ), dia 17 de dezembro/2012;
·               JUAZEIRO DO NORTE (CEARA), dia 18 de dezembro/2012;
·               CRATO (CEARÁ), dia 18 de dezembro/2012;
·               CARUARU, (PERNAMBUCO), dia 21 de dezembro/2012.

“Muito nos honra essa empreitada, sobretudo porque Luiz Gonzaga canta em seu repertório as músicas do Cangaço e foi quem melhor manteve viva a dança do XAXADO, nos permitindo reproduzir no palco com originalidade e autenticidade”, comemora a diretora e coreógrafa do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Cleonice Maria.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é o maior divulgador desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão. O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o Cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço. É um espetáculo que conduz o expectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, ao longo de seus 17 anos, já se apresentou em mais de 500 cidades, em todas as regiões do Brasil, participando de festivais nacionais e internacionais.

MEMÓRIA MUSICAL DO CANGAÇO

Na bagagem, além de muito Xaxado, o grupo apresenta para o público seu mais novo trabalho, o CD Memória Musical do Cangaço, gravado pelos Cabras de Lampião em parceria com o cantor e compositor serra-talhadense Rui Grude.

O CD resgata letras e melodias do Ciclo do Cangaço e do folclore nordestino, porém, conforme a tradição indica, a maioria delas é de autoria de Lampião, Zabelê, Gitirana, Cajarana e outros vates das trincheiras do Cangaço, cujos nomes se perderam nos carrascais empoeirados do sertão brabo, entre o facheiro, o mandacaru e a unha de gato, mas suas obras nos chegam verdejantes, entoando a identidade cultural do homem nordestino.

“A Música do Cangaço nasceu dentro dos bandos. Não foi produzida fora e os cangaceiros assimilaram, receberam e adotaram. Eram, eles mesmos, com seus poetas e músicos, compondo, tocando, dançando, recitando. Sendo, inclusive, dezenas dessas modinhas, atribuídas à autoria ao próprio Lampião, outras, a Zabelê, Cajarana e Gitirana”, explica o pesquisador e escritor do Cangaço Anildomá Willans de Souza – responsável pela pesquisa histórica do projeto junto com Cleonice Maria (diretora dos Cabras de Lampião).

Com produção de Karl Marx e Rui Grude o CD conta com participações especiais de Assisão, Ray di Serrat, Carlinhos Pajeú e Kell Magalhães, cantando canções que compõe o DNA da música cangaceira. O CD pode ser adquirido no Museu do Cangaço de Serra Talhada. Mais Informações: (87) 3831 3860 / E-mail: cabrasdelampiao@gmail.com

Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço: 

Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário