Seguidores

sábado, 19 de julho de 2014

1938 - Angico


Autor: Paulo Medeiros Gastão



Os livros podem ser adquiridos através
deste e-mail:
paulomgastao@hotmail.com

Diretamente com o autor (não está a venda em livrarias).

Preço por exemplar:
R$ 20,00 (vinte reais+ frete).

blogdomendesemendes.blogspot.com

MEU ENCONTRO COM JOÃO UBALDO RIBEIRO EM ITAPARICA

Publicado em 18/07/2014 por Rostand Medeiros
Com João Ubaldo Ribeiro na Ilha de Itaparica

Hoje o Brasil, a Bahia, mais especificamente a bela Ilha de Itaparica, estão mais tristes. Na madrugada desta sexta-feira (18/07) faleceu o escritor João Ubaldo Ribeiro.

Eu fui pego de surpresa e confesso fiquei triste. Fui a minha estante e peguei os livros que possuo deste maravilhoso autor e fiquei lembrando de 1985. Lembrei de quando era estudante do 2º grau em uma Natal muito mais tranquila, em um período de tremendas mudanças econômicas e políticas, onde a esperança era a palavra de ordem e a gente lia muito mais.

Eu tinha um amigo mato-grossense que morava por aqui e se chamava Alberto. Era um leitor assíduo, quase fanático, que andava sempre com um livro embaixo do braço. Eu adorava conversar com ele sobre os textos consagrados e os lançamentos. Um dia, um tanto eufórico, ele me contou sobre um livro chamado “Viva o povo brasileiro”, cujo autor era um baiano “risonho, que tem uns óculos grandes, tipo fundo de garrafa” e que o tal livro era um grande sucesso de vendas, era muito bom, etc.

Apesar de ter lido muitos livros de Jorge Amado, de ter uma relação muito positiva com Salvador e a Bahia, não me mostrei muito interessado. Acho que meio chateado, Alberto me entregou seu exemplar e disse que eu iria ter uma surpresa. Em casa, à noite, o livro foi verdadeiro golpe para mim que gosto de história.

Para mim “Viva o povo brasileiro” possui ótima narrativa, sendo uma verdadeira epopeia de uma gente que ama a liberdade. É baseado em três séculos e meio de fatos reais da história brasileira, com vários personagens fictícios do Recôncavo e da bela Itaparica. Depois li “Sargento Getúlio”, que em minha opinião um romance duro, violento, até exacerbado, mas poético e apaixonante. Depois foi a vez de conhecer “O sorriso do lagarto” e me tornei fã de carteirinha do baiano de riso largo!

Depois de haver lido tanta coisa sobre a Bahia, o Recôncavo e Itaparica, decidi que um dia iria percorrer a região. Mas demorou um pouco. Só em janeiro de 2011, já casado e com uma filha, pude conhecer esta interessante parte do Brasil.

Em 23 de janeiro daquele ano me encontrava na bela ilha de Itaparica, quando soube através de um amigo que lá conheci, que o escritor João Ubaldo Ribeiro estava comemorando o seu aniversário na ilha e iria receber várias homenagens. Este amigo, o dono da pousada onde estava hospedado, sem nenhuma cerimônia me convidou para ir ao evento e conhecer o escritor que tanto admirava. Fiquei surpreso com a tranquilidade do convite, mas nem pensei em recusar!


E já que era um aniversário, decidi presentear João Ubaldo Ribeiro com um exemplar do meu livro “Os cavaleiros dos céus – A saga do voo de Ferrarin e Del Prete”.

A homenagem que o povo itaparicano fez ao ilustre e imortal filho da terra ocorreu no pátio da Biblioteca Juracy Magalhães Jr., na Rua Rui Barbosa, no centro de Itaparica e a programação foi realizada pela Fundação Pedro Calmon e pela Secretária de Cultura da Bahia. Durante o evento ocorreu a exibição de um interessante documentário realizado na ilha, onde diante das lentes o povo da terra teceu comentários, narrou causos e histórias pitorescas sobre o autor de“Sargento Getúlio” e “O sorriso do lagarto”.

As apresentações culturais foram maravilhosas, mas o melhor foi a palestra realizada pelo escritor. Ele falou basicamente de sua Itaparica querida. Relembrou casos, da sua família, de pessoas amigas, de figuras que serviram de inspiração para seus personagens. Estava alegre, tranquilo e em nenhum momento deixou de apresentar seu sorriso característico.

Outra coisa que me chamou atenção foi a tranquilidade e o extremo nível de informalidade do evento.

Não é que ele tenha sido desorganizado, mas o próprio João Ubaldo Ribeiro, um consagrado escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, que teve sua obra “Sargento Getúlio” traduzida em 12 idiomas, foi qualificado pelo jornalThe New York Times como “gênio”, estava muito a vontade de chinelos e bermudas. Os quitutes oferecidos não eram imitações sem gosto de iguarias da culinária francesa, era tudo típico da culinária baiana. Já as bebidas eram sucos de frutas da região e cachaça. Não havia ninguém de paletó e gravata. Apesar de o aniversariante ser quem ele era, houve apenas dois rápidos discursos. Até a representante do governador da Bahia não falou sequer três minutos e houve mais ênfase nas apresentações culturais de grupos da região de Itaparica.

Tudo bem simples e tremendamente organizado, com um clima tranquilo e aberto. Bem diferente com os formalismos tacanhos, verdadeiramente paroquianos e quase militarizados a que estamos acostumados a ver em muitos dos eventos ditos “culturais” na nossa terra potiguar.


Passado o evento fui até João Ubaldo e tranquilamente lhe dei os parabéns, lhe desejei felicidades e lhe entreguei meu livro. Ele ficou um pouco surpreso de ver um potiguar por ali, mas no meio do burburinho me comentou que adorava Natal, que gostava da terra potiguar e do seu povo. Perguntou-me sobre o que tratava meu trabalho e me comentou que tudo que envolvia a época retratada no meu livro era do seu interesse. Recebeu minha obra com tranquilidade e satisfação.

No contato que tive com João Ubaldo Ribeiro ele se apresentou como um ser humano tranquilo, sem o mínimo sentido de grandeza e bastante aberto ao diálogo. Coisa que poderíamos ver com maior frequência entre aqueles que escrevem na terra de Cascudo!

Deixando Salvador e seguindo para a ilha de Ferry Boat

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu na Ilha de Itaparica no dia 23 de janeiro de 1941. Mais tarde foi levado para o estado de Sergipe, onde ele viveu até os 11 anos de idade com seu pai, um professor e político. No início da década de 1960 estudou Direito, mas não chegou a exercer esta profissão e aos 21 anos escreveu seu primeiro livro, “Setembro não tem sentido”. Fez pós-graduação em Administração Pública pela mesma instituição e mestrado de Administração Pública e Ciência Política pela Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos. Entre outras atividades, foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Seu primeiro emprego foi como repórter no Jornal da Bahia, aonde também viria a atuar mais tarde como redator, chefe de reportagem e colunista.


Homem de inteligência ágil, ocupava a 34ª cadeira da Academia Brasileira de Letras e em 2008 foi agraciado com o Prêmio Camões, considerado o maior reconhecimento da língua portuguesa. Foi um dos autores brasileiros mais traduzidos no exterior.

Morava no Rio de Janeiro, mas todo o ano passava férias na sua casa na Ilha de Itaparica, onde sempre levantava cedo, despreocupadamente ficava lendo jornais, realizava uma pescaria, ou saia simplesmente caminhando pelas ruas da ilha reencontrando amigos.


No outro dia após o evento realizado na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., tive a  oportunidade de ver o escritor na pitoresca pracinha em frente ao Centro de Artesanato de Itaparica, defronte ao mar. Tal como no dia anterior ele estava muito tranquilo, sentado em uma mesinha do “Restaurante do Negão”, conversando animadamente com amigos e parecia um homem feliz!

Sem dúvida foi uma grande perda para nossa cultura.



Extraído do blog Tok de História do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand medeiros

http://tokdehistoria.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROCURAM-SE HERÓIS

Por Clerisvaldo B. Chagas, 18 de julho de 2014 - Crônica Nº 1.223

Durante a Idade Média, pessoas compunham trovas, geralmente estrofes de quatro versos, recebendo a denominação de trovadores. As trovas, entretanto, eram cantadas por outros artistas chamados jograis e menestréis. A trova era acompanhada por música. Geralmente os menestréis usavam o alaúde, instrumento de corda de origem árabe, semelhante ao bandolim.

Estátua ao vaqueiro. Foto divulgação (Portal Serrita).

Os temas giravam em torno de relações extraconjugais, amores impossíveis e amores secretos.

Na época a língua culta era o latim, usado nas missas e em documentos oficiais. O povo falava uma mistura de língua culta com as linguagens bárbaras. Aqui no Brasil acontece coisa parecida entre a linguagem culta e o palavreado dos analfabetos.

Mas, textos importantes da literatura foram escritos em linguagem popular. Vários poemas foram mostrados no século XI, com temas de bravuras por parte de frêmitos cavaleiros. Muito famoso no Brasil foi a Canção de Rolando que fala da vida do cavaleiro Rolando, sobrinho de Carlos Magno.

Aqui no Nordeste e no Brasil em geral, parece que o povo busca novos heróis como se eles dessem sentido à vida. Em um país onde os ratos do poder levam tudo que é do povo, a massa procura algo em que se apoiar. Não se confia nem mesmo na Justiça que os escândalos apontam como comprometida e arrogante, em grande parte. Por isso um Neymar, um Felipão, poderiam ter sido válvulas de alívio imediato, os novos salvadores da pátria.

Aqui no Nordeste, sem padre Cícero, sem Frei Damião, sem Luiz Gonzaga, os menestréis modernos fabricam seu próprio ídolo. O vaqueiro da fazenda, rasgado, sujo, remendado e miserável de outrora, empresta seu nome. Empresta para os corredores de mourão da cidade, vestidos normalmente, com boné de propaganda, o nome “vaqueiro”, onde o mourão rouba também o termo “vaquejada” e, o cavalo esquelético da caatinga transforma-se em corcel alto, comprido e roliço com valor milionário.

Sendo assim, compositores nordestinos (novos jograis) vão pintando letras musicadas exaltando as qualidades de um vaqueiro que nunca existiu. O vaqueiro romântico do imaginário; indígena aureolado de José de Alencar; Rolando, da Idade Média de capa e espada.

Não é somente no Nordeste. O Brasil já fincou a tabuleta: PROCURAM-SE HERÓIS.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

No rastro de Lampião

Por Cid Augusto - Repórter
www.azougue.org

O ataque do bando de Lampião a Mossoró vem sendo contado e recontado em prosa e verso, desde 1927, quando a resistência comandada pelo então prefeito Rodolfo Fernandes impediu que os bandoleiros saqueassem a cidade. O assunto parecia exaurido, com exceção de alguns pontos polêmicos, entre os quais as motivações e as verdadeiras circunstâncias da morte do cangaceiro José Leite Santana, o Jararaca, que ainda não foram e dificilmente serão esclarecidas. A verdade, contudo, é que havia muito mais a ser contado, um vácuo histórico de 400 quilômetros, compreendendo o início da marcha dos cangaceiros rumo à capital do Oeste potiguar e o caminho percorrido por eles após o confronto em Mossoró. E é essa lacuna que o juiz de Direito Sérgio Augusto de Souza Dantas, do Juizado Especial do Fórum Varela Barca, de Natal, propõe-se a preencher com o livro "Lampião e o Rio Grande do Norte - A História da Grande Jornada". Em entrevista exclusiva ao jornal O Mossoroense, o autor fala sobre a obra, revela dados coletados em seis anos de pesquisa, levanta nova hipótese para a execução de Jararaca e afirma que está apenas esperando o convite para lançar o trabalho na terra que derrotou o Rei do Cangaço.

Como surgiu a idéia de se refazer o roteiro de Lampião no Rio Grande do Norte?

Tudo começou em Martins. Em dezembro de 1993, logrei êxito em concurso público de provas e títulos para o cargo de juiz de Direito neste Estado. Aos primeiros dias de janeiro do ano seguinte, assumia, na qualidade de juiz substituto, a comarca serrana.

Nos dias subseqüentes, fiz uma pequena correição no cartório, selecionando processos, organizando arquivos, vendo feitos ainda pendentes de julgamento. Quando verificava o arquivo geral, a fim de aferir a ordem regular dos processos, tive contato com antigo calhamaço judicial, onde apareciam como réus os cangaceiros Virgolino Ferreira da Silva, Massilon Leite, Sabino Gomes e outros. O processo era de 1927.

De muito há muito, entretanto, eu já ouvira sobre Lampião. Quando adolescente ainda, costumava escutar estórias contadas pelo meu avô materno, natural do município pernambucano de Triunfo. Deliciava-me com as narrativas sobre o "cabra Lampião", como o velho costumava chamar.

Então - voltando ao fio da meada - ao perceber documento de tamanha importância histórica naquele cartório, iniciei uma verdadeira batalha para decifrar as letras escritas à mão nas inúmeras folhas do processo. Vale lembrar, aí, que até a ortografia era relativamente díspare da atual, o que só aumentou o grau de dificuldade na interpretação. O processo, enfim, contava crimes havidos nos sítios Castelo, Cachoeirinha de Vítor, Jurema, Serrota e descrevia uma chacina ocorrida na madrugada do dia 12 de junho daquele ano, ocorrida nas imediações da atual cidade de Lucrécia. Três homens mortos pelo bando liderado pelo famoso cangaceiro. Também havia citações a assaltos a fazendas situadas no município de Pau dos Ferros. Até então - como a maioria acredita - eu cria que a passagem de Lampião pelo Rio Grande do Norte fora silenciosa, e tinha como objetivo único saquear Mossoró.

Lógico que até aí não havia interesse em escrever um livro. O que fiz foi copiar o velho processo e guardar a reprodução xerográfica para um momento futuro. Confesso mesmo que o colecionei como uma "raridade" histórica. Mas os fatos que ali encontrei narrados, me intrigaram bastante. Anos passaram, todavia a lembrança daquelas estórias e outras que ouvi pelo sertão afora, não se apagaram da memória.

Certo dia, algo em torno de uns cinco anos, resolvi pesquisar mais, saber mais. Voltei às folhas do processo. Tinha como certo que muito havia sido feito pela malta de cangaceiros pelo interior do Estado. Em pouco também consegui uma cópia do processo-crime instaurado também em 1927 na Comarca de Pau dos Ferros, aqui no Estado e em Crato, no Ceará, e fui montando um quebra-cabeças.

Talvez aí, nesse estágio, já houvesse a gênese de um livro. Afinal, tinha dados inéditos em mãos.

Resumindo a "Grande Jornada": em que cidade começa a narrativa e onde ela se encerra?

Aí onde está o ponto crucial do nosso livro. A descrição do ataque a Mossoró me parecia uma coisa vaga. Não só para mim, como para grande parte de pessoas com quem conversei. A grande maioria dessas - mesmo os habitantes do sertão - são totalmente leigas no assunto "cangaço". Poucos sabem diferenciar quem foi Jesuíno Brilhante, Silvino ou Lampião. Datas e fatos são confundidos, distorcidos e mesmo criados. Há, por exemplo, quem pense que Antônio Silvino fez parte do bando de Lampião. Na pesquisa de campo mesmo, encontrei quem afirmasse que Lampião havia morrido em Mossoró durante o combate. Veja como a ignorância a respeito do tema é de impressionar.

Assim - como disse há pouco - Mossoró parecia algo solto, sem um antes ou um depois. Havia a vitória da resistência encabeçada pelo intendente Rodolfo Fernandes, fato incontroverso, incontestável. Porém, não me eram fáceis encontrar explicações do porquê da invasão do Estado, quem patrocinou a ousada empresa, por onde o bando passou até chegar à grande cidade salineira. Também me assaltaram dúvidas sobre a veracidade de outros crimes ocorridos no interior do Rio Grande do Norte, além daqueles citados nos processos que há pouco me referi.

 Grandes historiadores locais deixaram à margem de suas pesquisas o que foi vivido no interior do Estado entre os dias 10 e 13 de junho de 1927.

Resolvi, pois, cobrir as lacunas.

Esclareço, entretanto, que o livro não relata em compartimentos estanques as etapas das minhas inúmeras viagens a campo, até porque foram feitas em períodos às vezes distanciados um do outro em torno de seis meses e em lugares opostos entre si.

Porém, no que tange ao enredo em si, a história é o conjunto do que foi apurado na leitura da extensa bibliografia sobre o assunto, em documentos judiciais, jornais da época, documentos encontrados em arquivos públicos do Rio Grande do Norte e Paraíba. Em suma, a história narrada é rigorosamente cronológica e formalmente precisa: tem início no mês de dezembro de 1926, em Recife, quando o Governo de Pernambuco enceta violenta campanha contra o cangaço, forçando a "migração" dos bandos de Lampião, Sabino, Jararaca e outros para o extremo ocidente da Paraíba e depois Ceará. É nesse contexto que Massilon - misto de jagunço e cangaceiro já bastante conhecido no extremo sudoeste do Estado do Rio Grande do Norte - encontra Lampião em coito encravado em fazenda de importante político cearense, e o convence saquear Mossoró.

Mas o livro vai bem mais além da grande marcha sobre o solo potiguar. Segue os passos do Capitão Virgolino pelo Jaguaribe, Cariri, sertões adustos de Pernambuco, sempre com a polícia em seu rastro, durante o resto de 1927 e meses de 1928, demonstrando, aí, a resposta das autoridades públicas ao insolente ataque a Mossoró.

Enfim, concluo a narrativa em julho de 1928, quando Lampião e mais cinco cangaceiros remanescentes do grande bando que marchou sobre nosso Estado, cruzaram o Rio São Francisco. A partir dali, em território a princípio isento de perseguições policiais, o cangaço lampiônico reinará mais uma década. Digo a princípio porque em pouco tempo a Polícia da Bahia também passou a persegui-lo.

Lampião morrerá em julho de 1938.

O senhor também pretende refazer esse roteiro, lançando o livro em algumas cidades pelas quais o bando de Lampião passou?

Isso dependerá do interesse das Prefeituras e Autoridades locais. Seria interessante, de início, lançá-lo em Mossoró. Principalmente o habitante desta cidade deve entender com maior profundeza o contexto histórico, e perceber quão grande foi o heroísmo da urbe naquele dia e, principalmente, aperceber-se de que Mossoró representou um verdadeiro divisor de águas na carreira de Lampião. De lembrar que até o episódio Mossoró, Lampião tinha em seu rastro as polícias de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Com o ataque irresponsável a Mossoró - cidade já por demais importante à época - o cangaceiro atraiu contra si mais dois contingentes militares: o do Rio Grande do Norte e - por razões que não cabe aqui discutir, posto expostas no livro - também o do Ceará.

Cinco Estados contra um bando de menos de setenta homens. Não houve saída. Lampião não era mais bem-vindo nem no Ceará, lugar de antigos e indevassáveis coitos.

Em Mossoró morava gente importante, grandes comerciantes de algodão e sal. Ou seja, usando o dito popular, o vesgo "cutucou onça com vara curta". É provável que a grande maioria dos habitantes da terra de Baraúna não se dê conta dessa importância histórica. Só a resistência em si não explica nada. Denota, sem dúvida, a bravura de um povo. Porém, o principal aspecto é omitido: Mossoró enxotou - desculpe-nos a rudeza do termo -, vez por todas, Lampião do lado de cá do Rio São Francisco. E isso as gerações futuras têm que ter em mente. E ajunto, dizendo que a SBEC tem um papel preponderante neste particular, aguando sempre a planta, para o episódio não cair no esquecimento, como ocorreu em Uiraúna, na Paraíba, fato, aliás, que também narro em nosso livro. Raro o habitante daquela cidade que sabe pelo menos o ano em que se deu a grande vitória da população sobre o bando de uns trinta a quarenta cangaceiros liderados pelo próprio Lampião.

Por falar em Uiraúna, e voltando ao cerne de sua pergunta, penso em lançar o livro lá igualmente, como em outras cidades. Mas, repito, aguardo a manifestação das autoridades ligadas à cultura dos municípios de Luís Gomes, Pau dos Ferros, Marcelino Vieira, Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Martins, Umarizal, Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, só para citar algumas áreas cruzadas pela malta lampiônica naquele ano.

Que contribuições o livro traz para a história do cangaço?

Em parte já respondi a pergunta até este ponto. Todavia, lembro que o longo percurso que refiz, partindo de Missão Velha, no Ceará, foi pontilhado, em 1927, de pequenos e grandes eventos, todos, dentro do possível, contados no livro. Episódios inéditos ocorridos no Ceará, como o fogo de Porteiras, o combate de Riacho do Sangue, por exemplo, são narrados em minúcias.  Outros fatos de grande importância ocorridos no Ceará, Paraíba e aqui no Rio Grande do Norte, e ainda não narrados, foram trazidos ao conhecimento do público. Em uma palavra: Mossoró foi o meio do caminho. Faltava o "início" e o "fim" da história e esse foi o meu maior propósito. E esses dois pólos - o digo com propriedade - estavam praticamente imaculados em termos de pesquisa.

Quais pontos desse roteiro de Lampião ficaram marcados pela crueldade?

Há vários, porém não me cabe aqui aferir a gravidade de atos praticados neste ou naquele lugar. O meu objetivo é deixar o leitor tirar as suas próprias conclusões. Cito, entretanto, alguns exemplos: no combate de Riacho da Fortuna, no Ceará, o bando de cangaceiros matou vários soldados. Já na Paraíba, Massilon e Sabino praticamente destruíram o antigo povoado de Canto do Feijão, hoje cidade de Santa Helena. Lá, por questões pessoais, Massilon matou dois homens, inclusive o "chefete político" local.  E, no mês anterior, enquanto Massilon atacava Apodi, Lampião com perto de  quarenta homens - como citei anteriormente - tentava penetrar em Belém do Arrojado, hoje Uiraúna, sendo rechaçado por onze civis. Enorme quantidade de fatos inéditos são, repito, trazidos à baila. Tentativas de homicídio são descritas; a terrível chacina ocorrida no lugar Caboré, arredores da cidade de Lucrecia, no sopé da Serra de Martins, também é relevada em detalhes. Tudo, claro, fundamentado em documentos e em fonte primária. Portanto, cabe ao leitor, como disse, julgar se foram de fato "atos de crueldade" ou reação de homens rudes a um sistema político-judiciário capenga.

Lampião teve realmente receio de entrar em Mossoró pelo fato de a padroeira ser Santa Luzia, como diz a tradição da cidade?

Essa afirmação é do doutor Raul Fernandes, em seu clássico "A Marcha de Lampião". Creio que não se pode creditar só à lenda. Deve haver algum fundo de verdade. Essa informação teria sido passada a Fernandes por Jaime Guedes, genro do Coronel Antônio Gurgel. O poderoso Coronel da Fazenda Brejo deve ter ouvido essa afirmação da boca do próprio chefe cangaceiro. Entretanto, dado o longo tempo passado entre o fato estudado e a minha pesquisa de campo, nada ouvi neste particular. Portanto, não ousaria questionar a informação prestada por doutor Raul Fernandes em sua grandiosa obra.

Há poucos registros sobre a morte de Menino-de-Ouro, que não suportando a dor de um ferimento sofrido em Mossoró teria pedido a Lampião que o executasse. O livro desvenda esse episódio?

O episódio já foi desvendado desde 1995 pelo pesquisador Hilário Lucetti. Casualmente Hilário encontrou um certo Zeferino que trabalhava na fazenda Piçarra, do velho coiteiro de Lampião, Antônio Teixeira, o Antônio da Piçarra. Aos poucos lhe granjeou confiança e acabou com toda a história do Menino-de-Ouro em mãos. Todo o episódio - as confusões com o apelido, a prisão do ainda garoto - está contado no livro "Lampião e o Estado Maior do Cangaço", do próprio Lucetti.

De fato, eu não desvendo mito nenhum. Apenas referendo as palavras de Lucetti, o qual teve contato direto e quase diário com o chamado Menino-de-Ouro. E acrescento apenas o seguinte: o episódio da morte de Menino-de-Ouro é narrada por Raul Fernandes na obra a que me referi anteriormente, e teve como FONTE ÚNICA o depoimento de Antônio Luiz Tavares, o ex-cangaceiro Asa Branca. Raul chega mesmo a falar que desenterraram o cadáver do garoto ("A Marcha de Lampião", capítulo 14, nota número 11).

Todavia, minhas pesquisas no Arquivo Público do Estado e no Instituto Histórico e Geográfico não registraram a exumação de um garoto no lugar indicado pelo velho Asa Branca, mas de um homem adulto. Não lhe posso precisar agora a data da edição, mas há uma nota inserida em um exemplar do jornal "A República" sobre o fato. E veja mais um detalhe: segundo o próprio Lucetti me contou, Zeferino, quando vivo, lhe disse que seu apelido era Alagoano ou Oliveira, e raríssimas às vezes se referiam a ele como Menino-de-Ouro. Por fim, basta ver a foto do bando tirada em Limoeiro do Norte em 15 de junho daquele ano. Lá está o Alagoano, o Oliveira, o Menino-de-Ouro de Lampião posando para o instantâneo. Particularmente creio que o ex-cangaceiro Asa Branca - com todo o respeito que devo à sua memória - deve ter confundido nomes e passou de forma errônea a história para o doutor Raul Fernandes, ou mesmo a tradição oral criou o mito Menino-de-Ouro e a posteridade o repercutiu. Essa é a minha visão. Porém respeito a opinião de quem insiste em contrário.

O senhor usa a expressão "horda maldita" para designar os cangaceiros. Isso significa que, na sua opinião, os cangaceiros eram bandidos e não excluídos sociais, como defendem alguns?

A expressão "horda maldita" é somente sinônimo para bando, chusma ou choldra. Todas significam a mesma coisa. Pode ser traduzido como bando de malfeitores. Porém, como já apontei acima, e torno a insistir, deixo que o leitor tire suas conclusões. O meu trabalho não tem cunho sociológico. Não trata Lampião como herói ou bandido. Narra somente um história, tem um bom enredo. Entretanto, em minha opinião pessoal, a aura do cangaceiro esconde um certo enigma, mas todo o conjunto parece ser fruto do coronelismo, da falta de Justiça, da desigualdade social, da miséria extrema.  Enfim, um somatório de fatores que fogem à alçada de meu trabalho, o qual, repito, tem cunho exclusivamente histórico.

Deixo apenas uma pergunta: Se Lampião foi tão cruel como amiúde se dissemina, porque tanta idolatria ainda hoje? Lampião tinha coiteiros no Rio Grande do Norte?

Nada apurei a esse respeito. Sequer uma referência a esse fato foi por mim ouvida nesses anos de pesquisa.

Como a imprensa de Mossoró cobriu o episódio?

Olha, revirei vários jornais da época. Aqui do Estado, da Paraíba e do Ceará. Especificamente no caso do Rio Grande do Norte, a imprensa local praticamente se deteve no episódio ocorrido em Mossoró. Quase nada encontrei em relação às tropelias do bando nas vilas, sítios ou fazendas situadas no Oeste do estado.

Jararaca virou "santo" e, recentemente, a prefeitura ergueu estátuas de Lampião e de Maria Bonita no centro de artesanato do município, enquanto Rodolfo Fernandes pouco é lembrado nos meios populares. Como o senhor avalia essa questão?

Torno com a mesma resposta já aqui fornecida em pergunta anterior: se ele era tão cruel assim, por que se idolatra? Por que Lampião é tão procurado em lojas de artesanato Nordeste afora?

De lembrar, antes de qualquer coisa, que o cangaço forjou parte significativa da cultura nordestina em geral. A cultura da bravura, da valentia, do chapéu de aba virada para cima, das alpercatas em couro, do xaxado, só para lembrar alguns ícones materiais, que logo são associados ao Nordeste, ao sertão.

Agora, quanto à questão do ex-intendente Rodolfo Fernandes - mentor maior da resistência mossoroense - acho uma injustiça não muito se fazer para manter viva a sua memória. Neste particular, creio que o povo e seus representantes poderiam resgatar de maneira mais incisiva o valor heróico e o arrojo do antigo chefe político.

O estudo é fundamental para a difusão da cultura, e infelizmente a leitura não é um hábito brasileiro.

É preciso, de fato, ler para saber sobre Rodolfo Fernandes.

Já Lampião, você escuta histórias verdadeiras ou falsas o tendo como protagonista em qualquer esquina. Não há o esforço da leitura para o conhecimento. Os boatos se espalham rápido e por si sós.

Porém, se o Coronel Rodolfo é hoje pouco lembrado na cidade, não me cabe tecer comentários a esse respeito. Só os mossoroenses podem explicar esse paradoxo. Creio, pessoalmente, que Fernandes não ainda esteja no patamar que merece, mas de igual acredito que em tempo hábil, não só os mossoroenses, mas todos os potiguares entenderão melhor a grande figura que foi o político Rodolfo Fernandes.

A morte de jararaca: vingança, medo ou covardia?

Na minha opinião, queima-de-arquivo. Suspeito que a sugestão ou ordem para a execução não partiu daqui do Estado. Nas entrevistas que Jararaca deu à imprensa àquela época, apontou nominalmente coiteiros poderosos, coronéis do Ceará e de Pernambuco. Creio que se houve uma determinação para exterminá-lo, tal veio de fora. Todavia, desejo frisar, não há prova nenhuma em torno dessas hipóteses, e por tal não posso apontar uma opinião conclusiva. Seria temerário. Todavia, em meu trabalho, coloco algumas questões que levam o leitor a meditar um pouco sobre o assunto. Talvez um dia o mistério seja desvendado. Ou, do contrário, permanecerá enterrado como o cadáver do cangaceiro Colchete: sepultado em lugar secreto, recôndito, difícil de encontrar, para que os tentáculos da história jamais o desvende.

http://www2.uol.com.br/omossoroense/090405/entrevista.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS

Autor José Bezerra Lima Irmão

Este livro contém: 736 Páginas
Tamanho: 28 centímetros
Largura: 20,5 centímetros
Altura: 4 centímetros
Adquira logo o seu através destes endereços:
Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.: (79)9878-5445 - (79)8814-8345
E-mail: lampiaoaraposadascaatingas@gmail.com
josebezerra@terra.com.br
É fantástica esta obra. Eu estou lendo e vale a pena você adquiri-la. É o rei Lampião com todos os seus ingredientes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

80 anos da morte do Padre Cícero Romão Batista

Por Robério Santos

Amanhã, 80 anos da morte de Padre Cicero. Na opinião de vocês, ele foi coiteiro de Lampião ou apenas estava cumprindo suas ordens sacerdotais de amar todos independente do que fizesse?

O pesquisador Sálvio Siqueira disse no facebook na página do Robério Santos:


- Não acredito na tese de "(...) amar todos independente do que fizesse(...)", existir na filosofia do Padre Cícero quando do seu relacionamento com cangaceiros. 

Temos que lembrar que ele era um dos maiores latifundiários da época, tendo, no caso da vitória de Prestes, perda total do que possuía. Havia muito em jogo. 

Poder político, econômico e social. Segundo consta, a União deixou ao encargo dos Estados a defesa contra o Pelotão dos Revoltosos, sendo Lampião um líder nato, conhecedor do terreno sertanejo, acostumado aos combates e, se viesse a falecer, a perda para as autoridades, não seria tão grande. 

O Padre Cícero já tinha histórico de coordenação de defesa e/ou combate, junto ao Dr. Floro Bartolomeu. No caso de Lampião, para mim, juntou- se o útil ao 'necessário' no momento.

Fonte: facebook
Página: Robério Santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANTIL DE " LAMPIÃO "...


Ao longo de seu reinado de bandoleiro de quase 20 anos, Lampião possuiu diversos "CANTIS"... Os primeiros feitos em couro, depois evoluiu para o alumínio...etc...


Um desses cantis (figura 1 abaixo), faz parte da coleção de um grande pesquisador.


A FIGURA Nº 2 é uma réplica, que estou fazendo, tendo utilizado, pedaço de cano de 20 cm, duas laterias de madeira (fechamento), e tampa/abertura de plástico (será pintado), além da arte gráfica, inserida nas laterais... O bicho está ficando bonito...!!... CONFIRA...

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A família do cangaceiro Balisa




Fonte: facebook
Página: Adauto Silva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Padre Bulhões pai adotivo do cangaceiro Corisco

Por Kiko Monteiro

Kiko Monteiro Gustavo Alfredo Antes tarde do que nunca, eis ai sua resposta, graças a informação do amigo "Corisco Dadá" em santinho fornecido por Sofia Bulhões.


Fonte: facebook
Página: Kiko Monteiro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CORONEL ZÉ ABÍLIO ( coiteiro de Lampião), DE BOM CONSELHO - PE....CARTA TESTAMENTO


CORONEL ZÉ ABÍLIO ( coiteiro de Lampião), DE BOM CONSELHO - PE....CARTA TESTAMENTO

Fonte: facebook


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Malas Prontas e Pé na Estrada !!!

 Por: Manoel Severo

Certamente quando os amigos estiverem lendo esta postagem , já estejamos "na estrada". Grandes jornadas se traduzem em planejamento, disciplina, determinação, esforço e acima de tudo sentimento. Não canso de dizer que o Cariri Cangaço é o resultado da união desses sensacionais ingredientes, selecionados e misturados com entusiasmo por muitas mãos, daqui, dali, dacolá... De todos os cantos onde haja um Brasil de Alma Nordestina.

Começa mais uma jornada Cariri Cangaço. De hoje até o próximo dia 28, estaremos trilhando os caminhos maravilhosos do sertão tão amado; revendo com alegria e fraternidade a família Cariri Cangaço espalhada por este "mundão a fora" e conhecendo novos amigos. O destino é o estado de Alagoas, a sede encantada do Cariri Cangaço Piranhas, mas antes de chegar lá ainda temos muitos compromissos, muitos e maravilhosos compromissos, viajem conosco... 

Professor Pereira e Fátima Cruz

Cajazeiras, Paraíba: Neste sábado, dia 19 temos encontro marcado em Cajazeiras com o confrade e amigo, Conselheiro Cariri Cangaço Professor Pereira e sua espetacular esposa, Dona Fátima Cruz, com direito a encontro com as netas do cangaceiro Sabino Gomes, Dra Francisquinha e Maria José.

Princesa Isabel, Paraíba: No domingo, dia 20 à convite do companheiro Carmelo Mandu, estaremos sendo recepcionados em almoço na casa de seu pai, o patriarca João Mandu, ao lado de toda tradicional família, reunindo confrades de Princesa Isabel na Paraíba e Flores em Pernambuco. Ali teremos uma reunião de trabalho com a Secretaria de Cultura de Princesa além de apresentação do Grupo de Cultura Abolição. Nesta visita de trabalho estaremos ao lado dos confrades do GPEC - Grupo Paraibano de Estudo do Cangaço, Narciso Dias, Jorge Remigio e Jair Tavares.

Narciso Dias, Geziel Moura, Jorge Remigio e Jair Tavares

Triunfo, Pernambuco: Na segunda-feira, dia 21, logo cedo, estaremos aportando na bela Triunfo, anfitrionados pelos amigos Diana Rodrigues, André Vasconcelos e Assis Timóteo. Nossos compromissos em Triunfo e Princesa Isabel possuem o objetivo de começar a pensar na realização de um Cariri Cangaço na região, unindo os dois municípios, os dois estados.

Serra Talhada, Nazaré e Floresta, Pernambuco: Na terça-feira, dia 22, o berço de Virgulino Ferreira nos espera. Além da visita obrigatória aos amigos do Xaxado Cabras de Lampião e ao Museu do Cangaço; Anildomá e Cleonice; teremos ao lado do companheiro Euclides Ferraz Neto; descendente de uma das mais tradicionais família de "nazarenos"; uma visita técnica a Nazaré do Pico, onde já nos aguarda o companheiro Paulo George de Belém do São Francisco. Dali até Floresta para encerrar o dia.

Euclides Ferraz Neto e Manoel Severo

Petrolândia, Pernambuco: Ainda dia 22 aportaremos para dormir em Petrolândia "emblemática terra" do querido Jadílson Ferraz, que já foi Bin Laden e hoje travestiu-se de Falcão... Um amigo extraordinário e que com muita determinação e trabalho está consolidando o Museu do Nordeste em sua cidade, ali também o Cariri Cangaço se fará presente.

Água Branca e Delmiro Gouveia, Alagoas: Na quarta-feira, dia 23 a acolhedora Água Branca, cenário do primeiro saque de Virgulino Ferreira, recebe o Cariri Cangaço e ao lado do confrade Edvaldo Feitosa, teremos a satisfação de reencontrar essa cidade de beleza e clima, incomuns. Logo depois de Água Branca estaremos com compromisso marcado com Delmiro Gouveia e a saga de um dos maiores empreendedores do século, ao lado do confrade Edvaldo Nascimento e dali: Rumo a Piranhas


Piranhas, Alagoas: Bem; aqui contamos depois... Pois é o inicio da Semana do Cangaço na quinta-feira dia 24 com o Cariri Cangaço Piranhas ! Onde encontraremos os confrades de todo o Brasil num evento que sem dúvidas foi pensado e trabalhado com muito zelo e cuidado pelo Conselheiro Cariri Cangaço, Jairo Luiz e sua equipe, aqui ressaltamos o apoio do prefeito Dante Bezerra de Meneses, é aguardar para ver, e dia a dia estaremos registrando neste blog tudo o que aconteceu em nossa jornada.

Grande abraço a todos,
Manoel Severo - Curador do Cariri Cangaço


http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com