Seguidores

terça-feira, 18 de novembro de 2025

𝐎 𝐁𝐀𝐍𝐃𝐈𝐃𝐎 𝐃𝐀 𝐂𝐀𝐀𝐓𝐈𝐍𝐆𝐀.

  Por Guilherme Velame Wenzinger

Essa foto foi publicada no Diário de Notícias em agosto de 1932 identificando-o como um "bandido das caatingas", sem mais nenhuma informação. E aí, acreditam que possa ser um cangaceiro ou seria um membro de alguma força volante?

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/permalink/2307887426086855/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O TERRÍVEL CANGACEIRO SABINO GOMES NÃO PERDOA OS ALMOCREVES #CANGAÇO.

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=2OV4RzWVjZU

✔✔👍 Contribua com qualquer valor a partir de 1 Real com o Canal: chave PIX jflavioneres@gmail.com ⬇️⬇️LIVROS SOBRE O CANGAÇO: https://amzn.to/4fq7HJp ⬇️⬇️ MELHORES LIVROS DO CANGAÇO https://bit.ly/3d2l88t O terrível cangaceiro Sabino Gomes não perdoa os almocreves #cangaço Se INSCREVA e Acione o SINO para receber a notificação de novos vídeos. ASSISTA TAMBÉM: Lampião destroça volantes na maior batalha do cangaço    • Lampião destroça força volante na maior ba...   Entrevista com Antonio Honorato o homem que deu fim a Lampiãoem Angicos    • Entrevista com Antônio Honorato o homem qu...   Angelo Roque entre para o bando de Lampião e vira o terrível Labareda    • A morte do cangaceiro quinta feira e o eng...   A crueldade do cangaceiro Zé Fortaleza com o jovem chamado beijo    • A crueldade do cangaceiro Zé Fortaleza com...   A inusitada morte do cangaceiro Sabiá    • A inusitada morte do cangaceiro Sabiá #can...   Nosso contacto: jflavioneres@gmail.com #HistóriasDoCangaço #Cangaço #Cangaceiro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ENCONTRO DE SABINO GOMES COM ZÉ FAVELA. "PARA TIRAR RAÇA".

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=z9cwGeBK6xE

O cangaceiro Sabino Gomes, o Sabino das Abóboras, homem forte de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o rei do cangaço, acompanhado de seu grupo de dezesseis cabras fortemente armados, encontram com Zé Favela, sujeito que havia assassinado o seu irmão a pouco tempo atrás.

assistam a mais essa intrigante história do cangaço nordestino e vejam que final surpreendente.

Fonte: livro “No tempo de Lampião”, de Leonardo Mota. Temas relacionados:
Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.
#NoRastroDoCangaço Vejam também:
  
UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CABECINHA NO OMBRO...

Por Cláudio Lacerda. 

https://www.youtube.com/watch?v=JT2GqsZ6Nk4

Essa bela guarânia foi composta pelo carioca Paulo Borges e gravada primeiramente por Alcides Gerardi em 1957, e foi um sucesso tremendo! No mesmo ano foi gravada outras 13 vezes por intérpretes diferentes, e de lá pra cá, muitas vezes mais...

ADENDO:

Hoje na Historia – Estaria completando 99 anos –O Compositor Paulo Borges - Paulo Alves Borges
28/2/1916 Rio de Janeiro, RJ
20/10/2008 Rio de Janeiro, RJ-
. Compôs uma série de musicas para o conjunto Anjos do Inferno, fundado por seu irmão e parceiro Oto Borges, a primeira delas em 1935, Estrela da manhã.
Em janeiro de 1939 atuou brevemente no conjunto como cantor. Sua primeira composição gravada foi Farrapo, pelo cantor Jorge Fernandes, na Odeon em 1953, e seu maior sucesso, Cabecinha no ombro, na voz de Alcides Gerardi, etiqueta CBS.
A "Cabecinha No Ombro", de Paulo Borges, é uma belíssima guarânia que na voz do Duo Guarujá permaneceu durante 6 meses no primeiro lugar nas paradas de sucesso, tendo obtido praticamente todos os Prêmios de Música possíveis na época.
Paulo Borges conta que: "Cabecinha No Ombro" foi inspirada no momento em que num Bonde no Rio de Janeiro/RJ, uma amiga começou a chorar em seu ombro. Então, no caminho de volta prá casa, caminhando no bairro do Botafogo, Paulo começou a "lapidar" essa
belíssima "Jóia Musical" de estrondoso sucesso e que obteve mais de 150 gravações, incluindo versões em Francês, Espanhol, Guarany e até mesmo Japonês (com o nome "Futani Yorisoni")!
A vendagem dessa Guarânia chegou a atingir a incrível marca de 6 milhões de discos! Só em 1957, ano em que foi lançada, "Cabecinha No Ombro", conheceu 14 diferentes gravações. A primeira gravação foi no Lado B do disco 78 RPM Columbia (CB-10.370), na interpretação de Alcides Gerardi (no Lado A do mesmo disco, o Bolero "Não" (René Bruxelas - Belony de Carli).
A Guarânia "Cabecinha No Ombro" ao longo desses anos todos, foi gravada (e continua sendo gravada) por vários interpretes, dentre os quais: Alcides Gerardi, além do Trio Nagô, Banda Chantecler, Carlinhos Mafasolli, Quarteto Marabá, Altamiro Carrilho,

Ângela Maria, Leny Eversong, Altemar Dutra, Fagner, Luís Bordon, Nalva Aguiar, Orquestra Brasileira de Espetáculos, Titulares do Ritmo, Irmãs Galvão, Nara Leão, Raul Gil, Roberta Miranda e Milionário e José Rico, além da inesquecível Fadista PortuguesaAmália Rodrigues, e também de intérpretes que gravaram em outro idiomas, tais comoGregorio Barrios, Guido Miyoshi e Santo Morales, apenas para citar alguns. "Cabecinha No Ombro" também ficou famosa na voz de"Pirilampo e Saracura", famosa "Dupla Fictícia" da novela "O Rei do Gado", em

https://www.facebook.com/dicionariocravoalbinmpb/posts/hoje-na-historia-o-centenario-do-compositor-paulo-borges-paulo-alves-borges28219/1059509357441555/1996, na Rede Globo, formada por Almir Sater e Sérgio Reis.

http://blogodmendesemendes.blogpsot.com
https://www.facebook.com/dicionariocravoalbinmpb/posts/hoje-na-historia-o-centenario-do-compositor-paulo-borges-paulo-alves-borges28219/1059509357441555/

CHICO, VOCÊ JÁ CHOROU?

Acervo - Pedro Paulo VianaEmmanuel, Educador de Almas

– Sim, meu filho, muito. Vou lhe contar uma história em que muito chorei. Durante anos, visitamos uma amiga que havia se tornado paralítica e muda, levando em cada visita um pacote de biscoitos, um pedaço de bolo ou um doce qualquer. Quando já havíamos completado seis anos de visitas, lhe disse: – Valéria, hoje estou com a impressão de que você pode falar. Fale, Valéria. Diga pelo menos “Jesus”.

Ela olhou-me demoradamente. Os olhos, límpidos como um céu sem nuvens. Fez um esforço muito grande, mas não consegui falar.

Após a prece, voltei a insistir: – Valéria, Jesus andou no mundo, curou tanta gente, tantos iam buscá-Lo nas estradas, ou na casa onde ele permanecia e pediam-Lhe a graça da melhora ou da cura e foram curados. Imagine-se caminhando ao encontro de Jesus, embora você não ande há tantos anos. Imagine-se olhando-O e dizendo “Jesus”. Fale “Jesus”, Valéria. Ela fez novamente um grande esforço, olhou-me demoradamente. Por fim, conseguiu dizer: -“JESUSO”.

Fiquei muito emocionado e as lágrimas me vieram aos olhos.

Pedi a alguém que chamasse a sua irmã.

– Valéria, minha filha, fale para sua irmã. Há muitos anos que ela não ouve o som de sua voz. Fale outra vez “Jesus”.

Ela nos olhou demoradamente. Fez novamente um esforço enorme e repetiu:

“JESUSO”.

Quando nos retiramos, estávamos todos contentes e achávamos que, com o tempo, Valéria iria conseguir pronunciar algumas palavras.

Na semana seguinte, porém, ela desencarnou.

Alguns anos mais tarde, começou a aparecer-me uma entidade na forma de uma senhora muito bonita. Quando chegava, todo o meu quarto ficava iluminado. Procedia então à transmissão do passe na região do tórax, mais propriamente sobre o coração.

E assim procedeu por um mês, aproximadamente.

Foi nessa época que tive o primeiro enfarte.

Mais tarde, recuperado, graças à Misericórdia Divina, no período em que fiquei vinte dias mais ou menos imóvel, a entidade apareceu-me novamente. Então lhe disse:

– Ah! minha irmã, agora compreendo porque você me dava passes no coração. Estava fortalecendo-me para resistir ao enfarte que viria, não é mesmo?

Acenou-me afirmativamente com a cabeça.

- Olhe, quero que me dê seu nome para eu orar por você. Estou-lhe muito grato pela carinhosa assistência.

– Chico, somos tão amigos que não vou lhe dar meu nome. Vou dizer uma palavra e você vai se lembrar de mim.

– Será, minha irmã?

– Tenho certeza, Chico.

– Então diz.

– “JESUSO”

– Ah! Valéria, era você então. ..Como você está bonita…eu não mereço a sua visita.

– Sim, eu mesma. Vim lembrar os nossos sábados em que orávamos tanto. Lembro-me com emoção da última palavra que pronunciei e vim trazer-lhe confiança em Jesus. O nome de Jesus tem muita força, Chico.

– Então, ela colocou a mão sobre o meu peito e a dor desapareceu.

(Livro Chico, de Francisco – Adelino da Silveira) — com Chico Xavier. GEEM

https://www.facebook.com/artur.leite.376

http://blogdomendesemendes.blogpsot.com