Seguidores

quinta-feira, 9 de maio de 2019

ESTÁCIO LUIZ VALENTE DE LIMA

Recipiente sepulcral de Estácio Luiz Valente de Lima, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
.
.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÂNGELO ROQUE SE ENTREGA | O CANGAÇO NA LITERATURA | #315

Orildes Holanda
https://www.youtube.com/watch?v=quSZT-djGSw&feature=share

Publicado a 08/05/2019

Pois bem, seria Ângelo Roque o último cangaceiro em atividade, já que Corisco estava inoperante em 1940? Um debate que vai longe!!! Compartilhe o vídeo com quem gosta!

Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CEMITÉRIOS DE ANJOS

*Rangel Alves da Costa

Semana passada, andando com o amigo Belarmino pelos noturnos de Poço Redondo, paramos na calçada de Lídia para dissipar algumas dúvidas que havíamos encontrado enquanto conversávamos sobre alguns aspectos históricos locais. Na calçada, além de Lídia bem sentada na sua cadeira (e de vez em quando fingindo que cochilava), sua irmã e mais Mazé de Hélio, que por ali chegou para um breve proseado. Aliás, a calçada de Lídia é um verdadeiro livro aberto sobre o passado poço-redondense. E por isso mesmo que sempre estou por ali cutucando o passado através da voz dos outros.
Nossa intenção maior era saber onde o ex-cangaceiro e político José Francisco do Nascimento, o Zé de Julião ou Cajazeira no bando de Lampião, havia sido sepultado quando de sua morte por assassinato em 1961, se no cemitério de Poço de Cima ou no cemitério da cidade. As dúvidas continuaram, mas não demorou muito para que dois outros moradores, um casal de residência nas proximidades, asseverasse que o filho de Julião do Nascimento e famoso poço-redondense, havia sido sepultado no cemitério da cidade.
Contudo, falando nos cemitérios existentes na cidade, logo surgiram informações acerca de campos-santos destinados somente ao sepultamento de crianças. Mazé de Hélio lembrou bem que no passado era comum a morte de crianças logo após o nascimento ou mesmo algum tempo depois, e tudo ocasionado pelas epidemias que proliferavam em maior quantidade e a falta de atendimento médico regular. Afirmou ainda que ela mesma havia perdido um filho em tais condições. Desse modo, devido ao grande número de crianças falecidas, geralmente os infantes eram sepultadas em cemitérios destinados exclusivamente aos “anjinhos”.
E uma explicação para a existência de tais cemitérios dos anjos, conforme comumente se conhecia. Ante o grande número de mortes de crianças e o pequeno tamanho dos cemitérios comuns, vez que na cidade de Poço Redondo havia apenas dois (o de Poço de Cima e o dos arredores da cidade), talvez os locais não suportassem tamanho fluxo de sepultamentos. Daí que as crianças passaram a ser sepultadas em locais outros, em covas diminutas e apenas com as indicações dos nomes cravados em cruzes. Muitas vezes, a idade não permitia sequer que já tivesse havido a escolha do nome ou registrado o nascimento.


Segundo as afirmações surgidas na calçada de Lídia, em Poço Redondo havia basicamente dois cemitérios de anjos, um bem ao lado da região central da cidade, nas atuais proximidades da esquina das ruas Deputado Djenal Tavares e José Francisco do Nascimento, e outro nas proximidades do Alto de João Paulo. Certamente que outros campos-santos de anjos existiam por todo o município, mas na cidade estes dois faziam parte do cotidiano da população, principalmente aquele que hoje, se preservado estivesse, estaria praticamente no centro de Poço Redondo.
Indagadas sobre o fim desses cemitérios de anjos, responderam apenas que o progresso passou por cima das sepulturas e atualmente nem sombras existem mais. O da cidade, por exemplo, certamente foi aterrado pelas construções que foram surgindo. Com as novas ruas abertas e a necessidade de construção de casas, sequer se importaram com a existência daqueles infantes no passado ali sepultados. E não há que duvidar que as ferramentas abrindo a terra para construção de alicerces, igualmente encontraram os restos daqueles pequeninos, ainda que já diluídos pelo tempo e em pó novamente tornados.
Com relação ao cemitério nas proximidades do Alto de João Paulo, em localidade que no passado fazia vizinhança com um terreno pertencente ao saudoso Delino, este, por ficar localizado em área ladeada pelo mato, certamente foi destruído pelas máquinas e deu lugar a plantações e pastagens. Os restos da infância mais tarde se transformando em adubo, em alimento a terra, porém sem jamais ter sido reconhecida sua importância enquanto moradia última de anjos e das famílias que para o local conduziram os seus.
Depois desses diálogos, eu e Belarmino ficamos nos perguntado se as pessoas que atualmente possuem suas residências naquele local da cidade possuem a ideia de onde suas casas estão assentadas, em cima de que elas foram construídas. E mais: fatos estranhos não acontecem naquele local e que até hoje os moradores não conhecem as motivações? Desde muito que falam de uma criança que altas horas da noite e pela madrugada é avistada na região onde existia o Tanque Velho, e que não é longe do antigo cemitério, e tais aparições não teriam relação com o destruído repouso dos anjos?
Muitas indagações ainda provocam a curiosidade. A verdade é que tais cemitérios existiram e que os anjos, mesmo subindo aos céus, jazem sob os escombros de agora.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MATERIAL DO PESQUISADOR DO CANGAÇO ANTÔNIO CORRÊA SOBRINHO

Do extinto jornal pernambucano - A Província, edição de 23.09.1926, extraí este interessante e jocoso texto literário. 

CARTA DE LAMPIÃO...

Por Carlos Escobar

Compadre amigo. – Desde que nós teve junto, no Juazeiro, pra batizar o Toniquinho, não tive mais o prazê de me encontrar com o padrinho de minha cria. Mas um cabo da polícia de S. Paulo me informô que o compadre tá escrevendo pra um jorná muito brabo – U Cumbate, e me lembrei de lhe propô um negócio muito vantajoso para nós dois ambo. Vai esta carta por mão própria, e o compadre pode pôr as pontuação onde quisé e mascar os verbo como burro o emborná vazio.

Nós nasceu para andireitá o Brasil. Eu como rei e o compadre como Papa. Vamos fazê esta obra de caridade.

Nós tem de começar pela Constituição do Catete. Nós tem de muda o nome daquilo. Chamaremos a Constituisebo que vamos dá aos brasileiros; o primeiro dever do cidadão é trabaiá pra nós, ainda que tenha de tirá o pão da boca de seus fios. Só nós reconhece um dereito que é calá a boca, para não apanhã com canos de borracha, no corpo da guarda.

O equilíbrio financeiro nós faz mandando os cafezais de S. Paulo pro amazonas e os seringais do Norte para o Sul. O Instituto do Café ficará sendo o esqueleto do organismo político. Representará uma caveira de boi na roça de mio. Pra pagamento dos empréstimo, adotaremo a ideia de Lenine: fintá os credor.

Não há voto secreto. Voto aberto como no tempo em que (...) cantava nos costado do eleitor. A nossa Constituição ordena que se vote em quem nós mandá e que o deputado só fale o que nós quisé.

Não haverá lei de prensa. A única que nós admite é que os jornais tragam diariamente o retrato de Lampião. E si encherem as colunas com tesoura, pagarão dois cobres por linha, sob pena de força e depois prisão na sala comum, por toda a vida.

A única escola boa é não saber ler. Convidaremo o conde de Afonso Celso pra reorganizar a instrução pública. Não admitimos outra arte senão o tambor e a viola. O Menotti del Picchia será aclamado o primeiro poeta brasileiro, para escrever o poema de tia Rita, quando ela tinha dezoito anos e ponhava o lencinho vermeio no pescoço. O Carlito passava para a viola a “Bela Adormecida”.

A única religião que nós admite é a reza na capelinha do Senhor Bom Jesus do Arrocho, com foguetes, café e biscoito, caninha do Ó e bate-papo. Os padre pode ser nossos os governos. Consentiremos que andem de saia preta e recolham as esmolas das igrejas.

Nada de “cabeça seco”. Tenho raiva de soldado como de dor de dente. O nosso exército se comporá de jagunços. E pra homenagear em vida o padre Cícero, pregaremos o bicho num pedestal de cimento armado. Quando ele morrer passaremos lhe por cima uma camada de piche.

A fim de abaixar os fretes da Ingresa, restabeleceremos as tropas de burro na Estrada Vergueiro. E sobre os trios da Central, para se evitarem desastres, correrão carros de boi. A Light terá, como prêmio, os (...) do Ceará, para as suas represas. Suprimiremo os banco. Guarde cada um o seu dinheiro num lenço amarrado à barriga da perna.

Tal será a Constituisebo desta República, que se poderá chamar monarquia, à vontade dos contribuintes.

Aceita o negócio, compadre? Vai, para ajuda de custas, uma pele de onça.

Viva a República!
Viva a Constituição!
Viva nós!
Lampião.”

Eis a carta que recebemos do famigerado sertanejo. Ela promete, como todas as cartas de políticos na evidência. Tenham os brasileiros as esperanças de melhores dias. Lampião fala como o Messias dos estudantes do Rio Grande.

(Do Combate, S. Paulo, 7 de setembro)
A Província (PE) – 23.09.1926


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

'ERA CABEÇA QUE NÃO ACABAVA MAIS' DIZ TESTEMUNHA DO 28 DE JULHO DE 1938

As cabeças de onze cangaceiros que morreram na batalha da Grota de Angicos (SE), inclusive Lampião e Maria Bonita, estiveram expostas em várias cidades nordestinas. Primeiramente, foram levadas até Piranhas (AL); no local, dona Maria José de Souza Silva, na época com 11 anos, em meio a uma multidão, testemunhou o fato sombrio que repercutiu mundo afora 

Piranhas (AL). "Nunca vi tanto policial na minha vida. Era volante aparecendo de tudo quanto é lado. Chegavam caminhões de todo canto cheios deles. Pensava que ia começar uma guerra. Era cabeça que não acabava mais". O depoimento é de dona Maria José de Souza Silva, 91. Em 1938, com apenas 11 anos, dona Mazé, como é carinhosamente chamada pelos moradores do Centro Histórico de Piranhas (AL), viu as cabeças dos onze cangaceiros que foram trucidados na chamada Batalha de Angicos (SE) sendo expostas na escadaria do Palácio Dom Pedro II, onde hoje funciona a Prefeitura da cidade alagoana.

"Os policiais desciam do caminhão carregando as cabeças. Antes de chegarem, a notícia de que vinham para Piranhas se espalhou rapidamente. Quase todo mundo saiu para o meio da rua. Era uma confusão muito grande. Todos queriam saber se era verdade ou não".
Como mora até hoje defronte ao Palácio, não foi difícil para dona Mazé à época "escapulir" de casa para ver a cena bizarra que ganhou o mundo. Como forma de "cantar vitória", a Polícia colocou, uma a uma, as onze cabeças na escada.

Além de aniquilar parte do bando de Lampião, era preciso mostrar o feito à população para intimidar os demais cangaceiros e bandidos e deixar claro que o Estado, através das forças policiais, detinha o controle da segurança pública no interior nordestino onde, até então, o banditismo conseguia êxito

A escada encontra-se no mesmo local. Entretanto, antes de o prédio ser tombado, a escadaria original foi derrubada e outra edificada no mesmo local. A memória de dona Mazé já não é tão precisa para acontecimentos recentes. Todavia, quando ela foi nos mostrar o local e narrar os acontecimentos, emocionou os funcionários da Prefeitura, que se disseram surpresos com a descrição dela.

"Foi aqui mesmo. A cabeça do chefe (Lampião) ficou aqui, bem pertinho da de Maria Bonita. Fiquei assombrada, mas a curiosidade foi maior", diz dona Mazé. Segundo ela, por dias e meses não se falava em outro assunto na cidade. "Isso é coisa para a gente nunca esquecer. Mas foi assim que aconteceu".

As escadarias do Palácio Dom Pedro II, em Piranhas, foram o primeiro local a servir de exposição das cabeças decepadas em Angicos. Numa iniciativa sui generis, elas percorreram várias cidades nordestinas. Depois, permaneceram no Museu Antropológico Estácio de Lima, localizado no prédio do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador, por mais de três décadas. Em 1969, após a promulgação de uma lei, foram entregues aos familiares e sepultadas.

Sem arrependimento

O pesquisador baiano João de Sousa Lima, natural de Paulo Afonso (BA), entrevistou o soldado Panta de Godoy, o homem que atingiu Maria Bonita pelas costas e depois cortou a sua cabeça. "O depoimento dele me foi concedido em 2001, em Canindé do São Francisco. Foi realmente muito contundente. Panta de Godoy, que já faleceu, me disse que, após balear Maria Bonita e a morte dos demais cangaceiros que se encontravam na Grota de Angicos, foi conferir a situação da mais famosa cangaceira do País. Contou que Maria Bonita ainda respirava. O sangue jorrava através da perfuração da bala. Mesmo diante do pedido para que poupasse a sua vida, puxou o facão e cortou a sua cabeça.
Ele justificou que estava numa brigada e que a atitude era plenamente normal".

Outro fato do conhecimento do escritor é em relação aos corpos dos cangaceiros mortos, já que somente as cabeças foram levadas no mesmo dia para Piranhas (AL). João entrevistou um conhecido coiteiro de Lampião que morava em Poço Redondo (SE), chamado Manuel Félix, que lhe contou ter retirado os corpos de Maria Bonita e Lampião e ter levado para o alto da gruta, onde os sepultou, perto de uma pedra. "É uma pena que tenha conseguido essa informação um pouco tarde. Quando entrevistei Manuel Félix, ele já estava bastante doente e debilitado, já não podia andar. Ainda pensei na perspectiva de alugar um jumento para subir até a gruta levando o Manuel. Mas a situação dele era realmente precária. Tanto é verdade que ele morreu pouco tempo depois. A entrevista aconteceu há 12 anos".

A exemplo de outros episódios relacionados ao cangaço, o destino dos corpos é uma incógnita. Como a Polícia chegou ao local em pequenas embarcações, não era possível carregar 11 mortos. Daí as cabeças terem sido arrancadas e os corpos deixados para trás. Uma versão é de que, como chovia na época, a água levou tudo morro abaixo para o Rio São Francisco. A outra, que teria sido confidenciada por um dos integrantes das volantes que se encontravam na Gruta de Angicos, chamado cabo Grilo, é que, quatro dias depois, um grupo da Polícia esteve na região recolhendo os restos mortais, entregues às autoridades, que deram um fim até hoje desconhecido.
Maria Bonita, a pioneira

A mulher que nasceu em Paulo Afonso (BA), em 1910, e era a segunda de uma numerosa família (de 11 irmãos), foi a primeira a entrar no cangaço, de onde não sairia com vida

Paulo Afonso (BA). Ao contrário de versão mais difundida, segundo a qual abandonou o marido para ser a primeira mulher a entrar no cangaço, ao lado de Lampião, Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, já estava separada quando decidiu mudar de vida. É o que conta o escritor João de Sousa Lima, sócio do Grupo de Estudos do Cangaço, e que entrevistou cerca de 500 personagens que participaram desse período da nossa história, no livro "A trajetória guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço". Nele, o autor, que conversou com Zé de Nenem, ex-marido de Maria, garante que Lampião nunca a sequestrou.

"Zé de Neném me falou que estava separado de Maria há 15 dias e conheceu Lampião por meio de um tio chamado Odilon Café, que era coiteiro do cangaceiro e o levou para apresentá-lo ao pai de Maria Bonita, Zé de Felipe". Entre idas e vindas ela o acompanhou espontaneamente, com o aval da sua mãe, Maria Joaquina, que ficou impressionada com a riqueza de Lampião. Seu pai não colocou objeção, embora preferisse que ela reatasse o casamento. Logo depois, Maria recrutou sua prima Mariquinha, que se juntou com o cangaceiro Ângelo Roque da Costa". Apesar da sua importância e de aparecer em fotos de arma em punho, Maria Bonita e as outras mulheres nunca combateram.
"Dadá, companheira de Corisco, foi a única a pegar realmente em arma para lutar".

Sobrinho

Em Malhada da Caiçara, a 38km de Paulo Afonso, fica a casa onde nasceu Maria Bonita. O banco de madeira rústica é o mesmo no qual Lampião se sentou várias vezes. Para a manutenção do ambiente, denominado de Museu Casa de Maria Bonita, os herdeiros cobram R$ 5 por visitante. No entorno, residem os sobrinhos Diná, Abílio, Isaías, Maria Nilza e Nea. O sobrinho Isaías Gomes de Oliveira, 62, não viu a tia famosa, já que nasceu em 1956, 18 anos após a sua morte.

Porém, cresceu ouvindo as histórias dos seus pais e tios. "Minha tia era uma mulher muito determinada. O ex-marido, Zé de Neném, era um farrista. Ele foi para um forró e voltou na madrugada do outro dia. Minha tia encontrou um pente no bolso dele. A desavença foi por causa disso. O pente tinha o nome de outra mulher". Apesar de reconhecer que a opção pelo cangaço foi um erro, ressalta que a maneira como ela foi morta foi cruel. "Tiraram sua vida, mas não apagaram seu nome da história". A única filha de Maria Bonita e Lampião é Expedita Ferreira Nunes. Aos 85 anos, reside em Aracaju (SE) e foi criada por um casal de amigos.

Pescado em Diário do Nordeste


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM DOS PRIMEIROS PARCEIROS DE LAMPIÃO A EFÊMERA VIDA DE MEIA-NOITE

Por Joel Reis


Antônio Augusto (Feitosa ou Correia)[1], conhecido como Bagaço, natural de Olho d’Água, município de Piranhas – AL (atual Olho d’Água do Casado – AL)[2], era filho de Zé Bagaço, no qual herdou o apelido.

Quando tinha de 11 para 12 anos de idade, sua mãe, já viúva, pediu-lhe que fosse buscar legumes na roça. No caminho de volta, um rapaz o perguntou:

- Donde tu vem fedelho?

O menino se zangou com tratamento e respondeu:

- O qui você qué sabê? É da sua conta?

O rapaz também se irritou e lhe deu umas tapas. Antônio Bagaço jurou vingança:

- Isso num vai ficá assim, você vai me pagá.

Ao chegar em casa se armou com uma espingarda lazarina e disse:

- Mãe, vô ali.

Saiu a procura do Rapaz, mas só o achou por volta das 19h em uma fazenda. Estava chovendo muito, aproximou-se sorrateiramente e atirou no rapaz. Certo que o tinha matado, fugiu e foi dormir em uma casa de farinha na Fazenda Olho d’Água, do coronel Zé Rodrigues. Pela manhã um vaqueiro o encontra deitado e todo molhado, o acorda e faz diversas perguntas, o menino acaba falando do ocorrido. O vaqueiro o leva até o Coronel e conta a história.

- Menino, vou te dar uma pisa.

Aperreado, o menino revidou:

- Coroné, pelo leite que o sinhô mamou, não dê n’eu. É mió me matá qui estou satisfeito.

Então, o coronel para saber se de fato ele tinha coragem, mandou o vaqueiro pegar uma enxada e uma pá, entregou os instrumentos para o menino:

- Toma, cave sua cova.

Quando o menino já havia cavado uns seis palmos de fundura:

- Está bom, agora se prepare prá morrer.
- Tô pronto prá morrê, coroné! Agora peço que diga a minha mãe que morri como um homi e não como covarde!
- Olha que infeliz, não vou te matar, não. Mas na próxima te mato.

Ao chegar em casa, avisou à sua mãe que ia embora para não ser preso. Sem demora, saiu pelo mundo... acabou chegando em Espírito Santo – PE (atual Inajá – PE)[3], onde foi acolhido pelo velho Terto Cordeiro (Tertulino Cordeiro - da família Marcos)[4]. Por volta de 1921, surgiram questões de intriga entre os Marcos e os Quirinos. Em vista disso, já com dezoito para dezenove anos de idade, os filhos de Antônio Quirino tentaram espancá-lo, na luta saiu ferido na cabeça. Depois disso, chegou em casa, disse ao velho Terto:


- Tio! (Não era, mas assim o chamava), vô m’imbora procurar os cangaceiros.


 Antônio Augusto vulgo 'Meia-Noite'

A princípio, Bagaço entrou no grupo de Antônio Porcino. Logo, conquistou notoriedade. Posteriormente, integrou-se ao grupo de Lampião, no qual foi denominado de Meia-Noite por ser de cor parda. O chefe cangaceiro nutria verdadeira admiração, em virtude que, Meia-Noite possuía extrema coragem, tendo triunfado ao seu lado em diversas ações[5].

Em agosto de 1924, Meia-Noite discutiu de maneira severa com os irmãos de Lampião; Vassoura (Livino) e Esperança (Antônio). Foram acusados de terem roubado seus Rs. 9:000$000 (9 contos de réis = 9.000 mil-réis)[6]. Lampião interveio na discussão, indenizando o valor que ele alegava ter sido subtraído por seus irmãos quando estava dormindo. Questão resolvida, o chefe cangaceiro o expulsa do bando e exige a entrega do armamento. Sem demora, Meia-Noite responde:

- Si no meio desta cabroêra tem homi, venha tomá.

Os cangaceiros presentes preferiram não tentar. Sem demora, Meia-Noite foi andando para trás com os olhos fixos nos velhos companheiros, em pouco tempo desaparece na caatinga.

No dia 18 de agosto de 1924[7], poucos dias do ocorrido, Meia-Noite foi visto atravessando o sítio Bandeira em direção ao sítio Tataíra[8], na companhia apenas de uma mulher[9]. Um olheiro avisou o coronel Zé Pereira (José Pereira Lima) que o famanaz cangaceiro se encontrava no sítio Tataíra. Com o comunicado, tratou imediatamente de organizar uma diligência, a fim de apanhar o bandoleiro.

Por volta das 21 horas, foi formado um grupo em Princesa – PB (atual Princesa Isabel – PB)[10], composto de quatro soldados da Força Pública e oito civis, marcharam 4 horas até o sítio Tataíra. Já era madrugada quando o cerco começa em duas casas, mas não o encontraram, batem na porta da terceira casa[11] (o bandoleiro estava em plena lua de mel):

- Quem é?
- É os meninos do coroné...
- Ah!... Eu não abro a minha porta prá descunhecidos... Zulmira não qué qui eu abra a porta. Ela tem medo...
- Venha dar um bocado d’água a gente...
- Num tem água, não.
- Que diabo de véia da fala fina...

Proferidas essas palavras, atento a conversa e com intuito de ganhar tempo para se equipar, o sicário enfurecido vocifera:

- Qui desaforo de seu Zé Pereira, mandá incomodá os homi essa hora, apôis vocês tão pegado cum Meia-Noite, nêgo nascido em meio de desgraça.

Sem demora, inicia o fogo contra a tropa... após uma hora de tiroteio e ofensas de ambas as partes, o cangaceiro brada:

- Canaias, o qui vocês quére, chega já. Cabra de barro num aguenta tempo.
- Vem aqui fóra, nêgo ladrão!
- Ladrão, é vocês, qui quére robá a roupa de minha muié, magote de peste!

Depois de algum tempo, o cangaceiro pede para o grupo cessar-fogo e que permitisse a saída de Zulmira, sua mulher, mas o pedido foi ignorado e o tiroteio se intensificou até amanhecer, apesar disso, o bandido volta a zombar:

- Rapaziada, vocês são de barro? Esse mangote de peste tá cum fome... Entre, venha tomá um cafezinho cum queijo de mantêga...
- O café qui nós qué é ti passá nas corda.

Em seguida, ouve-se uma voz cantada de dentro da casa sitiada:
"Si quizé sabê meu nome
Faça favô preguntá
Eu me chamo é Meia-Noite
Canário de bom lugá
Eu sou um carnêro fino
Do colo de minha Iaiá!
É Lampe, é Lampe, é Lampe
O Virgolino é Lampeão
É o dedo amolegando
Embolano pelo chão!”

No alvorecer, próximo ao local do tiroteio, as Forças comandadas pelo Tenente Manoel Benício, Tenente Francisco de Oliveira e o Sargento Clementino Furtado (Quelé) foram alertadas. Logo, reuniram o efetivo de 84 homens e rumaram para o campo de luta. Ao ouvir o clangor da corneta, berra furioso:

- Sustenta a ispingarda, canaias pôde, qui nêgo vai simbora.

Debaixo de uma saraivada de balas feriu alguns homens e também foi ferido[12], ainda assim, conseguiu escapar. A Força seguiu o rastro de sangue, porém o perdeu de vista.

Passaram-se seis dias, o Comissário de Polícia de Patos, Manoel Lopes Diniz e quatro companheiros encontraram Meia-Noite gravemente ferido. Mesmo assim, resistiu à prisão, disparando dois tiros de parabellum contra o grupo que, rapidamente revidou, e acabou matando o temido bandoleiro no auge dos seus 22 anos.


NOTAS:

[1] Nomes - Antônio Augusto Feitosa (ALMEIDA, 1926); Antônio Augusto Correia (MELLO, 2013); José Tiago (LIRA, 1990).
[2] Olho d’Água - povoado, subordinado ao município de Piranhas, posteriormente Distrito de Olho d’Água do Casado, pela Lei Estadual nº 1473, de 17 de setembro de 1949.
[3] Espírito Santo - atual Inajá – PE.
[4] Terto Cordeiro - Tertulino Cordeiro era da família Marcos.
[5] Diversas ações - As mais importantes foram: O assalto a residência de Joana Vieira de Siqueira Torres, a Baronesa de Água Branca (26.06.1922) e  o ataque à cidade de Sousa - PB (27.07.1924).
[6] Rs 9:000$000 (9 contos de réis ou 9.000 mil-réis) = 9.000.000 (9 milhões de réis) - Conversão para Real = R$ 250.000 (Duzentos e cinquenta mil reais).
[7] Érico Almeida (1926), afirma que foi no final do mês de setembro de 1924.
[8] Sítio Tataíra - nos limites do município de Princesa – PB com o de Triunfo – PE. (ALMEIDA, 1926).
[9] Mulher -  Alexandrina Vieira (Zumira). (DANTAS, 2018).
[10] Princesa – PB - atual Princesa Isabel - PB.
[11] Casa - Alguns autores/pesquisadores afirmam que era uma casa de farinha, outros que era uma casa velha.
[12] Ferido - em uma das pernas.


FONTES:

ALMEIDA, Érico de. Lampião: sua história. João Pessoa: Editora Universitária, 1996. [Fac-similar à edição de1926].

DANTAS, Sérgio Augusto de Souza. Lampião na Paraíba: notas para a história. Natal – RN: Polyprint, 2018.

LIRA, João Gomes de. Lampião: memórias de um soldado de volante. Recife: FUNDARPE, 1990.

MACIEL, Frederico Bezerra. Lampião, seu tempo e seu reinado: II. A guerra de gerrilhas (fase de vinditas). Petrópolis - RJ: Vozes, 1985.

MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do Sol: violência e banditismo no nordeste do Brasil. 5. ed. São Paulo: A Girafa. 2011. 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

INDICAÇÃO BIBLIOFRÁFICA


 Por Francisco Pereira Lima

A Coleção do Padre Frederico Bezerra Maciel, 6 volumes, em bom estado. Preço R$ 450,00 com o frete. Contato: franpelima@bol.com.br e Whatsapp: 83 9 9911 8286.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEU GALDINO FALA AO SEU LEODORO SOBRE A SUA PASSAGEM NO TIME DE FUTEBOL POTIGUAR DE MOSSORÓ.

Por José Mendes Pereira

Para quem gosta de futebol a Associação Cultural e Desportiva Potiguar é conhecida "Potiguar", porque é uma associação do Estado do Rio Grande do Norte, e que a equipe faz seus jogos no único Estádio de futebol de Mossoró o Nogueirão.

O Potiguar não é o maior time do Rio Grande do Norte, mas é um dos maiores do interior do Estado, e é merecedor da maior torcida deste. Ele foi fundado em 11 de fevereiro de 1945, resultado da fusão de dois clubes da cidade o Esporte Clube "Potiguar" e a Sociedade Desportiva Mossoró.


Em 1951, o "Potiguar" veio a conquistar seu primeiro campeonato municipal. Dequinha (que mais tarde viria a jogar pelo Flamengo e pela Seleção Brasileira) e Bira (que jogou no futebol europeu) foram os responsáveis pelas primeiras conquistas do clube. 

Seu Galdino Borba(gato) Mend(onça) foi um dos jogadores do "Potiguar", segundo afirmou ele a seu Leodoro Gusmão enquanto conversavam em uma tarde no seu curral. Mas algumas pessoas não respeitam seu Galdino e não querem acreditar em tudo que ele diz.

Eu, particularmente não vejo nenhum motivo  para dizer que seu Galdino Borba(gato) era um homem mentiroso. O que eu sei é que ele era um sujeito completamente polivalente. Um grande conhecedor de várias profissões, como por exemplo: agricultor, fazendeiro, vaqueiro, ourives, jogador de futebol, caçador de mel de abelha italiana e jandaíra e  principalmente, perseguidor de onças nas quebradas sertanejas. Esta última era a que ele mais entendia. Pegava onças na carreira dentro dos cerrados, e para ele, caçar onças era o seu melhor hobe.

Seu Galdino era mais corajoso do que o tenente João Bezerra da Silva o único policial que foi capaz de matar o homem mais valente do Nordeste Brasileiro, o rei do cangaço  capitão Lampião, sua rainha Maria Bonita e mais 9 cangaceiros, todos estes eram funcionários da Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia.

Sob o telhado que cobria o estábulo da sua fazenda seu Galdino e seu Leodoro Gusmão conversavam sentados em  tinas feitas de alvenaria, e o assunto bem gostoso e com muito orgulho para seu Galdino era relacionado à sua participação como titular -  jogador de futebol da "Associação Cultural e Desportiva Potiguar". 

Dizia seu Galdino ao compadre que na adolescência foi um dos melhores jogadores de futebol em campos de poeira, isto é  improvisados, e com o passar dos anos deixou os campos de poeira e conseguiu participar de campos oficiais, com regras, com traves, com bolas oficiais, com  juízes,  bandeirinhas, gandulas, mais uma enorme torcida e tudo mais. E devido o seu bom desempenho como jogador foi convidado, e posteriormente contratado para ser um atleta da equipe do "Potiguar" de Mossoró, assumindo a posição atacante, porque este clube tomara conhecimento do seu talento com bola.

Nessa equipe seu Galdino foi a grande estrela, e até hoje, depois de muitos anos que passou lá pelo "Potiguar" é lembrado por todos os jogadores e membros dali, porque ficou registrada a sua admirada participação naquele grupo. Equipe que apresentava e apresenta até hoje total eficiência. 


No primeiro jogo "Potiguar x Baraúnas" ambos de Mossoró que fez como titular desta primeira equipe, contava seu Galdino ao compadre Leodoro, logo no primeiro tempo, fez 8 gols (de acordo com a regra seria goles, mas é mais usado gols), que nunca tinha acontecido em partida de futebol  do Brasil, e nem em país nenhum, um único jogador balançar a rede com 8 gols, e principalmente, apenas em um tempo de 45 minutos.  

Seu Leodoro Gusmão ouvia com atenção o que dizia o seu compadre Galdino Borba(gato), mesmo pigarreando, mas fingia ser irritação na garganta, como se fosse excesso de secreção acumulada. Mas na verdade, ele achava que seu Galdino estava enfeitando muito o assunto, e jamais tomara conhecimento que seu Galdino tinha jogado em times  de futebol oficiais. Mas não devia duvidar.   

Seu Galdino dizia que a bola parecia estar apaixonada por ele. Sempre ela procurava os seus pés. Quando bem olhava ela já vinha à sua direção, e quando ele apoderava-se da bola, era nesse momento que ele fazia a torcida delirar, gritando fortemente o seu nome: "- Galdino! Galdino! Galdino!". Mas isso é o que chamamos de talento. Seu Galdino nasceu para ser mesmo um atleta de campo, onde tem trave e gramado. Em algumas vezes, a bola tomava rumo diferente e caía dentro da rede. 

Em um momento seu Leodoro Gusmão quis saber o que sentia o seu coração quando a torcida delirava. E apoiando-se um pouco sobre a tina que a tempo se sentara, perguntou-lhe:

- Compadre Galdino, eu suponho que é  muito bom quando as pessoas gritam o nome da gente em tom de elogios. E com tudo isso, como ficava o seu coração nessa ocasião de delírio da torcida do "Potiguar" gritando e batendo palmas, só homenageando o seu futebol?

- Nossa! Não há coisa melhor do que ser admirado dentro de um campo de futebol ou qualquer ambiente. Eu nem sei explicar o tamanho da emoção. Mas é gratificante, compadre Leodoro.

Segundo seu Galdino na sua segunda participação na equipe "Potiguar", jogando contra o "Baraúnas" local, logo no primeiro tempo, fez 11 gols.  O goleiro do "Baraúnas ficou totalmente atordoado de tanto pular para evitar gols, mas não teve jeito, foi surrado com 11 lindos gols.

A galera não parava de gritar quando ele se apoderava da bola. O que era de jogadores do "Baraúnas" todos corriam atrás dele. Nesse dia, até o goleiro deixou a sua trave e fez carreira para ajudar os demais membros do Baraúnas. 

Teve momentos que três ou quatro jogadores abandonaram o campo e ficaram ali ao lado do goleiro. Com as mãos eles não podiam pegar a bola, mas com pés e cabeças podia evitar mais outros gols. Ele parecia que estava voando sobre o gramado. 

Dizia ele que no segundo tempo, o seu admirado desempenho, até os torcedores do "Baraúnas" aplaudiam o seu futebol. Dava cada chapéu nos seus adversários, e que a plateia não segurava a sua emoção, o seu grito de admiração estava por todo campo.

Mas com tanto talento seu Galdino Borba(gato não seguiu o futebol, porque o tempo não oferecia muito dinheiro. Resolveu abandonar de uma vez por toda a carreira de jogador e ficou fazendo companhia aos pais. 

Seu Galdino foi convidado por outros times e também para participar da seleção brasileira, mas ele não aceitou. O que ele queria mesmo era ficar juntinho dos seus pais e seus conterrâneos mossoroenses.

Mais uma vantagem que seu Leodoro ouviu do seu compadre Galdino.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O DOCUMENTÁRIO QUE FALTAVA POR AQUI DE MAURICE CAPOVILLA "O ÚLTIMO DIA DE LAMPIÃO" 1975

Sinopse:

"Depoimentos documentais somam-se à reconstituição das últimas 24 horas de Virgulino Ferreira, o Lampião.

Com narração de Sérgio Chapelin, registram-se imagens e vozes de soldados da Volante e, também, de cangaceiros sobreviventes da emboscada (ocorrida em 28 de julho de 1938), na qual morreram Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros.

O cineasta pergunta a todos eles: 'onde você estava aquele dia?'. As filmagens contaram o episódio narrado, tanto sob o ponto de vista dos cangaceiros, quanto do ponto de vista dos 'macacos' (Soldados da Volante).

Começa em Piranhas, Alagoas, onde a tropa iniciou sua movimentação, até montar a emboscada na grota de Angico. Os sobreviventes foram levados aos locais onde tudo se passou. Atores e populares (alguns parentes dos envolvidos no conflito) atuaram.

A Polícia Militar de Alagoas forneceu o armamento e soldados da PM." , sinopse extraída do livro 'Cangaço, o Nordestern no Cinema Brasileiro', org.: Maria do Rosário Caetano, Avathar Soluções Gráficas, DF, 2005.)

Observações do Diretor

O tema do cangaço chegou à Blimp Film por acaso. *Um dentista, pesquisador do cangaço, era conhecido do diretor de produção da Blimp. Por isso, ele nos deixou, para nossa avaliação, enorme texto com dados importantes dos diversos bandos de cangaceiros, especialmente do bando de Lampião. O Guga (Carlos Augusto de Oliveira) me deu o material para eu dar uma olhada. Eram informações gerais e dispersas, abarcando um amplo universo dos conflitos do cangaço.

Achei interessante, pois a pesquisa citava nomes de cangaceiros e suas localizações no espaço geográfico do Nordeste. Entre eles, muitos se encontravam no coito de Angico por ocasião da morte de Lampião.

Propus então realizar um programa que centrasse o foco nos últimos dias de Lampião, isto é, as últimas 24 horas do bando. O Guga topou na hora e o Boni (José Bonifácio Oliveira Sobrinho, irmão dele e executivo da Globo) analisou e aprovou o projeto. Necessitávamos da aprovação dele, uma vez que o orçamento para esse filme extrapolava custos habituais.

'O último dia de Lampião' foi realizado em duas etapas. Na primeira viajei com a equipe precursora e subi de Salvador, passando por Alagoas e Sergipe, Até chegar ao Recife. Fui encontrando e captando depoimento dos cangaceiros. Em Alagoas encontrei dois soldados da volante, Abdon e Panta - este foi o militar que matou Maria Bonita.


Soldados Abdon e José Panta de Godoy


Em Piranhas, consegui o depoimento dos traidores, Joca Bernardes e Durval, o irmão de Pedro de Cândido, os dois coiteiros de Lampião, que nunca tinham confessado a traição.

João de Almeida Santos, o Joca Bernardes.

Voltei a São Paulo com o material, montei e segui para a segunda etapa, que consistia em reconstituir, a partir das entrevistas feitas, os fatos que culminaram com a morte de Lampião. De grande ajuda foi Cila, mulher de José Sereno - que estava hospitalizada em São Paulo. O depoimento dela tem valor de confirmar informações contraditórias. Cila era a melhor amiga de Maria Bonita, era também a figurinista do bando e foi a nossa também. Os chapéus foram confeccionados por Dadá, mulher de , na Bahia. 

Soldado João Bengo

Enfim, tive sorte de encontrar testemunhas oculares da história, que deram a credibilidade necessária à reconstituição dos fatos (...)'

Trecho de depoimento de Maurice Capovilla, extraído do livro 'Cangaço, o Nordestern no Cinema Brasileiro', org.: Maria do Rosário Caetano, Avathar Soluções Gráficas, DF, 2005."

"Depoimentos dos remanescentes do grupo residentes na capital paulistana que se achavam presentes no dia da morte de Lampião e daquele que deu o tiro inicial, Abdon, nunca antes entrevistado".

Vamos ao deleite...

Fonte: Canal do Dj Fr3d no You Tube. Texto: www.cinemateca.gov.br
Fotos: DocsPrimus e Prints do vídeo.

*O dentista em questão é nosso estimado amigo Antonio Amaury