Seguidores

sábado, 10 de fevereiro de 2024

PRESO POR 12 ANOS, ONDE ANDA LINDOMAR CASTILHO?

Por Francamente Falando
 https://www.youtube.com/watch?v=vhkYLwzJf8c&ab_channel=FrancamenteFalando

Você irá assistir nesse vídeo o drama causado por Lindomar Castilho e o que aconteceu depois do acontecimento, envolvendo sua mulher e filha! Para mais e diferentes conteúdos me siga nas redes sociais: Instagram Paulo Lopes :   / paulolopesradialista   Instagram Francamente Falando:   / francamentefalando

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O TÚMULO DA MÃE DE TEIXEIRINHA,A TRISTE HISTÓRIA DA MÚSICA CORAÇÃO DE LUTO.

 Por Lendas do Asfalto.

https://www.youtube.com/watch?v=GviNolLnp1k&ab_channel=LendasdoAsfalto

Foi muito emocionante para mim, visitar este lugar tão triste e que muito ouvi em versos da música do saudoso e para sempre amado Victor Mateus Teixeira...( TEIXEIRINHA).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA COM LUIZ RUFINO FILHO DE ZÉ RUFINO O TERROR DOS CANGACEIROS

 Por Histórias da Vida Real.

https://www.youtube.com/watch?v=WvBXgbh6QwU&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

ENTREVISTA COM LUIZ RUFINO FILHO DE ZÉ RUFINO O TERROR DOS CANGACEIROS, Luiz Rufino o filho de Zé Rufino, conta com detalhes as ações do pai pelos sertões nordestinos. Luiz Rufino nos conta a forma de seu pai lutar... os perrengues que passavam, as vitorias e derrotas... tudo isso no vídeo que vamos assistir agora.... vamos nessa cabroeira. SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS:    / @historiasdavidareal   #historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

PERGUNTAS E RESPOSTAS CANGAÇO - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Cangaço em Foco

https://www.youtube.com/watch?v=54KsxRP5R2M&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

Mais um perguntas e respostas do Cangaço em Foco.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE ALENCAR PEIXOTO E O ENCONTRO COM LAMPIÃO.

Por Beto Rueda

A religiosidade e o banditismo no sertão nordestino sempre tiveram uma estreita relação. O sentimento religioso do sertanejo era especialmente voltado para a penitência e muitas vezes, ao fanatismo. A ligação entre padres e cangaceiros sempre foi muito forte, despertando em ambos respeitos, admiração e ódio.

Joaquim de Alencar Peixoto nasceu na cidade do Crato, Ceará, em 26 de abril de 1871. Oriundo de tradicionais famílias do sertão cearense e pernambucano – Alencar e Peixoto. Seus pais foram Felismino de Alencar Peixoto e Hortulana de Alencar Peixoto. Seus avós paternos, Teodósio Marques de Abreu Peixoto (pernambucano) e Joaquina Xavier de Jesus (de Missão Velha, Ceará); os maternos foram Francisco Leão da França Alencar e Maria Leopoldina do Monte (de Exu, Pernambuco).

Iniciou os seus estudos primários com os professores Raymundo Duarte de Moura e Manoel da Penha de Carvalho Brito. No Colégio Venerável Ibiapina aprendeu português, francês, latim e grego com o padre Joaquim José Teles Marrocos.

Cursou os Seminários de São José do Crato a 17 de Março de 1891, Fortaleza, 1893, e no Estado da Paraíba em 1895. Ordenou-se padre em 1897.

Foi nomeado pároco das cidades de Saboeiros e Arneiroz, Ceará, em 1898. Exerceu importantes funções.

De volta a sua terra natal, fundou o "Ginásio Cratense", em 1903, e mais tarde o "Sul do Ceará".

Em 15 de agosto de 1907 mudou-se para Juazeiro do Norte, substituiu na capela de Nossa Senhora das Dores, o padre Agio Maia.

Em 1909 fundou o primeiro jornal juazeirense que tinha o título de “O Rebate”. As publicações davam-se aos domingos até o dia 03 de setembro de 1911, data de seu último exemplar.

Pelo forte e combativo envolvimento político não obteve permissão para confessar e foi suspenso de todas as ordens da igreja. A partir de então se inseriu na luta em prol da independência de Juazeiro e a criação do município, o que aconteceu em 22 de julho de 1911. Depois da vitória em Juazeiro, por divergências com o padre Cícero, deixou a cidade.

Foi pároco de Belmonte, Pernambuco, no período de 02 de janeiro de 1917 a 23 de novembro de 1919. Foi nomeado como Pároco Encomendado de Granito, Pernambuco, em 16 de dezembro de 1919.

Em setembro de 1926 Lampião entra em Granito acompanhado por mais de cem homens. A população em pânico procura a casa paroquial como refúgio. Padre Peixoto procura Lampião e chama o chefe dos cangaceiros para uma conversa. Depois do diálogo, os invasores vão embora da cidade em paz, inclusive pagando as contas das bodegas.

O comportamento crítico do padre Peixoto em relação às ações do padre Cícero e, distante das brigas enciumadas de intelectuais e do poder financeiro, fez com que ele se afastasse, como se fugindo de algo, morando pelo resto da vida em lugares diferentes; Sabe-se que esteve morando num lugar chamado Sena Madureira, no Acre, na Amazônia, em Mangas, Minas Gerais e em Rubiataba, Goiás.

Com o tempo adquiriu problemas renais dos quais se queixava muito. Em 1950 quando visitou Juazeiro do Norte era um homem pobre, velho e quase cego. Desiludido e por poucos reconhecido.

O padre Peixoto permaneceu lúcido até a madrugada de 24 de fevereiro de 1957 quando faleceu em Rubiataba, Goiás, aos 85 anos e dez meses. Atestada a causa mortis como “bronco pneumonia derivada de diversas causas”. Foi sepultado no Cemitério Público da mesma cidade.

Sacerdote, intelectual, político, grande orador, jornalista, poliglota, escritor de textos em prosa e poesia, escritor de livros dentre os quais: “Juazeiro do Cariri” e “À Margem de um Livro”. Destemido e polemista exaltado, fez história.

Mais uma figura importante que cruzou o caminho do Rei do Cangaço.

REFERÊNCIAS:

JUNIOR, José Peixoto. Padre Peixoto - intelectual, político, sacerdote. Goiânia: Kelps, 2007.

CAVALCANTE, Francisco José Pereira. Padres do interior II - os padres da paróquia de nossa senhora do bom conselho de Granito. Petrolina: Diocese de Petrolina, 2010.

CRUZ, Maria do Rosário Lustosa da. Padre Joaquim de Alencar Peixoto: o baluarte da emancipação política de Juazeiro. Fortaleza: IMEPH, 2012.

BARRETO, Ângelo Osmiro. Misto de guerra e paz. Lampião Aceso, 02 nov. 2009. Disponível em:<http://lampiaoaceso.blogspot.com/…/padres-e-cangaceiros.htm…>. Acesso em: 25 mar.2020.

SEVERO, Manoel. Padre Cícero e Virgulino. Cariri Cangaço, dez.2015. Disponível em:<http://xn--cariricangao-udb.blogspot.com/…/padre-cicero-e-virgulin…

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

htttp://blogodmendesemendes.blogspot.com