Seguidores

segunda-feira, 5 de junho de 2023

RELÍQUIA DO CANGAÇO

Por Ivan Almeida

Uma das maiores relíquias da História do Cangaço foi roubado do Museu da Casa de Cultura de Serra Talhada, os óculos de Virgolino Ferreira da Silva foram levados no dia 11 de dezembro de 2011.

Par de óculos que pertenceu ao cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938). A peça, em ouro 16 quilates foi furtada em 2011 do museu de Lampião em Serra talhada (PE).

O museu não tinha câmeras de segurança. Os óculos estavam em uma cúpula de vidro, removida pelo ladrão.

O par de óculos tem valor histórico inestimável. Lampião era cego do olho direito e usava óculos para tentar esconder o problema.

No dia 10 de janeiro de 2012, a polícia Civil recupera os objetos, os óculos estavam com Manoel Messias da Silva Santos, de 20 anos que chegou a procurar a Casa da Cultura de Serra Talhada exigindo uma recompensa para que o objeto fosse devolvido, ocasião que foi detido pelos policiais.

#Lampião #cangaco #reidocangaco #FundacaoCasadaCulturaSerraTalhada

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO...

Por Roger Anderson Alves Ferreira

Ontem foi aniversário de um guerreiro que nunca será esquecido ,para os desinformados um bandido para quem estuda o cangaço um herói que lutou por justiça e fez justiça ao seu reinado ,homem bom e honesto 125 anos de lampião o rei do sertão nordestino. 

https://www.facebook.com/groups/179428208932798/user/100008661615175/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ORDENA O PRIMEIRO CRIME DO CANGACEIRO MENINO VOLTA SECA

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=NGMFC3LNwg8&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Lampião, o Rei do Cangaço, comandando seu Bando de cangaceiros, num combate com Volantes Policiais do Estado da Bahia, na dura guerra do cangaço nordestino, ordena que o garoto cangaceiro Volta Seca, recém chegado ao grupo, execute um soldado que agonizava no chão, baleado.
Temas relacionados:

Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota do Angico, Contos do cangaço no sertão, Cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, Lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, Lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.
#NoRastroDoCangaço Vejam também:    • LAMPIÃO O VINGADO...      • A MORTE DOS CANGA...      • LAMPIÃO IMPÕE TER...      • A MONSTRUOSIDADE ...      • LAMPIÃO  -  DAVÍ ...  
UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

02081989 MORRE LUIZ GONZAGA REI DO BAIãO TOMGAMES

Por Luiz M
https://www.youtube.com/watch?v=bFbH91Hj4_A&t=42s&ab_channel=LuizM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HISTÓRIA VIVA CANGAÇO

 Por Circulando

https://www.youtube.com/watch?v=1osUEDB6hVA&ab_channel=Circulando

Viagem de Bicicleta aos sertões.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM SÃO ESTES CANGACEIROS?

 Por José Mendes Pereira


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENCONTRANDO POETAS E VIOLEIROS.

 Por José Mendes Pereira

Manel Soares (Careca) e José Di Rosa Maria (Zé Ribamar). 

Se você vai fazer uma brincadeira em sua casa e está pensando em fazer uma cantoria com bons violeiros e poetas, procura o José Di Rosa Maria, que além dele, tem vários amigos profissionais na poesia e na viola, que animarão a sua festa.

Entre em contato com ele através deste número 9.9458-6607, ou pelo endereço eletrônico - ibamarpoeta@outlook.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SOBREVIVENTES DO TEMPO DO CANGAÇO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=c44hAXKxGzM&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nesse vídeo que estou repostando faço vários recortes de remanescentes que gravei ao longo do tempo. Para participar da Expedição Rota do Cangaço entre em contato pelo e-mail: narotadocangaco@gmail.com Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @aderbalnogueirac...   #lampiao #cangaço #maria bonita #cangaceiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO O VINGADOR - A TERRÍVEL VINGANÇA DO REI DO CANGAÇO À FAMÍLIA NUNES

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=oUSn_nfIK7E&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Lampião, o Rei do Cangaço, após ter dois de seus cangaceiros rendidos, presos e entregues às autoridades, no lugar denominado Aguiar, no estado da Paraíba, pelo Senhor Justino Nunes, quando tentavam assaltar sua propriedade, fica furioso e decide vingar-se, proporcionando verdadeiro terror à família dos Nunes, matando friamente João Nunes, irmão de Justino. Fonte: Lampião – As Mulheres e o Cangaço Antônio Amaury Corrêa de Araújo Temas relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota do Angico, Contos do cangaço no sertão, Cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, Lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, Lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço Vejam também:    • LAMPIÃO E MARIA B...      • O PERVERSO CANGAC...      • LAMPIÃO CRUEL DEC...      • LAMPIÃO MANDA EXE...      • MEIA-NOITE O CANG...      • A MORTE DO CANGAC...      • MARIA JOVINA E A ...      • A HISTÓRIA DE DUL...      • LAMPIÃO FAZ JUSTI...      • LAMPIÃO IMPIEDOSO...   UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

APRENDENDO OU RECORDANDO

 Clerisvaldo B. Chagas 5 de junho de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.898

Os tipos de relevo terrestre abaixo, vão permitir que você diga em qual deles está situada a cidade em que você mora. Pense e responda para você mesmo.

No geral temos 4 tipos de relevo: Montanha, planalto, planície e depressão.

Montanhas – São as formas de relevo de maior altitude. Um conjunto de montanhas forma uma serra e várias serras formam uma cordilheira. No sertão chamamos montanha baixa de serrote.

PAISAGEM DE RELEVO TIPO DEPRESSÃO, MUNICÍPIO DE OLIVENÇA, VISTA DA AL-130. (FOTO; B. CHAGAS).

Planaltos – São terras altas, planas, irregulares pelas ações externas: chuvas, ventos, rios, que ajudam a levar os sedimentos desses desgastes, para regiões mais baixas, como as planícies e depressões. Os planaltos podem ser formados por chapadas, morros e serras. Chapadas, formas que imitam degraus (escarpa) e topo plano. Morros: elevações de formas arredondadas. Serras: conjuntos de morros fortemente desnivelados.

Planícies – São formações baixas, mais ou menos planas, aplainadas por longo processo de erosão.  que recebem grande quantidade de sedimentos das regiões mais altas.

Depressões – São superfícies aplainadas por longo processo de erosão. São planas ou ligeiramente onduladas, baixas em relação ao seu derredor como os planaltos.

É de se notar que apresentamos apenas as formações gerais e costumeiras do relevo terrestre. Mas existem os estudos detalhados e específicos de alguns lugares difíceis de encaixá-los no geral. Essas particularidades precisam sempre de um bom intérprete que usam até mesmo expressões formadas na hora da interpretação.

Já o estado de Alagoas, tem como geral, três unidades de relevo: Planície Litorânea, Planalto e Depressão.

Aqui vamos encontrar montanhas, cadeias de montanhas, dentro de cada uma dessas unidades de relevo apresentadas. Todas essas formas são habitadas pelo homem com maior ou menor intensidade.

Assim os estudos do relevo tornam-se fascinantes, onde notamos o ganho real do ser humano usando os recursos naturais do

lugar escolhido para moradia.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/06/aprendendo-ou-recordando-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com