O cangaceiro Elétrico estava na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, no dia do ataque aos cangaceiros de Lampião, e ele foi assassinado pelas armas da volante do tenente João Bezerra da Silva, em 28 de julho de 1938, em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo. Era homem de confiança do chefe e morreu junto com ele, Maria Bonita e mais oito cangaceiros na data citada acima.
https://www.youtube.com/watch?v=Rs5MDtXqjnY
Afirma o site "No Rastro do Cangaço" que Lampião, o rei do cangaço, na hora de reforçar o seu bando de cangaceiros, escolhia sempre os cabras mais temidos e valentes do Sertão Nordestino. Um destes destemidos foi o Cangaceiros de alcunha Elétrico, que participou de vários combates sob o comando do Capitão Virgulino Ferreira da Silva.
A lista dos cangaceiros que estavam no momento da chacina à Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia., na madrugada do dia 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe, aparece o nome do ex-cangaceiro Chá Preto. Mas fazendo as minhas pesquisas sobre ele, não o encontrei com rede armada e cachimbo aceso na Grota do Angico. Mas quando morria um cangaceiro famoso, outro o substitua, assim poderá este que estava na Grota do Angico, ter sido o II, o III, sei lá, etc.
Assista ao vídeo sobre a sua biografia que está no livro do escritor Bismarck Martins de Oliveira,"Cangaceiros de Lampião de A a Z".
Uma das melhores interpretações gravadas até hoje, apesar de não ser o dono desta composição.
Para quem não sabe, o João Mossoró era meu amigo, e nos tornamos amigos através do professor, poeta, escritor, pesquisador do cangaço, do Luiz Gonzaga e do Trio Mossoró Kydelmir Dantas de Oliveira, quando da visita dos componente do antigo Trio Mossoró - Carlos André, João Mossoró e o próprio poeta em minha casinhola no ano de 2012. Durante mais de uma década fui garoto propaganda dos seus shows. Agora, a Hermelinda Lopes e o João Mossoró estão lá no céu ao lado do irmão seresteiro Cocota, e juntos, lá estão cantando e encantando uma porção de gente de Deus. Esperamos que Carlos André viva muitos anos ainda aqui com o seu povo brasileiro.
Trio Mossoró - Hermelinda Lopes ladeada pelos irmãos João Mossoró à esquerda e Oseas Carlos André de Almeida Lopes à direita.
Todos os shows que ele iria fazer, me comunicava, e neste blog eu os publicava. Grande cantor nordestino e o orgulho de Mossoró, pois ele era mossoroense, nascido aqui, na cabeça da barragem do Rio Mossoró.
Ao lado esquerdo da foto, ver-se uma casa, e era lá onde morava os pais do Trio Mossoró.
A Praça dos seresteiros foi a obra mais sem graça que a Prefeitura de Mossoró já construiu. Num pedado de terra tão pequeno, que se um jumento se deitar dentro, as orelhas e a cauda ficam fora da tal praça. Um Trio que fez Mossoró ficar conhecida de Norte a Sul e de Leste a Oeste no Brasil, mas isso o poder público não viu.
O certo, era para a prefeitura ter comprado a casa dos pais do Trio Mossoró ao dono atual, isto é, no período da construção, e ter sido feita uma praça grande de verdade e ter colocado o busto do Cocota. Nem isso fizeram prestigiando o famoso seresteiro.
O prefeito João Newton da Escóssia na época, quis apenas mostrar que ali tinha feito um minúsculo pedaço de praça como homenagem aos cantores.
https://www.youtube.com/watch?v=zm4c5WjiNKM
Ela foi construída pela
Firma F. Adalberto Pessoa de Carvalho na década de 80, na gestão do
prefeito João Newton da Escóssia. A planta dessa praça foi confeccionada por
arquitetos da Secretária de Urbanismo e obras da Prefeitura Municipal de
Mossoró. Qualquer criança que gosta de rabiscar algo num papel, desenhará sem dificuldade esta praça, tão sem graça que foi realizada no coração de Mossoró.
Impressionante como os filhos da cidade são rejeitados.
Contrata o famoso sambista natalense, mas radicado em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Quem não gosta de samba? Ele está consagrado na música, principalmente samba.
Para encontrar o
contacto do cantor André da Mata, recomenda-se procurar nas suas redes
sociais como Instagram, Facebook ou Twitter, ou visitar o seu site oficial, se
existir, pois o contato direto com artistas geralmente é feito através destes
canais online, conforme wikiHow.
André da Mata (@andredamataoficial).
Clipe da música "Comida de comer com a mão" (...) gravado por André da Mata em seu primeiro CD.
Todo terceiro domingo as 14:00 acontece no Quilombo do Grotão (Engenho do mato) em Niterói o projeto Saudação aos tambores com André da Mata e Mingo Silva. Salve o Samba.
Faça a sua Doação:
Transferência via Picpay e cartão de Crédito, click no link abaixo:
https://picpay.me/gene.di.paula
Contas:
Banco do Brasil:
Agência: 4391-5
Conta Corrente: 88312212-X
Favorecido: Genivan J. C. Paula
Caixa Econômica Federal:
Agência: 0560
Operação: 013
Conta Poupança: 164653-0
Favorecida: Juliana Nascimento de Medeiros.