Seguidores

sábado, 21 de novembro de 2020

CANGAÇO - PROCESSO E TIROTEIO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=knNUBJsyN6s&feature=share&fbclid=IwAR0WG6NUHTiXYjoR8yRaX5XfyFHVtuM8hoD7P6cJewrGK_40gO9GLAR6b-8&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço - Processo e tiroteios O ex-cangaceiro Vinte Cinco fala sobre: - Processo e Anistia - Rastejadores no bando - Caatinga na seca e na chuva - Tiroteios Link desse vídeo: https://youtu.be/knNUBJsyN6s

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ATAQUE CANGACEIRO À CIDADE DE SOUSA NA PARAÍBA.

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=UJABIbAmgsg&feature=share&fbclid=IwAR3qT0sWIwxAIg102gR646vUm2vDXhYIQzdNb0zYMQmJE-ReAQGfmdqNIEE

Cangaçologia

No dia 27 de julho de 1924, cangaceiros pertencentes ao bando de Lampião e jagunços arregimentados por Chico Pereira do Jacu (Nazarezinho/PB), na tentativa de eliminar Otávio Mariz, desafeto de Chico Pereira, invadem a cidade de Sousa/PB e saqueiam casas e comércios e levam o medo e o terror a toda a população local. Um dia de pânico para os sousenses, que impossibilitados de proporcionar uma reação contra os invasores, permaneceram inertes diante das arruaças dos cangaceiros, senhores da situação, naquele momento. 

Nesse documentário o pesquisador e escritor José de Abrantes Gadelha "Gadelhinha", autor do livro "TERRA, SANGUE E PÓ", falará a respeito desse episódio que marcou para sempre a história e a população da simpática Cidade Sorriso. Para não "entregarmos o ouro"... opa... contar toda a história... vamos direto ao assunto. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: 

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

https://www.youtube.com/watch?v=UJABIbAmgsg&feature=share&fbclid=IwAR3qT0sWIwxAIg102gR646vUm2vDXhYIQzdNb0zYMQmJE-ReAQGfmdqNIEE&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PSICOLOGIA DO CANGACEIRO

 Por Antônio Corrêa Sobrinho

"A PSICOLOGIA DO CANGACEIRO" é o texto que extraí do jornal carioca, O GLOBO, edições de 1927, e apresento neste e-book, disponível, juntamente com demais trabalhos meus, gratuitamente, no site www.antoniocorreasobrinho.com

Aqui, apenas a Apresentação.

APRESENTAÇÃO

O jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, em 1927, segundo ano de sua fundação, publicou, em seis capítulos, o artigo A PSICOLOGIA DO CANGACEIRO, subtítulos O BANDISTIMO NOS SERTÕES DO NORDESTE BRASILEIRO – UM ENSAIO POLÍTICO-SOCIAL, assinado por autor de nome fictício, JUSTINIANO DE ALENCAR, texto com o qual compus o presente livro, agora apresentado, por entender, apesar de tratar-se, inclusive, de peça de crítica e propaganda político-partidária, ser documento de considerável valor histórico, porquanto integrante das primeiras traduções e interpretações relacionadas ao cangaço lampiônico; elaborado sob os efeitos e reflexos do banditismo sistêmico, e por conhecedor da realidade e história nordestinas, de considerável capacidade expressiva e boa retórica.

O Globo assim anunciou a sua publicação:

“O cangaceirismo, que nos infesta grandes zonas do sertão, e, por via de regra, se trava com a politicagem, não tem sido até hoje estudado senão superficialmente, da mesma sorte porque o banditismo não tem sido reprimido senão de modo falho, sem consideração ou estudo das origens e do modo de ser daquela gente, a um tempo cruel e altivo, e sempre com todas as surpresas de uma quase inconsciência. É por isto mesmo que não podemos furtar à análise da opinião pública uma série de artigos em que versou tão intrincado assunto um conhecido político e ex-parlamentar do Norte, que se oculta de longa data sob o pseudônimo de Justiniano de Alencar, e vem de escrever especialmente para O Globo o referido trabalho ou ensaio, de que hoje oferecemos a primeira parte, dos seis em que ele se divide.”

Dizer que eu, diante de um material jornalístico, bem desenvolvido, formal, discursivo e concludente, sobre o cangaceirismo, como este, não poderia deixar de tirá-lo do esquecimento em que jazia, e trazê-lo para a atualidade, do mundo digital, dos computadores, internet, redes sociais, para apreciação, satisfação e gáudio, especialmente dos cultores e admiradores da história do cangaço.

É um texto pequeno, acessível, A PSICOLOGIA DO CANGACEIRO.

Isto posto, e nada mais havendo a acrescentar, concluo esta simples apresentação, agradecendo ao jornal O Globo, pela disponibilização do seu acervo, diário brasileiro que ao longo dos seus 95 anos, completados neste 2020, um dos maiorais da imprensa nacional. E ao meu filho Thiago Corrêa, pela diagramação e capa.

Aracaju, novembro de 2020.

 https://www.facebook.com/photo?fbid=3270821683046685&set=a.290440857751464

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORRE EM MOSSORÓ DR. MÁRIO VALE FUNDADOR DA POLICLÍNICA

Por Policlínica Médica de Mossoró

Não poderíamos deixar de registrar os parabéns para o nosso fundador Dr. Mário Vale.

Dr. Mário Vale é um exemplo de caráter e empreendedorismo e hoje completando seus 88 anos de vida dos quais mais de 40 anos foi dedicado à saúde de Mossoró e cidades vizinhas através da Policlinica Médica de Mossoró.

Aqui fica o agradecimento e o nosso muito obrigado... Reforçamos os votos de saúde para todos que fazem parte dessa família.

https://www.facebook.com/policlinicamossoro/photos/a.1749533241964348/2510489612535370/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GRANDE DR. MÁRIO VALE CAMINHOU EM BUSCA DA CASA DO SENHOR!

 Do acervo da Edleuza Barbosa

https://www.facebook.com/edybc

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POR QUE CONSCIÊNCIA NEGRA?

 Zumbi dos Palmares

Pela consciência que existe um lugar de fala que deve ser respeitado, o texto a seguir é de Carla, uma mulher empreendedora negra que faz parte da Rede Asta com o Africanize.

POR QUE CONSCIÊNCIA NEGRA?


Para a menina

Desmancho as tranças da menina

e os meus dedos tremem

medos nos caminhos

repartidos de seus cabelos.


Lavo o corpo da menina

e as minhas mãos tropeçam

dores nas marcas-lembranças

de um chicote traiçoeiro.

 

Visto a menina

e aos meus olhos

a cor de sua veste

insiste e se confunde

com o sangue que escorre

do corpo-solo de um povo.

 

Sonho os dias da menina

e a vida surge grata

descruzando as tranças

e a veste surge farta

justa e definida

e o sangue se estanca

passeando tranqüilo

na veia de novos caminhos,

esperança.

– Conceição Evaristo,no livro “Poemas da recordação e outros movimentos”. Belo Horizonte: Nandyala, 2008

Em todo Brasil é celebrado em novembro o mês da Consciência Negra. Seu marco é o dia 20 de novembro, data relacionada à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palamares, situado entre Alagoas e Pernambuco.

O Quilombo dos Palamares era símbolo de luta e resistência contra a escravidão e referência à liberdade e autonomia de um povo que durantemais de três séculos vinha sendo brutalizados, arrancados à força de sua terra natal, a África, trazidos a outro continente para servir e produzir no nascente Brasil colonial. Foi nesse contexto hostil que nasceu o nosso país. Por isso, tudo o que foi gerado, produzido, construído se deve às mãos negras dos Africanos e seus descendentes.

Mas, por que a referência à Zumbi e ao Quilombo dos Palmares?

Em meados do século XVII o Quilombo era referência deprodutividade, sustentabilidade e fartura. Sua economia era baseada na agricultura. Produziam para consumo interno e geravam excedentes para comercialização com as fazendas da região. Nesse período, a monocultura da cana de açúcar gerava miséria e escassez de alimentos. Por isso a população de Palmares era símbolo de prosperidade e organização social. Isso gerou embates com o sistema econômico da época e o Quilombo foi destruído e sua população brutalmente dizimada.

O Quilombo dos Palmares foi uma república em pleno período colonial e escravocrata! Sua população com cerca de 20 mil habitantes trabalhava de forma coletiva. Seu aniquilamento, contudo, não matou a memória dos que fizeram. Daí a importância do 20 de novembro em nossa sociedade atual. Assim como o Quilombo dos séculos XVI e XVII, tentamos hoje construir novas trajetórias.

Hoje a população negra brasileira corresponde a mais de 50% da população geral

Ainda sofremos fortes resquícios de uma sociedade que foi construída a partir da subserviência e exploração econômica e, como bem colocou Darcy Ribeiro: escravos ontem, hoje subssalariado. Por isso, quando empreendemos estamos dizendo não aos empregos exploratórios.

Quantas empreendedoras somos tendo como origem nossa herança negra? Quantas somos afro brasileiras e afro empreendedoras? Qual a importânciaem reconhecermos e evidenciarmos nossa origem?

Como o Quilombo dos Palamares, somos símbolo de resistência e referência para esta maioria da população que precisa reconhecer e valorizar sua herança, nossa cultura.  A data de 20 de novembro é um importante marco para refletirmos sobre nosso legado e conhecermos verdadeiramente nossa origem e identidade.

Zumbi vive. Viva Zumbi!

https://www.redeasta.com.br/post/por-que-consciencianegra?gclid=Cj0KCQiAkuP9BRCkARIsAKGLE8WN23Xz5b2OX9SBBIe5YMacgknWLoMC524F7GQ-cCFMWo_HuGDke-0aAsrlEALw_wcB

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASA DE LAMPIÃO.

 Do acervo do beto Rueda

Foto do início dos anos 70, escombros da casa onde nasceu Lampião, no município de Serra Talhada, Pernambuco.

Fonte:

PORTELA, Fernando; BOJUNGA, Cláudio. Lampião, o cangaceiro e o outro. São Paulo: Traço, 1982.

https://www.facebook.com/photo?fbid=3875690362441799&set=gm.738743246729634

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JESUÍNO BRILHANTE - A HISTÓRIA.

 

https://www.youtube.com/watch?v=gi-evBDdkd0&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Cangaçologia

Teria sido Jesuíno Brilhante um cangaceiro, um justiceiro ou um bandido comum? A história do lendário Jesuíno Alves de Melo Calado o "Jesuíno Brilhante" pela ótica do pesquisador José Otávio Maia "Zezito".

Assistam e tirem suas próprias conclusões. Ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: 

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

https://www.youtube.com/watch?v=gi-evBDdkd0&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO X BALIZA E A DISPUTA PELO COMANDO DO BANDO

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=3IvJOIXpeF8&feature=share&fbclid=IwAR0j7MqNeowaDOpR-XkO30ZXv0m0LtAYF3ODyGTu7rVhvgeI-46RJnDy2p8

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MOMENTO EMOCIONANTE

 Por Epitácio Andrade

Um dos momentos mais emocionantes do lançamento de "A Saga dos Limões", em Campina Grande/PB, neste último dia 09 de Dezembro, foi quando o Professora Luma Holanda, autora da dissertação de mestrado: "Lugares de Memória - Jesuíno Brilhante e os Testemunhos do Cangaço na Fronteira Paraibana e Oeste do Rio Grande do Norte", apresentou um exemplar autografado pelo autor do livro "Cangaceiro e Herói" ao seu genro Otto e seus familiares. 

Na foto, podem-se perceber os familiares do Escritor José Gregório Medeiros, o Poeta Gil Hollanda e o ex-delegado do INSS/PB José Holanda.

https://www.facebook.com/photo?fbid=149227675180354&set=a.124304511006004

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SANTUÁRIO DO LIMA

 Por Epitácio Andrade

21 de novembro de 2020 - Hoje é dia de contemplar a beleza do Santuário do Lima, em Patu/RN/Brasil. Idealizado e construído pelo padre alemão Henrique Spitz, em 1969, ano da conquista da lua, o monumento com sua forma de nave espacial homenageia esse importante marco tecnológico da humanidade. 



Encravado numa serra da caatinga, o templo arquitetônico cercado de natureza é um convite à reflexão ecológica. Como no filme 'Bacurau', "se vier, venha em paz e faça uma visita contemplativa e renovadora de boas energias. 

Sejam todos e todas bem-vind@s." Salve, salve o Santuário do Lima!

https://www.facebook.com/epitacio.andrade.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com