Seguidores

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

AS CANGACEIRAS

 Por Jairo Carvalho


https://www.youtube.com/watch?v=CwHMglZmRdU&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1RUvabgztyrNcpt45UVnVJAM3GSWntNGmJPVhsTJ996GYE9kh3AvlCS1A&ab_channel=CINEdebate%26Hist%C3%B3ria

Boa tarde, amigo. Se puder divulgar aqui em sua página agradeço. Att., Prof. Jairo Carvalho.

Desculpa-me amigo Jairo Carvalho por não ter visto antes a sua solicitação.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FAZENDA SERRA VERMELHA E A MORTE DE ZÉ NOGUEIRA - PARTE I.

Por Gerlado Júnior

A MORTE DE ZÉ NOGUEIRA...! BRIGA DE LAMPIÃO NA SERRA VERMELHA, REDUTO DOS NOGUEIRAS... OS BRAVOS LUIZ E RAIMUNDO NOGUEIRA... FONTE: CANGAÇOLOGIA/YOUTUBE

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

​ Adentramos e fizemos uma filmagem completa na histórica Fazenda Serra Vermelha (Serra Talhada/PE) e na casa que pertenceu a Zé Nogueira (José Alves Nogueira), assassinado por Antônio Ferreira, irmão de Lampião, no ano 1926. Como se tudo isso não bastasse, coletamos ainda o depoimento do senhor João Nogueira, filho de Luiz Alves Nogueira e neto de Zé Nogueira, onde ele conta por menores a respeito da morte e dos confrontos de seus avô com Lampião e seu bando. Uma história que não podemos deixar que o tempo se encarregue de apagar. 

Compartilhem! 

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: 

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

https://www.youtube.com/watch?fbclid=IwAR3G2YgmuFk5KjQR0weeMlm5tUOLzR1c7Mo588mtr6yktfNPfcWVMlAc5DE&v=mbpMe5ZAi6A&feature=youtu.be&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O COMBATE DA LAGOA DO LINO, MARACUJÁ SERROLANDIA,BA EM , OUTUBRO DE 1933, EM NOSSA REGIÃO




https://www.facebook.com/adelsomota.mota

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA

 

Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.

franpelima@bol.com.br

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

 Por João de Sousa Lima

Quer conhecer essas aventuras acontecidas em Paulo Afonso? Você encontra na suprave, Hotel San Marino ou direto com o autor: 75-988074138 ou

joao.sousalima@bol.com.br

https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E MARIA BONITA

 Por Itamar Nenes Art

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FILHOS DOS FILHOS DE NAZARÉ

 Por Aderbal Nogueira


Sr. Ulisses e sua irmã Doralice, filhos de Euclides Flor e netos de Gomes Jurubeba, narram o que viam quando crianças quando as volantes chegavam à vila de Nazaré. Dizem também o que acham de Lampião e seu bando. A história contada pelos filhos dos maiores inimigos de Lampião.

https://www.youtube.com/watch?v=RXplGWfmoGM&fbclid=IwAR3At4bTyYZenF--2VACadgvXCVMUjdQ5RguI8yI3UGQuFnMTA8dbqL1HA0&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AINDA UM OLHAR URBANO

Clerisvaldo B. Chagas, 22 de fevereiro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.474 

É deveras gratificante quando uma cidade tem condições de perpetuar os seus marcos históricos ou de referências. Quando não possível, pelo menos fotografá-los, imprimir seus históricos e arquivá-los nos Arquivos Públicos do município, grande fonte de pesquisas para esta e futuras gerações.

Árvore cajarana deu nome ao lugar; fundos do hospital, edifício em amarelo. não foi possível melhorar a qualidade da (foto de B. Chagas)

Em Santana do Ipanema, Alagoas, tínhamos dois lugares com denominações irmãs: Cajarana ou Alto da Cajarana e As Cajaranas. Construído na gestão Paulo Ferreira, a Conjunto Habitacional Cajarana – muito sofrido e recentemente pavimentado – fica por trás do Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, na parte alta do Bairro Floresta. A origem do nome vem de uma árvore robusta e bastante frondosa chamada Cajarana e que produz os seus frutos Cajás. Imortalizamos a árvore em nosso livro “Negros em Santana”. Esta árvore, símbolo daquele conjunto já sofreu tentativa de queimada por um dos seus próprios habitantes.

O outro lugar representa As Cajaranas, área de terras altas na antiga rodagem Santana – Olho d’Água das Flores, vizinho ao término da rodagem com a AL-130, quase por trás do atual “Posto de Gasolina Lemos”. Já falamos sobre isso. Em nossas andanças pela periferia ficamos chocados com a ausência daquele grupo de árvores, dentro do grande cercado da família Alcântara. Enfrentamos arame farpado, mato, mas descobrimos o assassinato das Cajaranas. Só restaram os tocos como cadáveres sem cabeças. Coisa horripilante! Árvores tradicionais que acompanharam toda a nossa infância e a evolução da cidade. Quem serão os culpados? O leite já foi derramado, mas o lugar bem que merece um marco artificial e oficializado de referência para não cair no esquecimento da juventude.

Quanto a Cajarana árvore por trás do Hospital e que precisa de uma plaqueta indicativa e histórica para o Conjunto, até quando resistirá ao vandalismo, à ignorância e à ambição por madeira?

Até mesmo o hospital da cidade também é apontado como o “Hospital da Cajarana”. Dizer mais o quê!

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/02/aindaum-olhar-urbano-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BASTIDORES CANGAÇO CAMPINA 2019 - PARTE 2

 Por Aderbal Nogueira - Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=ix-ES1X5D0U&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Momentos dos bastidores do evento Cangaço Campina 2019, reunindo pesquisadores, estudiosos e familiares de remanescentes do cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com