Seguidores

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM CELULARES E SIMILARES...

Assistência técnica é com ViniDcell, à Rua Raimundo Firmino de Oliveira, número 15, bairro Costa e Silva - Mossoró - Rio Grande do Norte.


Procura com urgência o seu técnico Vinícius para consertar o seu celular. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA DO SOCORRO PEREIRA DINIZ

Maria do Socorro Pereira Diniz (esposa de João Nogueira, este filho de Luiz Nogueira e neto de Ze Nogueira). Dona Socorro vem a ser sobrinha-neta de Sinhô Pereira.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/11/serra-vermelha-e-saga-do-major-joao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEU PAI TINHA MEDO...

Clerisvaldo b. Chagas, 14 de dezembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.814

VACINANDO O GADO (Foto: m.gov.br.).

Nesta época em que está havendo vacina contra aftosa, vem à tona as lembranças de uma época em que não havia veterinário em Santana do Ipanema. Para vacinar o gado, era uma novela, porém, com todas as dificuldades que havia, o ato de vacinar o gado bovino virava uma festa em algumas fazendas. O proprietário rural convidava seus amigos para o ato da vacina como se tivesse convidando alguém para um batizado ou casamento. Estamos falando daquele que tinham mão-aberta. Para o prático veterinário, seus auxiliares e amigos, havia almoço, bebida, farras e ofertas de produtos da fazenda, como frutas, ovos, galinhas, guinés... Além de passeios pelos açudes e visitas em pontos aprazíveis.

O cidadão Antônio Alves Costa, conhecido por Costinha, era um desses veterinários práticos. E de fato entendia muito bem dessas doenças que atacavam os animais. Era bem humorado e tinha um raciocínio veloz para uma resposta, a quem chamam de tirocínio. São inúmeras suas aventuras, muitas delas contadas pelo próprio Costinha. Foi comerciante, soldado do exército e diretor de disciplina no Ginásio Santana, em nosso tempo de estudante por ali. Gostava de conversar conosco e contar as coisas. Certo dia Costinha foi chamado para vacinar o gado na fazenda Santa Helena, da nossa família... E foi. E como falamos acima, havia de tudo para agradar amigos também convidados.

O tirocínio de Antônio Alves da Costa estava sempre em evidência. Onde ele se encontrava, os presentes tinham riso frouxo. Na hora da vacina, um vaqueiro chamado Chico, muito forte, laçava a rês, dominava-a e, Costinha encostava com a seringa da vacina. (Já contei essa passagem por outro viés). Não hora de laçar o touro, foi uma luta muito forte entre Chico e o possante. Mas até aí, Costinha se mantinha apena aguardando sua vez de entrar em cena. Foi, então, que o caboclo laçou uma vaca que deu um trabalho enorme para se acalmar. Costinha ficou à distância até que o vaqueiro o chamou: “Chegue, Costinha, que a vaca é mansa”. O veterinário prático mal deixou o vaqueiro fechar a boca e respondeu na bucha: “mansa? Mansa era minha mãe e meu pai tinha medo dela!”.

Foi uma gargalhada geral.

E no fim, missão cumprida com o “filósofo do improviso e comediante sem ribalta, Costinha.

Ô Sertão bonito!

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/12/meupai-tinha-medo.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ARAÇÁ

Clerisvaldo B. Chagas, 13 de dezembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.813

Vamo-nos voltando para o mundo sertanejo, indo para o interior na continuada pesquisa literária. Convidado por amigo, se Deus quiser estaremos no sítio Curral do Meio I, onde nossos interesses imediatos estão em compasso de espera. E num tour pela zona rural deveremos descobrir secundariamente se uma fruta da região já foi extinta. Isso porque iremos também a uma comunidade chamada Araçá. E quando se fala em Araçá, no município de Santana do Ipanema, temos que distinguir entre três lugares longes um do outro com a mesma denominação, saber qual é o rumo que deve ser seguido. Araçá é o fruto do araçazeiro, arvoreta de cerca de 6 metros de altura e que havia em abundância em nossa região. Hoje parece extinto e representa apenas a denominação dos três sítios que atestam sua antiga existência.

ARAÇAZEIRO (FOTO: INSTITUTO BRASILEIRO).

O araçá, dizem os que o conheceram, tem a aparência de uma goiaba, pode ser vermelho ou amarelo e é rico em vitamina “C”. Do araçá também se faz licores e sorvetes, supondo que seja um fruto bastante saboroso. Em um dos sítios Araçá, foi construída uma barragem que era considerada a maior do município, gestão Nenoí Pinto. Sempre no balançamos para conhecê-la, mas faltou oportunidade: Atualmente foi a barragem superada pela moderna represa construída no riacho João Gomes. Diz o amigo que o nosso rumo será para o sítio Araçá que fica na região do povoado São Félix, antes denominado Quixabeira Amargosa. E se iremos outra vez à zona rural é porque a força extraordinária do padre Cícero Romão Batista continua viva e atuante na cidade e no campo do nosso Nordeste.

Já passamos da metade da nossa proposta inicial de 100 milagres nordestinos, inéditos. E na certa, retornaremos dos sítios Curral do Meio (segunda vez) e Araçá, com mais 3 ou 4 relatos testemunhos para engordar o nosso trabalho sobre o “Patriarca do Juazeiro”, uma vez que já encerramos o nosso livro documentário Santana: Reino do couro e da sola e que está merecendo a apreciação e prefácio do escritor Marcello Fausto, também companheiro e devoto em nossas pesquisas sobre o padre Cícero.

Que pena, ainda não haver asfalto para os nossos outros povoados à semelhança de Areias Brancas, bafejado pela BR-316.

Saúde e paz! O resto a gente corre atrás.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/12/araca-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com