Seguidores

sexta-feira, 22 de abril de 2022

LIVROS

      Por José Mendes Pereira

  

O MAIOR ACERVO DE LIVROS À VENDA SOBRE OS TEMAS NORDESTE E CANGAÇO. 

GARANTIA DE QUALIDADE E ENTREGA DO MATERIAL O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO GERALDO MAIA DO NASCIMENTO

  Por José Mendes Pereira

 

Conheça José Leite de Santana, o ex-cangaceiro do capitão Lampião, com alcunha "Jararaca" que foi assassinado em Mossoró.  O livro foi escrito pelo historiador e pesquisador do cangaço Geraldo Maia do Nascimento. 

Para adquirir esta esta excelente obra, basta entrar em contato com o autor através deste gmail abaixo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EU NÃO APUNHALEI OS OUTROS SOLDADOS EM QUEIMADAS.

Por Cangaçologia
https://www.youtube.com/watch?v=qgnzU_kYWBQ&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Segundo vídeo da série COMO SE FORJA UM CANGACEIRO que nada mais é que uma das mais complexas entrevistas que foram concedidas pelo ex-cangaceiro Volta Seca (Antônio dos Santos).

Entrevista que foi realizada pelo jornalista Berliet Júnior e que foi publicada no jornal carioca Diário da Noite entre o mês de dezembro de 1949 e janeiro de 1950 em 23 capítulos.

O segundo vídeo que apresentamos trás o título "EU NÃO APUNHALEI OS OUTROS SOLDADOS EM QUEIMADAS". Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste.
Seja membro deste canal e ganhe benefícios: 

https://www.youtube.com/channel/UCDyq... 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZÉ BAIANO TINHA NO OLHAR O ARREPIO DA MORTE (VOLTA SECA).

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=Pi4Kl_H4hF0&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

O ex-cangaceiro Volta Seca entrevistado pelo jornalista Berliet Júnior entre dezembro de 1949 e janeiro de 1950, matéria que foi publicada na época no jornal Diário da Noite, conta como foi a sua entrada para o cangaço e fala a respeito do primeiro encontro entre Lampião e Maria Bonita e sua primeira impressão a respeito do rei dos cangaceiros. Lembrando a todos que as informações contidas nesse documentário são de inteira e total responsabilidade do Jornal Diário da Noite e que algumas informações contidas nas matérias não condizem com a realidade dos fatos. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EX-VOLANTE ANTÔNIO VIEIRA: EU CACEI CORISCO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=K205bd2Lz6c

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Terceiro vídeo com o ex-volante Antônio Vieira, do acervo de João de Sousa Lima. - Após Angico ainda permaneceu na volante - Durante um tempo perseguiu Corisco - Comentário de João de Sousa Lima Assista também os 2 primeiros vídeos Link desse vídeo: https://youtu.be/K205bd2Lz6c

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

Indicação Bibliográfica. Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço, de Frederico Pernambucano de Mello, quarta edição.

Professor Pereira, Whatsapp 83 9 9911 8286 

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1888247324717536%2C1887142118161390&notif_id=1650491211054623&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BANDIDOS, ESTÁTUAS e PRAÇAS

Por João Marcos Carvalho 

Prezados Rubens, Ana Cataldi e Luci Guimarães, que, entre outras e outros, se dedicam ao estudo sério e criterioso do Cangaço, agradeço pelo gentil convite que me fizeram para voltar a este grupo, no qual eu já havia atuado com muito prazer em época recente.

Nesse período, como participante, procurei contribuir com as informações e conhecimentos que adquiri sobre esse tema apaixonante, árduo e ao mesmo tempo espinhoso, que une e desune pesquisadores.  Ao longo dos últimos 44 anos, como jornalista e historiador profissional, tive a sorte de entrevistar ex-cangaceiros, ex-volantes, ex-coiteiros, ex-barqueiros e outros personagens que interagiram diretamente com o Cangaço Lampiônico (1916-1938), como é o caso das vítimas atingidas pela crueldade da guerra rural, emoldurada por secas cíclicas.

Nessa linha, produzi, a partir de 1998, mais de cem trabalhos sob o tema, seja em forma de reportagens, artigos, matérias, análises e documentários, publicados e veiculados por expressivos órgãos nacionais de mídia impressa, radiofônica e televisiva.

Essa bagagem me permite afirmar que nessa lida serei sempre um aprendiz, uma vez que o assunto pelo qual nos dedicamos está longe de se esgotar à medida que novos fatos ainda teimam em aflorar.

Desta forma, continuarei marchando pela vereda da investigação jornalística somada às metodologias científicas que nos fazem chegar mais próximos possível da verdade histórica.

Assim sendo, sigo na linha de frente dos que combatem, com veemência, os negacionistas, oportunistas, ignorantes, mal informados e mal intencionados que, apesar de todas as provas em sentido contrário, insistem em classificar o Cangaço  como um movimento social que se opôs ao velho coronelismo de barranco.

Nesse cenário, reitero aqui minha posição consolidada sobre a questão:

Lampião e seus cabras eram aliados dos coronéis latifundiários, que lhes forneceram proteção política, logística e armas, com as quais trucidaram centenas de sertanejos desvalidos.

Desse modo, desafio a quem defende a tese segundo a qual Lampião, Corisco e outros cangaceiros seriam heróis a apresentar uma única prova de um ato heróico, revolucionário e de justiça social praticado por essas figuras em favor do povo sertanejo.

Portanto, não me furtarei  a denunciar todos quantos ousarem tentar utilizar dinheiro público para homenagear bandidos, dando seus nomes à praças e ruas, ou erguendo estátuas e monumentos em memória de quem praticou crimes hediondos contra o povo.

Por fim, presto aqui minha reverência ao meu querido e honrado amigo Silvio Bulhões, filho de Corisco e Dadá, que jamais tentou encobrir os crimes inomináveis que seus pais cometeram durante os tenebrosos tempos do Cangaço.

Ao mesmo tempo, reverencio os sertanejos mortos, roubados e torturados por cangaceiros e membros arbitrários de determinadas volantes  naquela quadra infeliz de nossa história.

João Marcos Carvalho - Jornalista e Historiador

http://cangaconabahia.blogspot.com/2022/04/bandidos-estatuas-e-pracas.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DIA DO RIO IPANEMA

 Por Clerisvaldo B. Chagas

Clerisvaldo B. Chagas, 22 de abril de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.688

Em mais um aniversário do Ipanema, fomos olhar as condições do rio, desde as últimas cheias que desestruturaram inúmeras ruas e parte do comércio. Havíamos visitado todo o trecho urbano até o poço do Escondidinho na região do Bebedouro há cerca de oito anos. Muita beleza no paraíso das “Cachoeiras”, porém, antes, poluição desenfreada quando carroceiros, comerciantes e grande parte da população ribeirinha descartam tudo quanto não presta nos areais do rio. Parece nada haver mudado. Um longo trecho urbano que ficou esquisito após as tragédias das cheias, um deserto grande e àquela poluição de sempre. Poço do Juá, poço dos Homens, poço do Escondidinho e outros menores totalmente cobertos de plantas aquáticas de poluição.

Dizia meu saudoso amigo, compositor, cantor, garrafeiro e pescador, Ferreirinha, que o peixe está sob aquele lençol poluente. Nada impede a sua pesca. Mas achamos que somente uma fome braba e uma grande imprudência leva o homem a comer o pescado de altas fontes poluidoras. Recordo quando a AGRIPA – Associação Guardiões do Rio Ipanema, apresentou o projeto e a Câmara de Vereadores aprovou o Dia do Rio Ipanema em 21 abril. Ferreirinha também fazia parte da Associação e abraçou a ideia lançada por mim. Com muito orgulho fui o autor do “Ipanema, um Rio Macho” e pai da Ideia do “Dia do Rio Ipanema”.

Nasce o Ipanema na serra do Ororubá em Pesqueira, Pernambuco. Penetra nas Alagoas pelo município de Poço das Trincheiras, povoado Tapera e recebe pela margem direita ali mesmo o primeiro afluente em Alagoas vindo de Itaíba (PE). Banha três cidades alagoanas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Batalha e mais terras de dois municípios: Olivença e Belo Monte. O rio Ipanema banha ainda os seguintes povoados Tapera, Guandu e Tapera do Jorge (Poço); Fazenda Nova, Poço da Cacimba e Capelinha (Olivença); Funil, Saúde, Timbaúba (Batalha); Dionel, Poço do Marco, Telha e Barra do Ipanema, (Belo Monte) onde despeja. Ao todo terá percorrido cerca de 220 km entre os dois estados.

PARABÉNS a Santana do Ipanema e ao nosso “IPANEMA UM RIO MACHO” PELO ANIVERSÁRIO de 21 de abril. SALVE!

1.   POÇO DO ESCONDIDINHO COM SEU TAPETE POLUIDOR. 2. GUARDIÕES AGUARDAM RESULTADO DO DIA DO RIO IPANEMA NA CÂMARA DE VEREADORES TÁCIO CHAGAS DUARTE. (FOTOS: ACERVO/ B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/04/dia-do-rio-ipanema-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AGRADECIMENTOS!

 Por Valdir José Nogueira

Meus amigos, venho por meio deste post agradecer a todos, sem exceção, que de alguma forma lembraram a data do meu nascimento.

É muito gratificante acordar para um novo tempo e ficar lendo as mensagens que carinhosamente recebi. Não existe dinheiro que pague o carinho, atenção, respeito e consideração por parte dos nossos amigos e familiares.

Rendo graças a Deus pelo dom da vida e por vocês existirem!

Sou imensamente

Grato!

Fortíssimo abraço para todos!

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/posts/4757961277648352?comment_id=4758195034291643&notif_id=1650643654899685&notif_t=feed_comment&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROBLEMA

 

ESTÁVAMOS SEM SINAL.

DESCULPEM-NOS!

ESTAMOS RETORNANDO AOS NOSSOS QUERIDOS TRABALHOS CANGACEIROS.